L'Etape Brasil - Dúvidas

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Fabio-CorrerEhViver
Posts: 1
Joined: Thu 11 Jul 2019 10:35
Nome Verdadeiro:: Fabio H. M. Medeiros

L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Fabio-CorrerEhViver »

Olá, sou completamente novato no assunto, e gostaria de pedir ajuda ao pessoal mais experiente.
Pratico corrida há muitos anos, mas desta vez resolvi participar de uma prova de ciclismo.
Estou treinando, e meu objetivo é apenas completar o percurso.
Minhas principais dúvidas são:
- Como funcionam os postos de alimentação e hidratação?
- Precisa parar nesses postos, ou é possível pegar em movimento?
- O que e como é fornecido de abastecimento nesses postos?
- A hidratação vem em garrafas padronizadas para encaixar na bike? Ou precisa transferir para minhas próprias garrafas?
Agradeço pela ajuda

Mapa de 2018: Image

ua
Fabio
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by SBBR »

Fabio, para as dias primeiras perguntas: você vai precisar parar. Pelo tempo que julgar necessário. Nunca fiz essa prova brasileira, normalmente ha balcões com alimentos e bebidas. O tamanho deles, a variedade de coisas à disposição dos ciclistas bem como a organização ( se há divisores de fluxo para formação de filas, ou se há suporte para as bicicletas) varia conforme a entidade organizadora.
As tuas ultimas duas perguntas eu faria à organização do evento
Vá, veja com seus próprios olhos, depois nos conte como foi a experiência.

P.S. Não será o primeiro L’étape em terras tupiniquins, sugiro também que pesquise aqui no forum se há relato da participação dos colegas.
Schwabe
Posts: 1
Joined: Wed 31 Jul 2019 22:38
Nome Verdadeiro:: CARLOS EDUARDO SCHWA

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Schwabe »

Boa noite, é necessário parar, tem copos com água e pessoal ajudando, você pode beber no local ou abastecer. Normalmente tem a disposição várias bebidas e alimentação. Não há caramanhola para por na bike.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Papillon »

Fabio, o primeiro ponto é paciência e estratégia.

Primeiro que o pessoal sai igual cachorro louco na descida, vá com calma, leve duas caramanholas.
Quando vc ver que está perto do ponto de abastecimento veja o quanto tem de água especialmente, se precisar pare. Há relatos de muito congestionamento nos dois pontos finais de abastecimento.

Quando fiz parte desse trajeto me joguei no chão ali no km 90+- e fiquei uns 5 min tentando achar forças para continuar kkkk
clanov
Membro
Posts: 92
Joined: Wed 01 May 2013 21:00

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by clanov »

Fugindo do assunto sobre o esquema logístico da prova, estou por fora das provas há algum tempo e acabei de entrar no site oficial da prova. O valor da inscrição deve estar errado, R$ 1.040,00!!?? :o
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by ftmonjardim »

clanov wrote:Fugindo do assunto sobre o esquema logístico da prova, estou por fora das provas há algum tempo e acabei de entrar no site oficial da prova. O valor da inscrição deve estar errado, R$ 1.040,00!!?? :o
SE deixar na última semana é isso mesmo.
Paguei 900 reais
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by TheBlackPath »

ftmonjardim wrote:
clanov wrote:Fugindo do assunto sobre o esquema logístico da prova, estou por fora das provas há algum tempo e acabei de entrar no site oficial da prova. O valor da inscrição deve estar errado, R$ 1.040,00!!?? :o
SE deixar na última semana é isso mesmo.
Paguei 900 reais
sério... acho mais do que impressionante que se pague isso para fazer uma prova
Image
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Idilio »

Sem contar os custos de transporte, alimentação, hospedagem... E são provas que vivem lotadas. Enquanto provas "federadas" não tem quorum
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by ftmonjardim »

TheBlackPath wrote:
ftmonjardim wrote:
clanov wrote:Fugindo do assunto sobre o esquema logístico da prova, estou por fora das provas há algum tempo e acabei de entrar no site oficial da prova. O valor da inscrição deve estar errado, R$ 1.040,00!!?? :o
SE deixar na última semana é isso mesmo.
Paguei 900 reais
sério... acho mais do que impressionante que se pague isso para fazer uma prova
Aí vocês têm bastante provas, aqui são poucas
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by TheBlackPath »

mesmo que fosse a única prova do ano.. é muuuuito caro.

