Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

diegomendesdeath wrote:
TheBlackPath wrote:excelente! Quantos W/kg da esse FTP?

O meu em valores absolutos em forma é bem parecido (336-340) e também cai para cerca dos 300-310 fora de temporada. Com o ganho de peso em cima entao é só tristeza hehe
mais ou menos ai 4,3kg
para um amador até que ta ok HAHA :vino1
Tá ótemo! hahaha Eu também giro nesse range aí de W/kg agora no começo da temporada, aliás, fiz quinta o teste. Ainda estou fechando os treinos de base e espero subir uns 10% até o primeiro peak do ano. Vamos ver se vou ter saco para treinar certinho...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
diegomendesdeath
Membro
Posts: 37
Joined: Fri 11 Jul 2014 03:48

Re: Treinamento por Potência

Post by diegomendesdeath »

Papillon wrote:pô se ta bom! Excelente!

Agora olha o que esse monstro me fez ontem:
Image

Ai é sacangem, queria ver os dados do Stybar ou do Boonen em épocas de Paves, a NP da parada deve ser sinistra. :jens1
diegomendesdeath
Membro
Posts: 37
Joined: Fri 11 Jul 2014 03:48

Re: Treinamento por Potência

Post by diegomendesdeath »

Ta foda até pra completar é de 2016, mas putz.

http://www.stickybottle.com/coaching/ry ... aix-debut/
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Treinamento por Potência

Post by jorge luis »

Pessoal, tenho uma dúvida e peço a auxílio de vcs.
Treino conforme posso, não posso seguir a metodologia de base, building, pico etc...devido meu trabalho. Assim quero poder andar o melhor que posso em qualquer época do ano. Logicamente procuro fazer as adaptações dos treinos e evoluir sempre. Hoje estou com 3,4W/kg....quero voltar para 4,15W/kg é que tinha um tempo atrás.

Bem, sempre que faço treinos intervalados eu tento seguir a regra do H. Allen de usar a potência do 3º tiro e ir até cair tantos porcentos. Alguém aqui treina usando isto?
Eu tenho encontrado um dilema, faço os tiros e minha potencia não caí durante os intervalos....aí tenho que parar devido fadiga mais mental de ficar fazendo a mesma coisa no mesmo lugar ou devido o tempo disponível para treinar do que pelo esforço em sí.
Coloquei abaixo um link do treino que fui fazer hoje de subida com tiros de 5mn a 110% FTP.....cheguei no 10 tiro e ainda tinha pernas para mais, mas não tinha mais cabeça de repetir a mesma coisa e o tempo de treino já tinha dado.
Fiz teste FTP atual tem 15 dias, então acho que não estou treinando em faixa abaixo do que seria.

https://connect.garmin.com/modern/activity/2510096590

Seria interessante então continuar este exercício?
Diminuir tempo recuperação?
Fazer por exemplo 5x5min vo2 + girar L2 restante tempo?
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

jorge luis wrote:Pessoal, tenho uma dúvida e peço a auxílio de vcs.
Treino conforme posso, não posso seguir a metodologia de base, building, pico etc...devido meu trabalho. Assim quero poder andar o melhor que posso em qualquer época do ano. Logicamente procuro fazer as adaptações dos treinos e evoluir sempre. Hoje estou com 3,4W/kg....quero voltar para 4,15W/kg é que tinha um tempo atrás.

Bem, sempre que faço treinos intervalados eu tento seguir a regra do H. Allen de usar a potência do 3º tiro e ir até cair tantos porcentos. Alguém aqui treina usando isto?
Eu tenho encontrado um dilema, faço os tiros e minha potencia não caí durante os intervalos....aí tenho que parar devido fadiga mais mental de ficar fazendo a mesma coisa no mesmo lugar ou devido o tempo disponível para treinar do que pelo esforço em sí.
Coloquei abaixo um link do treino que fui fazer hoje de subida com tiros de 5mn a 110% FTP.....cheguei no 10 tiro e ainda tinha pernas para mais, mas não tinha mais cabeça de repetir a mesma coisa e o tempo de treino já tinha dado.
Fiz teste FTP atual tem 15 dias, então acho que não estou treinando em faixa abaixo do que seria.

