Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by paulosav »

Pessoal, vou fazer uma viagem a trabalho de duas semanas para o Rio... tô pensando em levar a bike para poder pedalar no fds, gostaria de fazer o circuito olímpico e as subidas mais legais do Rio, Vista Chinesa, enfim...

Vou ficar num hotel em Copacabana, já dei uma pesquisada e no Flamengo tem uma via fechada pela manhã, acho que das 4 as 5:30?? Minha dúvida é, será que é relativamente seguro quanto a roubos pedalar pela orla, Copacabana, Ipanema, entre umas 5:30 e 7:30 da manhã?
Existe movimento de cilcistas treinando nesta região neste horário? ou devo me deslocar pra outra região?

Valeu!!
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by Wanderson Mata »

paulosav wrote:Pessoal, vou fazer uma viagem a trabalho de duas semanas para o Rio... tô pensando em levar a bike para poder pedalar no fds, gostaria de fazer o circuito olímpico e as subidas mais legais do Rio, Vista Chinesa, enfim...

Vou ficar num hotel em Copacabana, já dei uma pesquisada e no Flamengo tem uma via fechada pela manhã, acho que das 4 as 5:30?? Minha dúvida é, será que é relativamente seguro quanto a roubos pedalar pela orla, Copacabana, Ipanema, entre umas 5:30 e 7:30 da manhã?
Existe movimento de cilcistas treinando nesta região neste horário? ou devo me deslocar pra outra região?

Valeu!!
Seja bem vindo Paulo
A via que se refere é a do aterro do flamengo, lá funciona a APCC (área de proteção ao ciclista de competição) de 4 as 5:30, tem APCC também na barra e na Reserva, Flavio Fialho deve saber mais informações pois treina lá direto, sou de São Gonçalo, do outro lado da Baia.
Tem uma APCC que está em testes no túnel que foi construído onde passava a perimetral, na zona portuária.
Daqui a pouco aparece mais informações do pessoal que pedala pra lá
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by schmidt »

A melhor opção pra pedalar na Orla é em Ipanema/Leblon, algumas acessorias fazem treinos lá durante a semana, mas a partir das 6:00, 6:15 já fica inviável treinar por causa dos carros. Dá uma olhada no segmento da Orla: https://www.strava.com/segments/645698

Dar uma volta em Copa vale a pena em modo passeio, mas não dá muito pra fazer treino porque tem vários sinais de trânsito perigosos de avançar e que acabam quebrando o ritmo.

No Aterro do Flamento tem uma APCC que funciona de terça a quinta de 4:00 as 5:30 como o Wanderson já falou acima. Circuito completo: https://www.strava.com/segments/1001402 e Circuitinho: https://www.strava.com/segments/644220

Após os treinos no Aterro é normal o pessoal seguir para subir para a Mesa do Imperador. A Vista fica no caminho, mas a "regra é clara", não vale parar na Vista na subida, tem que continuar subindo até a Mesa e depois voltar. Segmento: https://www.strava.com/segments/635911 (esse é disparado o segmento mais famoso do Rio).

O Circuito Olímpico é mais ou menos certo uma galera sair aos sábados as 6:00 em ponto do relógio do Leblon ( https://www.google.com.br/maps/@-22.988 ... z?hl=pt-BR )

Quanto a assaltos, já tem um tempo que não ouço falar de roubos de bicicleta, mas a mais ou menos uma semana atrás circulou uma notícia que roubaram celulares e carteiras de 3 ciclistas entre a Vista e a Mesa, o ladrões estavam com facão.

Na minha opinião o que vale mais a pena aqui no Rio é rodar na Floresta da Tijuca (Vista, Mesa, Cristo, Paineiras, Mirante Dona Marta, Caixa d'água, etc...), eu particularmente acho um saco ficar rodando em circuito plano, depois de 3 ou 4 voltas já estou de saco cheio e me mando pra Floresta. O Circuito Olímpico também vale muito a pena, pelo visual, pelo tamanho e por ter sido parte das Olimpíadas.

Depois coloque as datas que estará por aqui, não estarei aqui no final de semana do dia 08/07 mas nos outros estarei e poderia fazer tanto o Circuito Olímpico quanto Floresta da Tijuca com você.
Image
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by paulosav »

Valeu Wanderson e Schmidt pelas informações!!