Em 2013 fiz uma L'Etape que era de Barcelona - Andorra.. replicando uma etapa real do tour de 2009 ... 236km com 4500+ ... logistica complicadissima. 35 euros de inscriçao.. com camisa e tudo.
aí no Br o percurso é de ida e volta na mesma estrada em alguns pontos.... Nao sei nem como homologam algo assim.. enfim... se nego continuar pagando, nao vai demorar para ter provas de 2000, 3000 reais.
107km .. praticamente 10 reais por km. Nunca mais vai poder reclamar de pedagio hehehe
Image
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Idilio »

Olha, acho que tem até gente que só vai porque é caro... Meio que seleciona e funciona pra galerinha que adora um evento com pessoas "selecionadas", até pq vc não vê um pobre coitado la com roda de alumínio. Nem falo pobre não pq isso seria impossivel, mas qualquer ciclista com equipamento barato/ de entrada.

Agora, não vão deixar de pagar. Esquece. Aqui é Braziu
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by TheBlackPath »

Idilio wrote:Olha, acho que tem até gente que só vai porque é caro... Meio que seleciona e funciona pra galerinha que adora um evento com pessoas "selecionadas", até pq vc não vê um pobre coitado la com roda de alumínio. Nem falo pobre não pq isso seria impossivel, mas qualquer ciclista com equipamento barato/ de entrada.

Agora, não vão deixar de pagar. Esquece. Aqui é Braziu
é a tal da "gourmetizaçao".
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Iberê »

TheBlackPath wrote:
Idilio wrote:Olha, acho que tem até gente que só vai porque é caro... Meio que seleciona e funciona pra galerinha que adora um evento com pessoas "selecionadas", até pq vc não vê um pobre coitado la com roda de alumínio. Nem falo pobre não pq isso seria impossivel, mas qualquer ciclista com equipamento barato/ de entrada.

Agora, não vão deixar de pagar. Esquece. Aqui é Braziu
é a tal da "gourmetizaçao".
black, no BR ciclismo de estrada é esporte de elite (sim, existem exceções, mas essas geralmente estão restritas a competidores, ciclista de estrada por hobby geralmente é pelo menos classe média alta), uma bicicleta de entrada custa na casa de 4x o salário mínimo. Se for rodar na casa de 15mil/ano vai mais uma grana com manutenção e bikefit. Provavelmente alguém que pretende fazer um L'Etape paga uma consultoria (pelo menos uns 300/mês), tem que chegar em casa com condições de ir dormir as 10 da noite para acordar as 5 e sair para treinar, provavelmente consegue entrar para trabalhar depois das 8h... é possível com algum esforço se adequar para praticar ciclismo, mas acaba sendo inviável para a maior parte da população que bate o ponto e vive de dinheiro contado. o L'Etape é focado nessa minoria que não se importa de pagar 1K 2x/ano para correr uma prova legal com os amigos e se testar. Para essas pessoas esse dinheiro faz pouca diferença. Quantas vezes já não vi grupo de amigos organizando de ir pro L'Etape ou GrandFondo e planejando o hotel, os restaurantes, o tempo que vai ficar a mais... acaba virando um fim de semana de lazer em que se pedala também.
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by TheBlackPath »

Iberê wrote:
TheBlackPath wrote:
Idilio wrote:Olha, acho que tem até gente que só vai porque é caro... Meio que seleciona e funciona pra galerinha que adora um evento com pessoas "selecionadas", até pq vc não vê um pobre coitado la com roda de alumínio. Nem falo pobre não pq isso seria impossivel, mas qualquer ciclista com equipamento barato/ de entrada.