https://connect.garmin.com/modern/activity/2510096590

Seria interessante então continuar este exercício?
Diminuir tempo recuperação?
Fazer por exemplo 5x5min vo2 + girar L2 restante tempo?
eu nao faço assim (mas tomo algum declínio nos ultimo intervalos como referencia na analise para planejar treinos futuros), mas nao seria totalmente anormal aguentar as 10x dependendo da sua fatiga geral (TSB).
Outra coisa é que vc pode nao ter dado 100% no teste de FTP.. o que acontece bastante. Cara vai com um objetivo duro, mais ou menos fixo e cumpre.. quando na realidade se deixasse a alma sairiam mais W.
Vc fez teste de 5'? Quantos W; W/Kg?
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

sobre os dados do VanMarcke ... que acho um corredor espetacular e de muita má sorte nas classicas.... lembrando que a ultima hora ele ia escapado e quase nao aguentando a roda do Andrey Amador. Imagina esse o que nao ia gerando de W!!!!
Image
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Treinamento por Potência

Post by jorge luis »

Vc fez teste de 5'? Quantos W; W/Kg?[/quote]

Sempre segui o protocolo do video sufferfest Rubber Glove, fiz o teste no rolo. Por comparação, meu melhor teste CP5 = 402w nesta mesma subida do treino de ontem e CP20 de 310w na rua. Pesava 75kg e estava com 3,93w/kg;
Uma coisa venho aprendendo, nunca fui bom nos tiros de 20min constantes. Faco tiros de L4 normalmente com 8min e 4min de recuperação, neste modo já consegui mês passado fazer 8x8min 100% FTP com 4min recuperação no rolo. Mas se parto para um 2x20min por exemplo é dose pra mim. Já tiros anaeróbicos, tenho talvez uma maior facilidade de recuperação devido o tempo menor do esforço; Mesmo o esforço sendo maior.
Um fato que acredito seja eu não ter uma base aeróbica muito fundamentada, devido compromissos da vida. Vou fazendo uns vôos curtos a todo instante pois quando tento encaixar ficar fazendo só base...acontece algo e aí perco tudo. Aí fico p da vida pois fico abdicando de acompanhar os treinos corrida com os amigos.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Protocolos de 8 min, o coeficiente de multiplicação é 0,9. Para os de 20min, usa 0,95 mesmo.

P.
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Jorge, posta depois o teste de FTP para darmos uma olhada.

Eu dei uma olhada no seu treino e a sensação, comparando a FC com a potência é que seu FTP pode estar subdimensionado. Estou falando pode, pois é uma suposição, o ideal era ver o teste para dar uma visão melhor.

Outro detalhe, tu só treina intervalos de 5 min? Não sei se eu entendi errado, mas pelo seu post deu a entender isso.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Treinamento por Potência

Post by Iberê »

jorge, minha opinião rápida é: aumente a potência dos tiros gradativamente até chegar a um que ofereça um estímulo adequado.
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

diegomendesdeath wrote:
Ai é sacangem, queria ver os dados do Stybar ou do Boonen em épocas de Paves, a NP da parada deve ser sinistra. :jens1
Bom, totalmente diferente de uma clássica de 5 a 6h, mas os poucos dados dos cronos vencidos pelo Wiggins disponíveis são ainda mais assustadores.
Mas... sao esforços de 1h-1h15 praticamente com aP=nP.
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

marcoaleite wrote:Jorge, posta depois o teste de FTP para darmos uma olhada.

Eu dei uma olhada no seu treino e a sensação, comparando a FC com a potência é que seu FTP pode estar subdimensionado. Estou falando pode, pois é uma suposição, o ideal era ver o teste para dar uma visão melhor.

Outro detalhe, tu só treina intervalos de 5 min? Não sei se eu entendi errado, mas pelo seu post deu a entender isso.
também creio que o FTP esta abaixo do que deveria.
Se prefere esforços mais curtos vale a pena tentar a sugestao do PAF do protocolo de 8' all out x2

https://trainright.com/cts-field-test-w ... es-not-20/
Image
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Treinamento por Potência

Post by jorge luis »

Sou ogro para usar estes copiar e colar arquivos de treinos, abaixo segue o teste que fiz de FTP dia 04/02/2018. Neste dia estava descansado pois iria até participar de uma prova, mas perdi a largada e na semana havia feito treinos que acreditava me deixar preparado e descansado para a prova do dia. Então o que fiz neste dia, acredito o que era o que eu tinha mesmo.
Como informação fiz o teste dos 20min com relação 53x15 todo o tempo e ficou cadência em 85rpm. Não tenho cadência mais alta que isso mesmo. Se eu girar demais afogo bem mais rápido.

https://www.strava.com/activities/1391858174

Aqui segue treino que havia feito dia 04/01/2018 onde estava aferindo um FTP de 258w. Como disse que tenho dificuldades de tiros 20' fiz vários de 8min e parei neste dia pois já estava 02 horas no rolo (uso o KK road machine) e não aguentava mais a monotonia, acho que ainda tinha perna para mais.

