Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

Boa tarde peloteiros


Resolvi abrir este tópico para conversarmos sobre as Gravel Bikes, seguimento que vem crescido muito nos últimos 2 anos.
Eu particularmente tenho visto com bons olhos, inclusive, estou no processo, arrumei um quadro de mtb que permitisse alterar a geometria e angulação dos tubos Seat Tube e Head Tube, para uso temporário.
O ponto principal é a versatilidade que uma gravel pode dar, de ter apenas uma bike para uso diário, recreativo e esportivo.
Mas qual a diferença de uma gravel para uma Ciclocross?
A CX seria uma road agressiva que aceita pneus largos, já a gravel seria uma road endurance que aceita pneus largos, simplificando a história.
O mercado vem crescendo primeiro, pegando aqueles usuários fitness, que podem optar pela bike de gravel ao invés de pegar uma 29er, já que ele só anda no asfalto e estradões de terra batida com os amigos.
Pega também os roadsters que querem ter uma única bike para uso geral.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

Mais durável do que uma bicicleta de estrada e muito mais rápida do que uma MTB. As gravel bikes apresentam uma opção interessante para os ciclistas que desejam viajar dentro e fora da estrada.

Independentemente do país em que você se hospedar, provavelmente há muitas estradas de fogo ou serviço ao seu redor que são fáceis de enfrentar em sua bicicleta de estrada diária. O problema é que a maioria dessas estradas emocionantes irá destruir seu fone de ouvido, bater suas rodas e você fora de consciência, e fazer escalar ou descer um entretenimento escorregadio e perigoso. Em outras palavras, não importa quantos filmes de ação motivantes você assistiu, sua bicicleta de estrada diária não pode lidar com todas as rotas desse planeta. Entre no mundo das gravel bikes.



A questão número um é qual é o ramo familiar dessas bicicletas, sobre o qual você definitivamente ouviu muito nos meses anteriores. Simplesmente dito, uma bicicleta de cascalho é uma combinação de uma bicicleta de estrada (feliz na pista) e uma bicicleta de ciclo-cross (feliz na lama). Como de costume, a idéia vem dos EUA, onde o campo é atravessado por milhas e quilômetros de trilhas não utilizadas, projetadas para ajudar os caminhões de fogo a navegar pelas florestas remotas. Trilhas que são muito técnicas para uma bicicleta de estrada, ainda que muito rápida para uma bicicleta de bicicleta.

Trilhas únicas, estradas agrícolas, cascalho, pedregulhos esmagados, asfalto - o que quer que seja. É uma máquina que é capaz de realizar em várias superfícies, enquanto mantém o conforto. A sua capacidade de adaptação, versatilidade e robustez tornam-se uma bicicleta de transporte perfeita, uma bicicleta de turismo leve ou audaciosa ideal, uma ótima bicicleta de treino de inverno ou simplesmente uma bicicleta que pode enfrentar qualquer tipo de terreno com o qual você deve tentar. Como você os reconhece nas motos rodoviárias mais comuns, das quais são parcialmente derivadas?

GEOMETRIA
A geometria é mais relaxada que a de uma bicicleta de corrida. O tubo da cabeça é muitas vezes mais alto e o ângulo da cabeça é mais liso para uma direção mais relaxada (menos nervosa do que uma bicicleta de corrida, menos responsiva em seções técnicas off-road do que como "crosser"). O suporte inferior geralmente será um pouco menor do que uma bicicleta de ciclo-cross. As bicicletas de cascalho também são projetadas com as distâncias entre eixos mais longas, por isso são estáveis na estrada e quando se deslocam sobre uma superfície imprevisível como o cascalho e proporcionam maior estabilidade e conforto em longas distâncias.

Um tubo superior inclinado oferece mais altura de colocação, o que é útil em um arranque, enquanto os tubos de cabeça mais altos do que o que você esperaria ver em uma bicicleta de "cruzamento" ou de corrida permitem maior conforto em uma posição de piloto mais correta .

A geometria é mais relaxada que a de uma bicicleta de corrida. O tubo da cabeça é muitas vezes mais alto e o ângulo da cabeça é mais liso para uma direção mais relaxada (menos nervosa do que uma bicicleta de corrida, menos responsiva em seções técnicas off-road do que como "crosser").