Pô, agradeço se rolar o pedal! Então, durante a semana vou tentar pedalar cedinho em um desses picos, talvez Ipanema mesmo por estar do lado...
E eu preciso estar no centro do Rio as 8:30 para trabalhar, então não tenho muita flexibilidade de horário pela manhã... a não ser que vc esteja acostumado a fazer estes pedais da Mesa e Floresta e conseguir voltar umas 7:45...

Chego aí dia 09 e volto 21, ou seja, fds do dia 15 eu vou reservar pra sofrer no circuito olímpico e demais picos que valham a pena!!
Image
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by schmidt »

- Se você tem o tempo de 5:30 e 7:30 pra pedalar, dá e sobra pra fazer um bate-volta na Mesa do Imperador, mesmo não conhecendo o caminho em 2h dá muito tempo pra você parar e tirar fotos na Vista. Fiz uma rota pra você se ter ideia do caminho, com direito a um mini aquecimento na Orla: https://ridewithgps.com/routes/22643187

- Infelizmente dia de semana não poderei te acompanhar.

- Depois me manda uma mensagem privada que te passo meu WhatsApp. Dia 15 podemos fazer o Olímpico e dia 16 um tour pela Floresta da Tijuca.

- Três dicas:
1. Traga um farol para a bike, a subida pra Mesa é floresta fechada e não tem iluminação de rua;
2. Um K7 de 28T é bem vindo;
3. Se prepare para o frio, nos pontos mais altos da Floresta as vezes fica 10 graus mais frio que na Orla.
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by Wanderson Mata »

O percurso Olímpico tô dentro, se quiserem convidar um pangaré
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by paulosav »

Valeu mesmo Schmidt!! Vou salvar e jogar no meu 520 essa rota!! com certeza vou fazer!

Tô te mandando inbox... vamos combinar o role do dia 15!

abraço!
schmidt wrote:- Se você tem o tempo de 5:30 e 7:30 pra pedalar, dá e sobra pra fazer um bate-volta na Mesa do Imperador, mesmo não conhecendo o caminho em 2h dá muito tempo pra você parar e tirar fotos na Vista. Fiz uma rota pra você se ter ideia do caminho, com direito a um mini aquecimento na Orla: https://ridewithgps.com/routes/22643187

- Infelizmente dia de semana não poderei te acompanhar.

- Depois me manda uma mensagem privada que te passo meu WhatsApp. Dia 15 podemos fazer o Olímpico e dia 16 um tour pela Floresta da Tijuca.

- Três dicas:
1. Traga um farol para a bike, a subida pra Mesa é floresta fechada e não tem iluminação de rua;
2. Um K7 de 28T é bem vindo;
3. Se prepare para o frio, nos pontos mais altos da Floresta as vezes fica 10 graus mais frio que na Orla.
Image
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by paulosav »

Wanderson Mata wrote:O percurso Olímpico tô dentro, se quiserem convidar um pangaré
Vamo aí pô! Pangaré eu sou!!

Vou chamar o Raphael Lombardi que comprou minha bike... ele é do Rio tbm!
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by Wanderson Mata »

Como o Shimidt disse, o negócio é subir pelo horto, até o final, na volta parar na mesa/vista
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by Flavio Tuix »

Paulo

moro na Barra e dificlmente vou pra zona sul, ainda mais pra treinar.

Aconselho a vc fazer o que o Daniel falou: Sobe a mesa cedinho q em 2h vc ja ta de volta com ctz.

O que vc pode fazer se quiser esticar eh fazer Mesa x Vale Encantado e voltar, mas ai vai ficar no limite do teu horário ( e nao pode esquentar na Orla, tem q ir direto e voltar direto).

Faço montanha as quintas. Se quiser posso sair mais cedo e te encontro na Vista e de lá te levo no Vale Encantado, depois volto ctg até a Vista de novo ( ai tu desce e eu volto)

No dia 15 eu trabalho (sabado) mas no domingo podemos girar plano na Barra, caso vc esteja animado. Se vc fizer circuito olimpico com o pessoal no sabado, fazemos outro pedal no domingo

Qqer coisa me manda mp q te passo o meu celular e combinamos

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by Wanderson Mata »

Flavio Tuix wrote:Paulo

moro na Barra e dificlmente vou pra zona sul, ainda mais pra treinar.