https://www.strava.com/activities/1340583451

Gosto de fazer tiros com variados tempos....,8,10 15 e 20min FTP. O que disse é que quando tento fazer 2x20min FTP ou Sweet Spot morro sempre no meio do segundo tiro. Aí faço alguns de menor duração pois consigo ter mais tempo na zona desejada.
Neilson
Membro
Posts: 96
Joined: Sat 09 Nov 2013 20:09
Nome Verdadeiro:: Neilson

Re: Treinamento por Potência

Post by Neilson »

Boa noite !! Que bom ..... A galera continua firme e forte aqui no tópico !! De vez em quando dou uma olhada aqui muito rápida , mas uma hora vou voltar a acompanhar e participar !! Bons treinos galera !
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

jorge luis wrote:Sou ogro para usar estes copiar e colar arquivos de treinos, abaixo segue o teste que fiz de FTP dia 04/02/2018. Neste dia estava descansado pois iria até participar de uma prova, mas perdi a largada e na semana havia feito treinos que acreditava me deixar preparado e descansado para a prova do dia. Então o que fiz neste dia, acredito o que era o que eu tinha mesmo.
Como informação fiz o teste dos 20min com relação 53x15 todo o tempo e ficou cadência em 85rpm. Não tenho cadência mais alta que isso mesmo. Se eu girar demais afogo bem mais rápido.

https://www.strava.com/activities/1391858174

Aqui segue treino que havia feito dia 04/01/2018 onde estava aferindo um FTP de 258w. Como disse que tenho dificuldades de tiros 20' fiz vários de 8min e parei neste dia pois já estava 02 horas no rolo (uso o KK road machine) e não aguentava mais a monotonia, acho que ainda tinha perna para mais.

https://www.strava.com/activities/1340583451

Gosto de fazer tiros com variados tempos....,8,10 15 e 20min FTP. O que disse é que quando tento fazer 2x20min FTP ou Sweet Spot morro sempre no meio do segundo tiro. Aí faço alguns de menor duração pois consigo ter mais tempo na zona desejada.
Olhei aqui e seus treinos não aparecem os gráficos... :nibal1

Enfim, o segredo é tu sair da zona de conforto no treino. Se está difícil fazer 2x20, comece fazendo 3x10 em sweet spot, depois sobe para FTP, depois pode aumentar para 2x15, 2x20 em sweet spot, vai variando o tempo e intensidade até conseguir a adaptação. E quando puder, refaça o teste de FTP para ver como vai se sair. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

se o teste foi feito no rolo é provavel que o valor esteja abaixo do que faria na estrada. Por isso que é provavel que quando vc aplica Z5 de rolo seja "facil" na estrada.
Tem gente que tem até 2 FTPs...um indoor e outro outdoor, com diferenças grandes. Daí quando é indoor usa as zonas referentes ao FTP indoor e assim por diante.
Acho que vc deveria se empenhar e deixar a alma por 20' em alguma subida. Se for muito dificil chama algum amigo mais forte que vc para que te "puxe" na subida...
Image
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Treinamento por Potência

Post by jorge luis »

Obrigado todos pelas dicas, vou procurar aumentar os tempos sim de intervalos e não daqui um mês refazer o teste.
Isso de ter 2 FTP indoor e outdoor eu já havia pensado, só nunca vi escrito em lugar algum. Pois realmente z5 no rolo é mais difícil do que z5 na subidas pra mim.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Fala People!

Depois de um longo e tenebroso inverno, estou voltando aos treinos. Estudando muito sobre cadência, resposta fisiológica à mudança biomecânica e densidade mitocondrial eu acabei descobrindo uma métrica que o Friel falava muito mas que eu nunca tinha dado muita bola. Teve um dia aqui (29/05/18) estava ventando muito e de testa de forma bem consistente. A faixa deu uma bugada no início do treino e quando eu baixei o treino no GC (Figura 1), tomei um susto ao ver o valor do desacoplamento aeróbio (AD) (Figura 2). Eu achava que valia apenas para valores positivos...

O AD serve como ótima métrica para avaliar a base. Deve sempre ser comparado com a evolução da FC e da potência. Valores negativos vão indicar treinamentos de base (Z2/Z3) bem feitos.