Agora, não vão deixar de pagar. Esquece. Aqui é Braziu
é a tal da "gourmetizaçao".
black, no BR ciclismo de estrada é esporte de elite (sim, existem exceções, mas essas geralmente estão restritas a competidores, ciclista de estrada por hobby geralmente é pelo menos classe média alta), uma bicicleta de entrada custa na casa de 4x o salário mínimo. Se for rodar na casa de 15mil/ano vai mais uma grana com manutenção e bikefit. Provavelmente alguém que pretende fazer um L'Etape paga uma consultoria (pelo menos uns 300/mês), tem que chegar em casa com condições de ir dormir as 10 da noite para acordar as 5 e sair para treinar, provavelmente consegue entrar para trabalhar depois das 8h... é possível com algum esforço se adequar para praticar ciclismo, mas acaba sendo inviável para a maior parte da população que bate o ponto e vive de dinheiro contado. o L'Etape é focado nessa minoria que não se importa de pagar 1K 2x/ano para correr uma prova legal com os amigos e se testar. Para essas pessoas esse dinheiro faz pouca diferença. Quantas vezes já não vi grupo de amigos organizando de ir pro L'Etape ou GrandFondo e planejando o hotel, os restaurantes, o tempo que vai ficar a mais... acaba virando um fim de semana de lazer em que se pedala também.
sempre foi um esporte caro .. nao como agora, mas era caro. Comecei no final dos 80s.. ou seja, antes da abertura às importaçoes pelo Collor. Entao o que existia ou era lixo nacional, ou material muito antigo ou conseguia que alguem importasse/muamba. Lembro bem que o valor "chave" para uma bike "importada" eram 1000 dolares. Parece pouco, mas naquele Brasil inflacionario era uma quantia impossivel para a maioria. A soluçao eram os quadros "hand made" feitos sob medida e se virar com as peças.. geralmente no Paraguay.
E aí haviam aqueles que tinham sorte de ter pai que tinha $ e gostava de ciclismo... aí tinham bom material.
Putz... lembrando dos tubulares Olimpico.. só existia esse e custava caro, durava nada. Quantas tardes fazendo "transplante" de carcaça e camera, costurando a mao com linha 10 quadrupla hehehe

Já a recente "gourmetizaçao" nao acontece só aí. Aqui na Europa tambem tem... Tem aqueles "grupettos" que só se vestem de Assos ou Rapha... sapatilhas novinhas SEMPRE.. das mais caras possíveis. Oculos? Sera o ultimo modelo... a moda agora é o do Bernal. ENtao todo poser TEM QUE TER um. Capacete? Tem que ser um bem caro.. tipo POC.. Oakley. Bike? Com disco CLARO e exotica.. tipo Festka, Basso Diamante, Colnago C60 e a mais da moda entre os posers recentemente: Oltre Xr4. Esses grupos tambem gostam de levar meias "engraçadinhas" que custam 40 euros o par.
Enfim.. sao "chiques e perfumados". Praticamente nao suam. E na pratica a maioria nao anda nada.
Chamamos aqui de "Instabikers"... só saem fazer pose.. param em um café (caro óbviamente).... foto foto foto foto foto.. e para casa.

E claro... tambem tem os eventos, geralmente caros, gourmetizados e "cheirosos". Dá para fazer boas fotos com pinta de pró para mostrar nas redes sociais para quem nao entende nada.. e achar que o cabra ganhou o Tour de France hehehe

E para completar.. a maioria dos ciclistas com esse perfil, sao uns arrogantes... do tipo que passam do outro lado da estrada e nao saudam.. ou quando te ultrapassam.. mesmo passando a meio metro de distancia nao dizem uma palavra. Ahhh e nem tente se misturar em um grupo desses caso coincida na estrada.. te isolarao. E aí vem a melhor parte.... vc fica la quietinho na parte de tras sem nem ir na roda dos luxuosos... quando chega uma subida e eles começam suas batalhas pessoais.. é um verdadeiro prazer promover uma carnificina :conta1

Enfim.. cada vez há mais gente com esse perfil... o ciclismo de competiçao esta mais e mais esvaziado (e precarizado)... e com esse publico alvo em mente.. as marcas nao param de inventar frescuras para puxar o preço das coisas mais e mais para cima. E como essas pessoas - como dito acima por alguem - gostam de pagar caro pelo status em sí.. nao me espantarei que em alguns anos o ciclismo de base seja quase inviável. Sobrarao os tiozoes gastando 15.000 euros em uma bike para fazer pose. Um amigo fez uma boa analogia: o ciclismo é o novo golf. Esporte caro, elitizado e cheio de frescuras
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by TheBlackPath »

https://www.hauteroute.org/events/overview/brazil-2020

Haute Route Serra do Rio do Rastro.. pela bagatela de 799 EUROS :basso1
Image
clanov
Membro
Posts: 92
Joined: Wed 01 May 2013 21:00

