Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
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Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
bem, segue meu relato sobre instalacao de tubeless em rodas aero full carbon.
após varias tentativas fracassadas usando a metodologia mais popular (fita notubes, valvulas notubes padrao, selante), por fim o necessario vai ser:
- dois extensores de valvula com ROSCA EXTERNA (ou compra da notubes direto, ou manda fazer rosca num par de extensores q vc ja tenha - eu mandei fazer rosca);
- um pacote de veloplugs amarelos (http://veloplug.com - como eu ja tinha uns guardados na gaveta, nao precisei comprar);
- duas camaras de ar 20" (usando veloplugs, NAO VAI PRECISAR da fita amarela da notubes);
- 80ml de selante notubes (40ml pra cada roda).
pq isso?
descobri q usando o metodo padrao, a fita da notubes nao dava vedacao, ficava sempre vazando em volta da valvula (mesmo com selante).
entao lembrei do metodo gambiarra "ghetto tubeless" (usando camara de ar de 20" - http://www.youtube.com/watch?v=WRM7gq1fcoQ)
coloquei os veloplugs nos buracos da raiacao, coloquei a camara de ar, instalei o pneu (deu trabalho pq entrava muito apertado, mas insisti) e tentei encher.
ainda vazava um pouco em torno da valvula, entao meti o selante (40ml) e... SUCESSO
detalhe sobre a valvula/extensor: como no sistema tubeless a valvula tem q ficar apertadinha no aro pra nao vazar ar (precisa usar porca pra dar aperto), se o aro é aero (perfil alto) é obrigatorio usar um extensor - só q o unico extensor q aceita akela porquinha externa é o da notubes (é o unico q é fabricado com rosca externa). como comprei e vai demorar uns dias pra chegar, levei um par de extensores "lisos" no torneiro e mandei fazer rosca - paguei 30 reais e ficou perfeito.
outra coisa: usando o "ghetto tubeless" (camara de ar no lugar da fita), é OBRIGATORIO usar os veloplugs, pois a camara de ar sozinha nao aguentará a pressao do pneu road e vai entrar nos buracos da raiação e estourar (antes mesmo de atingir 50 Lbs de pressao).
expectativa na estrada: se furar e o liquido nao vedar, basta tirar a "cinta de borracha" e instalar um camara de ar normal (700c) pra continuar o treino. tendo os veloplugs no lugar não é necessaria fita de aro, basta colocar a camara de ar, encher o pneu e sair rodando.
após varias tentativas fracassadas usando a metodologia mais popular (fita notubes, valvulas notubes padrao, selante), por fim o necessario vai ser:
- dois extensores de valvula com ROSCA EXTERNA (ou compra da notubes direto, ou manda fazer rosca num par de extensores q vc ja tenha - eu mandei fazer rosca);
- um pacote de veloplugs amarelos (http://veloplug.com - como eu ja tinha uns guardados na gaveta, nao precisei comprar);
- duas camaras de ar 20" (usando veloplugs, NAO VAI PRECISAR da fita amarela da notubes);
- 80ml de selante notubes (40ml pra cada roda).
pq isso?
descobri q usando o metodo padrao, a fita da notubes nao dava vedacao, ficava sempre vazando em volta da valvula (mesmo com selante).
entao lembrei do metodo gambiarra "ghetto tubeless" (usando camara de ar de 20" - http://www.youtube.com/watch?v=WRM7gq1fcoQ)
coloquei os veloplugs nos buracos da raiacao, coloquei a camara de ar, instalei o pneu (deu trabalho pq entrava muito apertado, mas insisti) e tentei encher.
ainda vazava um pouco em torno da valvula, entao meti o selante (40ml) e... SUCESSO
detalhe sobre a valvula/extensor: como no sistema tubeless a valvula tem q ficar apertadinha no aro pra nao vazar ar (precisa usar porca pra dar aperto), se o aro é aero (perfil alto) é obrigatorio usar um extensor - só q o unico extensor q aceita akela porquinha externa é o da notubes (é o unico q é fabricado com rosca externa). como comprei e vai demorar uns dias pra chegar, levei um par de extensores "lisos" no torneiro e mandei fazer rosca - paguei 30 reais e ficou perfeito.
outra coisa: usando o "ghetto tubeless" (camara de ar no lugar da fita), é OBRIGATORIO usar os veloplugs, pois a camara de ar sozinha nao aguentará a pressao do pneu road e vai entrar nos buracos da raiação e estourar (antes mesmo de atingir 50 Lbs de pressao).
expectativa na estrada: se furar e o liquido nao vedar, basta tirar a "cinta de borracha" e instalar um camara de ar normal (700c) pra continuar o treino. tendo os veloplugs no lugar não é necessaria fita de aro, basta colocar a camara de ar, encher o pneu e sair rodando.
Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Interessante, a grande malandragem esta no bico e os veloplugs.