Image
Figura 1 - Hr:Pwer

Image
Figura 2 - Aerobic Decoupling Data

Abraços!
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

O Aerobic Decoupling meu dependendo do treino vira uma zona! Eu montei um gráfico no GC para controlar a média e dependendo do treino, quando tem muita subida dura, chego a terminar com até 13%. Para terminar com ele zero ou negativo, só se sair sozinho e no pace constante rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por Potência

Post by samuelgouvea »

PAF, eu também andei lendo sobre o AD, todavia tem um porém - creio que pra ser válido, o seu treino precisa ser feito em intensidade mais ou menos constante, ou seja, tem que ser um treino de endurance. não dá pra fazer esse tipo de análise em todos os treinos...

pra mim, os valores podem chegar a 20 e tantos % positivos porque na maioria dos treinos longos eu termino com uma serra cat.3, hehehehe!
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

igualmente... e na real nunca entendi muito bem esse dado (e aplicabilidade)
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

Entre assinar o Strava e o TrainingPeaks, optei por assinar o último, pois o aplicativo para smartphone é muito bom e permite acompanhar minha evolução e analisar treinos.

Nesse sentido, dentre as funcionalidades do TrainingPeaks no aplicativo para iPhone, está disponível o Aerobic Decoupling quando se analisa as voltas (laps) de um determinado treino.

Costumo dar uma olhada nessa métrica apenas quando os intervalos são constantes em sua potência, pois o AD compara o rendimento entre as duas metades de um intervalo, portanto, se esse intervalo não for constante (tipo, primeira metade mais forte que o final), os valores de AD acabam não fazendo muito sentido.
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

AD é uma métrica mais usada na preparação de Base. Estou preparando um post sobre base falando justamente nisso.

P.
--
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

portoga wrote:Entre assinar o Strava e o TrainingPeaks, optei por assinar o último, pois o aplicativo para smartphone é muito bom e permite acompanhar minha evolução e analisar treinos.

Nesse sentido, dentre as funcionalidades do TrainingPeaks no aplicativo para iPhone, está disponível o Aerobic Decoupling quando se analisa as voltas (laps) de um determinado treino.

Costumo dar uma olhada nessa métrica apenas quando os intervalos são constantes em sua potência, pois o AD compara o rendimento entre as duas metades de um intervalo, portanto, se esse intervalo não for constante (tipo, primeira metade mais forte que o final), os valores de AD acabam não fazendo muito sentido.
sim... tenho Training Peaks também - e concordo que assinar o Strava para fins de treinamento é quase inutil, a começar pelo processamento dos dados que eles fazem reduzindo os Watts.

Também já entendi como aplicar o AD... o que nao entendi ainda é o que quer dizer a diferença resultados, considerando dois ou mais intervalos "bem feitos".
Aguardo o post PAF :jan1
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento por Potência

Post by samuelgouvea »

TheBlackPath wrote: Também já entendi como aplicar o AD... o que nao entendi ainda é o que quer dizer a diferença resultados, considerando dois ou mais intervalos "bem feitos".
Aguardo o post PAF :jan1
não quer dizer nada!

o AD avalia tão somente o drift cardíaco no treino de endurance, permitindo avaliar a qualidade da sua base...

qualquer outro treino que não envolva a geração uniforme de potencia e intensidade igualmente uniforme não gerará um dado útil em relação ao AD!
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

É que o AD cruza o bpm com a potência, aí tem esse problema se analisar treinos fora da base. Mas em período de base, onde o foco maior é o trabalho na resistência, ele indica o quando seu deficit cardíaco foi em relação a potência média. Ou seja, se você está resistente, a tendência é você ter um deficit menor. A grosso modo é isso.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

É uma métrica de Base. Por tudo que lí, muito usada também por tri-atletas por causa da natureza do pace deles e das distâncias das provas.

P.
--
Image
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Treinamento por Potência

Post by bcgfg »

Sei que não é o tópico ideal, mas tentarei aproveitar o conhecimento de vocês.

Eu usei por um bom tempo as planilhas prontas do Strava, que me ajudaram em vários aspectos, como ter rotina de treino, conhecimento de alguns procedimentos de treino, etc.

Mas acabei vendo que estava sempre nos mesmos treinos, que normalmente eram de subida.

O training peaks vi que rola umas planilhas no mesmo estilo do Strava.
Alguém saberia me informar se existe alguma diferença significativa entre os dois?
Além desses dois, vocês conhecem algum outro site que tenha planilhas de treino no mesmo esquema?

Sei que o mais indicado é um treinamento com acompanhamento próximo, voltado para as minhas deficiências no ciclismo, mas o valor desses treinamentos estão um pouco fora da minhas possibilidades, por isso a utilização dessas planilhas prontas.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

O Training Peaks vende planilhas prontas para objetivos variados, dá uma olhada melhor lá para ver se algumas delas lhe atende. Outros que tem programas prontos de treinos são o app Trainer Road, mas são mais específicos para usar no rolo e tem o Sufferfest também. São mais simples que o Training Peaks creio eu, não falo com precisão porque nunca usei o modulo de treino de nenhum deles.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Treinamento por Potência

Post by bcgfg »

Valeu Marco! Vou olhar lá.
Post Reply