Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Landim wrote:Show Matheus!!! Vamos ver se esse pedal sai!.
Tô fraco ein Landim, 205w de FTP haha, 3.3w/kg
Pra quem tinha 280w de FTP da um desânimo danado, mas vamos em frente.
Treinar pra tentar uns 260w daqui pra julho, quem sabe...
Ginhocenci
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 06 Jan 2017 17:48
Nome Verdadeiro:: Sergio Cenci Junior
Contact:

Re: Treinamento por Potência

Post by Ginhocenci »

PH wrote:Fazendo um pouco de propaganda para meu amigo Sergio, que provavelmente deve ter um conta aqui também.

Ele está em vias de lançar o rolo de treinamento dele, nos moldes dos mais tops do mercado, porém melhor por nao ser magnético.

Acompanhei bastante do desenvolvimento e coloco a mão no fogo, vai ser muito legal.

Para quem quiser dar uma olhada:

http://www.cyclotronics.com.br/
Valeu Paulo pela propaganda! Descobrir que tem um cara top igual a você falando do nosso produto é show.
Cyclotronics - Desenvolvimento e fabricação de Rolo de treinamento inteligente / Smart Trainer no Brasil.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

TheBlackPath wrote: bom resultado depois de estar parado hein??

Tambem estou complicado de tempo esses dias de feriados.. aqui a coisa se prolonga ate amanha ainda.. Dia de Reis (quando as crianças ganham presentes)

Entao.. o BePro de um pedal vale 499€ e o de dois 749 acho.. nao lembro bem. http://www.bepro-favero.com/en/products/

A equipe Bardiani - CSF usa... e como eu disse.. estou bastante satisfeito.
Opa!!! Valeu pela informação do BePro. Achei interessante, um custo "acessível" até. Vivo pensando em uma alternativa para minha TT para trocar o Power Tap e conseguir variar a roda traseira. Vamos ver se mais para frente consigo alguma coisa.

Agora é ir calibrando as pernas, alguns treinos já começaram a dar resultados. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Ginhocenci
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 06 Jan 2017 17:48
Nome Verdadeiro:: Sergio Cenci Junior
Contact:

Re: Treinamento por Potência

Post by Ginhocenci »

Papillon wrote:
PH wrote:Fazendo um pouco de propaganda para meu amigo Sergio, que provavelmente deve ter um conta aqui também.

Ele está em vias de lançar o rolo de treinamento dele, nos moldes dos mais tops do mercado, porém melhor por nao ser magnético.

Acompanhei bastante do desenvolvimento e coloco a mão no fogo, vai ser muito legal.

Para quem quiser dar uma olhada:

http://www.cyclotronics.com.br/
Eu já anotei todos detalhes com ele e estou para colocar um texto no pelote, estava esperando ele ter algumas novidades.
Só não entendi como é feita a medição de potência.
A medição da potência é como na maioria dos medidores do mercado, através de Strain Gauge / Extensômetros, claro que também tem um sensor para medir a velocidade.
Cyclotronics - Desenvolvimento e fabricação de Rolo de treinamento inteligente / Smart Trainer no Brasil.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

Previsão de valor?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

PH wrote:Fazendo um pouco de propaganda para meu amigo Sergio, que provavelmente deve ter um conta aqui também.

Ele está em vias de lançar o rolo de treinamento dele, nos moldes dos mais tops do mercado, porém melhor por nao ser magnético.

Acompanhei bastante do desenvolvimento e coloco a mão no fogo, vai ser muito legal.

Para quem quiser dar uma olhada:

http://www.cyclotronics.com.br/
Paulo, ele aceita sugestões?
Sugere a versão analógica ( sem a eletrônica) :conta1 :conta1
Ginhocenci
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 06 Jan 2017 17:48
Nome Verdadeiro:: Sergio Cenci Junior
Contact:

Re: Treinamento por Potência

Post by Ginhocenci »

binho wrote:Previsão de valor?
Ainda em estudo...Mas algo entre 4.500-5000, ou seja, menos da metade do valor que os concorrentes chegam no Brasil. :nibal2
Cyclotronics - Desenvolvimento e fabricação de Rolo de treinamento inteligente / Smart Trainer no Brasil.
Ginhocenci
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 06 Jan 2017 17:48
Nome Verdadeiro:: Sergio Cenci Junior
Contact:

Re: Treinamento por Potência

Post by Ginhocenci »

Wanderson Mata wrote:
PH wrote:Fazendo um pouco de propaganda para meu amigo Sergio, que provavelmente deve ter um conta aqui também.

Ele está em vias de lançar o rolo de treinamento dele, nos moldes dos mais tops do mercado, porém melhor por nao ser magnético.