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
bom, falando de tubeless, finalmente tive uma alegria extra com o meu
Comprei e foi só alegria. MUITO confortável comparando com clincher comum, tudo sucesso. Aí no Audax 300 rasgou MUiTO foda um, e como estava todo cheio de selante, eu no meio da rodovia e nem ia ter como limpar e guardar, ficou por lá mesmo.
Continuo usando o na roda dianteira, mas começou a aparecer a trama de kevlar na lateral dele. O Clanovel me falou que já aconteceu isso com uns Continental dele, mas achei estrando. Como aparentemente não aumenta, continuo usando.
Agora a parte feliz. Nesse sábado, quando fui tirar a bike de cima do carro, vi um corte no pneu dianteiro, e parecia que tinha uma coisa grudada nele (pedra ou vidro). Fui cuturcar e não é nada disso. É o próprio selante, que vedou um corte FEIO no pneu, do mesmo tamanho que me fez pedir resgate uma vez na estrada. E eu nem percebi pedalando. Aí vi vantagem. Vou precisar comprar mais um par de tubeless e fazer novos testes.
Foda é que aqui no Congo os caras tem a cara de pau de pedir 280 reais CADA UM. Logicamente vou comprar de fora.
Comprei e foi só alegria. MUITO confortável comparando com clincher comum, tudo sucesso. Aí no Audax 300 rasgou MUiTO foda um, e como estava todo cheio de selante, eu no meio da rodovia e nem ia ter como limpar e guardar, ficou por lá mesmo.
Continuo usando o na roda dianteira, mas começou a aparecer a trama de kevlar na lateral dele. O Clanovel me falou que já aconteceu isso com uns Continental dele, mas achei estrando. Como aparentemente não aumenta, continuo usando.
Agora a parte feliz. Nesse sábado, quando fui tirar a bike de cima do carro, vi um corte no pneu dianteiro, e parecia que tinha uma coisa grudada nele (pedra ou vidro). Fui cuturcar e não é nada disso. É o próprio selante, que vedou um corte FEIO no pneu, do mesmo tamanho que me fez pedir resgate uma vez na estrada. E eu nem percebi pedalando. Aí vi vantagem. Vou precisar comprar mais um par de tubeless e fazer novos testes.
Foda é que aqui no Congo os caras tem a cara de pau de pedir 280 reais CADA UM. Logicamente vou comprar de fora.
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
klhada, no ebay tem o par de hutchinson fusion 3 por 110 dolares
e par de hutchinson atom galaktik (modelo novo, bem leve) por 144 dolares
bora organizar um group buy?
e par de hutchinson atom galaktik (modelo novo, bem leve) por 144 dolares
bora organizar um group buy?
Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
vc conhece mais interessados, ou vai ser um group buy de 2 pessoas? Ai nem é tão group assimCarvalho_BR wrote:klhada, no ebay tem o par de hutchinson fusion 3 por 110 dolares
e par de hutchinson atom galaktik (modelo novo, bem leve) por 144 dolares
bora organizar um group buy?
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
se juntar o leo gaona ja vira group
Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
o pessoal se animou lá na terra de ninguém. Agora se vira pra organizar a trolha, negãoCarvalho_BR wrote:se juntar o leo gaona ja vira group
Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Carvalho, será que esse seu experimento só funciona com roda aero carbon?? Em clincher de alumínio normal não funfa??
E outra coisa, será que os ultremo tubeless prestam?? os clincher eu sei que são coisa fina...
E outra coisa, será que os ultremo tubeless prestam?? os clincher eu sei que são coisa fina...
Last edited by bruno_h2 on Mon 20 May 2013 18:37, edited 1 time in total.
DESORDEM E REGRESSO
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
kkkkkkkkk!!!!!
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
bruno, funciona em clincher de aluminio normal tb - perfeitamente.bruno_h2 wrote:Carvalho, será que esse seu experimento só funciona com roda aero carbon?? Em clincher de alumínio normal não funfa??
E outra coisa, será que os ultremo tubeless prestam?? os clincher eu sei que são coisa fina...
eu relatei aki minha experiencia com as full carbon clincher pq nelas foi muito mais dificil conseguir vedacao ideal do q nas de aluminio.
so deu certo qdo eu lancei mao dos veloplugs e da camara de ar pra fazer a "fita" de aro.
acho q a superficie de carbono nao deixa a fita adesiva da notubes colar direito e por isso o ar entra por baixo dela e vaza pelos buracos dos niples.
nas clincher de aluminio geralmente a fita da notubes ja resolve sozinha o problema.
acredito q os ultremo tubeless sejam excelentes - porem ta bem dificil achar deles e os atom galaktik estao mais leves.
criei um topico pro Group Buy de pneus:
http://www.pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=97
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Bom dia !
Se passaram 4 anos do tópico, e só agora comprei umas rodas aero full carbon ...
