Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Treinamento por Potência

Post by PAF »

Pessoal,

Estou abrindo o tópico e vou editar esse post até a sexta-feira (09/08/13), falando um pouco sobre medição de potência para ajudar os iniciantes ou curiosos, mas quem quiser indo na frente, é só atacar que eu pego a roda.

Abraços e viva o Pelote.

Pedro
Last edited by PAF on Mon 02 Jun 2014 09:39, edited 1 time in total.
--
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

ja inicio minha participacao no topico informando que, desde q comecei a treinar por potencia, minha evolucao no desempenho tem sido bem mais sensivel e rapida do q qdo treinava apenas por frequencia cardiaca.

com afericao de potencia, passa a ser possivel atribuir dois pesos importantissimos a cada treino: intensidade e volume

utilizando esses dois parametros é possivel tracar graficos evolutivos e alterar rotinas e treinos especificos para atingir metas escolhidas (uma prova importante, um granfondo, um circuito etc.)

o acompanhamento fica muito mais facil e permite ajustes praticamente em tempo real - ate mesmo durante um treino especifico.

nao largo mais esse negocio, rsrsrsrs
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Treinamento por Potência

Post by edduds »

E qual você usa, Carvalho?
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

roda ENVE 4 SES clincher com cubo powertap G3 e raios sapim cx-ray, montada na Wheelbuilder.com

mas to pensando em vender a roda e comprar o garmin vector (pq eu ja pensava em colocar um SRM, mas na minha Look so dá pra botar powermeter de aranha se eu descartar a pedivela BB65 original e usar adaptadores, coisa q nao me interessa fazer)
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Treinamento por Potência

Post by bruno_h2 »

Até onde sei o srm além de ser o mais caro entre os pm é estilo os polar quando chega a hora de fazer uma manutenção básica, como por exemplo trocar a bateria, tem que mandar em autorizada para fazer a substituição... :/ Acho que o pm da pioneer é mais vantagem do que o da garmin e não precisa mexer no pedivela apesar de ir no spider....

Image
DESORDEM E REGRESSO
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Até agora, por tudo que eu lí, não existe sismeta mais acessível e confiável que o Powertap da Saris (Cycleops). Eu vou adquirí recentemente um PT G3 como o do Carvalho. Montei numa roda de treino minha aqui (não tenho a mínima intenção de montar numa roda de competição, por enquanto) com cruzamento 3x. Ficou decentemente rígida e quando o tempo abrir aqui no Recife, vou testar mais.

Vou aprendendo e se a coisa realmente me ajudar o suficiente, vou investir num Vector. Se bem que eu achei a configuração muito frágil, podendo ir embora numa queda besta.

Antes de mais nada, deixe-me reproduzir aqui a terminologia que está no TrainerRoad (http://www.trainerroad.com)

TSS, NP, IF and FTP são termos criados pelo Dr. Andy Coogan e são específicos para o ciclismo.
FTP - Limite de Potência Funcional (Functional Threshold Power)
O Limite de Potência Funcional, ou FTP é a máxima potência média que você pode suportar por uma hora. Portanto, se você suporta 300 Watts por uma hora, significa que seu FTP é 300.

FTP é o melhor marcador único para o condicionamento em ciclismo. Maior o seu FTP, mais forte você está.

LTHR - Frequência cardíaca de Limite de Lactato(Lactate Threshold Heart Rate)
A Frequência cardíaca de Limite de Lactato, ou LTHR, é a máxima frequência cardíaca (FC) média que você consegue sustentar por uma hora. Portanto, se sua FC média por uma hora é 180 bpm, significa que seu HRLT é 180. É um conceito muito similar ao do FTP.

LTHR não é um bom marcador de condicionamento, mas pode ser utilizado para referência em seus treinos. À medida em que você progride, sua LTHR pode subir ou descer, mas não pense que isso é reflexo de seu condicionamento. Volume de bombeio do coração, BPM e efici6encia cardíaca tem papel importante nessa equação.