Aconselho a vc fazer o que o Daniel falou: Sobe a mesa cedinho q em 2h vc ja ta de volta com ctz.

O que vc pode fazer se quiser esticar eh fazer Mesa x Vale Encantado e voltar, mas ai vai ficar no limite do teu horário ( e nao pode esquentar na Orla, tem q ir direto e voltar direto).

Faço montanha as quintas. Se quiser posso sair mais cedo e te encontro na Vista e de lá te levo no Vale Encantado, depois volto ctg até a Vista de novo ( ai tu desce e eu volto)

No dia 15 eu trabalho (sabado) mas no domingo podemos girar plano na Barra, caso vc esteja animado. Se vc fizer circuito olimpico com o pessoal no sabado, fazemos outro pedal no domingo

Qqer coisa me manda mp q te passo o meu celular e combinamos

abrax
Aproveitando que você conhece por nome, onde é esse vale encantado? é subindo depois do posto sentido bifurcação Caixa d'agua x Cristo?
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by Flavio Tuix »

Wanderson, eh logo depois dos bombeiros.
Sentido postinho, entra a esquerda.
Sobe uns 3-4km

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by schmidt »

Flavio, saindo da Mesa e indo para o Vale pelas minhas contas aumentaria o tempo de percurso em cerca de 50 min, certamente não daria pra sair de Copa e voltar em 2h. Mas que é um bom treino eu não tenho dúvida. Segue a rota: https://ridewithgps.com/routes/22809242

Uma outra sugestão seria fazer uma volta no circuito "Canoas - Vista Chinesa" que é a parte realmente de montanha do Circuito Olímpico https://ridewithgps.com/routes/22808880
Creio que 2:15 sejam mais que suficientes pra dar essa volta, o problema, na minha opinião é que o caminho tem mais bifurcações e acaba sendo mais confuso por isso. Além disso passa em frente da entrada de duas favelas (Vidigal e Rocinha) que pode assustar quem não conhece. Mas acho que subir pela Canoas é menos sofrido que pelo Horto.

Particularmente gosto de andar em qualquer trecho do Circuito Olímpico, acho bem legal olhar os segmentos no Strava e comparar com os tempos do Nibali, Barded, GVA e etc.
Image
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by paulosav »

Flavio, eu topo fazer um pedal no domingo 16 mais sussa do que o de domingo, mais plano eu digo... vou mandar inbox!

Schmidt, valeu pelas demais rotas... vou jogar no Garmin tb, mas durante a semana o que vai rolar pra mim vai ser a primeira rota mesmo, acho que pelo tempo... mas vai que algum dia eu consiga um tempo maior...

Galera outra coisa, tô com as rodas de carbono na bike, essas descidas são muito travadas? melhor colocar as de alumínio? é que as minhas de alumínio tive problemas recentes com quebra de raio e não queria arriscar ter um problema desses aí e ficar sem pedalar...
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by Wanderson Mata »

paulosav wrote:Flavio, eu topo fazer um pedal no domingo 16 mais sussa do que o de domingo, mais plano eu digo... vou mandar inbox!

Schmidt, valeu pelas demais rotas... vou jogar no Garmin tb, mas durante a semana o que vai rolar pra mim vai ser a primeira rota mesmo, acho que pelo tempo... mas vai que algum dia eu consiga um tempo maior...

Galera outra coisa, tô com as rodas de carbono na bike, essas descidas são muito travadas? melhor colocar as de alumínio? é que as minhas de alumínio tive problemas recentes com quebra de raio e não queria arriscar ter um problema desses aí e ficar sem pedalar...
São um pouco sim, eu já tive câmara furada por aquecimento, mas dependendo das rodas de carbono...
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by paulosav »

Agora que relembrei pelas msgs, dia 16 tem o pedal que o Schmidt sugeriu da Floresta da Tijuca!!
Image
paulosav
Membro
Posts: 268
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:04

Re: Treinos no Rio de Janeiro, Copacabana

Post by paulosav »

Wanderson Mata wrote: São um pouco sim, eu já tive câmara furada por aquecimento, mas dependendo das rodas de carbono...
Vixe, as minhas são China... hahaha mas há uns 2 ou 3 anos sem problemas... mas nunca desci montanha travada com elas...
acho que vou por as de alumínio que são mais leves e com cassete 30! hahaha
e levar uns raios reservas...
Image
Post Reply