Acompanhei bastante do desenvolvimento e coloco a mão no fogo, vai ser muito legal.

Para quem quiser dar uma olhada:

http://www.cyclotronics.com.br/
Paulo, ele aceita sugestões?
Sugere a versão analógica ( sem a eletrônica) :conta1 :conta1
Mas assim voltamos na era dos rolos na caixa de areia. Sem os cálculos não tem graça. Mas não é a primeira vez que me pendem isso. :lance1


Image
Cyclotronics - Desenvolvimento e fabricação de Rolo de treinamento inteligente / Smart Trainer no Brasil.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Wanderson Mata wrote:
PH wrote:Fazendo um pouco de propaganda para meu amigo Sergio, que provavelmente deve ter um conta aqui também.

Ele está em vias de lançar o rolo de treinamento dele, nos moldes dos mais tops do mercado, porém melhor por nao ser magnético.

Acompanhei bastante do desenvolvimento e coloco a mão no fogo, vai ser muito legal.

Para quem quiser dar uma olhada:

http://www.cyclotronics.com.br/
Paulo, ele aceita sugestões?
Sugere a versão analógica ( sem a eletrônica) :conta1 :conta1
Um bom rolo com resistência de fluido (Kurt Kinetic, Cycleops Fluid2) no Brasil custa quase o valor final que ele tem em mente, então honestamente acho que nem esses fariam sentido se fosse comprar um com o outro.

Com os rolos "baratos" você recebe o que investiu basicamente. Um rolo solto ou triplo tem aquela resistência de caixa de areia, e os rolos fixos magnéticos em geral não são nada bons. Minhas ultimas lembranças do rolo trans-x que eu tinha eram de muito barulho e uma resistência muito estranha (mas lembro mais do barulho mesmo kkkk).
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Treinamento por Potência

Post by Papillon »

Fora que Kurt e Cycleops são muamba aqui né... não tem oficial. Lemond smart esta vindo por 9-10k, Elite Drivo e Tacx na mesma faixa e Wahoo só muamba.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Se o produto entregar oq promete...
Tiver suporte no país...
E tiver uma condição de pagamento razoável...

Eu prefiro pagar esse valor nesse produto a comprar uma bike nova!

Até pq eu ganhei uma entorse de tornozelo de grau 3 e vou tomar 6 a 8 semanas de gancho! Parabéns Tiago por não saber descer uma mureta de 50 cm de altura... Esse ano q eu gostaria de sair mais do rolo e ir mais pra rua vai começar com mais e mais rolo.

Oww sofrência! :merckx3
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

marcoaleite wrote:
TheBlackPath wrote: bom resultado depois de estar parado hein??

Tambem estou complicado de tempo esses dias de feriados.. aqui a coisa se prolonga ate amanha ainda.. Dia de Reis (quando as crianças ganham presentes)

Entao.. o BePro de um pedal vale 499€ e o de dois 749 acho.. nao lembro bem. http://www.bepro-favero.com/en/products/

A equipe Bardiani - CSF usa... e como eu disse.. estou bastante satisfeito.
Opa!!! Valeu pela informação do BePro. Achei interessante, um custo "acessível" até. Vivo pensando em uma alternativa para minha TT para trocar o Power Tap e conseguir variar a roda traseira. Vamos ver se mais para frente consigo alguma coisa.

Agora é ir calibrando as pernas, alguns treinos já começaram a dar resultados. ;)
e adicionalmente, sendo pedal.. é moleza de trocar de uma bike para outra se precisar...(mesmo que precisa dar umas voltas e sprints.. calibrar.. para ficar normal)
Image
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Treinamento por Potência

Post by Jonny »

Hoje foi o dia de fazer o meu teste de FTP. O protocolo que o treinador me passou foi o do Coggan:

20min aquecimento progressivo, incluindo 4x 45seg super giro (>110rpm)
5min (30seg forte (vo2) 30seg giro)
5min giro leve
-----
1x 5min TT (melhor possível)
15min giro leve
1x 20min TT - Procure um ritmo que sustente por 20min. Uma dica seria dividir assim:
5min forte (mas com leve sobra)
10min forte (em uma intensidade onde fique em dúvida se consegue sustentar ou não).
5min com o que sobrou nas pernas
-----------------------------------------------------------------
15 min soltando

Realmente galera a parada é tensa, fiz no rolo e com a bike de TT.

Nos primeiros TT de 5min, deu 269w. Aí fui encarar os 20min e realmente a parada é tensa depois dos 10min minhas mãos começaram a formigar muito e fiquei com muito desconforto entre o minuto 8 e o minuto 13 o nível de esforço estava muito grande e achei que não ia aguentar, mas depois dos 15min dá um ânimo novo e vai.