FREIOS DE DISCO
Todas as bicicletas de cascalho possuem freios a disco. Os travões de disco, especialmente os discos hidráulicos, oferecem mais potência, o que proporciona maior confiança ao andar de fora de estrada e é útil em condições misturadas. Na chuva ou na lama, você apreciará a eficiência perfeita.

PNEUS MAIORES
Ao remover a pinça de freio da jante, você pode facilmente projetar um quadro e uma garfo capazes de acomodar pneus maiores. A idéia de pneus maiores irá proporcionar-lhe conforto não só nas estradas ásperas e acidentadas, mas, devido ao seu design, eles também aumentam a força no chão.

https://www.welovecycling.com/wide/2016 ... ifference/
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by marcoaleite »

De olho na 3T Exploro. A bike é coisa de louco!!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

Primeira propaganda que vi gamei pelo conceito
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by RodrigoVGA »

Eu sou "quadrado" pra essas coisas.

Não gosto de nada estilo PATO, em que se pode fazer tudo, mas tudo pela metade...
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

RodrigoVGA wrote:Eu sou "quadrado" pra essas coisas.

Não gosto de nada estilo PATO, em que se pode fazer tudo, mas tudo pela metade...
O mercado do ciclismo hoje para nós meros mortais tende a ser assim, bikes confortáveis, com perfis aerodinâmicos, e LEVES.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by marcoaleite »

Mas considero a Gravel uma bike para passear. Qualquer coisa além disto, em termos competitivos e treinamento, já acho que não vale a pena. Teria uma sim para dar aquela passeada com uns camaradas de mtb ou então fazer uns caminhos mistos para curtir, ir trabalhar talvez, mas passou disto já tem que ir atrás de algo específico.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

marcoaleite wrote:Mas considero a Gravel uma bike para passear. Qualquer coisa além disto, em termos competitivos e treinamento, já acho que não vale a pena. Teria uma sim para dar aquela passeada com uns camaradas de mtb ou então fazer uns caminhos mistos para curtir, ir trabalhar talvez, mas passou disto já tem que ir atrás de algo específico.
Ai vem a questão crucial, QUAL SERÁ O USO

Marcos, tenho lido MUITO, e, a comparação mais simples que poderia dar é, uma gravel é"uma road bike com geometria endurance, com clearance diferenciado, para aceitar pneus mais largos".

Dado isto, sim, poderia ser utilizado para uso competitivo, como granfondos e mediofondos, provas de media longa kilometragem, não?
Inclusive, a Trek entrou na brincadeira, e lançou a Domane SL Gravel, que, só alteraram os pneus.

Agora é certo que não há uma definição do que é de fato uma bike de gravel, cada fabricante tem a sua idéia própria, incluo a própria Exploro como exemplo, que além de aceitar pneus maiores, possui apelo aerodinâmico.

http://granfondo-cycling.com/3t-exploro ... avel-bike/
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by RodrigoVGA »

[quote="Wanderson Mata"]
Agora é
Last edited by RodrigoVGA on Thu 28 Dec 2017 18:42, edited 1 time in total.
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by RodrigoVGA »

Wanderson Mata wrote:
marcoaleite wrote:Mas considero a Gravel uma bike para passear. Qualquer coisa além disto, em termos competitivos e treinamento, já acho que não vale a pena. Teria uma sim para dar aquela passeada com uns camaradas de mtb ou então fazer uns caminhos mistos para curtir, ir trabalhar talvez, mas passou disto já tem que ir atrás de algo específico.
Ai vem a questão crucial, QUAL SERÁ O USO/
Não sou atleta profissional, mas sou bem competitivo e participo de um grupo de pedal que também é.
Se for comprovado que com uma bike dessa, eu melhoro minha performance, troco pela minha sem pensar 2x.
Caso contrário, será uma excelente bike para uso "social".
Até o momento, a melhor definição que eu posso dar para ela é DIVERSÃO.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by marcoaleite »

Wanderson Mata wrote: Ai vem a questão crucial, QUAL SERÁ O USO

Marcos, tenho lido MUITO, e, a comparação mais simples que poderia dar é, uma gravel é"uma road bike com geometria endurance, com clearance diferenciado, para aceitar pneus mais largos".

Dado isto, sim, poderia ser utilizado para uso competitivo, como granfondos e mediofondos, provas de media longa kilometragem, não?
Inclusive, a Trek entrou na brincadeira, e lançou a Domane SL Gravel, que, só alteraram os pneus.