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by clanov »

O Giro dos Dolomiti nos Alpes italianos, são 3 dias com almoço incluso e percurso total de 680 km, por 330 euros.
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by TheBlackPath »

clanov wrote:O Giro dos Dolomiti nos Alpes italianos, são 3 dias com almoço incluso e percurso total de 680 km, por 330 euros.
nao é caro o suficiente para fazer uma boa pose. E nao tem a "grife" né.. . :vino1
Image
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Idilio »

É BlackPath, a gourmetização é um fenômeno mundial. Estamos na era dos Instabikers, dos Raphacyclists. Ciclistas que só saem se for em Group Ride da Rapha ou se for para um Coffee Ride e voltar pra casa pra postar o Vlog no Youtube e as fotos no Instagram. Aqui no BR o fenômeno é mais gritante por conta da maior desigualdade social.
Quanto ao preço das bikes, por aqui tivemos um aumento da concorrência entre as bikes nacionais, o que deu uma segurada nos preços pelo menos das bikes de entrada, mas mesmo assim ainda é inalcançável para 80% da população.
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by ftmonjardim »

Pessoal, na boa,
Lei da oferta e da procura.
Ninguem é obrigado a ir, ficar com esse mimimi não adianta nada.
Quer dizer que se o cara tiver dinheiro para pagar 100 milhões de reais em uma prova ele não pode porque senão estará gourmetizando o ciclismo?
Quando eu parar do lado de alguém com um carro de luxo, vou pedir para ele não fazer mais isso, pois está gourmetizando o setor automobilístico.
TODO ANO é a mesma conversa.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Iberê »

exatamente, tem pouca prova para o tanto de interessado. Se eu fosse organizador desses eventos também enfiaria a faca.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Marcelo Marino »

Instabikers, hahaha, muito bom!

Tem aquela história de que sempre desejamos alguma coisa e quando conseguimos, deixamos de desejar e aí passamos a querer outra coisa. Para alguns esse desejo está ligado ao preço das coisas e não ao divertimento, mas ora ou outra vai bater aquele vazio aí o cara tem que mudar alguma coisa.

Você pode ter dinheiro para comprar um Bugatti, mas isso ainda pode não ser suficiente.
https://revistaautoesporte.globo.com/No ... urado.html

O pior é que muitas vezes a pessoa não tem dinheiro sobrando, mas ela dá um jeito de comprar. A propaganda age com muita força na mente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
euovelha
Membro
Posts: 55
Joined: Mon 25 Aug 2014 01:38
Nome Verdadeiro:: Jefferson Souza

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by euovelha »

Como sempre, qualquer discussão sobre o L'Etape tem mais comentário sobre preços e gourmetização do esporte. :D

Eu fiz a prova em 2016 em Cunha. Gostei da prova e não fiz de novo porque não queria fazer o mesmo circuito de novo em 2017, e depois saí do país. Do contrário, eu teria ido novamente em Campos do Jordão porque é uma das poucas provas em que se realmente roda na estrada ao invés de um retão de 1km de avenida com curva em U, ou num condomínio em construção. O percurso é legal (teria gostado mais se tivesse ido em forma e se tivesse um pouco mais de plano, em Cunha só tinha subida e descida). Também não se divide a estrada com carros e o reabastecimento é generoso. Achei tosco ter que descer da bike e pegar tudo nas mesas. Para mim isso não foi um problema muito grande, mas se você estiver disputando a liderança ou preocupado com o tempo de prova, vai ter que se virar com gel no bolso e duas caramanholas. No mínimo, podiam dar garrafinhas na beira da estrada pra só ter que descer quem quisesse pegar comida.

Na época paguei algo perto de R$ 700, mais duas noites de hotel, aluguel de carro, gasolina etc., e a brincadeira toda saiu por pouco mais de mil reais. Então, vale? Se você consegue pagar, e tem vontade de fazer provas com uma cara mais profissional, só "vale" porque não há outras opções. É isso ou rodar mais um final de semana no acostamento, ou pagar R$50 no ingresso de cinema para ver um filme dublado. É muita grana, mas, como disseram, a organização se safa com isso porque não há outras provas com o mesmo tipo de suporte.

