PM: Alternativas e futuras tecnologias

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

Caro e confesso, não achei essa coisa toda. Minha opinião, SRM pode ter um histórico de precisão e tals, mas está virando uma Campy da vida. A continuar assim, vai virar artigo de luxo ou morrer com o tempo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

marcoaleite wrote:Caro e confesso, não achei essa coisa toda. Minha opinião, SRM pode ter um histórico de precisão e tals, mas está virando uma Campy da vida. A continuar assim, vai virar artigo de luxo ou morrer com o tempo.
Marcão, por um lado eu tenho um sentimento parecido, entretanto, por outro, caso esse pedal seja realmente preciso e nunca apresente problemas, fazendo jus à fama da SRM, acho que talvez valha a pena pagar um pouco mais, tendo em vista as outras opções do mercado. Esse prêmio de valor, todavia, poderia ser menor, entretanto quer me parecer que a SRM prefere manter uma produção reduzida e mais controlada do ponto de vista de qualidade, com uma margem de lucro maior por unidade. Adicionalmente, não ficaria surpreso em saber que a SRM deliberadamente precifica seus produtos para cima como sinônimo de qualidade.

Sobre as outras opções do mercado, fiquei bem interessado no Vector 3, mas depois de ler os relatos no fórum da Garmin (https://forums.garmin.com/forum/into-sp ... g/vector-3) fiquei bem assustado, pois descobri que a Garmin ainda não acertou a mão nesse produto (há posts, inclusive, afirmando que o projeto da PCB é falho e que os usuários são verdadeiras cobaias de um produto que não completou seu desenvolvimento). A outra opção é o Favero Assiona, mas aquele pod...
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by TheBlackPath »

portoga wrote:
marcoaleite wrote:Caro e confesso, não achei essa coisa toda. Minha opinião, SRM pode ter um histórico de precisão e tals, mas está virando uma Campy da vida. A continuar assim, vai virar artigo de luxo ou morrer com o tempo.
Marcão, por um lado eu tenho um sentimento parecido, entretanto, por outro, caso esse pedal seja realmente preciso e nunca apresente problemas, fazendo jus à fama da SRM, acho que talvez valha a pena pagar um pouco mais, tendo em vista as outras opções do mercado. Esse prêmio de valor, todavia, poderia ser menor, entretanto quer me parecer que a SRM prefere manter uma produção reduzida e mais controlada do ponto de vista de qualidade, com uma margem de lucro maior por unidade. Adicionalmente, não ficaria surpreso em saber que a SRM deliberadamente precifica seus produtos para cima como sinônimo de qualidade.

Sobre as outras opções do mercado, fiquei bem interessado no Vector 3, mas depois de ler os relatos no fórum da Garmin (https://forums.garmin.com/forum/into-sp ... g/vector-3) fiquei bem assustado, pois descobri que a Garmin ainda não acertou a mão nesse produto (há posts, inclusive, afirmando que o projeto da PCB é falho e que os usuários são verdadeiras cobaias de um produto que não completou seu desenvolvimento). A outra opção é o Favero Assiona, mas aquele pod...
.... aquele pod é imperceptivel. Já relatei aqui.. fui dos primeiros a comprar um BePro (fiquei na "fila").... rodei 35.000km com ele com ZERO problemas....vendi e a nova dona segue usando. Comprei um Assioma e já meti 10.000km neles e igualmente.. ZERO problemas... e por cima acabam de lançar um novo firmware fantastico

https://cycling.favero.com/blog/tech-te ... -iav-power

a bateria é recarregavel e dura uma eternidade. Acho que é o melhor custo x beneficio do mercado.
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by TheBlackPath »

e sobre o SRM... powermeters tendem a virar "commodity".. qualquer coisa fora dos 350 a 1000 euros/usd já esta fora da curva. Creio que seguira servindo a um nicho exclusivo de usuários: os que podem pagar e querem exibir isso... e os que efetivamente necessitam o equipamente "teoricamente" com a maior acurácia e precisao do mercado (o que nao é o caso de 99,5% dos ciclistas.. que em geral sendo preciso já é suficiente).. ou seja,... profissionais, ciclistas de pista...
Image
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by pelote »

Eu já penso que será popularizado. O custo de produção é baixo, o custo de desenvolvimento alto assim quem usa primeiro paga mais caro. Penso que deve ficar no patamar dos 100-150USD como opcional.