Se você está fazendo seus exercícios baseados em frequência cardíaca, use a LTRH para medir seus treinos.

NP - Potência Normalizada (Normalized Power)
Potência normalizada dá a você um número médio de potência como se você tivesse treinado a uma potência constante ao longo do treino. Por exemplo, em um critério, você teria vários picos de potência e vários momentos de mantenimento. Isto resulta em uma baixa potência média. A NP foi desenvolvida para mostrar quanto estresse realmente você impôs ao seu corpo. Usando algumas ferramentas matemáticas e pesando a intensidade mais do que o volume, nós podemos avaliar qual a sua potência seria se tivesse pedalado constantemente durante o tempo inteiro.

IF - Fator de Intensidade (Intensity Factor)
Mede o quanto intenso foi o treino. O treino com um IF de 1.0 seria equivalente a um treino de intensidade máxima por uma hora. Se seu IF for 0.8, significa que você deu 80% de sua intensidade máxima.Isto ajuda a medir a dificuldade do treino.

TSS - Marcador de Esforço (Estresse) de Treino (Training Stress Score)
TSS é a quantidade de esforço gerado num treino. Maior esse número, mais condicionamento potencial você ganhou do treino. Para ganhar mais condicionamento, você tem que ter o maior TSS possível.

Como o TSS e IF se relacionam?
Alguns treinos podem ser intensos, outros adicionar muito condicionamento ou um pouco dos dois. Um treino de apenas 30 min pode ser realmente intenso e ter um valor de IF acima de 1.0, mas não significa que você irá ganhar muito TSS dele. Em contraste, você pode ter treinado por duas horas de forma não muito intensa e mesmo assim ganhar condicionamento medido através do TSS.

*Nota do PAF*: O segredo é misturar bem e ganhar tolerância ao lactato (resistência muscular) com condicionamento aeróbio.
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Há diversos protocolos para medir o FTP por aí, certo? Eu usei o método que está descrito no Trainer Road, 60 min. Segue aí meu último teste num rolo triplo:

Image

O FTP deu baixo porque venho de um período sem treinar. Ficou em 2.28 W/kg (189 W). Meu último teste havia dado 217 W.
--
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

isso, treina com consistencia q dá resultado.
ja to batendo nos 2.97w/kg e qdo comecei em maio tava igual a vc.
dei uma secada, perdi muita massa gorda e de peso total mesmo foram embora apenas 3kg.
final do ano quero estar beirando 300w de ftp, vamos ver se consigo
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

Vamos ter que repetir o historico todo do pedal.com ou vamos começar de onde paramos ? :lol:

Bom, estou usando o Power2max agora. Nada contra o powertap, confiavel durante 3 anos, mas queria mais liberdade para trocar de rodas e mudei aproveitando minha ultima viagem pra França... estou gostando muito, super confiavel, e estou usando o powerbalance (distribuição entre perna esquerda e direita) para fazer uns acertos no passo...
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Anderson, claro que retomamos de onde paramos. Só uma curiosidade: Quantos % sua esquerda é mais forte/fraca que a direita?

Carvalho, posta uns números seus para a gente debater aí.

Abs.

Pedro
--
Image
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

Pedro, depende do dia... quando acordo com a "pedalada quadrada" a diferença fica em 63%-37%... comecei a fazer treinos de giro (>100rpm) nestes dias, e consigo chegar no final com 52%-48%... ou seja, aquela sensação de pedalar redondo, de estar girando bem as pernas e tal, tambem esta ligada com o equilibrio de força entre as duas pernas... pra mim isso so vale para treinos de giro ou ate L4, acima disso é pauleira e nao da pra se dar ao luxo de ficar economizando uma perna pra forçar a outra, tem que usar o que tem nas duas rs rs... lembrando que eu tenho 1,5cm de diferença de tamanho entre as duas pernas, e a 1 ano comecei a usar um calço de 6mm no taquinho da perna mais curta, e isso praticamente acabou com as dores que eu tinha nas costas, nos quadris e no joelho da perna mais longa... com o calço, eu tambem subi o banco em 6mm, o que corrigiu um desvio na perna mais longa onde o joelho ficava indo pra fora no ponto morto superior...
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Legal ter aberto o tópico PAF, eu quase abri um para comentar sobre as experiências com o TR e agora cedo vi este seu! :D

