Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Adriano »

bcgfg wrote:Sei que não é o tópico ideal, mas tentarei aproveitar o conhecimento de vocês.

Eu usei por um bom tempo as planilhas prontas do Strava, que me ajudaram em vários aspectos, como ter rotina de treino, conhecimento de alguns procedimentos de treino, etc.

Mas acabei vendo que estava sempre nos mesmos treinos, que normalmente eram de subida.

O training peaks vi que rola umas planilhas no mesmo estilo do Strava.
Alguém saberia me informar se existe alguma diferença significativa entre os dois?
Além desses dois, vocês conhecem algum outro site que tenha planilhas de treino no mesmo esquema?

Sei que o mais indicado é um treinamento com acompanhamento próximo, voltado para as minhas deficiências no ciclismo, mas o valor desses treinamentos estão um pouco fora da minhas possibilidades, por isso a utilização dessas planilhas prontas.
Com um pouco de estudo e dedicação dá pra montar as próprias planilhas de treino. A bíblia do Friel tem uma variedade muito grande de exercícios, bem como o passo a passo para periodizar os treinos. Dá pra baixar 0800 aqui: https://libgen.pw/search?q=The+Cyclist% ... ning+Bible.
Se quiser uma planilha mais heterodoxa, dá uma olhada na que eu montei pra mim: https://transfernow.net/15hf52o1847v
Como não tenho disponibilidade de tempo de fazer uma base tradicional, com muito chá de selim, fiz uma base curta de um mês, já iniciando com maior intensidade.

Disclaimer aos possíveis neófitos que estejam lendo isso: Essa planilha não é para iniciantes. Pra quem nunca treinou antes, recomendo fazer a base tradicional antes de partir pra treinos de alta intensidade. Consulte seu médico e use por sua conta e risco.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Treinamento por Potência

Post by bcgfg »

Opa! Bem legal suas dicas Adriano.
Realmente nunca tinha parado para pensar em montar uma planilha sozinho.

Vou dar uma lida no livro do Friel, e depois tentar montar uma planilha.

Dei uma olhada por cima na sua planilha e achei bem interessante os períodos e os treinos.

Valeu mesmo!!
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Flavio Tuix »

vamos dar um up nesse topico

1 mes praticamente treinando no zwift e com o elite turbo muin

ate semana passada a cadencia do rolo nao era condizente com o q aparecia. Conversando com um amigo fiquei sabendo q o sensor da garmin era reconhecido, e ai, pimba, funcionou perfeito.

cinta cardiaca ok, da garmin tb.

Enfim - os treinos se tornaram bizarros, treinar todo dia ta me deixando mais cansado e mais faminto. Alem do mais, ja senti uma bela diferença no meu potencial. Semana passada andei num pelote no Rio revezando com 5 caras a 38-41 toda a parte plana (uns 30km).

Sempre gostei de rolo, nunca fui contra, mas a ajuda da potencia e do zwift me fez crer mais ainda q treinar por potencia eh FODA.

Como tenho em mente ir no Bike Series de 2019 inteiro, a sequencia de treinamento está ótima. Seguindo uma planilha lá do proprio Zwift, sendo q tem varias possibilidades.

Curtindo mto a nova fase e vamo q vamo

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

Depois de treinar desde janeiro do ano passado com uma assessoria (tri) local, ignorando o fato que meu treinador não sabe nada de medidor de potencia (e aqui eu fui adaptando), resolvi tocar minha vida por conta própria. Evoluí bem, fiz um 70.3 em 4:52, mas acho que deixei fitness na mesa, especialmente no ciclismo, além de ter dado pancada em excesso na minha lata (to de molho por causa de corrida).

Depois de pesquisar bastante, ler bastante e estudar, optei por seguir os planos de ciclismo do TrainnerRoad. Os resultados que observei são bem satisfatórios. Custa $100/ano, que acho muito barato quando comparado ao preço de assessorias. Eu queria mesmo é um treinador gringo, mas não dá pra pagar $400/mês né.

Tenho uma prova dia 21/10, depois tiro ferias em novembro. Dezembro começo a base pra 2018. Vamos ver onde vou conseguir chegar nesse esquema. Testei meu FTP hoje e deu 4,07w/kg (269w/66kg).

Vamo que vamo
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Flavio Tuix »

binho wrote:Depois de treinar desde janeiro do ano passado com uma assessoria (tri) local, ignorando o fato que meu treinador não sabe nada de medidor de potencia (e aqui eu fui adaptando), resolvi tocar minha vida por conta própria. Evoluí bem, fiz um 70.3 em 4:52, mas acho que deixei fitness na mesa, especialmente no ciclismo, além de ter dado pancada em excesso na minha lata (to de molho por causa de corrida).