No fim deu 236w de média pros 20min, o que dá 224w de FTP e como tenho 66-67kg => 3,33 w/kg.

http://tpks.ws/3NFjX

Acabou a mentira, agora é treinar!
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

teste duríssimo esse ehhee mas na pratica nao muito diferente de uma corrida onde hajam alguns animais para seguir a roda agoniado hehe

Acho que em uma subida vc tiraria mais FTP que no rolo... se vc treina mais no rolo, vale esse teste.. mas se treina na rua.. pode valer a pena testar na rua tambem (vide a discussao em outro topico sobre treino no rolo.. que é mais duro que a estrada)
Image
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Treinamento por Potência

Post by tschroder »

Jonny wrote:Hoje foi o dia de fazer o meu teste de FTP. O protocolo que o treinador me passou foi o do Coggan:

20min aquecimento progressivo, incluindo 4x 45seg super giro (>110rpm)
5min (30seg forte (vo2) 30seg giro)
5min giro leve
-----
1x 5min TT (melhor possível)
15min giro leve
1x 20min TT - Procure um ritmo que sustente por 20min. Uma dica seria dividir assim:
5min forte (mas com leve sobra)
10min forte (em uma intensidade onde fique em dúvida se consegue sustentar ou não).
5min com o que sobrou nas pernas
-----------------------------------------------------------------
15 min soltando

Realmente galera a parada é tensa, fiz no rolo e com a bike de TT.

Nos primeiros TT de 5min, deu 269w. Aí fui encarar os 20min e realmente a parada é tensa depois dos 10min minhas mãos começaram a formigar muito e fiquei com muito desconforto entre o minuto 8 e o minuto 13 o nível de esforço estava muito grande e achei que não ia aguentar, mas depois dos 15min dá um ânimo novo e vai.

No fim deu 236w de média pros 20min, o que dá 224w de FTP e como tenho 66-67kg => 3,33 w/kg.

http://tpks.ws/3NFjX

Acabou a mentira, agora é treinar!
Aqui mesmo eu vi a galera confirmando minhas sensações: sempre tem um momento no teste em que você está mal, depois dá uma estabilizada. Comigo é entre 12 e 14'... Preciso checar se daí em diante eu levo adiante "apenas" (o rendimento cai) ou meu corpo entende que não morrer com "aquilo". Isso não é teste de FTP! É teste de FDP.... - risos...
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

tschroder wrote:Aqui mesmo eu vi a galera confirmando minhas sensações: sempre tem um momento no teste em que você está mal, depois dá uma estabilizada. Comigo é entre 12 e 14'... Preciso checar se daí em diante eu levo adiante "apenas" (o rendimento cai) ou meu corpo entende que não morrer com "aquilo". Isso não é teste de FTP! É teste de FDP.... - risos...
Comigo é bem isso mesmo, entre 10 e 14 minutos é bem complicado suportar a pressão psicológica mandando diminuir o esforço ou até parar.
Por varias vezes eu me peguei pedalando bem mais fraco em descidas pra tentar aliviar o sofrimento hahah.
Mas sempre após os 15' eu recupero o foco e vou até a morte.
Meu ultimo teste de FTP de verdade terminei sem nada nas pernas, com 205bpm, pescoço mole igual de recém nascido e aquela vontade de cair pro lado, além de ver tudo preto :jens2
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

para mim tambem... entre 12 e 14 a 15' é onde o bicho pega mais forte.

Mas pqp.. chegar a 205bpm.. isso sim é dedicaçao hehe
Image
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

TheBlackPath wrote:para mim tambem... entre 12 e 14 a 15' é onde o bicho pega mais forte.

Mas pqp.. chegar a 205bpm.. isso sim é dedicaçao hehe

Nada hahaha, era a vontade de conseguir bater os 300w.
Eu tenho uma FCmax bem alta, em corridas tb ja cheguei nesse limite, 207bpm.
É algo assustador só em números, na hora não da tempo pensar muito nisso, ou faz ou sobra :wigo1
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

Keeepz wrote:
TheBlackPath wrote:para mim tambem... entre 12 e 14 a 15' é onde o bicho pega mais forte.

