Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
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Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Abri este tópico com o intuito de divulgarmos informações, sobre bombas de ar de alta pressão.
Depois de ter comprado literalmente duas bombas, rss ... Acertei a mão dessa vez.
Conversando sobre calibragem com o dono de uma loja que também anda de speed, ele me recomendou uma bomba de 50 Dilma$ com o nome de high one.
Falou que tem uma bomba dessa a mais de ano, nos pedais todo mundo pede a bomba emprestada antes de sair e era muito boa.
A bomba é exatamente igual a Giyo, e calibra 110psi sem sofrimento ... Calibra fácil, fácil, mesmo!
A técnica que utilizo andar com os pneus sempre calibrados está sendo a seguinte:
Calibro os pneus na segunda feira, na quarta recalibro somente o trazeiro, desta forma consigo andar de seg á sex com os pneus 100% calibrados a semana inteira.
Abaixo a foto da criança.
Depois de ter comprado literalmente duas bombas, rss ... Acertei a mão dessa vez.
Conversando sobre calibragem com o dono de uma loja que também anda de speed, ele me recomendou uma bomba de 50 Dilma$ com o nome de high one.
Falou que tem uma bomba dessa a mais de ano, nos pedais todo mundo pede a bomba emprestada antes de sair e era muito boa.
A bomba é exatamente igual a Giyo, e calibra 110psi sem sofrimento ... Calibra fácil, fácil, mesmo!
A técnica que utilizo andar com os pneus sempre calibrados está sendo a seguinte:
Calibro os pneus na segunda feira, na quarta recalibro somente o trazeiro, desta forma consigo andar de seg á sex com os pneus 100% calibrados a semana inteira.
Abaixo a foto da criança.
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
bom, eu tenho uma bomba da Decathlon véia pra cacete, e ainda funciona com perfeição pra encher 120psi (ou 110 no tubeless). Apesar de toda a falação que eu já vi e li, ela é toda de plástico e nunca perdeu ar, teve problema de vedação, nem nada. Paguei 60 reaus nos tempos inglórios que eu andava de MTB, arrepiando com minha Caloi Supra
Pra levar no pedal, tenho uma Topeak Road Morph. Enche 120 PSI DE VERDADE; enchi em casa, enchi na rua, e é sempre sucesso. Só que agora que comprei não fura mais pneu.
Pra levar no pedal, tenho uma Topeak Road Morph. Enche 120 PSI DE VERDADE; enchi em casa, enchi na rua, e é sempre sucesso. Só que agora que comprei não fura mais pneu.
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Olha, usei poucas bombas...
...as boas sao as caras, a do Bruno (não sei o nome) e a do meu cunhado (parktool) enchem "a beça".
A minha "marca" que enche mas você sente uma diferença no pneu para menos, ou seja ela marca 110lbs mas esta com menos na prática além do bico ser só para valvula schrader
paguei 49 dilmas na leroy, marca vonder.
...as boas sao as caras, a do Bruno (não sei o nome) e a do meu cunhado (parktool) enchem "a beça".
A minha "marca" que enche mas você sente uma diferença no pneu para menos, ou seja ela marca 110lbs mas esta com menos na prática além do bico ser só para valvula schrader
paguei 49 dilmas na leroy, marca vonder.
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
A minha é a spz airtool comp, tive que garimpar ela mas dei sorte pois na pedal power que na época ainda era a representante da marca no BR não tinha a pronta entrega, só por encomenda e ainda estava salgado... Encontrei em uma loja na região dos lagos no RJ e por pouca coisa a menos da metade do que a pedal power estava pedindo... Eles tbém tinham a airtool pro mas não acho que valia a pena pagar quase o dobro do que paguei na minha...
http://www.flickr.com/photos/egf/486464 ... /lightbox/
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DESORDEM E REGRESSO
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
A minha é uma de plastico tbm, paguei 50 conto (creio eu, não lembro)...é daquelas bem simples, comprei na Centauro, mas enche bem e nunca tive problemas.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Bomba de Pé Topeak JoeBlow, muito boa, recomendo.
Bomba de Mão Topeak Race Rocket idem.
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Tenho uma de pé, Bike Atitude comprada por 70 reais na Centauro, que é só alegria.
Lá se vão uns 3 anos e meio de muita pancada e descuido e ainda está perfeita.
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Vou postar esse texto aqui que eu tinha feito. Ele da uma ajuda para encontrarmos a pressão mais correta dos pneus. Lembrando que a marcação no manômetro da bomba não é o valor exato da pressão que está no pneu. Para isso necessitaríamos de um medidor de pressão que vai diretamente no bico da câmera. Por outro lado saber o valor (número) não tem grande importância. Se você encher seu pneu sempre com 100 psi (no manômetro da bomba) e esse valor for na verdade 95 psi (valor real), o número em si não tem importância e sim a pressão que está nos pneus e o que ela proporciona. Logicamente que você deve usar sempre a mesma bomba, já que esse "erro" de medição varia de uma para outra.