Depois de pesquisar bastante, ler bastante e estudar, optei por seguir os planos de ciclismo do TrainnerRoad. Os resultados que observei são bem satisfatórios. Custa $100/ano, que acho muito barato quando comparado ao preço de assessorias. Eu queria mesmo é um treinador gringo, mas não dá pra pagar $400/mês né.

Tenho uma prova dia 21/10, depois tiro ferias em novembro. Dezembro começo a base pra 2018. Vamos ver onde vou conseguir chegar nesse esquema. Testei meu FTP hoje e deu 4,07w/kg (269w/66kg).

Vamo que vamo
Sensacional binho!
congrats
abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

binho wrote:Depois de treinar desde janeiro do ano passado com uma assessoria (tri) local, ignorando o fato que meu treinador não sabe nada de medidor de potencia (e aqui eu fui adaptando), resolvi tocar minha vida por conta própria. Evoluí bem, fiz um 70.3 em 4:52, mas acho que deixei fitness na mesa, especialmente no ciclismo, além de ter dado pancada em excesso na minha lata (to de molho por causa de corrida).

Depois de pesquisar bastante, ler bastante e estudar, optei por seguir os planos de ciclismo do TrainnerRoad. Os resultados que observei são bem satisfatórios. Custa $100/ano, que acho muito barato quando comparado ao preço de assessorias. Eu queria mesmo é um treinador gringo, mas não dá pra pagar $400/mês né.

Tenho uma prova dia 21/10, depois tiro ferias em novembro. Dezembro começo a base pra 2018. Vamos ver onde vou conseguir chegar nesse esquema. Testei meu FTP hoje e deu 4,07w/kg (269w/66kg).

Vamo que vamo
Utilizo o TrainerRoad desde 2013 e acredito ser ele o responsável pela minha evolução física como ciclista. Nesse sentido, cheguei a atingir algo próximo de 4,4W/kg com 40 anos de idade, o que acredito não ser nada desprezável.

No mais, acho os training plans muito bons, sem contar que o "head coach" Chad Timmerman manja muito, o que é perceptível nos podcastas do TrainerRoad.

Por fim, percebo que aqui no Brasil pouca gente conhece o TrainerRoad, diferentemente do Zwift, que é bem conhecido, ainda que seja apenas em nível de "ouvir dizer". Imagino que as assessorias que apenas pegam o nome do atleta e o colocam numa planilha pronta devem morrer de medo do momento em que as pessoas tomarem conhecimento do TrainerRoad.
Image
Craveirojr
Membro
Posts: 131
Joined: Sun 03 Jan 2016 00:39

Re: Treinamento por Potência

Post by Craveirojr »

Por 2100 compensa pegar um powertap g3 32 raios?
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

portoga wrote:
binho wrote:Depois de treinar desde janeiro do ano passado com uma assessoria (tri) local, ignorando o fato que meu treinador não sabe nada de medidor de potencia (e aqui eu fui adaptando), resolvi tocar minha vida por conta própria. Evoluí bem, fiz um 70.3 em 4:52, mas acho que deixei fitness na mesa, especialmente no ciclismo, além de ter dado pancada em excesso na minha lata (to de molho por causa de corrida).

Depois de pesquisar bastante, ler bastante e estudar, optei por seguir os planos de ciclismo do TrainnerRoad. Os resultados que observei são bem satisfatórios. Custa $100/ano, que acho muito barato quando comparado ao preço de assessorias. Eu queria mesmo é um treinador gringo, mas não dá pra pagar $400/mês né.

Tenho uma prova dia 21/10, depois tiro ferias em novembro. Dezembro começo a base pra 2018. Vamos ver onde vou conseguir chegar nesse esquema. Testei meu FTP hoje e deu 4,07w/kg (269w/66kg).

Vamo que vamo
Utilizo o TrainerRoad desde 2013 e acredito ser ele o responsável pela minha evolução física como ciclista. Nesse sentido, cheguei a atingir algo próximo de 4,4W/kg com 40 anos de idade, o que acredito não ser nada desprezável.

No mais, acho os training plans muito bons, sem contar que o "head coach" Chad Timmerman manja muito, o que é perceptível nos podcastas do TrainerRoad.