Também acho que as principais utilizações serão pedais e pedivela.
:jan1
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Idilio »

Papito, na verdade, na forma tradicional de produzir, por ser quase que artesanal, o custo é caro. O sensor tem de ser aplicado/colado de uma forma precisa e especifica sobre a peça e isso dificulta a produção em massa, em serie.

No entanto, uma tecnologia de deposição química do material que faz a medição promete reduzir os custos de produção o que será uma ótima noticia para nos mortais.
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

TheBlackPath wrote:
portoga wrote:
marcoaleite wrote:Caro e confesso, não achei essa coisa toda. Minha opinião, SRM pode ter um histórico de precisão e tals, mas está virando uma Campy da vida. A continuar assim, vai virar artigo de luxo ou morrer com o tempo.
Marcão, por um lado eu tenho um sentimento parecido, entretanto, por outro, caso esse pedal seja realmente preciso e nunca apresente problemas, fazendo jus à fama da SRM, acho que talvez valha a pena pagar um pouco mais, tendo em vista as outras opções do mercado. Esse prêmio de valor, todavia, poderia ser menor, entretanto quer me parecer que a SRM prefere manter uma produção reduzida e mais controlada do ponto de vista de qualidade, com uma margem de lucro maior por unidade. Adicionalmente, não ficaria surpreso em saber que a SRM deliberadamente precifica seus produtos para cima como sinônimo de qualidade.

Sobre as outras opções do mercado, fiquei bem interessado no Vector 3, mas depois de ler os relatos no fórum da Garmin (https://forums.garmin.com/forum/into-sp ... g/vector-3) fiquei bem assustado, pois descobri que a Garmin ainda não acertou a mão nesse produto (há posts, inclusive, afirmando que o projeto da PCB é falho e que os usuários são verdadeiras cobaias de um produto que não completou seu desenvolvimento). A outra opção é o Favero Assiona, mas aquele pod...
.... aquele pod é imperceptivel. Já relatei aqui.. fui dos primeiros a comprar um BePro (fiquei na "fila").... rodei 35.000km com ele com ZERO problemas....vendi e a nova dona segue usando. Comprei um Assioma e já meti 10.000km neles e igualmente.. ZERO problemas... e por cima acabam de lançar um novo firmware fantastico

https://cycling.favero.com/blog/tech-te ... -iav-power

a bateria é recarregavel e dura uma eternidade. Acho que é o melhor custo x beneficio do mercado.
Dei uma pesquisa no Favero Assioma e realmente o pod é bem pequeno. Depois dessa pesquisa, ouso discordar de você sobre ele ter o melhor custo x benefício do mercado, pois acredito que esse é o melhor PM do mercado! Estou pensando seriamente em comprar um em agosto, quando irei aos EUA.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Eu ainda sou mto relutante dos sistemas com pedais por um motivo extremamente pessoal: sou péssimo em mantê-los livres de avarias, lanhados, batidas e outros contatos. Me ferra a cabeça imaginar todo um sistema de precisão e medição numa peça que fica tão exposta a trogloditas como eu.

Estou aguardando notícias do IQ2, que por mais que esteja instalando no pedal, ele não é de fato a parte que mais sofre com a minha falta de jeito!

edit.: Quando um amigo meu morou um tempo na alemanha e comprou um BePro (a primeira geração) o dono da lojinha disse: "deixa eu ver a tua bike".... "tah... deixa eu ver o estado dos teus pedais...".... "hum... blz... tu tá aprovado pra comprar" hahahahah.... Eu seria reprovado!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

portoga wrote:
TheBlackPath wrote:
portoga wrote:
Marcão, por um lado eu tenho um sentimento parecido, entretanto, por outro, caso esse pedal seja realmente preciso e nunca apresente problemas, fazendo jus à fama da SRM, acho que talvez valha a pena pagar um pouco mais, tendo em vista as outras opções do mercado. Esse prêmio de valor, todavia, poderia ser menor, entretanto quer me parecer que a SRM prefere manter uma produção reduzida e mais controlada do ponto de vista de qualidade, com uma margem de lucro maior por unidade. Adicionalmente, não ficaria surpreso em saber que a SRM deliberadamente precifica seus produtos para cima como sinônimo de qualidade.