Pressão dos pneus
Existe um mito na questão da pressão dos pneus que quanto mais pressão colocar mais o pneu deslizará no asfalto. Isso não é verdade. Um pneu calibrado com pressões muito altas "pula" no asfalto e isso faz com que deslize menos do que se estivesse mais vazio. Além disso, quanto mais pressão tiver em um pneu, mais desconfortável será ficar em cima da bicicleta.
Por outro lado, um pneu com pouca pressão fica mais sujeito a furos e desliza menos no asfalto, já que a área de contato aumenta.
Então, existe um valor ideal de pressão a ser usada. Isso depende do peso do ciclista, condições do asfalto, conforto fornecido pela bicicleta (quadro, rodas, selim), condições atmosféricas e qualidade do pneu.
A Michelin e a Vittoria, dois grandes fabricantes de pneus para bicicletas, sugerem alguns valores.
Segundo a Michelin:
Peso do ciclista (kg) [Pressão dos pneus (psi)]: abaixo de 50 [87] 50 a 60[97] 60 a 70[109] acima de 70[116]
Já a Vittoria traz uma tabela mais completa, variando a pressão de acordo com o TPI do pneu (quanto mais TPI, mais confortável) e se se trata do dianteiro ou do traseiro.
E ainda recomenda que para superfícies molhadas ou acidentadas diminuir a pressão em 7,5 psi. Para tubulares pode-se aumentar a pressão em 7,5 psi.
Esses são apenas valores recomendados. Para que cada ciclista encontre um valor mais adaptado para si, para a sua bicicleta e para as condições do asfalto que costuma pedalar, a Vittoria sugere o seguinte teste:
Pedale em um circuito (de preferência com várias curvas) inicialmente com os pneus calibrados segundo a tabela. A cada volta diminua 5 psi até que sinta o pneu se deformar. Esse será o seu valor mínimo. Volte para a pressão da tabela e aumente 5 psi a cada volta até sentir o pneu pular e escorregar. Esse será o seu valor máximo. Abaixe de 5 em 5 psi até encontrar o valor ideal. Anote a situação do asfalto, o tipo de circuito, seu nível de dificuldade, as condições atmosféricas, a bicicleta que estava usando, o tipo, modelo e marca dos pneus e o seu peso naquele dia. Com o tempo, saberá qual a pressão ideal que deve usar de acordo com a situação que irá enfrentar.
Lembrando que a pressão máxima indicada na lateral do pneu não deve ser ultrapassada. Alguns pneus indicam a pressão minima também que deve ser respeitada.
Alguns fabricantes de rodas especificam a pressão máxima suportada por elas. Esse também é um valor a ser observado.
Pressão dos pneus
Existe um mito na questão da pressão dos pneus que quanto mais pressão colocar mais o pneu deslizará no asfalto. Isso não é verdade. Um pneu calibrado com pressões muito altas "pula" no asfalto e isso faz com que deslize menos do que se estivesse mais vazio. Além disso, quanto mais pressão tiver em um pneu, mais desconfortável será ficar em cima da bicicleta.
Por outro lado, um pneu com pouca pressão fica mais sujeito a furos e desliza menos no asfalto, já que a área de contato aumenta.
Então, existe um valor ideal de pressão a ser usada. Isso depende do peso do ciclista, condições do asfalto, conforto fornecido pela bicicleta (quadro, rodas, selim), condições atmosféricas e qualidade do pneu.
A Michelin e a Vittoria, dois grandes fabricantes de pneus para bicicletas, sugerem alguns valores.
Segundo a Michelin:
Peso do ciclista (kg) [Pressão dos pneus (psi)]: abaixo de 50 [87] 50 a 60[97] 60 a 70[109] acima de 70[116]
Já a Vittoria traz uma tabela mais completa, variando a pressão de acordo com o TPI do pneu (quanto mais TPI, mais confortável) e se se trata do dianteiro ou do traseiro.
E ainda recomenda que para superfícies molhadas ou acidentadas diminuir a pressão em 7,5 psi. Para tubulares pode-se aumentar a pressão em 7,5 psi.
Esses são apenas valores recomendados. Para que cada ciclista encontre um valor mais adaptado para si, para a sua bicicleta e para as condições do asfalto que costuma pedalar, a Vittoria sugere o seguinte teste:
Pedale em um circuito (de preferência com várias curvas) inicialmente com os pneus calibrados segundo a tabela. A cada volta diminua 5 psi até que sinta o pneu se deformar. Esse será o seu valor mínimo. Volte para a pressão da tabela e aumente 5 psi a cada volta até sentir o pneu pular e escorregar. Esse será o seu valor máximo. Abaixe de 5 em 5 psi até encontrar o valor ideal. Anote a situação do asfalto, o tipo de circuito, seu nível de dificuldade, as condições atmosféricas, a bicicleta que estava usando, o tipo, modelo e marca dos pneus e o seu peso naquele dia. Com o tempo, saberá qual a pressão ideal que deve usar de acordo com a situação que irá enfrentar.
