Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by alexandre lopes »

Abri este tópico com o intuito de divulgarmos informações, sobre bombas de ar de alta pressão.

Depois de ter comprado literalmente duas bombas, rss ... Acertei a mão dessa vez.

Conversando sobre calibragem com o dono de uma loja que também anda de speed, ele me recomendou uma bomba de 50 Dilma$ com o nome de high one.

Falou que tem uma bomba dessa a mais de ano, nos pedais todo mundo pede a bomba emprestada antes de sair e era muito boa.

A bomba é exatamente igual a Giyo, e calibra 110psi sem sofrimento ... Calibra fácil, fácil, mesmo!

A técnica que utilizo andar com os pneus sempre calibrados está sendo a seguinte:

Calibro os pneus na segunda feira, na quarta recalibro somente o trazeiro, desta forma consigo andar de seg á sex com os pneus 100% calibrados a semana inteira.

Abaixo a foto da criança.

Image
Image
Image
Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Klhada »

bom, eu tenho uma bomba da Decathlon véia pra cacete, e ainda funciona com perfeição pra encher 120psi (ou 110 no tubeless). Apesar de toda a falação que eu já vi e li, ela é toda de plástico e nunca perdeu ar, teve problema de vedação, nem nada. Paguei 60 reaus nos tempos inglórios que eu andava de MTB, arrepiando com minha Caloi Supra :lol:

Pra levar no pedal, tenho uma Topeak Road Morph. Enche 120 PSI DE VERDADE; enchi em casa, enchi na rua, e é sempre sucesso. Só que agora que comprei não fura mais pneu. :D
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Papillon »

Olha, usei poucas bombas...

...as boas sao as caras, a do Bruno (não sei o nome) e a do meu cunhado (parktool) enchem "a beça".

A minha "marca" que enche mas você sente uma diferença no pneu para menos, ou seja ela marca 110lbs mas esta com menos na prática além do bico ser só para valvula schrader

paguei 49 dilmas na leroy, marca vonder.
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by bruno_h2 »

A minha é a spz airtool comp, tive que garimpar ela mas dei sorte pois na pedal power que na época ainda era a representante da marca no BR não tinha a pronta entrega, só por encomenda e ainda estava salgado... Encontrei em uma loja na região dos lagos no RJ e por pouca coisa a menos da metade do que a pedal power estava pedindo... Eles tbém tinham a airtool pro mas não acho que valia a pena pagar quase o dobro do que paguei na minha...

http://www.flickr.com/photos/egf/486464 ... /lightbox/
DESORDEM E REGRESSO
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Doido43 »

A minha é uma de plastico tbm, paguei 50 conto (creio eu, não lembro)...é daquelas bem simples, comprei na Centauro, mas enche bem e nunca tive problemas.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Orlando Neto »

Bomba de Pé Topeak JoeBlow, muito boa, recomendo.

Bomba de Mão Topeak Race Rocket idem.
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Lenine »

Tenho uma de pé, Bike Atitude comprada por 70 reais na Centauro, que é só alegria.
Lá se vão uns 3 anos e meio de muita pancada e descuido e ainda está perfeita.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Marcelo Marino »

Vou postar esse texto aqui que eu tinha feito. Ele da uma ajuda para encontrarmos a pressão mais correta dos pneus. Lembrando que a marcação no manômetro da bomba não é o valor exato da pressão que está no pneu. Para isso necessitaríamos de um medidor de pressão que vai diretamente no bico da câmera. Por outro lado saber o valor (número) não tem grande importância. Se você encher seu pneu sempre com 100 psi (no manômetro da bomba) e esse valor for na verdade 95 psi (valor real), o número em si não tem importância e sim a pressão que está nos pneus e o que ela proporciona. Logicamente que você deve usar sempre a mesma bomba, já que esse "erro" de medição varia de uma para outra.

Pressão dos pneus
Existe um mito na questão da pressão dos pneus que quanto mais pressão colocar mais o pneu deslizará no asfalto. Isso não é verdade. Um pneu calibrado com pressões muito altas "pula" no asfalto e isso faz com que deslize menos do que se estivesse mais vazio. Além disso, quanto mais pressão tiver em um pneu, mais desconfortável será ficar em cima da bicicleta.

Por outro lado, um pneu com pouca pressão fica mais sujeito a furos e desliza menos no asfalto, já que a área de contato aumenta.

Então, existe um valor ideal de pressão a ser usada. Isso depende do peso do ciclista, condições do asfalto, conforto fornecido pela bicicleta (quadro, rodas, selim), condições atmosféricas e qualidade do pneu.

A Michelin e a Vittoria, dois grandes fabricantes de pneus para bicicletas, sugerem alguns valores.


Segundo a Michelin:

Peso do ciclista (kg) [Pressão dos pneus (psi)]: abaixo de 50 [87] 50 a 60[97] 60 a 70[109] acima de 70[116]


Já a Vittoria traz uma tabela mais completa, variando a pressão de acordo com o TPI do pneu (quanto mais TPI, mais confortável) e se se trata do dianteiro ou do traseiro.

Image

E ainda recomenda que para superfícies molhadas ou acidentadas diminuir a pressão em 7,5 psi. Para tubulares pode-se aumentar a pressão em 7,5 psi.