Realmente, lá tem muita pagação, muita Pinarello, grupos eletrônicos, até algumas rodas Lightweight. Seria pagação deles, ou inveja minha? Provavelmente os dois. Mas na boa, e daí? Cada um gasta o dinheiro como quiser e puder.

Falaram aqui da Rapha também, porque tem um monte de gente esnobe rodando de Rapha por aí, e no exterior também é um pouco assim. O RCC também parece alimentar essa cultura. Mas queria aproveitar a deixa para dizer o seguinte: A Rapha tem lojas muito bacanas e que funcionam também como um local de palestras. Recentemente em NY eu fui assistir a três eventos ensinando a fazer bikepacking, de graça. Não precisava comprar nada. De vez em quando eles também trazem convidados. Acho que o Erik Zabel vai lá essa semana, e o Jens Voigt na próxima. Isso incentiva vendas? Com certeza, mas compra coisa lá quem quiser. Além disso, a linha "core" tem um bom custo-benefício. Uma camisa por $80 não é muito mais do que outras marcas cobram e o material é bom. Outras marcas por aí cobram valor parecido por artigos piores e não tem a mesma fama. Vai ver é porque elas não tem lojas físicas que oferecem cursos, trazem atletas, etc. de graça. :cipo5
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by ftmonjardim »

euovelha wrote:Como sempre, qualquer discussão sobre o L'Etape tem mais comentário sobre preços e gourmetização do esporte. :D
Todo ano a mesma coisa, é como querer que a AUDI venda seus carros com preço de carro popular.
O Letape desde o começo cobrou valores altos, vai quem quer e o LETAPE não é responsável sobre gourmetização ou inflação de preço das provas.
99% das pessoas que vão no LETAPE estão SE LIXANDO para tempo, competição, etç, estão preocupados de participar de um evento com amigos, TIRAR FOTOS SIM, gravar vídeos etç.
Quem quer prova de verdade, tem aos montes no Brasil, esqueçam LETAPE e GFNY.
São 3 dias de evento, movimenta a cidade de Campos do Jordão que já é bem GOURMETIZADA.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Marcelo Marino »

euovelha wrote:Como sempre, qualquer discussão sobre o L'Etape tem mais comentário sobre preços e gourmetização do esporte. :D

Eu fiz a prova em 2016 em Cunha. Gostei da prova e não fiz de novo porque não queria fazer o mesmo circuito de novo em 2017, e depois saí do país. Do contrário, eu teria ido novamente em Campos do Jordão porque é uma das poucas provas em que se realmente roda na estrada ao invés de um retão de 1km de avenida com curva em U, ou num condomínio em construção. O percurso é legal (teria gostado mais se tivesse ido em forma e se tivesse um pouco mais de plano, em Cunha só tinha subida e descida). Também não se divide a estrada com carros e o reabastecimento é generoso. Achei tosco ter que descer da bike e pegar tudo nas mesas. Para mim isso não foi um problema muito grande, mas se você estiver disputando a liderança ou preocupado com o tempo de prova, vai ter que se virar com gel no bolso e duas caramanholas. No mínimo, podiam dar garrafinhas na beira da estrada pra só ter que descer quem quisesse pegar comida.

Na época paguei algo perto de R$ 700, mais duas noites de hotel, aluguel de carro, gasolina etc., e a brincadeira toda saiu por pouco mais de mil reais. Então, vale? Se você consegue pagar, e tem vontade de fazer provas com uma cara mais profissional, só "vale" porque não há outras opções. É isso ou rodar mais um final de semana no acostamento, ou pagar R$50 no ingresso de cinema para ver um filme dublado. É muita grana, mas, como disseram, a organização se safa com isso porque não há outras provas com o mesmo tipo de suporte.

Realmente, lá tem muita pagação, muita Pinarello, grupos eletrônicos, até algumas rodas Lightweight. Seria pagação deles, ou inveja minha? Provavelmente os dois. Mas na boa, e daí? Cada um gasta o dinheiro como quiser e puder.