Por fim, percebo que aqui no Brasil pouca gente conhece o TrainerRoad, diferentemente do Zwift, que é bem conhecido, ainda que seja apenas em nível de "ouvir dizer". Imagino que as assessorias que apenas pegam o nome do atleta e o colocam numa planilha pronta devem morrer de medo do momento em que as pessoas tomarem conhecimento do TrainerRoad.
Acho muito difícil isso acontecer. Esse fenômeno de assessorias no Brasil é mto forte. Acho que o brasileiro médio é mais social do que a média mundial. A sensação de pertencimento de grupo faz diferença muito grande na motivação da galera. Falo por experiência própria e por observação. Quase ninguém abriria mão da equipe pra treinar sozinho. Fora isso, infelizmente aqui no país a ignorância prevalece. Cool é vc ser meio tapado e trollador zueiro, enquanto a inteligência, técnica e conhecimento é coisa de nerd. Pra você seguir esse caminho você tem que estudar, e aí complicou, né?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

binho wrote:
Acho muito difícil isso acontecer. Esse fenômeno de assessorias no Brasil é mto forte. Acho que o brasileiro médio é mais social do que a média mundial. A sensação de pertencimento de grupo faz diferença muito grande na motivação da galera. Falo por experiência própria e por observação. Quase ninguém abriria mão da equipe pra treinar sozinho. Fora isso, infelizmente aqui no país a ignorância prevalece. Cool é vc ser meio tapado e trollador zueiro, enquanto a inteligência, técnica e conhecimento é coisa de nerd. Pra você seguir esse caminho você tem que estudar, e aí complicou, né?
Bingo!!

:conta1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

binho wrote:
portoga wrote:
binho wrote:Depois de treinar desde janeiro do ano passado com uma assessoria (tri) local, ignorando o fato que meu treinador não sabe nada de medidor de potencia (e aqui eu fui adaptando), resolvi tocar minha vida por conta própria. Evoluí bem, fiz um 70.3 em 4:52, mas acho que deixei fitness na mesa, especialmente no ciclismo, além de ter dado pancada em excesso na minha lata (to de molho por causa de corrida).

Depois de pesquisar bastante, ler bastante e estudar, optei por seguir os planos de ciclismo do TrainnerRoad. Os resultados que observei são bem satisfatórios. Custa $100/ano, que acho muito barato quando comparado ao preço de assessorias. Eu queria mesmo é um treinador gringo, mas não dá pra pagar $400/mês né.

Tenho uma prova dia 21/10, depois tiro ferias em novembro. Dezembro começo a base pra 2018. Vamos ver onde vou conseguir chegar nesse esquema. Testei meu FTP hoje e deu 4,07w/kg (269w/66kg).

Vamo que vamo
Utilizo o TrainerRoad desde 2013 e acredito ser ele o responsável pela minha evolução física como ciclista. Nesse sentido, cheguei a atingir algo próximo de 4,4W/kg com 40 anos de idade, o que acredito não ser nada desprezável.

No mais, acho os training plans muito bons, sem contar que o "head coach" Chad Timmerman manja muito, o que é perceptível nos podcastas do TrainerRoad.

Por fim, percebo que aqui no Brasil pouca gente conhece o TrainerRoad, diferentemente do Zwift, que é bem conhecido, ainda que seja apenas em nível de "ouvir dizer". Imagino que as assessorias que apenas pegam o nome do atleta e o colocam numa planilha pronta devem morrer de medo do momento em que as pessoas tomarem conhecimento do TrainerRoad.
Acho muito difícil isso acontecer. Esse fenômeno de assessorias no Brasil é mto forte. Acho que o brasileiro médio é mais social do que a média mundial. A sensação de pertencimento de grupo faz diferença muito grande na motivação da galera. Falo por experiência própria e por observação. Quase ninguém abriria mão da equipe pra treinar sozinho. Fora isso, infelizmente aqui no país a ignorância prevalece. Cool é vc ser meio tapado e trollador zueiro, enquanto a inteligência, técnica e conhecimento é coisa de nerd. Pra você seguir esse caminho você tem que estudar, e aí complicou, né?
Binho, sua frase resumiu tudo! "Cool é vc ser meio tapado e trollador zueiro, enquanto a inteligência, técnica e conhecimento é coisa de nerd."

Ah, em tempo, sou da turma dos que gostam de estudar! E muito!
Image
diegomendesdeath
Membro
Posts: 37
Joined: Fri 11 Jul 2014 03:48

Re: Treinamento por Potência

Post by diegomendesdeath »

Falando em assessorias, realmente vejo isso em Curitiba, a galera não sabe sair para um treino sozinho ou por opção, aqui existe umas 5 / 6, acho que é muita empresa para pouco mercado, sendo que o mercado de ciclismo no Brasil está falido.

Por curiosidade fui olhar hoje quantos km estava no ano no strava, estou chegando proximo dos 13mil, acho um bom número para quem só sai para outdoor no sab/dom, dia do semana apenas indoor batendo 6500km no zwift, tocando no assunto trainerroad, até vi alguns video e um amigo me mostrou uns treinos, acho legal, mas para minha pessoa que chega a fazer treinos de 2 a 5 horas no rolo sinto necessidade algo interativo.