Mas pqp.. chegar a 205bpm.. isso sim é dedicaçao hehe

Nada hahaha, era a vontade de conseguir bater os 300w.
Eu tenho uma FCmax bem alta, em corridas tb ja cheguei nesse limite, 207bpm.
É algo assustador só em números, na hora não da tempo pensar muito nisso, ou faz ou sobra :wigo1
mas que idade vc tem?

e realmente tenho amigos que andam bem e se vc ve no Strava as pulsaçoes sempre la em cima da a impressao que estao sempre fora de forma. Já outros (mais comum) tem pulsaçoes impressionantemente baixas, mesmo com esforço intenso...naquela de vc estar junto na subida, ver o sofrimento e depois ve os dados.. e o cara estava a 150bpm
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Eu entro neste segundo caso... Final de dezembro fiz um TT para alinhar FTP e a média HR deu 162 moendo o pau. O intercooler funciona bem, só preciso acertar a transmissão para aumentar a potência! hahaha :P
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

Quando era novinho, até os 28 anos por ai, meus batimentos também chegavam a mais de 200 (me lembro de 205) num sprint. Hoje chegam a 195 por ai. Motor 1.0.
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Treinamento por Potência

Post by Iberê »

pra mim depende da atividade
correndo já passei de 200
levantamento olímpico bato 195 fácil
pedalando é difícil chegar nos 190
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

Só compartilhando um link com uma série planilhas de treino da federação britânica de ciclismo:

https://www.britishcycling.org.uk/knowl ... -Options-0
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Daí você com 1 mês de retorno aos treinos fica feliz que os watts tão voltando bem rápido, já está se sentindo um ciclista novamente com rotina de treinos, depilou até as pernas que estavam Chewbacca total, vai numa praia em um domingo pra curtir, toma um caldo de uma onda e LUXA A MERDA DO OMBRO :lance4
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Keepz,

Quando a maré (de sorte) está ruim, é assim mesmo. O importante é não desanimar. Eu estava todo animado também aí veio uma contratura no trapézio (náo virava a cabeça para a esquerda) seguida de uma uveíte no O.E. (não consigo enxergar nada direito). Paciência, pois em fevereiro eu vou treinar...
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Landim wrote:Quando era novinho, até os 28 anos por ai, meus batimentos também chegavam a mais de 200 (me lembro de 205) num sprint. Hoje chegam a 195 por ai. Motor 1.0.
Eu, aos quase 45, bato 197 bpm fácil. Eu acho que comentei isso em algum lugar: era bugado com essa FC alta até descobrir que é um condicionamento de uma vida. Lógico que quando bem treinado, atingir 197 bpm é um esforço quase sobre-humano.

P.
--
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Landim wrote:Quando era novinho, até os 28 anos por ai, meus batimentos também chegavam a mais de 200 (me lembro de 205) num sprint. Hoje chegam a 195 por ai. Motor 1.0.
Os meus chegam a 180 depois de muito tempo e usualmente com um calor miserável. Diesel.
Image
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Treinamento por Potência

Post by Jonny »

TheBlackPath wrote:teste duríssimo esse ehhee mas na pratica nao muito diferente de uma corrida onde hajam alguns animais para seguir a roda agoniado hehe

Acho que em uma subida vc tiraria mais FTP que no rolo... se vc treina mais no rolo, vale esse teste.. mas se treina na rua.. pode valer a pena testar na rua tambem (vide a discussao em outro topico sobre treino no rolo.. que é mais duro que a estrada)
Acho que você acertou na mosca.

Hoje tinha um 2 x 8' no limiar. Fui fazer na rua.

Meu FTP ta em 225w (aferido no rolo), no primeiro deu 265w pq segurei um pouco ainda. No segundo não segurei nada e deu 280w, semana que vem é a semana leve e no fim dela vou tentar refazer o teste na rua...
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

E ai pessoal...
Voltando aos poucos por aqui...acredito que em algumas semanas já estarei rodando na rua, por enquanto só rolo mesmo.
Minha fc em qualquer fim de prova/pelotão vai nos 190..192. Hoje ou não sei se chega em 150....rs

Fiz um teste de ftp hoje, sem chances de fazer um teste de 20', talvez sem preparo físico também, para não ficar sem referências fui para o teste de 8', apesar de ter um pouco de resistência/pré conceito em relação a ele.
Segui o seguinte protocolo, que copiei ou inventei...rs
15' aquecimento
3x45'' cadência 120 rpm
5' sendo 30'' z4 30'' z2
5' leve
3' muito forte
descansei até me sentir 100%
teste de 8'
Resultados: Pot média 312W/ pot max 406W / Cad med 90 rpm/ Cad Max 94 rpm, não consegui a média ponderada do segmento. Não uso FC.
A parte boa é que apesar de não estar treinando certinho estou com meu melhor peso dos últimos anos, 82kg, quero correr o brasileiro com 75--78kg esse ano com algo próximo de 4.0/4,2 w/kg...
De acordo com o site da cbc o brasileiro master será em João Pessoa...
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Rico, só uma dúvida: teste de 8 min pra definir oq exatamente?

Pq se for o 8 min test do CTS (Carmichael) pra tirar um FTP, o protocolo precisa de dois intervalos de 8 min.
Post Reply