Agora é certo que não há uma definição do que é de fato uma bike de gravel, cada fabricante tem a sua idéia própria, incluo a própria Exploro como exemplo, que além de aceitar pneus maiores, possui apelo aerodinâmico.

http://granfondo-cycling.com/3t-exploro ... avel-bike/
Esse lance da Domane como gravel é discutível, pegaram a Domane e colocaram eixo thru e uns pneus mais largos e pronto. Pelos Isospeeds pode ser que se comporte muito bem. independente disto, não iria usar uma gravel para fazer mediofondo ou granfondo. Se eu tenho intenção de fazer provas de estrada compraria uma Émonda, uma Ultimate CF SLX ou outra bike de estrada qualquer que tenha uma geometria que proporciona boa posição sem ser agressiva.
Senão acaba sendo igual ao conceito das SUVs, faz um carro com suspensão alta que não aguenta andar na terra e é instável na estrada, ou melhor, pegar uma mtb e colocar um pneu 700x28 e sair no asfalto. Gravel para mim é para andar de pneuzão de cravos e ficar andando em todo terreno.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by tbortolotto »

Eu adoro esse conceito de Gravel, mas eu entendo que poderia ser uma bike usada pra treino sim. Da mesma forma que alterno entre estrada e MTB-de-não-trilha. Aqui na minha região a proporção de estradas nao pavimentadas, mas ainda assim "vias" e não trilhas é enorme se comparada ao disponível asfaltado. Meu pedal de MTB é sempre usando parte dessas vias e sempre acabo passando por kms de asfalto até chegar nelas. Não a toa que mtas vezes saíamos de casa com o pneu numa calibragem e chegando no estradão a gente esvazia um pouco na mão mesmo. Nessas condições penso q a gravel seria perfeita. Além disso, tem mtos trechos de vias asfaltadas aqui que são conectadas por via sem pavimento ou de pavimento muito ruim. Com uma gravel eu poderia conectar esses trechos mto facilmente.

Em suma: gostaria mto de ter, mas ainda to lutando pra ter a estradeira novamente!
Pablo Toledo
Membro
Posts: 6
Joined: Thu 10 Aug 2017 00:09

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Pablo Toledo »

Salve salve. Primeiro post. Entrei no fórum justamente procurando informações sobre gravels.

Em breve pretendo adquirir uma gravel bike. Apenas estou decidindo qual (já sei que será 1x). Apesar de morar em São Paulo, por vezes rodo no interior (divisa com MG) e há muitas estradas vicinais parcialmente asfaltadas (principalmente para o lado de Minas). Como uma gravel meu leque de possibilidades/treinos aumenta muito na região. Será também uma opção para audax (que nunca fiz), permitindo pneus road mais largos (32).

O segmento gravel está quente lá fora e há muitos lançamentos. Há movimentos em todos os sentidos dos fabricantes. A Cannondale lançou a SuperX SE, que nada mais é do a cyclecross deles com ajustes para gravel (maior inclinação do garfo/rake e relação traseira maior - 42T). A Trek tem versões da Domane para gravel e outras marcas (Specialized, Scott, Giant, GT, Orbea, Merida, Rose, 3T, Open e diversas outras menores da Inglaterra como Mason, Kinesis, Genesis, Vitus etc) desenvolveram modelos específicos a esta modalidade.

Uma questão é que no Brasil as estradas não pavimentadas dificilmente se comparam ao conceito de gravel que existe lá fora (EUA/Europa). Sempre que saímos do asfalto é geralmente para estradas de terra mal conservadas. O rodar é mais para MTB e travado. Assim, me parece que a geometria das cyclocross faça mais sentido para nós (ao menos na região que descrevi).

Recentemente tive oportunidade de rodar com a top de linha da Specialized Diverge (XTR eletrônico) pela Serra do Japi. A bike é um foguete. Sem chances para as MTBs em retas/subidas da estrada principal.

Abs,

Pablo
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by bcgfg »

Com aquela inspiração na Canyon...
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by portoga »

Pelo que ando lendo sobre gravel bikes, quer me parecer que o "padrão" que faz mais sentido são os quadros que aceitam (i) rodas 650b e pneus 47c (Road Plus) ou até 2.1 polegadas; e também (ii) rodas 700c com pneus até 40-42c, aproximadamente.

