adapatando um quadro road pra TT

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

adapatando um quadro road pra TT

Post by samuelgouvea »

senhores,

estou pensando em resolver 2 problemas numa tacada só:

meu irmão caçula comprou um quadro usado pra montar uma road, mas o quadro é 56 e ele tem 1,90... era pra rodar no mínimo de 58. pra piorar, o tal quadro, um Gios qualquer, é mais curto do que eu esperava pra um 56...

algumas vezes a gente assume na road uma posição quase que de crono - antebraços sobre os flats do guidão - e eu percebo que a minha bike pra essa posição fica muito comprida, uma mais curta seria melhor... mas não sei de essa impressão é devido ao fato de eu não reajustar a posição do corpo sobre o selim, continuando sentado mais atrás, na posição normal da road...

pergunta: seria possível adaptar um quadro de road comum pra TT? esse quadro teria mesmo que ser mais curto que o de road, ou isso é apenas impressão minha? a frente desse quadro deve ser o mais baixa possível, certo?
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by ftmonjardim »

samuelgouvea wrote:senhores,

estou pensando em resolver 2 problemas numa tacada só:

meu irmão caçula comprou um quadro usado pra montar uma road, mas o quadro é 56 e ele tem 1,90... era pra rodar no mínimo de 58. pra piorar, o tal quadro, um Gios qualquer, é mais curto do que eu esperava pra um 56...

algumas vezes a gente assume na road uma posição quase que de crono - antebraços sobre os flats do guidão - e eu percebo que a minha bike pra essa posição fica muito comprida, uma mais curta seria melhor... mas não sei de essa impressão é devido ao fato de eu não reajustar a posição do corpo sobre o selim, continuando sentado mais atrás, na posição normal da road...

pergunta: seria possível adaptar um quadro de road comum pra TT? esse quadro teria mesmo que ser mais curto que o de road, ou isso é apenas impressão minha? a frente desse quadro deve ser o mais baixa possível, certo?
acho que a mudança mais brusca de um quadro de road para um de TT nem é a frente e sim o angulo do SeatTube.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by ftmonjardim »

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote:
samuelgouvea wrote:senhores,

estou pensando em resolver 2 problemas numa tacada só:

meu irmão caçula comprou um quadro usado pra montar uma road, mas o quadro é 56 e ele tem 1,90... era pra rodar no mínimo de 58. pra piorar, o tal quadro, um Gios qualquer, é mais curto do que eu esperava pra um 56...

algumas vezes a gente assume na road uma posição quase que de crono - antebraços sobre os flats do guidão - e eu percebo que a minha bike pra essa posição fica muito comprida, uma mais curta seria melhor... mas não sei de essa impressão é devido ao fato de eu não reajustar a posição do corpo sobre o selim, continuando sentado mais atrás, na posição normal da road...

pergunta: seria possível adaptar um quadro de road comum pra TT? esse quadro teria mesmo que ser mais curto que o de road, ou isso é apenas impressão minha? a frente desse quadro deve ser o mais baixa possível, certo?
acho que a mudança mais brusca de um quadro de road para um de TT nem é a frente e sim o angulo do SeatTube.
Bingo! :conta1

A geometria muda um pouco, pode ser que o simples fato de adicionar uma frente de TT não resulte em muita diferença em relação a colocar um clip em uma Road. Se a intenção for brincar, até vale, mas se for para competir aconselho pegar algo mais específico.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by samuelgouvea »

então, mas o angulo do selim não seria uma medida... virtual?
ou seja, chegando o selim bem pra frente, esse angulo mudaria, ficando mais próximo do angulo que existe entre as pernas e o tronco nas roads...

se bem que chegando o selim pra frente aquele lance que falei do quadro curto se torna um problema!
Image
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by rodrigomarin »

Se usar um canote sem recuo e um selim como o Adamo você muda bastante o ângulo, só que
samuelgouvea wrote:aquele lance que falei do quadro curto se torna um problema!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by marcoaleite »

samuelgouvea wrote:então, mas o angulo do selim não seria uma medida... virtual?
ou seja, chegando o selim bem pra frente, esse angulo mudaria, ficando mais próximo do angulo que existe entre as pernas e o tronco nas roads...

se bem que chegando o selim pra frente aquele lance que falei do quadro curto se torna um problema!
Se faz isso tira a posição fora do especificado para as TTs. Aí entra onde eu falei, se for montar por diversão até vale, mas se for competir vai ter problemas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by Wanderson Mata »

Opa, tópico acertou em cheio

Tenho o plano para 2017 montar uma TT para treinar e pegar alguma prova de tt ou até algum triathlon.
A idéia é reaproveitar o que tenho de peças, pegar umas alavancas de freio no Ali e um shifter 10v que apareceu por mágica a 70,00.
Eu tinha um quadro Volare Stiletto, ano 2001, que era a minha primeira bike, que depois montei para minha esposa, e depois vendi.
Esse quadro era 54, e tinha geometria tradicional, top tube paralelo, chain stays curtos, e, o seat tube tinha 76,25º, será que esse quadro daria para começar um projeto baixo custo?
Esse quadro rolaria de barganhar lá para abril
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by Flavio Tuix »

samuca
eu nao montaria uma TT num quadro road
Se vc quer fazer uma TT, pega o seu quadro e passa pro seu irmao, vende o gios e compra um quadro TT, pq fica especifico
MINHA OPINIÃO: acho tosco speed com "cara" de TT hahahahaahahah
:nibal2 :nibal2

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
bobisrs
Membro
Posts: 24
Joined: Tue 30 Aug 2016 09:45
Nome Verdadeiro:: Robson
Location: Gravataí/RS

Re: adapatando um quadro road pra TT

Post by bobisrs »

Eu quero fazer isso na minha road que uso no rolo e montar uma tt com ela, pra isso usa-se um canote para adaptar o angulo do seattube, descobri isso no video abaixo:

phpBB [media]
Post Reply