Eu comecei a brincar com o TR semana passada, fiz o teste de 8 min para brincar e na terça comecei a fazer o de 20 min e acabou a energia em casa. Aí desencanei e apenas fiz um treino de tiro, 15x1x1, achei que seguindo uma potência a intensidade foi muito mais constante do que apenas treinar por FC.

Eu já andei trocando umas ideias com o Carvalho no FB e já me deu umas dicas. Quando acabou a energia em casa minha NP no intervalo com 10 min estava em 270 w, estava fazendo bastante força e devido ao rolo sair andando no quarto eu não conseguia deixar o pace constante, colocava 280 e hora eu tinha que ficar virando o guidão para alinhar a bike e hora ir buscar o ventilador que sobrava de roda! kkkkkkk

Está certo que o TR não é preciso como um PM, mas eu achei os números bem aferidos até, isto no feeling. Comparado com colega que treina com PM, tem um FTP na casa dos 300 w e está subindo coisa de 2 min mais rápido que eu, acho que o que eu setei para começar ficou inicialmente de bom tamanho. Passando estas duas semanas de provas, vou fazer o teste de 20 min novamente para ver quanto vou conseguir desprender de potência, mas se continuar assim acho que os treinos noturnos na rua vão ficar menos frequentes! :mrgreen: Até eu comprar um PM de verdade! :twisted:

Vou deixar os meus 3 treinos iniciais aqui para darem uma olhada: http://www.trainerroad.com/career/marcoaleite" onclick="window.open(this.href);return false;
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Gili »

Pessoal, desculpa a pergunta, mas sou iniciante nesse quesito de monitoramento e aparatos para ajudar no treino. Chegou meu edge 500 e vi que ele tem medidor de potencia. E vi voces citando outros medidores de potencia. São mais eficientes que o do garmin? qual a diferença?
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Os Edges apenas recebem o sinal dos dispositivos de medição de potência. Ele por si só não mede nada. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Gili »

marcoaleite wrote:Os Edges apenas recebem o sinal dos dispositivos de medição de potência. Ele por si só não mede nada. ;)
:mrgreen:
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

galera q ta rumando pros treinos com potencia, viram essa liquidacao?
http://www.excelsports.com/main.asp?pag ... ailspecial

valendo MUITO a pena hein!
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

ftp ainda em 218w - mas peso corporal baixou pra 71.5kg
w/kg agora em 3.04w

ta mais facil escalar agora rsrsrsrs
esta semana to fazendo so tapering pra prova do dia 18 e mesmo assim peguei dois trofeuzinhos no strava hj (2. geral e 5. geral em dois segmentos numa escalada cat.4)
vamo-q-vamo!
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Parabéns Carvalho, excelente números.
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Olha os efeitos de uma gripe:
Sexta-feira 09/08 = 64 kg
Quarta-feira 14/08 = 67,5 kg

Meu W/kg que não era aquelas coisas foi para o buraco! Somado a isto a perca da capacidade aeróbica, foi sofrer muito no domingo! E terei que trabalhar muito no TR! :P

Carvalho, posso dar um pitaco no seu treino? Eu vi lá no strava... hehehe
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

Eu fiquei um fim de semana sem pedalar e engordei 2 Kg tbm, mas já recuperei o peso "baixo".

Como meu rolo não faz parte da lista do TR, achei um com curva parecida para medir o Virtual Power e tem sido produtivo.

Infelizmente, por isso, os valores medidos de potência não são reais, na verdade estão bem abaixo do que realmente são, espero eu :lol: . Mas to pensando seriamente em pegar um rolo "decente".