Desde de novembro de 2017 venho treinando por potencia, senti sim uma melhora no meu ftp, porém na verdade o que senti mais foi que eu me sentia muito melhor para a cada prova, a periodização era muito melhor do que com treinos por bpm ( tenho um amigo da peaks que me ajuda com treinos), hoje meu watts/kg ta beirando 4.5
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

diegomendesdeath wrote:Falando em assessorias, realmente vejo isso em Curitiba, a galera não sabe sair para um treino sozinho ou por opção, aqui existe umas 5 / 6, acho que é muita empresa para pouco mercado, sendo que o mercado de ciclismo no Brasil está falido.

Por curiosidade fui olhar hoje quantos km estava no ano no strava, estou chegando proximo dos 13mil, acho um bom número para quem só sai para outdoor no sab/dom, dia do semana apenas indoor batendo 6500km no zwift, tocando no assunto trainerroad, até vi alguns video e um amigo me mostrou uns treinos, acho legal, mas para minha pessoa que chega a fazer treinos de 2 a 5 horas no rolo sinto necessidade algo interativo.

Desde de novembro de 2017 venho treinando por potencia, senti sim uma melhora no meu ftp, porém na verdade o que senti mais foi que eu me sentia muito melhor para a cada prova, a periodização era muito melhor do que com treinos por bpm ( tenho um amigo da peaks que me ajuda com treinos), hoje meu watts/kg ta beirando 4.5
Sou de Curitiba também mas nao moro mais aí faz 14 anos. Nos últimos anos em que estive na área, fiquei impressionado como aumentou esse negocio de assessorias e toda a estrutura (e frescura) que os caras montam... tendinha, cadeirinhas, etc etc (ví na Renault e no Barigui)... por um lado é legal... do outro.. um monte de gente que nao evoluí e segue pagando para "sentir-se" mais pró ou como dito, "parte do grupo".

Geral esquecendo que é um esporte "individual"... :basso1
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

portoga wrote:
binho wrote:Depois de treinar desde janeiro do ano passado com uma assessoria (tri) local, ignorando o fato que meu treinador não sabe nada de medidor de potencia (e aqui eu fui adaptando), resolvi tocar minha vida por conta própria. Evoluí bem, fiz um 70.3 em 4:52, mas acho que deixei fitness na mesa, especialmente no ciclismo, além de ter dado pancada em excesso na minha lata (to de molho por causa de corrida).

Depois de pesquisar bastante, ler bastante e estudar, optei por seguir os planos de ciclismo do TrainnerRoad. Os resultados que observei são bem satisfatórios. Custa $100/ano, que acho muito barato quando comparado ao preço de assessorias. Eu queria mesmo é um treinador gringo, mas não dá pra pagar $400/mês né.

Tenho uma prova dia 21/10, depois tiro ferias em novembro. Dezembro começo a base pra 2018. Vamos ver onde vou conseguir chegar nesse esquema. Testei meu FTP hoje e deu 4,07w/kg (269w/66kg).

Vamo que vamo
Utilizo o TrainerRoad desde 2013 e acredito ser ele o responsável pela minha evolução física como ciclista. Nesse sentido, cheguei a atingir algo próximo de 4,4W/kg com 40 anos de idade, o que acredito não ser nada desprezável.
Se esta com 40 anos e 4.4w/kg.. tem potencial ainda para tocar os 5w/kg treinando direitinho :jan1
Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Adriano »

diegomendesdeath wrote:Falando em assessorias, realmente vejo isso em Curitiba, a galera não sabe sair para um treino sozinho ou por opção, aqui existe umas 5 / 6, acho que é muita empresa para pouco mercado, sendo que o mercado de ciclismo no Brasil está falido.
Aqui em BH deve ter mais de uma dúzia de assessorias, e acho que tem mercado até pra mais. Vejo nego trocando de bike quase que todo ano, as competições estão cada vez mais cheias, tem provas que as inscrições se esgotam no primeiro dia. O que te faz pensar que o mercado de ciclismo no Brasil está falido?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

TheBlackPath wrote:
portoga wrote:
binho wrote:Depois de treinar desde janeiro do ano passado com uma assessoria (tri) local, ignorando o fato que meu treinador não sabe nada de medidor de potencia (e aqui eu fui adaptando), resolvi tocar minha vida por conta própria. Evoluí bem, fiz um 70.3 em 4:52, mas acho que deixei fitness na mesa, especialmente no ciclismo, além de ter dado pancada em excesso na minha lata (to de molho por causa de corrida).

Depois de pesquisar bastante, ler bastante e estudar, optei por seguir os planos de ciclismo do TrainnerRoad. Os resultados que observei são bem satisfatórios. Custa $100/ano, que acho muito barato quando comparado ao preço de assessorias. Eu queria mesmo é um treinador gringo, mas não dá pra pagar $400/mês né.