Esses são apenas valores recomendados. Para que cada ciclista encontre um valor mais adaptado para si, para a sua bicicleta e para as condições do asfalto que costuma pedalar, a Vittoria sugere o seguinte teste:
Pedale em um circuito (de preferência com várias curvas) inicialmente com os pneus calibrados segundo a tabela. A cada volta diminua 5 psi até que sinta o pneu se deformar. Esse será o seu valor mínimo. Volte para a pressão da tabela e aumente 5 psi a cada volta até sentir o pneu pular e escorregar. Esse será o seu valor máximo. Abaixe de 5 em 5 psi até encontrar o valor ideal. Anote a situação do asfalto, o tipo de circuito, seu nível de dificuldade, as condições atmosféricas, a bicicleta que estava usando, o tipo, modelo e marca dos pneus e o seu peso naquele dia. Com o tempo, saberá qual a pressão ideal que deve usar de acordo com a situação que irá enfrentar.

Lembrando que a pressão máxima indicada na lateral do pneu não deve ser ultrapassada. Alguns pneus indicam a pressão minima também que deve ser respeitada.
Alguns fabricantes de rodas especificam a pressão máxima suportada por elas. Esse também é um valor a ser observado.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:(...)Já a Vittoria traz uma tabela mais completa, variando a pressão de acordo com o TPI do pneu (quanto mais TPI, mais confortável) e se se trata do dianteiro ou do traseiro.(...)
Além da tabela que o Marino colocou aqui, a Vittoria tem uma "calculadora" on line:

http://www.vittoria.com/tech/recom-tyre-pressure/" onclick="window.open(this.href);return false;
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by kinbold »

Eu uso pneu da Vittoria, mas não vou por essa tabela aí não.

Uso 140 na traseira e 130 na dianteira (150 TPI), peso 64Kg. Com menos de 120 tenho a impressão de que o pneu está vazio, fica muito mole. Essa foi também a configuração que menos furou até agora.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Papillon »

interessante.

Costumava colocar sempre 110 na frente e 120 atrás, pelo app, deu 130 na frente e 110 atrás (pneus com tpi diferentes) e sempre acho a traseira muito mole (92kg ciclista+bike carregados)

uso um tpi320 na frente e um tpi84 na traseira, o dianteiro ta novo, o traseiro tem +- 2300km, tive 2 furos (claro no mesmo dia).
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Ericmss »

Quanto mais leve for, mais PSI pode colocar né?
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by kinbold »

Ericmss wrote:Quanto mais leve for, mais PSI pode colocar né?
O pneu tem um valor máximo que deve ser respeitado. Mas em teoria, quanto mais leve o ciclista, menor a pressão.
Image
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Ericmss »

Pô, eu tou colocando o máximo que o pneu manda e sinto o traseiro vazio. :(
E eu em cima ou não da bike não tem quase nenhuma diferença. 8-)
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Lenine »

Ericmss wrote:Quanto mais leve for, mais PSI pode colocar né?
Acho que é o contrário, hein...
Quanto mais pesado, mais perto do limite máximo tem que encher o pneu.

Por exemplo, eu com meus míseros 100kg, se rodar com um pneu com 100psi e passar em cima de uma asa de borboleta é snake bite na certa. Experiência muito bem comprovada ao longo de meses e meses de furo por seguir a dica de um cara que "entende muito" e me falou pra não passar de 90 PSI :?

Já você Eric, faz um longão tranquilamente com 80 PSI. Não vai ter aquela performance de rodar com 120, mas roda.
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Ericmss »

Taí o motivo pra quase nunca ter furos, então. E eu pensando que era por causa da fita.
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by bruno_h2 »

Eu boto 120 psi no pneu traseiro e 110 no dianteiro, e a recomendação máxima indicada na lateral do pneu é de 116 psi...
DESORDEM E REGRESSO
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by ReinaldoBrisolla »

Kras eu sempre coloco 110 psi nos 2 tanto na frente como atras, o furei 1 vez por snake bite e foi porque cai num buraco e a roda bateu na borda do buraco, senao nao teria furado...
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by luizventur »

Tive um snake bite hoje, 100kg em cima da bike, batendo no buraco? Remenda a camara, ou joga fora? rsrsr
Apenas dê o primeiro passo...
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by brunocarlo »

luizventur wrote:Tive um snake bite hoje, 100kg em cima da bike, batendo no buraco? Remenda a camara, ou joga fora? rsrsr
Cara, se não rasgou, remenda... eu só inutilizo camara depois que ela fica mais pesada que o pneu de tanto remendo..
Bruno Carlo
Meu Strava
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by marcoaleite »

Faça um remendo bem caprichado que roda mais com ela sem problemas. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Calibrar pneu speed - Lista de bombas de ar 110 psi

Post by Magnus »

luizventur wrote:Tive um snake bite hoje, 100kg em cima da bike, batendo no buraco? Remenda a camara, ou joga fora? rsrsr
Remenda sim e vê essa calibragem aí, normalmente esse tipo de furo acontece porque a calibragem estava mais baixa do que deveria. Não acontece só nessa condição, mas vale dar uma olhada.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Post Reply