Nesse contexto, com dois pares de rodas é possível andar por estradões de terra com rodas 650b + 47c e também rodar na estrada com 700c + 25c, mantendo aproximadamente o mesmo diâmetro das rodagens.
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

portoga wrote:Pelo que ando lendo sobre gravel bikes, quer me parecer que o "padrão" que faz mais sentido são os quadros que aceitam (i) rodas 650b e pneus 47c (Road Plus) ou até 2.1 polegadas; e também (ii) rodas 700c com pneus até 40-42c, aproximadamente.

Nesse contexto, com dois pares de rodas é possível andar por estradões de terra com rodas 650b + 47c e também rodar na estrada com 700c + 25c, mantendo aproximadamente o mesmo diâmetro das rodagens.
Exatamente isso
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by portoga »

Wanderson,

o que acha dessa opção da Velobuild? Segundo o site, tem 2 anos de garantia!

http://www.velobuildmall.com/2017-velob ... p0095.html

http://www.bikeradar.com/forums/viewtop ... t=13081156

Quem sabe em 2019:
- Quadro Velobuild Gravel;
- Grupo Shimano 105 com freio à disco hidráulico (novo modelo que deve ser lançado no final de 2018);
- Rodas 650b com pneus WTB Horizon 47c.
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

portoga wrote:Wanderson,

o que acha dessa opção da Velobuild? Segundo o site, tem 2 anos de garantia!

http://www.velobuildmall.com/2017-velob ... p0095.html

http://www.bikeradar.com/forums/viewtop ... t=13081156

Quem sabe em 2019:
- Quadro Velobuild Gravel;
- Grupo Shimano 105 com freio à disco hidráulico (novo modelo que deve ser lançado no final de 2018);
- Rodas 650b com pneus WTB Horizon 47c.
Portoga

105 hidraulico já tem, inclusive tinha um rapaz no FB vendendo um grupo sem pdv por 3000

Esse quadro tem uma boa geometria, ficando entre Road e Gravel
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

Serve de dica

Eu Mudei meu frameset e rodas e montei uma monster cross, para servir de transição, e, deixo um alerta

O clearance ficou muito grande (eu não estimava o tanto que ficou), depois posto as medidas.
A bike ficou confortável demais, o que não me agradou
Dependendo do que se queira, é mais interessante ou uma Ciclocross, ou uma road com clearance maior.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by portoga »

Wanderson Mata wrote:
portoga wrote:Wanderson,

o que acha dessa opção da Velobuild? Segundo o site, tem 2 anos de garantia!

http://www.velobuildmall.com/2017-velob ... p0095.html

http://www.bikeradar.com/forums/viewtop ... t=13081156

Quem sabe em 2019:
- Quadro Velobuild Gravel;
- Grupo Shimano 105 com freio à disco hidráulico (novo modelo que deve ser lançado no final de 2018);
- Rodas 650b com pneus WTB Horizon 47c.
Portoga

105 hidraulico já tem, inclusive tinha um rapaz no FB vendendo um grupo sem pdv por 3000

Esse quadro tem uma boa geometria, ficando entre Road e Gravel
Sim, mas como não é para agora, vou esperar o novo Shimano 105, que deve ser lançado neste ano (105 7000?).
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Gravel Bikes/Adventure Bikes - VERSATILIDADE é a alma

Post by Wanderson Mata »

portoga wrote:
Wanderson Mata wrote:
portoga wrote:Wanderson,

o que acha dessa opção da Velobuild? Segundo o site, tem 2 anos de garantia!

http://www.velobuildmall.com/2017-velob ... p0095.html

http://www.bikeradar.com/forums/viewtop ... t=13081156

Quem sabe em 2019:
- Quadro Velobuild Gravel;
- Grupo Shimano 105 com freio à disco hidráulico (novo modelo que deve ser lançado no final de 2018);
- Rodas 650b com pneus WTB Horizon 47c.
Portoga

105 hidraulico já tem, inclusive tinha um rapaz no FB vendendo um grupo sem pdv por 3000

Esse quadro tem uma boa geometria, ficando entre Road e Gravel
Sim, mas como não é para agora, vou esperar o novo Shimano 105, que deve ser lançado neste ano (105 7000?).
Há sim, o com PM

https://b4c.jp/shimano-new-105-r7000-ro ... -component
Post Reply