Tenho uma prova dia 21/10, depois tiro ferias em novembro. Dezembro começo a base pra 2018. Vamos ver onde vou conseguir chegar nesse esquema. Testei meu FTP hoje e deu 4,07w/kg (269w/66kg).

Vamo que vamo
Utilizo o TrainerRoad desde 2013 e acredito ser ele o responsável pela minha evolução física como ciclista. Nesse sentido, cheguei a atingir algo próximo de 4,4W/kg com 40 anos de idade, o que acredito não ser nada desprezável.
Se esta com 40 anos e 4.4w/kg.. tem potencial ainda para tocar os 5w/kg treinando direitinho :jan1
Não é muito não? Tá certo que meu volume de treinos é relativamente baixo e meu foco está em outras atividades, mas ainda assim, para atingir 5W/kg, eu teria que melhorar 13-14%, o que me parece ser bastante.
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Flavio Tuix »

Adriano wrote:
diegomendesdeath wrote:Falando em assessorias, realmente vejo isso em Curitiba, a galera não sabe sair para um treino sozinho ou por opção, aqui existe umas 5 / 6, acho que é muita empresa para pouco mercado, sendo que o mercado de ciclismo no Brasil está falido.
Aqui em BH deve ter mais de uma dúzia de assessorias, e acho que tem mercado até pra mais. Vejo nego trocando de bike quase que todo ano, as competições estão cada vez mais cheias, tem provas que as inscrições se esgotam no primeiro dia. O que te faz pensar que o mercado de ciclismo no Brasil está falido?
Pensei o mesmo
Letapes e Granfondos sempre cheios
Assessorias sempre lotadas

O q eu entendo do ciclismo:

1) gente q quer pedalar com seguranca e caga pra performance
2) gente q quer performance, mas fica preso ao treinador
3) gente q quer estar no grupinho, mas nao quer saber de melhorar e acha o treinador o melhor do mundo

Ja fui de 3 assessorias no Rio e cada "coach" tem seu método.

Atualmente meu treinador eh o Zwift. Cogitando ir pra Peaks, pq amigo meu evoluiu mto em 6 meses.
Eu recomecei a treinar mesmo tem 3-4 semanas. Fiz um pedal de 118 km no Rio e me senti bem. So falta mesmo perder peso e começar a competir pra entender o meu corpo atual.

Enfim, o importante é pedalar. :conta1 :conta1 :jan1 :jan1

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

portoga wrote:
Não é muito não? Tá certo que meu volume de treinos é relativamente baixo e meu foco está em outras atividades, mas ainda assim, para atingir 5W/kg, eu teria que melhorar 13-14%, o que me parece ser bastante.
Eu estou com 44 agora e sigo melhorando ano a ano ... com 40 estava mais ou menos com os mesmos w/kg q vc. Ano passado consegui passar dos 5W/kg finalmente (!) e esse ano cheguei a 5.15W/kg... Agora realmente creio que sera muito dificil ganhar algo mais... pela idade, pq dificilmente perderei mais peso...e até pq meu foco principal - pela característica das minhas corridas - esta entre os 2' e 10'

vale a pena focar mais na intensidade. Volume importa pouco - a nao ser que suas provas sejam longas ..... Para melhorar tem que ter intensidade, muita intensidade... principalmente VO2. Um teste de FTP bem feito é VO2 total...
uma "brincadeira" interessante é ver quantos minutos vc aguenta a por exemplo, 5.3w/kg .. digamos que sejam 7' ... e pouco a pouco ir aumentando... acrescentando 1' cada vez. Vc acostuma nessa zona de "agonia" e passa a tolerar cada vez mais. Quando perceber já estará fazendo 20' :conta1
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

TheBlackPath wrote:
portoga wrote:
Não é muito não? Tá certo que meu volume de treinos é relativamente baixo e meu foco está em outras atividades, mas ainda assim, para atingir 5W/kg, eu teria que melhorar 13-14%, o que me parece ser bastante.
Eu estou com 44 agora e sigo melhorando ano a ano ... com 40 estava mais ou menos com os mesmos w/kg q vc. Ano passado consegui passar dos 5W/kg finalmente (!) e esse ano cheguei a 5.15W/kg... Agora realmente creio que sera muito dificil ganhar algo mais... pela idade, pq dificilmente perderei mais peso...e até pq meu foco principal - pela característica das minhas corridas - esta entre os 2' e 10'

vale a pena focar mais na intensidade. Volume importa pouco - a nao ser que suas provas sejam longas ..... Para melhorar tem que ter intensidade, muita intensidade... principalmente VO2. Um teste de FTP bem feito é VO2 total...
uma "brincadeira" interessante é ver quantos minutos vc aguenta a por exemplo, 5.3w/kg .. digamos que sejam 7' ... e pouco a pouco ir aumentando... acrescentando 1' cada vez. Vc acostuma nessa zona de "agonia" e passa a tolerar cada vez mais. Quando perceber já estará fazendo 20' :conta1
5,15 W/kg!!! Mãe do céu!!! :o :o :o

Parábens por alcançar esse nível!!!

Legal saber do seu relato para ter uma inspiração e não desistir dos treinos. Estou há 3 meses praticamente parado (somente alguns pedais eventuais), pois minha rotina não está permitindo que eu treine. A esse respeito, se acordo de madrugada e treino antes de deixar meus filhos na escola às 7h30, não rendo no trabalho. No fim do dia, depois do trabalho, tenho que cuidar dos meus filhos (banho, jantar e colocá-los para dormir), aí não consigo render nos treinos, pois não dá para treinar quando se está esgotado mentalmente.

Durante as férias escolares tenho um bom alívio, assim pretendo fazer uma base boa para ter alguma coisa em 2019. Se as coisas melhorem um pouco no que diz respeito à minha falta de tempo, aí volto a me submeter ao moedor de carne novinho que comprei (Wahoo Kickr 2018).

Por fim, valeu pela dica ( ou "brincadeira"). Coincidência ou não, 5,3 W/kg é o nível que tento manter em puxadas, subidas e fugas.
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

portoga wrote:
TheBlackPath wrote:
portoga wrote:
Não é muito não? Tá certo que meu volume de treinos é relativamente baixo e meu foco está em outras atividades, mas ainda assim, para atingir 5W/kg, eu teria que melhorar 13-14%, o que me parece ser bastante.
Eu estou com 44 agora e sigo melhorando ano a ano ... com 40 estava mais ou menos com os mesmos w/kg q vc. Ano passado consegui passar dos 5W/kg finalmente (!) e esse ano cheguei a 5.15W/kg... Agora realmente creio que sera muito dificil ganhar algo mais... pela idade, pq dificilmente perderei mais peso...e até pq meu foco principal - pela característica das minhas corridas - esta entre os 2' e 10'

vale a pena focar mais na intensidade. Volume importa pouco - a nao ser que suas provas sejam longas ..... Para melhorar tem que ter intensidade, muita intensidade... principalmente VO2. Um teste de FTP bem feito é VO2 total...
uma "brincadeira" interessante é ver quantos minutos vc aguenta a por exemplo, 5.3w/kg .. digamos que sejam 7' ... e pouco a pouco ir aumentando... acrescentando 1' cada vez. Vc acostuma nessa zona de "agonia" e passa a tolerar cada vez mais. Quando perceber já estará fazendo 20' :conta1
5,15 W/kg!!! Mãe do céu!!! :o :o :o

Parábens por alcançar esse nível!!!

Legal saber do seu relato para ter uma inspiração e não desistir dos treinos. Estou há 3 meses praticamente parado (somente alguns pedais eventuais), pois minha rotina não está permitindo que eu treine. A esse respeito, se acordo de madrugada e treino antes de deixar meus filhos na escola às 7h30, não rendo no trabalho. No fim do dia, depois do trabalho, tenho que cuidar dos meus filhos (banho, jantar e colocá-los para dormir), aí não consigo render nos treinos, pois não dá para treinar quando se está esgotado mentalmente.

Durante as férias escolares tenho um bom alívio, assim pretendo fazer uma base boa para ter alguma coisa em 2019. Se as coisas melhorem um pouco no que diz respeito à minha falta de tempo, aí volto a me submeter ao moedor de carne novinho que comprei (Wahoo Kickr 2018).

Por fim, valeu pela dica ( ou "brincadeira"). Coincidência ou não, 5,3 W/kg é o nível que tento manter em puxadas, subidas e fugas.
meu mais profundo respeito a quem leva essa rotina e ainda assim consegue estar no seu nível. Eu por sorte - e correr certos riscos nas decisoes de vida - sou autonomo e felizmente posso treinar em horarios mais "normais". Ainda que primo bastante pela qualidade vs quantidade.
Coincidimos com relaçao a treinar antes de trabalhar.... se o treino é intenso... é complicado render depois. E no meu caso de nao-assalariado nao render no trabalho significa nao ganhar, diretamente :(

Mas enfim...é totalmente possível.. mas tem que avaliar "para quê" e se vale a pena. O FTP que vc tem já esta muito acima da média. Se achar que vale a pena, a chave é a intensidade dos treinos. Também recomendo intervalos no plano, onde é mais dificil manter os watts... 4x5' ....3x8' .... 2x12' :jan1
Image
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Idilio »

Adriano wrote:
diegomendesdeath wrote:Falando em assessorias, realmente vejo isso em Curitiba, a galera não sabe sair para um treino sozinho ou por opção, aqui existe umas 5 / 6, acho que é muita empresa para pouco mercado, sendo que o mercado de ciclismo no Brasil está falido.
Aqui em BH deve ter mais de uma dúzia de assessorias, e acho que tem mercado até pra mais. Vejo nego trocando de bike quase que todo ano, as competições estão cada vez mais cheias, tem provas que as inscrições se esgotam no primeiro dia. O que te faz pensar que o mercado de ciclismo no Brasil está falido?
No caso você está falando de Ciclismo de Estrada ou MTB?
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Fala galera!

Legal que estão na pegada! hahaha Eu depois da cirurgia em Maio estou voltando sem tanta responsa, esse mês de Outubro andei menos do que vinha mantendo de média entre Agosto e Setembro. Sábado fiz um novo teste e atingi novamente a casa dos 4 w/kg.
Ficar 2 meses parado devido a cirurgia fez eu perder um pouco da musculatura, no plano ando meio sem torque, em compensação nas subidas tenho conseguido colocar números bem altos em relação ao FTP, acho que o tempo desacordado deu um reset na minha BIOS e voltei ao modo escalador nato! hahahahaha Mas quero ver se levo até o final de Novembro no modo "Base", recuperar bem a carcaça para ano que vem fazer força com gosto...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

marcoaleite wrote:Fala galera!

Legal que estão na pegada! hahaha Eu depois da cirurgia em Maio estou voltando sem tanta responsa, esse mês de Outubro andei menos do que vinha mantendo de média entre Agosto e Setembro. Sábado fiz um novo teste e atingi novamente a casa dos 4 w/kg.
Ficar 2 meses parado devido a cirurgia fez eu perder um pouco da musculatura, no plano ando meio sem torque, em compensação nas subidas tenho conseguido colocar números bem altos em relação ao FTP, acho que o tempo desacordado deu um reset na minha BIOS e voltei ao modo escalador nato! hahahahaha Mas quero ver se levo até o final de Novembro no modo "Base", recuperar bem a carcaça para ano que vem fazer força com gosto...
operou o que? Sorte - e calma - na recuperaçao!!!!!
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

TheBlackPath wrote:
operou o que? Sorte - e calma - na recuperaçao!!!!!
Operei uma hérnia inguinal... Puta negócio chato do cacete de recuperar viu... :wigo2
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

marcoaleite wrote:
TheBlackPath wrote:
operou o que? Sorte - e calma - na recuperaçao!!!!!
Operei uma hérnia inguinal... Puta negócio chato do cacete de recuperar viu... :wigo2
uufff.... sorte na recuperaçao! Mas melhor que estourar e consequencias ..3 meses e já estará na forma novamente
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Treinamento por Potência

Post by Iberê »

O British Lournal of Sports Medicine publicou recentemente um estado a respeito da elevação da temperatura corporal dos ciclistas no mundial e sua relação com a potência exercida ("Core temperature up to 41.5ºC during the UCI Road Cycling World Championships in the heat" - https://bjsm.bmj.com/content/53/7/426) confesso que não me interessou muito, mas tem uma parte que achei interessante:

Core temperature increased during all races (p<0.001), reaching higher peak values in TTT (39.8°C±0.9°C) and ITT (39.8°C±0.4°C), relative to RR (39.2°C±0.4°C, p<0.001). The highest temperature recorded was 41.5°C (TTT). Power output was significantly higher during TTT (4.7±0.3 W/kg) and ITT (4.9±0.5 W/kg) than RR (2.7±0.4 W/kg, p<0.001). Heart rate increased during the TTs (p<0.001) while power output decreased (p<0.001).

Sugiro checar a tabela 1.
Image
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Treinamento por Potência

Post by jorge luis »

Pessoal, quem puder dar uma ajuda ai na dúvida. Tenho usado PM uns 2 anos, mas procuro andar na zona apenas no rolo, quando estou na estrada gosto de andar de acordo com o corpo permite, se tem uma subida gosto de forçar até onde consigo para melhorar o tempo da subida ou aumentar minha media Watts nela e e assim vou o rolé inteiro.

Bem, tem um trajeto de 66km que fiz tipo um fartlek sem marcar zonas, fui ao sabor do vento para ver o que tirava. Então 7 dias depois eu tinha um treino em zonas de limiar. Daí pensei...vou fazer o mesmo trajeto mas agora segurando ao máximo na zona indicada tipo nas subidas e consequente forçando o que podia para manter a média de wattagem nas decidas e no final dos tiros de 20-30min.

Concluindo, os dois treino eu tive a mesma média em Km/h, tempo de deslocamento e Normalized Power quase idênticos. Aumentei o PB para 60min porém me senti muito mais fadigado tentando manter o esforço contante do que ir forçando e recuperando sem importar com zonas. Em tempo nos treinos em que faço seguindo planilha do Traineroad, sinto muito mais dificuldade em fazer tiros de S.Spot ou FTP do que os de V02 e anaeróbicos.