Nesses tempo existe alguma outra maneira dessa adaptação para tubeless ?
Se a única maneira é essa gostaria de saber se existe câmara de ar de 20" com válvula presta ? Porque só encontro com aquele pito grosso, o qual nao passa no aro. Então não precisa das valvulas para tubeless ?
Abraço
Se passaram 4 anos do tópico, e só agora comprei umas rodas aero full carbon ...
Nesses tempo existe alguma outra maneira dessa adaptação para tubeless ?
Se a única maneira é essa gostaria de saber se existe câmara de ar de 20" com válvula presta ? Porque só encontro com aquele pito grosso, o qual nao passa no aro. Então não precisa das valvulas para tubeless ?
Abraço
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Henrique, quais rodas vc comprou?
A câmara de ar aro 20 é só pra fazer a vedação - vc vai extrair Dela a válvula e ficar só com a borracha.
Mas dependendo das rodas q tiver comprado, talvez nem precise dessa câmara de ar.
Na minha roda ENVE foi q não teve jeito. Hoje estou com um par de roval clx40 que apesar de não serem tubeless ready, aceitaram meu setup tubeless bastando a fita de aro amarela da notubes
A câmara de ar aro 20 é só pra fazer a vedação - vc vai extrair Dela a válvula e ficar só com a borracha.
Mas dependendo das rodas q tiver comprado, talvez nem precise dessa câmara de ar.
Na minha roda ENVE foi q não teve jeito. Hoje estou com um par de roval clx40 que apesar de não serem tubeless ready, aceitaram meu setup tubeless bastando a fita de aro amarela da notubes
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
São da china, mas não sei dizer de qual fabricante especificamente.
Pela pressa não comprei direto na fabrica, e sim no ML.
Perfil de 50mm, 25mm de largura, cubos powerway r36, raios pillar... segundo o vendedor 1450g o par.
Pela pressa não comprei direto na fabrica, e sim no ML.
Perfil de 50mm, 25mm de largura, cubos powerway r36, raios pillar... segundo o vendedor 1450g o par.
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Então eu te sugiro comprar a fita amarela notubes, os pneus, o selante, e... tentar. Se não der certo, nem perca seu tempo com a solução "gambiarra" (câmara de ar), pq apesar de funcionar, qdo por acaso o pneu perder pressão, a borracha vai sair do lugar e vai te dar o maior trabalhão de novo.
Setup tubeless é pra funcionar do modo mais simples possível. Se não funcionar da forma como é pra ser, desiste - só vai ter dor de cabeça.
A propósito, os seus aros vieram com os furos de raiação no lado interno? Se lembrou de comprar rodas sem a furacão, já é meio caminho pro sucesso, nem deve precisar da fita amarela.
Setup tubeless é pra funcionar do modo mais simples possível. Se não funcionar da forma como é pra ser, desiste - só vai ter dor de cabeça.
A propósito, os seus aros vieram com os furos de raiação no lado interno? Se lembrou de comprar rodas sem a furacão, já é meio caminho pro sucesso, nem deve precisar da fita amarela.
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Comprei hoje, assim que chegar mando fotos e noticias se deu certo. Já tenho pneus tubeless Hutischon Intensive 700x25 e a fita.
vamos ver no que dará.
abraços
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Lembre de dar duas voltas da fita em cada roda.
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Me deparei com um problema... Eu com as rodas, fita, liquido, pneus tubeless, e valvulas.... não dá para apertar a valvula com a arruela porque a mesma não entra na parede da roda... pesquisei valvulas maiores ou prolongador com rosca externa e não encontrei ... será que tenho oq fazer Carvalho ?
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Achei um extensor de valvula que é todo rosqueado.... so to estudando a medida pra não ficar sobrando muito de fora... a roda tem perfil de 50mm...
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Não tem problema se sobrar muito - é até melhor - pode um dia ter q usar o prolongados numa roda de perfil mais alto.
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
sobre o prolongadores em rodas de perfil alto - talvez seja aplicável o que eu usa na mountain bike... bicos de câmaras de ar velhas, longos, que podem ou não ser de núcleo removível.
a diferença é que todas das minhas rodas são de alumínio, então pra evitar vazamentos entre o bico e o aro, eu aplico cola de contato entre o bico e o aro, hehehe... se vc for usar fita de aro no tubes (a amarela) eu não veria problemas em usar o mesmo expediente.
a diferença é que todas das minhas rodas são de alumínio, então pra evitar vazamentos entre o bico e o aro, eu aplico cola de contato entre o bico e o aro, hehehe... se vc for usar fita de aro no tubes (a amarela) eu não veria problemas em usar o mesmo expediente.
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Não da não, Samuel - o bico é cuspido pra fora qdo a pressão ultrapassa 75psi
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Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!
Deu tudo certo e instalado... Deu trabalho encher, mas quando vedou foi só alegria! Só n sei postar fotos aqui...