Sobre as outras opções do mercado, fiquei bem interessado no Vector 3, mas depois de ler os relatos no fórum da Garmin (https://forums.garmin.com/forum/into-sp ... g/vector-3) fiquei bem assustado, pois descobri que a Garmin ainda não acertou a mão nesse produto (há posts, inclusive, afirmando que o projeto da PCB é falho e que os usuários são verdadeiras cobaias de um produto que não completou seu desenvolvimento). A outra opção é o Favero Assiona, mas aquele pod...
.... aquele pod é imperceptivel. Já relatei aqui.. fui dos primeiros a comprar um BePro (fiquei na "fila").... rodei 35.000km com ele com ZERO problemas....vendi e a nova dona segue usando. Comprei um Assioma e já meti 10.000km neles e igualmente.. ZERO problemas... e por cima acabam de lançar um novo firmware fantastico

https://cycling.favero.com/blog/tech-te ... -iav-power

a bateria é recarregavel e dura uma eternidade. Acho que é o melhor custo x beneficio do mercado.
Dei uma pesquisa no Favero Assioma e realmente o pod é bem pequeno. Depois dessa pesquisa, ouso discordar de você sobre ele ter o melhor custo x benefício do mercado, pois acredito que esse é o melhor PM do mercado! Estou pensando seriamente em comprar um em agosto, quando irei aos EUA.
Esse SRM pedal já começa perdendo em alguns aspectos por não ter as analises dinâmicas e precisão de 1,5%. O Assioma tem precisão de 1% e agora com a atualização tem mais alguns de controle de velocidade angular real e não média. Enfim, eu fiquei muito tentado em pegar um para cumprir meu plano de ficar com um só medidor nas duas bikes, mas a alta do dólar e a renda comprometida me quebrou os sonhos hahaha

Acabei pegando um Stages G2 esses dias em um rolo que fiz com umas peças de TT que tinha encostadas aqui, agora só preciso receber alta para fazer uns treinos com ele. Mas já vai me resolver um problema que era usar roda alta em qualquer treino.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:Eu ainda sou mto relutante dos sistemas com pedais por um motivo extremamente pessoal: sou péssimo em mantê-los livres de avarias, lanhados, batidas e outros contatos. Me ferra a cabeça imaginar todo um sistema de precisão e medição numa peça que fica tão exposta a trogloditas como eu.

Estou aguardando notícias do IQ2, que por mais que esteja instalando no pedal, ele não é de fato a parte que mais sofre com a minha falta de jeito!

edit.: Quando um amigo meu morou um tempo na alemanha e comprou um BePro (a primeira geração) o dono da lojinha disse: "deixa eu ver a tua bike".... "tah... deixa eu ver o estado dos teus pedais...".... "hum... blz... tu tá aprovado pra comprar" hahahahah.... Eu seria reprovado!
Eu estava estudando no caso o Assioma e dificilmente vamos conseguir destruir o pedal onde tem a eletrônica dele. No caso do corpo do pedal, é bem simples de trocar em caso de algum problema e as peças de reposição são encontradas no site deles para vender.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by TheBlackPath »

exatamente Marco! Tem isso ainda... eles vendem todos as partes separadamente sem treta. E como sabem aqui.. compito.. e quem compete é IMPOSSIVEL nao cair (final de semana passado por exemplo arghhh)... fora as raladas em curvas que acontecem nas corridas tambem. Pena qe ja nao tenho o BePro para fotografar.. mas o corpo do pedal estava bem detonado e sem problemas. É quase impossível dar algum golpe no pod, pela posiçao em que esta..
Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Adriano »

Já viram o power meter Wellgo HR300? 163 dólares no Aliexpress.
https://pt.aliexpress.com/item/Professi ... Title=true
Só achei referências a ele em chinês (ou japonês, sei lá), nada em inglês.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by marcoaleite »

Adriano wrote:Já viram o power meter Wellgo HR300? 163 dólares no Aliexpress.
https://pt.aliexpress.com/item/Professi ... Title=true
Só achei referências a ele em chinês (ou japonês, sei lá), nada em inglês.
Estava olhando aqui, ele mede só do lado esquerdo. Nunca tinha ouvido falar, na China tem surgido uns medidores, tem um que é similar ao Stages e 4iii. Agora o duro é saber a consistência deles, só testando mesmo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Adriano »

Parece que esse Wellgo é lançamento. Ainda não tem nenhuma informação no site da Wellgo. Vamos ver se o DC testa ele. Se ele for consistente, vai ser uma boa opção.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by rad »

https://youtu.be/pqKi8jx8UPU?t=11m50s

Como assim a bike já vem com o medidor de potência, mas vc só paga se utilizá-lo? O hardware e os custos de fabricação são tão baixos assim?
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by tbortolotto »

Qdo eu ouvi isso eu pensei: WTF?