Lembrando que a pressão máxima indicada na lateral do pneu não deve ser ultrapassada. Alguns pneus indicam a pressão minima também que deve ser respeitada.
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Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Além da tabela que o Marino colocou aqui, a Vittoria tem uma "calculadora" on line:Marcelo Marino wrote:(...)Já a Vittoria traz uma tabela mais completa, variando a pressão de acordo com o TPI do pneu (quanto mais TPI, mais confortável) e se se trata do dianteiro ou do traseiro.(...)
http://www.vittoria.com/tech/recom-tyre-pressure/" onclick="window.open(this.href);return false;
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Eu uso pneu da Vittoria, mas não vou por essa tabela aí não.
Uso 140 na traseira e 130 na dianteira (150 TPI), peso 64Kg. Com menos de 120 tenho a impressão de que o pneu está vazio, fica muito mole. Essa foi também a configuração que menos furou até agora.
Uso 140 na traseira e 130 na dianteira (150 TPI), peso 64Kg. Com menos de 120 tenho a impressão de que o pneu está vazio, fica muito mole. Essa foi também a configuração que menos furou até agora.
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
interessante.
Costumava colocar sempre 110 na frente e 120 atrás, pelo app, deu 130 na frente e 110 atrás (pneus com tpi diferentes) e sempre acho a traseira muito mole (92kg ciclista+bike carregados)
uso um tpi320 na frente e um tpi84 na traseira, o dianteiro ta novo, o traseiro tem +- 2300km, tive 2 furos (claro no mesmo dia).
Costumava colocar sempre 110 na frente e 120 atrás, pelo app, deu 130 na frente e 110 atrás (pneus com tpi diferentes) e sempre acho a traseira muito mole (92kg ciclista+bike carregados)
uso um tpi320 na frente e um tpi84 na traseira, o dianteiro ta novo, o traseiro tem +- 2300km, tive 2 furos (claro no mesmo dia).
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Quanto mais leve for, mais PSI pode colocar né?
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
O pneu tem um valor máximo que deve ser respeitado. Mas em teoria, quanto mais leve o ciclista, menor a pressão.Ericmss wrote:Quanto mais leve for, mais PSI pode colocar né?
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Pô, eu tou colocando o máximo que o pneu manda e sinto o traseiro vazio.
E eu em cima ou não da bike não tem quase nenhuma diferença.
E eu em cima ou não da bike não tem quase nenhuma diferença.
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Acho que é o contrário, hein...Ericmss wrote:Quanto mais leve for, mais PSI pode colocar né?
Quanto mais pesado, mais perto do limite máximo tem que encher o pneu.
Por exemplo, eu com meus míseros 100kg, se rodar com um pneu com 100psi e passar em cima de uma asa de borboleta é snake bite na certa. Experiência muito bem comprovada ao longo de meses e meses de furo por seguir a dica de um cara que "entende muito" e me falou pra não passar de 90 PSI
Já você Eric, faz um longão tranquilamente com 80 PSI. Não vai ter aquela performance de rodar com 120, mas roda.
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Taí o motivo pra quase nunca ter furos, então. E eu pensando que era por causa da fita.
Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Eu boto 120 psi no pneu traseiro e 110 no dianteiro, e a recomendação máxima indicada na lateral do pneu é de 116 psi...
DESORDEM E REGRESSO
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Kras eu sempre coloco 110 psi nos 2 tanto na frente como atras, o furei 1 vez por snake bite e foi porque cai num buraco e a roda bateu na borda do buraco, senao nao teria furado...
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Tive um snake bite hoje, 100kg em cima da bike, batendo no buraco? Remenda a camara, ou joga fora? rsrsr
Apenas dê o primeiro passo...
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Cara, se não rasgou, remenda... eu só inutilizo camara depois que ela fica mais pesada que o pneu de tanto remendo..luizventur wrote:Tive um snake bite hoje, 100kg em cima da bike, batendo no buraco? Remenda a camara, ou joga fora? rsrsr
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Faça um remendo bem caprichado que roda mais com ela sem problemas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
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Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi
Remenda sim e vê essa calibragem aí, normalmente esse tipo de furo acontece porque a calibragem estava mais baixa do que deveria. Não acontece só nessa condição, mas vale dar uma olhada.luizventur wrote:Tive um snake bite hoje, 100kg em cima da bike, batendo no buraco? Remenda a camara, ou joga fora? rsrsr
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