Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Tanto que no rolo smart é recomendado fazer uma cold calibration e depois de 15 min fazer uma nova calibração para eliminar essas diferenças. Depois de feito uma vez, dá para rodar um tempo sem se preocupar, desde que não mexa no knob e mantenha a mesma configuração de roda nos treinos.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Nessa semana fiquei com uma LEVE vontade de treinar...
Pedalar eu sempre pedalei em commuter curto..

Tô estudando bastante e acredito que vou voltar para o odioso rolo de treino enquanto assisto alguma vídeo aula.
Quando tiver com uns 3.5w/kg de FTP volto pra rua novamente...
Não vou voltar pra sobrar direto para quem eu fazia sofrer rodando de leve...hahahahah

Its all about EGO.


Penso no meu ombro com duas luxações todo dia... é um dos meus medos
Marcos
Membro
Posts: 65
Joined: Tue 19 Nov 2013 21:00
Nome Verdadeiro:: marcos de melo ferre

Re: Treinamento por Potência

Post by Marcos »

Entao pessoal,

Estou me interessando pelo assunto, mas antes de mais nada lendo o topico aqui para aprender um pouco com os Mestres. Quem sabe para 2018
tento alguma coisa. Vamos ver. É isso por enquanto.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Vamos lá, Marcão e keepz!
--
Image
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by vladbarra »

Estou aguardando meu Powercal chegar e começo a postar sobre as impressões e sobre a evolução. Vamos ver, um dia eu aprendo!
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Marcos
Membro
Posts: 65
Joined: Tue 19 Nov 2013 21:00
Nome Verdadeiro:: marcos de melo ferre

Re: Treinamento por Potência

Post by Marcos »

Pessoal,

Alguem conhece o PowerPod ou sabe de alguem que ja usou?

https://www.dcrainmaker.com/2016/03/pow ... eview.html

Valeu
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

Marcos wrote:Pessoal,

Alguem conhece o PowerPod ou sabe de alguem que ja usou?

https://www.dcrainmaker.com/2016/03/pow ... eview.html

Valeu
Acho o conceito legal apenas para quem quer medir CdA em tempo real, opção esta que, até onde sei, depende (i) da compra de um upgrade de software; (ii) utilização de ciclocomputador próprio (Newton+); e (iii) utilização de um medidor de potência.

Para uso em substituição a um medidor de potência convencional, no meu modo de ver não vale a pena, dada a quantidade de opções para todos os gostos e bolsos. Assim, eu iria num medidor de potência convencional.

Voltando para aqueles que sonham em medir CdA em tempo real, quer me parecer que a Garmin logo em breve lançará um sensor com esse propósito, fazendo os TTzeiros pirarem!!!

https://www.dcrainmaker.com/2017/07/aer ... uired.html
Image
Marcos
Membro
Posts: 65
Joined: Tue 19 Nov 2013 21:00
Nome Verdadeiro:: marcos de melo ferre

Re: Treinamento por Potência

Post by Marcos »

Acho o conceito legal apenas para quem quer medir CdA em tempo real, opção esta que, até onde sei, depende (i) da compra de um upgrade de software; (ii) utilização de ciclocomputador próprio (Newton+); e (iii) utilização de um medidor de potência.

Para uso em substituição a um medidor de potência convencional, no meu modo de ver não vale a pena, dada a quantidade de opções para todos os gostos e bolsos. Assim, eu iria num medidor de potência convencional.

Voltando para aqueles que sonham em medir CdA em tempo real, quer me parecer que a Garmin logo em breve lançará um sensor com esse propósito, fazendo os TTzeiros pirarem!!!

https://www.dcrainmaker.com/2017/07/aer ... uired.html[/quote]

Valeu Portoga.

:conta1
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Eu já combinei com o Vlad. Assim que ele estiver mais acostumado com o PowerPod e compararmos com a potência estimada do Strava, vamos fazer um comparativo com um Saris G3.