Acho q oq eles oferecem é o pedivela "vazio" é literalmente só a carcaça. A "instalação" é qdo colocam os strain gauges, eletronica e toda a calibração necessária do sistema.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

rad wrote:https://youtu.be/pqKi8jx8UPU?t=11m50s

Como assim a bike já vem com o medidor de potência, mas vc só paga se utilizá-lo? O hardware e os custos de fabricação são tão baixos assim?
Seguramente os preços de fabricação do PM não são baixos, mas acredito que essa questão está relacionada à precificação da bike frente à concorrência (se adicionar o preço do PM a bike fica mais cara que as concorrentes).

No mais, quer me parecer que a Power2Max acredita que a maioria das pessoas vai "destravar" o software do PM, senão não adotaria esse tipo de estratégia. É importante notar que essa é uma bike de nicho e não de produção em massa, portanto eventual prejuízo em decorrência dessa estratégia não abarcaria grande dano.

Enfim, vejo o PM já instalado como um diferencial a ser considerado na análise de qual superbike comprar.
Image
MarioEpifanio
Membro
Posts: 111
Joined: Wed 04 Jun 2014 09:40
Nome Verdadeiro:: Mario Sergio
Location: São Paulo - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by MarioEpifanio »

marcoaleite wrote:
Adriano wrote:Já viram o power meter Wellgo HR300? 163 dólares no Aliexpress.
https://pt.aliexpress.com/item/Professi ... Title=true
Só achei referências a ele em chinês (ou japonês, sei lá), nada em inglês.
Estava olhando aqui, ele mede só do lado esquerdo. Nunca tinha ouvido falar, na China tem surgido uns medidores, tem um que é similar ao Stages e 4iii. Agora o duro é saber a consistência deles, só testando mesmo.
Marco e Adriano, vendo agora o anúncio, parece que se trata apenas de um sensor de cadência e só. Tem um comentário neste mesmo anúncio que um dos compradores levanta essa lebre.
Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Adriano »

MarioEpifanio wrote:
marcoaleite wrote:
Adriano wrote:Já viram o power meter Wellgo HR300? 163 dólares no Aliexpress.
https://pt.aliexpress.com/item/Professi ... Title=true
Só achei referências a ele em chinês (ou japonês, sei lá), nada em inglês.
Estava olhando aqui, ele mede só do lado esquerdo. Nunca tinha ouvido falar, na China tem surgido uns medidores, tem um que é similar ao Stages e 4iii. Agora o duro é saber a consistência deles, só testando mesmo.
Marco e Adriano, vendo agora o anúncio, parece que se trata apenas de um sensor de cadência e só. Tem um comentário neste mesmo anúncio que um dos compradores levanta essa lebre.
É só sensor de cadência mesmo. O vendedor fez uma trapalhada colocando power meter numa das fotos, mas todas as info que tem são de medição de cadência. Estava bom demais pra ser verdade.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by portoga »

A julgar pelas fotos das bikes do Santos Tour Down Under, quer parecer que a Shimano tornou-se a maior fornecedora de medidores de potência do Pro Tour:

https://cyclingtips.com/2019/01/pro-bik ... worldtour/
Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by Adriano »

Sobre o IQ2...

IQ2 Power Meter Changes Direction: Backers Now Getting Pedals
https://www.dcrainmaker.com/2019/05/iq2 ... edals.html

Os caras abandonaram o esquema do espaçador e agora estão anunciando PM baseados em pedais... de road e MTB... e prometem entregas em agosto.

:wigo2
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by samuelgouvea »

Turma, alguém sabe me dizer qual freehub serve no cubo Powertap? Estou querendo migrar pra 11v (sério, kkkk) e meu núcleo é de 10v...
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: PM: Alternativas e futuras tecnologias

Post by ftmonjardim »

samuelgouvea wrote:Turma, alguém sabe me dizer qual freehub serve no cubo Powertap? Estou querendo migrar pra 11v (sério, kkkk) e meu núcleo é de 10v...
fiz isso no meu, não mexi no freehub, oque fiz foi tirar do k7 atras, já que é de aluminio, conforme vídeo abaixo.

phpBB [media]
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply