Doping

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
newhouse
Membro
Posts: 48
Joined: Tue 15 Jul 2014 13:30
Nome Verdadeiro:: Anderson

Re: Doping

Post by newhouse »

Eu acho que o problema é que o medico do Froome receitou essa bombinha aqui pra ele usar:


Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

lendo uma entrevista no cyclingtips um médico comenta que o nível que o Froome atestou poderia ser atingido com o uso de nebulizador, porém isso só é usado em crises intensas e no caso precisaria ter sido avisado o uso terapêutico.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Doping

Post by Adriano »

Acho que se ele realmente precisasse de uma dose tão grande é porque ele estava com uma crise braba de asma. Nessas condições, como ele conseguiria andar em alto nível? Que asmático é esse que apesar de estar na merda consegue treinar todo santo dia e ganhar as provas mais difíceis do ciclismo?

Tem alguma coisa estranha aí.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Doping

Post by Doido43 »

Adriano wrote:Acho que se ele realmente precisasse de uma dose tão grande é porque ele estava com uma crise braba de asma. Nessas condições, como ele conseguiria andar em alto nível? Que asmático é esse que apesar de estar na merda consegue treinar todo santo dia e ganhar as provas mais difíceis do ciclismo?

Tem alguma coisa estranha aí.
Fora que esse tipo de medicamento tem como efeito adverso "taquicardia"... imagina o coração do cara com isso no sangue e subindo as montanhas como ele subiu.

350bpm, no minimo! hsaussahasuhsuahsa
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Re: Doping

Post by Guinness »

O maior expert no assunto se pronuncia sobre o caso:

http://www.cyclingnews.com/news/lance-a ... d-forever/
A mentira é a desculpa dos derrotados.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

essa análise do Lance é mais ou menos na linha do que coloquei, da politicagem ter vazado tudo pq ia sim pra debaixo do tapete.
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: Doping

Post by Idilio »

Papillon wrote:Guiness, estou preparando um texto oposto, ou seja dizendo que ele precisa ser condenado, podes me ajudar?

Estou buscando pesquisas que fomentem o efeito anabólico do salbutamol em alta dosagem (injetado ou por comprimido) para enfatizar que o gajo poderia andar com a bombinha no bolso só para despistar.
Papito, não consegui acesso a fonte, mas li que um dos estudos mais citados aí no caso mostrou que o uso do Salbutamol não altera o nivel do VO2 Max, nem diminui o gasto energetico em função do esforço realizado, sendo assim não teria efeito de Doping, mas ele altera a fonte energetica, deixando o atleta de usar majoritariamente Carbos e passando a queimar mais Gorduras. Já escutei que o Froome está sob dieta Quetogenica, e tambem escutei que um dos componentes da formula do Suquinho Sky é oleo de côco.

Acredito que o Salbutamol é parte da formula que encontraram. Digo que seja uma formula porque não aplicaram apenas para o Froome, mas usam desde o Wiggins, e seus sucessivos TUEs pré provas. :wigo2
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Doping

Post by Iberê »

teoricamente salbutamol não tem efeito em pessoas que não tem asma, mas um conhecido meu, sedentário, por motivos didáticos fez uso de uma dose grande (ele precisava ensinar os alunos a usar a bombinha) e para cada turma ele repetia o procedimento. No fim do dia ele tinha aumentado bastante o peak-flow dele. Daí a concluir que aumenta VO2 e melhora desempenho é um abismo, mas teoricamente não deveria alterar o peak-flow também
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Idilio wrote: Acredito que o Salbutamol é parte da formula que encontraram. Digo que seja uma formula porque não aplicaram apenas para o Froome, mas usam desde o Wiggins, e seus sucessivos TUEs pré provas. :wigo2
É nisso que acredito tb. E acho que ele não escapa da condenação especialmente por motivos políticos.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Doping

Post by ftmonjardim »

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Como prêmio para Funvic pelos Hepta dopado os atletas convocados para seleção brasileira foram dispensados e podem competir normalmente no calendário nacional. Assim a equipe não fica desfalcada. :nibal2

http://www.pelote.com.br/cbc-suspende-a ... -sao-jose/
Em função do novo caso de doping envolvendo o atual campeão brasileiro de estrada Roberto Pinheiro, o Betinho a Confederação Brasileira de Ciclismo suspendeu a convocação de atletas da equipe. Os tempos sombrios seguem sobre o ciclismo de estrada brasileiro. Quando obtém bons resultados não são divulgados na grande mídia e quando a notícia é ruim…essa corre o mundo.

A suspensão pega no ponto mais fraco, os ciclistas. Os grandes prejudicados são os convocados para a seleção do Pan Americano de estrada, Caio Godoy, Magno Prado Nazaret, Murilo Affonso, Tatiele Valadares e Wellyda Rodrigues. Além deles o país é prejudicado pois perde nomes fortes e importantes para a seleção.

Administrativamente a Equipe Brasil Pro Cycling segue sem punição.
A seleção brasileira de estrada convocada para o Pan Americano de 2018 foi:

Equipe masculina (em negrito atletas Funvic)
Caio Godoy Ormenese (Elite) – Estrada
Cristian Egídio da Rosa (Elite) – Estrada (equipe São Francisco Klabin Ribeirão Preto)
Leonardo Henrique Finkler (Sub-23) – Estrada (equipe Alumínios Cortizo – Anova, Espanha)
Magno Prado Nazaret (Elite) – Estrada e CRI
Murilo Affonso Ferraz (Elite) – Estrada

Rafael de Mattos Andriato (Elite) – Estrada (equipe São Francisco Klabin Ribeirão Preto)
Rodrigo do Nascimento (Elite) – Estrada e CRI (equipe São Francisco Klabin Ribeirão Preto)

Equipe feminina
Ana Paula Polegatch (Elite) – Estrada e CRI (Memorial Santos)
Clemilda Fernandes Silva (Elite) – Estrada e CRI (Clube Fernandes)
Flávia Oliveira Paparela (Elite) – Estrada (Cyclelive – Bélgica)
Tatielle Valadares de Souza (Elite) – Estrada
Thayna Araujo de Lima (Sub-23) – Estrada (Memorial – Santos)
Wellyda Rodrigues – (Elite) – Estrada



Confira o comunicado na íntegra:
A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), vem por meio deste comunicado, informar a decisão de suspender provisoriamente a convocação anteriormente publicada no site oficial da entidade (CONVOCAÇÃO) referente ao Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018, que será realizado entre os dias 1º e 6 de maio, em San Juan, na Argentina.

Tendo em vista os recorrentes casos de doping envolvendo atletas da equipe brasileira Funvic/São José dos Campos, e estando esta confederação empenhada em atuar preventivamente no combate ao doping, principalmente prevenindo o envolvimento de integrantes da seleção com qualquer tipo de vantagem ilícita, ficou decidido, por recomendação do Comitê de Integridade, da Organização Antidoping e da Comissão de Atletas da CBC, que nenhum(a) atleta da equipe Funvic/São José dos Campos poderá integrar a seleção brasileira no próximo Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018.

A confederação assume o compromisso junto aos atletas, clubes e todos os envolvidos, para divulgar o quanto antes possível uma nova convocação para o campeonato.

Assessoria de Comunicação – CBC
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Betinho falou que foi em função da Rabdomiólise, vamos ver... no caso da Isabella não colou a dengue e ela levou 4 anos.

Na Delko Marseille o Remi Di Gregóriofoi pego por EPO mesmo, tava voando na Paris-Nice.
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Doping

Post by ProfClayton »

Carai... cara com Rabdomiólise? E treinando e correndo do jeito que está? Tá estranho isso aí!!!!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

ele ficou internado em 2015 por esse motivo e ai analisaram o resultado dos exames e por isso suspenderam.

sabe qual a treta né? Essa doença aumenta o nível de hematócritos em pelo menos 20%, se o dele não aumentou pode ser indicativo de que faz micro-dosagem há tempos para manter o nível sempre igual.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Não deu um mês!

Na virada de Maio a CBC soltou relatório suspendendo Caio Godoy, indicando a mesma infração de Betinho, ou seja provavelmente é passaporte biológico. E isso meio que escancara a suspensão que a CBC deu, afinal se deixasse levar a bomba ia vir lá no Pan Americano.

http://www.pelote.com.br/caio-godoy/
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Dia sim dia também.

Najar Gonzalo "El Condor" que venceu na Vuelta a San Juan no começo do ano foi suspenso por doping. Gastón Javier da mesma equipe também foi pego mas por testosterona exógena.

http://www.pelote.com.br/doping-najar-gonzalo/
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Doping

Post by ftmonjardim »

Mai não sarva um, disse o caipiria
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Doping

Post by Adriano »

Eu acho que tinha é que liberar geral. Cada um toma o veneno que quiser tomar, e quem morrer em consequência disso azar dele.
Na prática já funciona assim, não acredito que os profissionais andem limpos. Até no meio amador tem doping, imagina no profissional onde rola dinheiro.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Acho que a UCI tinha que determinar que o ciclismo passe a seguir a métrica da FIFA e UEFA.

Nos campeonatos da UEFA e Commenbol o controle é duríssimo, a cada partida são sorteados 2 atletas entre os 38 (minimo) relacionados para o exame. Cerca de 5% dos exames serão de sangue e o restante de urina.

Pronto, o esporte ficará limpo.

Os clubes e atletas "temem" a Copa do Mundo onde o controle é muito maior:
8 atletas de cada seleção (28) serão testados, sempre urina e "eventualmente" sangue.


Para entender como o problema é o ciclismo ser exigente em demasia, numa Vuelta a San Juan são testados TODOS vencedores de etapa pelo sangue, além de onde está a confiança no atleta?

Só para deixar bem claro estou sendo IRÔNICO :lance1
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Doping

Post by luciano_oz »

Adriano wrote:Eu acho que tinha é que liberar geral. Cada um toma o veneno que quiser tomar, e quem morrer em consequência disso azar dele.
Na prática já funciona assim, não acredito que os profissionais andem limpos. Até no meio amador tem doping, imagina no profissional onde rola dinheiro.
Também acho.
De certa forma para mim, é um pouco de hipocrisia achar que o ciclismo ou qualquer outro tipo de esporte de alta performance é limpo.
Não tem como nenhum de nós conseguir andar 200kms com 45 km/h de média e ainda sprintar, ou mesmo subir 5 mil metros em 170 km e ter uma média de pra lá de 35 km/h e não arriar as "batiria".

Uma coisa que vivo me perguntando é a respeito de quando esses ciclistas que ja usaram todos os tipo de drogas para melhorar o desempenho ficarão na velhice, pois um dia a fatura do cartão chega.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Doping

Post by Adriano »

luciano_oz wrote:Uma coisa que vivo me perguntando é a respeito de quando esses ciclistas que ja usaram todos os tipo de drogas para melhorar o desempenho ficarão na velhice, pois um dia a fatura do cartão chega.
Talvez morram mais cedo. Talvez fiquem mais fortes e vivam mais. Talvez não aconteça nada.
Do jeito que é hoje não tem como saber. Não sei se já fizeram algum estudo abrangente sobre os efeitos do doping a longo prazo (duvido que tenha sido feito algum, pois quem iria assumir que se dopa?).
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Doping

Post by Marcelo Marino »

luciano_oz wrote: Uma coisa que vivo me perguntando é a respeito de quando esses ciclistas que ja usaram todos os tipo de drogas para melhorar o desempenho ficarão na velhice, pois um dia a fatura do cartão chega.
Image
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Doping

Post by luciano_oz »

Marcelo Marino wrote:
luciano_oz wrote: Uma coisa que vivo me perguntando é a respeito de quando esses ciclistas que ja usaram todos os tipo de drogas para melhorar o desempenho ficarão na velhice, pois um dia a fatura do cartão chega.
Image
:merckx2 :merckx2 :merckx2

Mas será que naquela época tinham as drogas sinteticas tipo testosterona, EPO, CERA ?
Me refiro aos caras tipo Lance, Hincapie, Froome, Contador ficarão com seus 50 ou 60 anos...
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

luciano_oz wrote: Mas será que naquela época tinham as drogas sinteticas tipo testosterona, EPO, CERA ?
Me refiro aos caras tipo Lance, Hincapie, Froome, Contador ficarão com seus 50 ou 60 anos...
Acho que era até pior pois esses caras dos anos 60-70 tomavam coisas em dosagens altíssimas.

de um modo geral os velhinhos dos anos 80 estão bem:
Image

Image

Moser:
Image

Acho que dá até uma ajuda, esse "velhinho" ai é o Fondriest que ta com 53 anos!
Image

Humildemente nem vou colocar fotos de ciclistas aqui conhecidos do grupo como o Yang e eu próprio que já estamos próximos a categoria 50+ e com cara de 28 :conta1
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Doping

Post by TheBlackPath »

aquele documentario "Icarus" dá o que pensar sobre o doping em u sentido mais amplo.... Por exemplo, o quanto o documentarista sentiu-se "super" durante os treinos e na sua vida em geral. E o quanto essas drogas poderiam em teoria melhorar a qualidade de vida em "nao-atletas", frear efeitos do envelhecimento.. mas enfim.. é muiiiiito controverso. Os ciclistas mais antigos se dopavam ate com cocaina... e anfetamina e disseminada...