P.
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Neste final de temporada venho notando um comportamento um tanto quanto estranho. Venho percebendo que eu consigo colocar potências um tanto quanto altas em subidas de 5, 8 min, que é o que eu mais encontro por aqui. O interessante é que fazendo uma analogia com a FC vejo que ela tem subido muito pouco! Sabado fiz um treino de 100 km com 2100 m de elevação, foi uma finalização de um período de 3 semanas onde virei a chave para voltar a subir mais forte do que rolar mais e o interessante foi que fiz varios PRs nas subidas e notei essa situação.

Normalmente eu deveria terminar as subidas com uma FC acima dos 170, mas venho notando que ela tem subido menos, estou indo até a musculatura saturar e não conseguir forçar mais e a FC tem se mantido abaixo do normal. Seria esta uma condição de faltar força enquanto o aeróbio estaria bem dimensionado? Ou é um sinal de falta de pernas já?

Exemplos:
A) https://www.strava.com/activities/12255 ... /1596/1896
B) https://www.strava.com/activities/12255 ... /4407/4582

Não realizei teste de FTP ainda neste final de temporada, preciso de uma semana tranquila para apenas rodar e descansar bem o corpo, que já vem ficando cansado neste final de ano. Talvez na semana que vem eu consiga no sábado, vamos ver.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

Marcão, não pode ser a idade? Veja bem, longe de mim chamar você de velho, pois, inclusive, sou mais idosinho. No entanto, a FC máxima não diminui com o passar dos anos? Ah, é importante notar que não sei absolutamente nada sobre a redução da FC com a idade, então posso estar falando uma besteira grande. No mais, manter 324W por 5 minutos não é para qualquer um! Parabéns!
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

"e descansar bem o corpo, que já vem ficando cansado neste final de ano. .."

vc mesmo deu a resposta - creio eu. Provavel fatiga (normal nao da cronica).... Para mim, geralmente no final de um bloco de treinos, consigo atingir os objetivos de W, mas a pulsaçao sobe bem menos. Já nos dias finais da semana de descanso fica mais alta... sobe bastante rapido. Até por isso nao gosto de competir muuuuiiiito descansado.... entre -5 e 5 TSB rendo melhor
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Treinamento por Potência

Post by Iberê »

marco, acho que os fatores mais comuns para acontecer isso são fadiga e melhora do condicionamento físico (por algum motivo quando melhoramos a condição aeróbia fica mais difícil atingir a FCmax).
Os dois seguimentos são de subidas relativamente curtas. No primeiro link com cerca de 2:30min a potência diminuiu e você praticamente manteve a FC, aí com cerca de 4min você tentou aumentar a potência para o nível inicial e a FC subiu, acredito que se o seguimento fosse mais longo ou você subisse mais a potência conseguiria subir mais a FC. O segundo seguimento não tem 3 minutos, fica difícil avaliar, mas observo que a FC sobe constantemente no período, mais uma vez pode ser apenas questão de tempo ou intensidade de esforço
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Então, acho que fadigado ao ponto de perder desempenho ainda não estou, pois corri hoje o Circuito Montanhês e foi de boas. Uma pena ter ido de 36x28 no Pico do Olho D'água, pois naquela buraqueira não conseguia pedalar em pé com potência e sentado não conseguia rodar a pedivela para colocar um ritmo forte. Poderia ter dado pódio hoje entrei com os caras que definiriam o pódio e bati na trave mesmo amassando barro lá, mas ano que vem volto de 36x32 e a história será outra! hahaha

Então, sobre o negócio da FC, lembrei destes dois intervalos mais longos. Mas mesmo estes mais curtos a tendência era a FC ir lá em cima.
Jaraguá: https://www.strava.com/activities/11746 ... /2801/3727
E tem esse TTzinho que fiz semana retrasada: https://www.strava.com/activities/12164 ... /1141/2773

Faltam 3 provas para acabar o ano e vou ter que me aguentar esse mês de novembro sem torrar. Foda que queria tirar o pé para fazer uma base legal, mas pelo jeito que a coisa vai...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Quando o vento faz a diferença na colocação de um segmento.

Muitos aqui usa o Kreuzotter para estimar a potência e o arrasto aerodinâmico de um segmento ou de um treino, OK? Alguns também conhecem o MyWindSock, que utiliza os algoritmos do Kreuzotter. Eu fiz um trecho em Garanhuns-PE esse final de semana. Modestos 209W em cerca de 10 km de asfalto ruim, mas a análise do vento é que torna esse post interessante.

Nada estava favorável para mim ontem. Vento contra, não havia memorizado o início e o final do segmento, não tinha de cabeça o tempo à bater, estou destreinado, etc... Bem, terminando a descida, com aproximadamente uns 180W de esforço médio, comecei a achar que era possível bater o tempo do Pintado Jr. no terço final. A chegada é em aclive e o asfalto lá estava muito ruim. Cruzei com 13:57 no cronômetro e ao chegar em casa fui buscar os dados do vento. Trezentos metros a mais, causada pelo vento para mim hoje. Era o suficiente para ter baixado o KOM.

A influência do vento de ontem é notória ao se analisar os gráficos das Figuras 1 a 4. O KOM pilotou em condições de intensidade de vento semelhantes (3.9 m/s do KOM, contra 3.6 m/s na minha tentativa). O ângulo de ataque é que fez toda a diferença (4.7º do KOM, contra 2.4º na minha tentativa). Com isto, eu tive muito mais vento de testa ao longo da primeira metade (Figura 2 e Figura 4), o que me cansou bastante. Os números indicam 2.67 W/kg e cerca de 221W de NP. A análise de quadratura (Figura 5) mostra que o pedal foi bem inconstante ao longo do segmento, com uma variação de cerca de 15 rpm para uma variação de 100W.

O recurso de dinâmica do ciclismo do Vector 2 é bem interessante, embora muitos digam que não serve de nada. Já percebo que meu arco de potência máxima é muito curto e isso é uma característica que pode ser treinada. Um fator que eu não havia percebido é como a direção do vento pode influenciar na dinâmica do ciclismo. Embora ainda eu esteja tentando entender como a divisão direita/esquerda ocorre, ontem foi o primeiro treino em que eu gerei mais potência com a perna esquerda (51%) em relação à direita (49%). Talvez seja mais representativo por causa do arranjo da sapatilha, mas é interessante notar que foi oposto ao lado do vento. Preciso de um pouco mais de dados para chegar numa hipótese.

Comparando os números do 4º colocado, vê-se que o vento de cauda (Figura 6 e Figura 7), diminui consideravelmente o esforço. Para tempos semelhantes, economiza-se cerca de 10% de energia, ou seja, é como se o segmento tivesse sido cerca de 1 km mais curto para ele naquele dia.

Image
Figura 1 - Perfil da direção do vento para o KOM do segmento Strava 30427224176

Image
Figura 2 - Gráfico Radar para a direção do vento para o KOM, ao longo do segmento Strava 30427224176

Image
Figura 3 - Perfil da direção do vento para o 2º colocado do segmento Strava 30427224176

Image
Figura 4 - Gráfico Radar para a direção do vento para o 2º colocado, ao longo do segmento Strava 30427224176

Image
Figura 5 - Análise de Quadratura para o 2º colocado, ao longo do segmento Strava 30427224176

Image
Figura 6 - Perfil da direção do vento para o 4º colocado do segmento Strava 30427224176

Image
Figura 7 - Perfil da direção do vento para o 2º colocado do segmento Strava 30427224176
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Esse negócio de vento é bacana. Aqui perto tem uma subida bem longa que lá em 2013/2014 eu fui um dos primeiros a bater o KOM. Daí foram passando outros caras mais fortes e alguns no vácuo de caminhões... Só sei que de lá para cá aconteceu alguma coisa com o clima que o vento mudou muito de direção e lá agora praticamente só venta contra. Já cheguei a colocar 30 a 40 W a mais do que o meu melhor tempo lá e sempre finaliza mais alto o tempo, é um local que quando eu fizer PR é sinal que estarei muitoooo forte. rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Usa o MyWindSock agora Marcão!
--
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

marcoaleite wrote:Então, acho que fadigado ao ponto de perder desempenho ainda não estou, pois corri hoje o Circuito Montanhês e foi de boas.
Faltam 3 provas para acabar o ano e vou ter que me aguentar esse mês de novembro sem torrar. Foda que queria tirar o pé para fazer uma base legal, mas pelo jeito que a coisa vai...
nao necessariamente tem que estar se sentindo muito cansado.. é só um "marcador". E como comentei... eu mesmo acabo rendendo melhor com um pontinho de fadiga do que muito descansado, pq a pulsaçao dispara e agonizo :voec2

Vai controlando CTL e outros parametros e principalmente DORMIR o maximo possivel. Se começar a ter problemas para dormir, falta de vontade de treinar e sentir que nao recuperar normal.. aí tem que tirar o pé o quanto antes (mas isso certeza que vc ja sabe hehe)
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

PAF wrote:Usa o MyWindSock agora Marcão!
do caralho... uso muito principalmente a funcionalidade de previsao do vento antes de provas.. para saber onde da para atacar com mais facilidade, onde o pelotao pode ficar louco e enfilado etc. 90% das vezes foi perfeita a previsao!
Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

Tenho usado o windguru.cz.
Quem me indicou disse ser o melhor.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

TheBlackPath wrote:
PAF wrote:Usa o MyWindSock agora Marcão!
do caralho... uso muito principalmente a funcionalidade de previsao do vento antes de provas.. para saber onde da para atacar com mais facilidade, onde o pelotao pode ficar louco e enfilado etc. 90% das vezes foi perfeita a previsao!
Da hora hein PAF e Black! Vou dar uma brincada para ver como funciona, bom que aqui está um vendaval para cada um nestas últimas semanas.

Não sabia que dava para fazer este tipo de previsão não, vou fazer um teste na próxima! hahaha
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

Comecei na postagem do PAF, e é bem interessante
Descobri que no último treino longo que fiz, mais de 50% foi no vento contra ( sabia por sensibilidade, mas não mensurava).

https://mywindsock.com/activity/1120583822/
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

marcoaleite wrote:
TheBlackPath wrote:
PAF wrote:Usa o MyWindSock agora Marcão!
do caralho... uso muito principalmente a funcionalidade de previsao do vento antes de provas.. para saber onde da para atacar com mais facilidade, onde o pelotao pode ficar louco e enfilado etc. 90% das vezes foi perfeita a previsao!
Da hora hein PAF e Black! Vou dar uma brincada para ver como funciona, bom que aqui está um vendaval para cada um nestas últimas semanas.

Não sabia que dava para fazer este tipo de previsão não, vou fazer um teste na próxima! hahaha
vc primeiro tem que criar o percurso/circuito da corrida no Strava como rota... e com o link da rota no WF, selecionar as datas mais adiante para ver a previsao. Principalmente para corridas em circuito é do caralho pq da para saber certinho onde dará para atacar.. que tipo de esforço.. por quanto tempo etc
Image
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Treinamento por Potência

Post by Jonny »

Opa!

Semana passada resolvi fazer força na subida da mesa do imperador (perfeita para teste de FTP de 20min) aqui no RJ, pq no próximo domingo tem uma provinha da subida da serra de teresópolis e queria ter um parâmetro para um pacing legal.

No fim saiu bem melhor que imaginava, novo best 20' de 273W e novo FTP em 260W. Isso sem quase treinar estruturado em outubro, sem tomar suplementos, ou seja tem bastante gordura para queimar por aí!

Como estou na faixa dos 65kg agora, esse FTP bate certinho com 4w/kg. Nada mal para um tripateta! =D

http://home.trainingpeaks.com/athlete/w ... G23DXFX4HE
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

Jonny wrote:Opa!

Semana passada resolvi fazer força na subida da mesa do imperador (perfeita para teste de FTP de 20min) aqui no RJ, pq no próximo domingo tem uma provinha da subida da serra de teresópolis e queria ter um parâmetro para um pacing legal.

No fim saiu bem melhor que imaginava, novo best 20' de 273W e novo FTP em 260W. Isso sem quase treinar estruturado em outubro, sem tomar suplementos, ou seja tem bastante gordura para queimar por aí!

Como estou na faixa dos 65kg agora, esse FTP bate certinho com 4w/kg. Nada mal para um tripateta! =D

http://home.trainingpeaks.com/athlete/w ... G23DXFX4HE
sem querer te desanimar...(bom teste em geral) mas o % de desnível dessa subida é muito forte e tende a sair W altos.. obviamente tem que aguentar os W altos... mas como todos sabem.. quanto mais plano, mais dificil. Eu no geral prefiro subidas com nao mais de 4-5% e que sejam bem constantes.
Obviamente, se a prova que vc vai fazer é parecida com essa subida, sim que vale para vc ter idéia do que pode apertar NA PROVA.. mas como FTP acho que nao é válido.
Image
diegomendesdeath
Membro
Posts: 37
Joined: Fri 11 Jul 2014 03:48

Re: Treinamento por Potência

Post by diegomendesdeath »

Ano passado fiz um teste de ftp no tacx neo, por volta de março /2017 meu ftp deu 333, tive uma temporada boa, foram 14 corridas, 9 pódios e por ai vai.

Obviamente quando entrou o segundo semestre eu comecei a sentir muito cansaço, o que acabou por ser bom, aqui no PR/SC tem várias corridas apenas no primeiro semestre.

Em dezembro/2017 comprei um Pioneer, e estou usando desde então, fiz o teste de ftp na estrada em subida de serra : 308 ftp, como vinha de baixa já imaginava dar por volta desse valor, desde então venho treinando por esses quase 3 meses, sinto que com a potencia em si ando menos estrangulado, e a distribuição de força é incrível, os treinos ficam melhores obviamente, fim de semana estive em uma corrida e garanti o segundo lugar geral da categoria com tt no sábado e criterium no domingo ( andando em fuga pelos últimos 45min).

Na metade de Março pretendo fazer novamente o teste de FTP, vamos ver se consigo voltar para casa dos 345 340.
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

excelente! Quantos W/kg da esse FTP?

O meu em valores absolutos em forma é bem parecido (336-340) e também cai para cerca dos 300-310 fora de temporada. Com o ganho de peso em cima entao é só tristeza hehe
Image
diegomendesdeath
Membro
Posts: 37
Joined: Fri 11 Jul 2014 03:48

Re: Treinamento por Potência

Post by diegomendesdeath »

TheBlackPath wrote:excelente! Quantos W/kg da esse FTP?

O meu em valores absolutos em forma é bem parecido (336-340) e também cai para cerca dos 300-310 fora de temporada. Com o ganho de peso em cima entao é só tristeza hehe
mais ou menos ai 4,3kg
para um amador até que ta ok HAHA :vino1
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Treinamento por Potência

Post by TheBlackPath »

ta bom, principalmente se esta dando resultado nas corridas (nem só de FTP é feito o ciclista)... mas se melhorar o W/kg ja sabe né hehe
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Treinamento por Potência

Post by Papillon »

pô se ta bom! Excelente!

Agora olha o que esse monstro me fez ontem:
Image
Post Reply