Aproveitando que fui fazer manutenção no rolo essa semana, fiz uma modificação no posicionamento dos ímas a fim de deixá-lo mais pesado, e assim conseguir treinar melhor a força.

Meu rolo é o Tranz-X JD-118 e o que fiz foi simplesmente soltar (retirar) o cabo da regulagem do peso. Assim o ímã fica na posição padrão de repouso (com o cabo ele fica um pouco tensionado, o que impede que ele chegue até o fim do curso). Após essa modificação tive até que diminuir meu FTP no TR. O que eu fazia na config 50x12 agora faço na config 50x14 com a mesma dificuldade. Fica a dica.
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Kinbold,

O que é importante notar também é a pressão do rolo que você aplica na roda. 3 giros oferece uma resistência diferente do que 4 giros, por exemplo.
--
Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

Claro, utilizo sempre a mesma pressão nos pneus e o aperto no rolo.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Demorou! :P Valeu Vitor!
O meu não tem o regulador de tensão, é aquela pegada do começo ao fim. É o Rav Tx1, você pode testar com esta curva para ver se fica mais coerente, é o mesmo rolo do Tranz-X sem o cabo de fabrica. No meu caso eu estou dando 4 voltas e 2/3 de pressão no pneu, calibrado com 110 psi antes do treino. Fica uma dificuldade boa, para fazer o Revolver a 338 w eu engatei 50x13 (ou 50x14, não me lembro agora) e trabalhei com cadência en torno de 100 a 110 rpm. Doeu bagarai!! :shock:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Gráficos, gráficos!!!! Cadê os gráficos galera?
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Vou puxar a fila então para o PAF.

Image

Tinha um programa que o Clythio tinha comentado que já dava o CP20, CP60, etc, mas eu não me lembro o nome agora... Acho que era free, o WKO+ tem que pagar pela licença não é?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

marcoaleite wrote:Demorou! :P Valeu Vitor!
O meu não tem o regulador de tensão, é aquela pegada do começo ao fim. É o Rav Tx1, você pode testar com esta curva para ver se fica mais coerente, é o mesmo rolo do Tranz-X sem o cabo de fabrica. No meu caso eu estou dando 4 voltas e 2/3 de pressão no pneu, calibrado com 110 psi antes do treino. Fica uma dificuldade boa, para fazer o Revolver a 338 w eu engatei 50x13 (ou 50x14, não me lembro agora) e trabalhei com cadência en torno de 100 a 110 rpm. Doeu bagarai!! :shock:
Achei que você tinha o jd118 tbm, por isso a "dica" hehehe. Onde você conseguiu a info que é o tx1 = jd118?

Vou testar ele hoje pra ver se a curva fica mais coerente.

Pra efeito de comparação, em 50x12 a 90rpm, qual a potência mostrada no seu TR?
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Eu vi pelo site do fabricante que o Paulo Hass me passou lá no inominável. Era o mesmo rolo o JD113 e este Rav Tx1, creio que o JD118 seja igual, exceto pela regulagem de resistência por cabo. ;)

Ahora a noite vou fazer o teste e te falo aqui! Vou fazer com o protocolo padrão que uso sempre para treinar. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

Legal, vou colocar nesse modelo de rolo e fazer o teste de FTP hoje.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

kinbold wrote:Legal, vou colocar nesse modelo de rolo e fazer o teste de FTP hoje.
Vitor, fiz o teste aqui e de 50x12 a 90 rpm deu aproximadamente 280 w. Condições: pneu com 110 psi e 4voltas e 2/3 de pressão no rolo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

O meu deu esse valor tbm, mas tava pensando, o que importa é a velocidade para ter a medição virtual, então sem um PowerMeter não dá pra saber a diferença de carga dos rolos.

Fiz o teste de 20min hoje com a config nova, achei que a curva ficou bem aceitável. Meu FTP ficou em 200.

Vou precisar de muito Toddynho ainda....
Image
Post Reply