Alguém já teve alguma situação parecida?
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Jorge,

Você pode usar o PM de várias formas e com objetivos bem distintos. Com a popularidade dos modelos e economia de escala, a gente vê que muito mais pessoas estão aderindo. E isso é bom. O que nunca pode acontecer, é perder o tesão por pedalar por causa de um PM.

Respondendo a sua pergunta, existem vários fatores aí. A grande vantagem de usar um PM é que watts sempre serão watts, não importa se você dormiu bem, se alimentou direito ou engordou um pouco. O que você está confundindo é a RPE (escala de sensação de esforço) com o seu NP (potência normalizada).

Treinos intervalados tem comportamento fisiológico totalmente diferente de treinos aeróbios em L4. Depende também da sua resposta (sprinter-passista-escalador) e característica fisiológica (fibras I, IIa, IIx). O interessante seria colocar alguns números aí para que a gente possa comentar.

Grande abraço.

P.
--
Image
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Treinamento por Potência

Post by jorge luis »

Olá PAF, obrigado pelo retorno.

Tenho meus treinos no golden cheetah e trairroad, mas não sei colocá-los aqui. Se puder ajudar agradeço.

Mas pegando os números de meus últimos 3 meses de treinos bem estruturados tenho o seguinte;

Idade 39 anos, peso 83kg, altura 1.90mt

FTP = 278w pelo Ramp Test do Traineroad

CP5seg = 900w
CP30seg = 735w
CP1 = 532w
CP5 = 352w
CP10 = 310w
CP30 = 268w
CP60 = 253w

Eu não sei avaliar bem que tipo de ciclista eu sou pelos números. Mas diria que me defendo melhor fazendo força subindo constante ou muito ingrime do que manter o passo em planos, descidas etc.

Sobre fibras, eu diria que tenho boa resistência para treinar 3-5hs com até 190w médio (tipo1), mas tenho melhor adaptação a estímulos anaeróbicos (apesar de não gerar muita potência instantânea)

Resumido tô perdido kkk
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Jorge,

Bom dia!

Muita informação para avaliar e passar. Eu vou tentar ajudar e fazendo aos poucos, OK?

Seu FTP é de 3,34 W/kg. Excelente para um ciclista amador e mostra muito potencial aí. Com isso, transferindo a potência específica, temos o seguinte:

CP5s = 10,84 W/kg
CP30s = 8,86 W/kg
CP60s = 6,41 W/kg
CP5 = 4,24 W/kg
CP10 = 3,73 W/kg
CP30 = 3,23 W/kg
CP60 = 3,04 W/kg

Esses resultados mostram uma certa consistência com o perfil de um All-Rounder ou de um passista, mas achei uma inconsistência nos números obtidos para o FTP e seu CP60. Claramente alguma coisa não está bem com a forma de medir o FTP. Talvez o teste do TrainerRoad não esteja medindo todo seu esforço, ou você esteja um pouco desmotivado para fazer o teste.

Então, vamos começar do início. Qual o seu PM? Como foi aferido seu PM? Como foi seu teste de FTP?

A máxima aqui é "Você tem o que você treina!"
--
Image
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Treinamento por Potência

Post by jorge luis »

Boa tarde,

Meu PM é Powertap G3, aefrição é por pra calibrar normalmente. E por incrível que pareça, mentalmente gosto muito dos testes de FTP para ver que nível vou me encontrar.

O Ramp test do trainerroad é: coloca-se seu um valor de FTP ou caso não saibamos podemos iniciar com 200w. Após 5min de giro em 46% do valor plotado, aumenta-se a potência em 6% a cada 1min até a exaustão. Daí eles o programa informa seu novo FTP.

Vinha de um teste em 255w, após as sequências de treino das planilhas (baseado em TSS/semana), seguindo os novos testes programados fui para 267w, 275 e 278w. Comecei a sentir certa fadiga após sequencia com maiores TSS, acima de 500/semana em treinos anaeróbicos e vo2max, descansei mais últimos dias e refiz o teste 2x8min de vo2 e meu novo FTP caiu para 261w. Vou até refazer a base dos treinos agora novamente para ver se não perdi alguma coisa. O teste de hoje era manter 8min a 305w, descansar 10min e mais 8min a 305w (baseado no meu 278w FTP). Consegui no primeiro 308w e 276w no segundo. Daí o resultado caiu para 261w de FTP

Na rua em sempre consigo melhores números, mas como indicação meu melhor esforço de 20min foi 309w pesando 75kg ( no rolo KK road machine foi 296w para 20min) a dois anos atrás...devido algumas paradas meu peso aumentou e não tenho conseguido voltar como sempre tive. Agora minha realidade de peso é esta de 81-83kg.
Post Reply