Falaram aqui da Rapha também, porque tem um monte de gente esnobe rodando de Rapha por aí, e no exterior também é um pouco assim. O RCC também parece alimentar essa cultura. Mas queria aproveitar a deixa para dizer o seguinte: A Rapha tem lojas muito bacanas e que funcionam também como um local de palestras. Recentemente em NY eu fui assistir a três eventos ensinando a fazer bikepacking, de graça. Não precisava comprar nada. De vez em quando eles também trazem convidados. Acho que o Erik Zabel vai lá essa semana, e o Jens Voigt na próxima. Isso incentiva vendas? Com certeza, mas compra coisa lá quem quiser. Além disso, a linha "core" tem um bom custo-benefício. Uma camisa por $80 não é muito mais do que outras marcas cobram e o material é bom. Outras marcas por aí cobram valor parecido por artigos piores e não tem a mesma fama. Vai ver é porque elas não tem lojas físicas que oferecem cursos, trazem atletas, etc. de graça. :cipo5
Pelo que eu percebo não é nem tanto a questão do dinheiro, é a questão de que não vale o que cobram. Ninguém nunca reclamou do preço de uma roda Lightweight ou de uma roupa da Assos, sabemos que essas marcas conseguem entregar mais do que outras marcas de bastante qualidade. Nesse caso o preço delas se justifica.


Dessa forma a gente acaba fortalecendo uma cultura do aceitamos pagar caro por coisas de baixa qualidade. Enquanto na Europa o pessoal paga pouco por coisas de alta qualidade. Passaremos eternamente reclamando do país, colocando a culpa em outras pessoas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Idilio »

Vou encerrar minha participação no assunto porque acredito que a discussão deveria seguir la no Sociopelotica. Podemos continuar la se alguem quiser. Ninguem aqui está proibindo ninguem de participar, realmente vai quem pode, vai quem quer.

No entanto tenho todo direito de achar um absurdo o preço, uma vez que no mundo afora a mesma prova custa uma fraçao do valor.

Lei da oferta e da demanda... Realmente, enquanto tiver gente disposta a pagar, vão cobrar o que quiserem. E não, não acho que seja OK alguem pagar 100 milhoes em um inscrição so porque ela pode. Mas isso é assunto pro outro topico.

Bom, boa prova pra quem vai.

Ano que vem estarei aqui coomentando novamente sobre o preço absurdo. Até 2020!
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by ftmonjardim »

É só não ir e deixar quem vai SER FELIZ.
É todo ano esse mimimi de preço.
Bom que me fez matar saudades daquele membro que reclamava que o LETAPE era feito para o “tiozão gordo de bike cara que pedalava na ciclovia e não pra mim que subo o Jaraguá com tempo de pro tour” o aspas são palavras dele.
Desculpem mas é um pensamento muito pequeno e MUITA FALTA do que fazer, ficar se preocupando com o dinheiro alheio.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
euovelha
Membro
Posts: 55
Joined: Mon 25 Aug 2014 01:38
Nome Verdadeiro:: Jefferson Souza

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by euovelha »

Fiz uma pesquisa rápida aqui e vi que a inscrição básica do GFNY 2020 vai ser de $269 (R$1.116). O L'Etape francês esse ano foi 115 euros (R$524). Vi também que um Granfondo local aqui na costa leste do EUA (Farmfork Fondo) custa $139 (R$576). O Granfondo Hincapie sai por no mínimo $180 (R$747). Valores em reais cf. cotação do câmbio comercial e sem o IOF. Lembrando que nos EUA e nem mesmo na França paga-se tanto imposto como no Brasil, fora as dificuldades de organizar qualquer coisa em nosso país, o que aumenta o custo de qualquer coisa.

A minha conclusão é de que não vale é participar de qualquer granfondo, ponto final. Seja no Brasil, ou no exterior.

Se extrapolarmos a discussão para equipamentos, então seria besteira comprar uma Pinarello Prince 105 com roda de alumínio, se a Giant TCR Advanced SL 2 tem quadro usado no WorldTour com Ultegra e rodas de carbono, mas custando $50 a mais apenas. Comparações desse gênero são intermináveis.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Papillon »

É aquela coisa, oferta e demanda.

um letape é caro em qualquer lugar, um granfondo idem e isso não seria diferente no Brasil, ainda mais a contar com as dificuldades de fechamento de vias e custos envolvidos.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Marcelo Marino »

Os grandes já mudaram a chave, com o tempo a mentalidade chega nas empresas menores.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/0 ... 64950.html
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: L'Etape Brasil - Dúvidas

Post by Papillon »

Parece que o primeiro Lote do Letape 2020 já se esgotou.
Post Reply