Coroas coroas coroas...

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Coroas coroas coroas...

Post by brunocarlo »

Olá pessoal,

Dúvida, seguinte, minha bike tem 10v, hoje com o misto de campagnolo Record e veloce, e o pé de vela eh um fsa, 50x34, eu fiz uma besteira de colocar uma coroa 'nova', e ela meio que deu ruim, pois parece que ela não era tão nova assi.

A que stao eh a seguinte: eu vou, quero, comprar uma coroa nova, mas hoje em dia eu não pego mais subidas, muita reta, daí queria comprar uma coroa 52, a pergunta eh, colocar 52x34 da ruim? Pois a minha coroa 34 está ok... Ou não fica legal?! Andei vendo que sempre há uma diferença somente de 14 dentes entre as coroas...
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Coroas coroas coroas...

Post by Papillon »

Sim, não troca tão bem, mas troca. Já vi muita gente usando o 52/34. Acho que vale a tentativa.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Coroas coroas coroas...

Post by Iberê »

minha dúvida é se precisa de coroa 52. Você anda em pelotão que mantém média de 50Km/h, soca a bota na descida?
Se não, provavelmente mantendo a coroa 50 com pinhão de 10 você vai continuar indo muito bem e não vai ter a chatice de não trocar tão fácil.
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Coroas coroas coroas...

Post by PAF »

Eu gosto muito da relação 53/39, mas Recife é uma mesa de bilhar...
--
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Coroas coroas coroas...

Post by brunocarlo »

Papillon wrote:Sim, não troca tão bem, mas troca. Já vi muita gente usando o 52/34. Acho que vale a tentativa.
Então, a dúvida era esta mesmo.. a mudança, mas acho que vou testar sim, até pq hoje é raro usar a 34.
Iberê wrote:minha dúvida é se precisa de coroa 52. Você anda em pelotão que mantém média de 50Km/h, soca a bota na descida?
Se não, provavelmente mantendo a coroa 50 com pinhão de 10 você vai continuar indo muito bem e não vai ter a chatice de não trocar tão fácil.
Cara, assim, são vários fatores, vou tentar lista:
1) eu não sei se é explicável pela mecanica, mas pra mim, quando pedalo na coroa maior eu sinto sempre melhorar o rendimento, por exemplo subindo serras, não estou com os dados aqui, mas por exemplo, usando 34x13 é pra mim muito pior que 50x23...

2) meu grupo é campy.. nunca vi vendendo cog 10, acho que o menor é 11

3) fator economico, não sei pq, mas sempre acho muita promoção de k7 23x12, 25x12, mas o preço do k7 25x11 ou 23x11 geralmente é 30% mais caro... então, eu que fico bastante tempo com a bike, no final sempre rola uma diferença.
PAF wrote:Eu gosto muito da relação 53/39, mas Recife é uma mesa de bilhar...
Pô, aqui tenho feito trajetos que me permitem retas de até 5km... plano mesmo... nivel do mar total :) tipo, só embalar e seguir o rumo, só não entendi o mesa de bilhar... não seria tabuleiro de damas? pq ai é mais planejado.. tipo, quadras.. não?!
Bruno Carlo
Meu Strava
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: Coroas coroas coroas...

Post by Idilio »

Mesa de bilhar... Lisinho lisinho
Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Coroas coroas coroas...

Post by ProfClayton »

O grande problema de usar 50x34 é na maior parte em descidas, aqui na minha região existem trechos onde você desce com o pelotão durante 3 ou 4 minutos à quase 65km/h e isso com 50x11 praticamente perde o giro!!!
E para quem quer os marginal gains a coroa maior com o pinhão maior do cassete tem um ângulo mais aberto gerando menos atrito!
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Coroas coroas coroas...

Post by PAF »

Caras, muito bom ver o fórum agitado novamente!

Clayton, eu acho que em uma região com inclinações médias de até 5%, curtas (2-4km no máximo), 53/39 é o ideal. Eu tenho predileção por 50/34 também, mas não piro muito em descer chutando o balde. Subir sempre foi mais interessante!

P.
--
Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Coroas coroas coroas...

Post by ProfClayton »

PAF wrote:Caras, muito bom ver o fórum agitado novamente!

Clayton, eu acho que em uma região com inclinações médias de até 5%, curtas (2-4km no máximo), 53/39 é o ideal. Eu tenho predileção por 50/34 também, mas não piro muito em descer chutando o balde. Subir sempre foi mais interessante!

P.
Eu também prefiro subir!!!! É que a equipe aqui senta o pé em todo treino, aí complica minha vida com a relação curta demais!!! Hahahahahaha...
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Coroas coroas coroas...

Post by Papillon »

brunocarlo wrote:
2) meu grupo é campy.. nunca vi vendendo cog 10, acho que o menor é 11
Acho que ele quis dizer 10V.

no final sempre o que manda é a força, mas se vc anda em pelote, ficar no 50x11 acompanhando o pessoal de 52x11 é um pouco cansativo. O que notei muito foi que usando o k7 super record 12-25 e 50x34 fico no plano muito tempo no nos cogs 11/12/13. e na subida claro parece que a bike só tem uma marcha a 34x25 :voec2
soundworks
Membro
Posts: 58
Joined: Thu 31 Dec 2015 11:01
Nome Verdadeiro:: Laercio Moura

Re: Coroas coroas coroas...

Post by soundworks »

Bora acordar povo!

Engraçado o que eu mais vejo hj em dia é 52-36, e varios 52-34, e até bastante 53-36, coroão com 50 dentes, meio em desuso....... vejo bastante em quem compra a primeira bike, mas depois disso, só aparece em provas tipo Letape
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Coroas coroas coroas...

Post by brunocarlo »

soundworks wrote:Bora acordar povo!

Engraçado o que eu mais vejo hj em dia é 52-36, e varios 52-34, e até bastante 53-36, coroão com 50 dentes, meio em desuso....... vejo bastante em quem compra a primeira bike, mas depois disso, só aparece em provas tipo Letape

Pois eh, te falar que eu mudei o grupo, e agora tem a 52x36, com 28x11, ficou muito bom, tem opções nas retas e descidas, e na subida ficou muito lega, não senti tanta diferença do 34x25 para 36x25, o cog 28 eu quase nunca uso.
Bruno Carlo
Meu Strava
soundworks
Membro
Posts: 58
Joined: Thu 31 Dec 2015 11:01
Nome Verdadeiro:: Laercio Moura

Re: Coroas coroas coroas...

Post by soundworks »

brunocarlo wrote:
soundworks wrote:Bora acordar povo!

Engraçado o que eu mais vejo hj em dia é 52-36, e varios 52-34, e até bastante 53-36, coroão com 50 dentes, meio em desuso....... vejo bastante em quem compra a primeira bike, mas depois disso, só aparece em provas tipo Letape

Pois eh, te falar que eu mudei o grupo, e agora tem a 52x36, com 28x11, ficou muito bom, tem opções nas retas e descidas, e na subida ficou muito lega, não senti tanta diferença do 34x25 para 36x25, o cog 28 eu quase nunca uso.

Ah sim, nas subidas longas, ou nas inclinadas punk que vc vai chamar um 36X28!!

Esta de 11 velocidades?
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Coroas coroas coroas...

Post by brunocarlo »

soundworks wrote: Ah sim, nas subidas longas, ou nas inclinadas punk que vc vai chamar um 36X28!!

Esta de 11 velocidades?

Sim, agora sim, agora é um 105 11v, antes eu estava num 10v misto de veloce com record.
Bruno Carlo
Meu Strava
Post Reply