Ontem ví outro documentario - quase assustador - chamado "take your pills" ... sobre o uso indiscriminado de anfetaminas por estudantes e profissionais americanos para "melhorar a performance em um ambiente altamente competitivo". E também dá umas pinceladas no tema "smart drugs"...
Tudo muito bizarro... mas creio que é um caminho sem volta.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Acho que é bem por ai. Algumas drogas para acelerar a recuperação nós amadores podemos tomar e fazem bem. Para o atleta profissional é considerado doping.

eu já comentei aqui, nos relatórios da WADA o ciclismo é o que percentualmente mais testa sangue e mais testa atletas em competição, por isso a galera cai. Se mantivesse uma proporção mixa como no futebol... nem Contador, Armstrong e outros teriam caído.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

E hoje mais um doping brasileiro meu povo!

E foi o André Almeida da... Funvic. Suspenso provisoriamente por irregularidade no passaporte biológico. A equipe santa como sempre demitiu o ciclista sem comentário algum.

Relembrando o pegos no doping pela Funvic nos últimos três anos:

André Almeida - Passaporte Biológico 07/2018 - Suspenso Provisoriamente.
Betinho - Passaporte Biológico 04/2018 - Suspenso provisóriamente
Caio Godoy - Cocaína e Maconha 04/2018 - Suspenso provisóriamente
Alex Diniz - Passaporte Biológico 8 anos (2025)
Otávio Bulgarelli - Urina feminina, posteriormente inocentado.
Ramiro Rincon - CERA 07/2016 - 8 anos (2024)
João Gaspar - CERA 07/2016 - 4 anos (2020)
Kleber da Silva Ramos - CERA 07/2016 - 4 anos (2020)
Carlos Manarelli - Sibutramina 11/2015 - 4 anos (2019)


Além deles estão suspensos entre os ciclistas brasileiros:

Everson Camilo - 2020
Isabella Lacerda - 2021
Josemberg Pinho - 2019
Cleberson Weber - 2023
Mariano Nascimento - 2020
Raphael Mesquita - 2019
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Re: Doping

Post by Guinness »

Papillon wrote:E hoje mais um doping brasileiro meu povo!

E foi o André Almeida da... Funvic. Suspenso provisoriamente por irregularidade no passaporte biológico. A equipe santa como sempre demitiu o ciclista sem comentário algum.

Relembrando o pegos no doping pela Funvic nos últimos três anos:

André Almeida - Passaporte Biológico 07/2018 - Suspenso Provisoriamente.
Betinho - Passaporte Biológico 04/2018 - Suspenso provisóriamente
Caio Godoy - Cocaína e Maconha 04/2018 - Suspenso provisóriamente
Alex Diniz - Passaporte Biológico 8 anos (2025)
Otávio Bulgarelli - Urina feminina, posteriormente inocentado.
Ramiro Rincon - CERA 07/2016 - 8 anos (2024)
João Gaspar - CERA 07/2016 - 4 anos (2020)
Kleber da Silva Ramos - CERA 07/2016 - 4 anos (2020)
Carlos Manarelli - Sibutramina 11/2015 - 4 anos (2019)


Além deles estão suspensos entre os ciclistas brasileiros:

Everson Camilo - 2020
Isabella Lacerda - 2021
Josemberg Pinho - 2019
Cleberson Weber - 2023
Mariano Nascimento - 2020
Raphael Mesquita - 2019
Em 2015 o problema já era endêmico dentro do pelotão nacional e pouquíssimos dignaram-se a assinar o manifesto que redigi e que foi divulgado por um dos poucos jornalistas sérios e sem rabo preso no país, Sr. José Cruz.

https://josecruz.blogosfera.uol.com.br/ ... seis-anos/
A mentira é a desculpa dos derrotados.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Doping

Post by Papillon »

Dando um up no tópico.

Essa semana saiu matéria no UOL sobre uma suposta possibilidade de uma suspensão por parte da UCI. Lappartient claro disse que é possível mas que estamos longe disso.

Eu acho que estivemos de fato perto disso em 2017/2018 com esses casos citados. Porém com o traseiro na reta a CBC tratou de fingir não conhecer mais a Funvic. E desde então aumentou consideravelmente os exames.

texto com links: http://www.pelote.com.br/suspensao-do-b ... -a-italia/
Foi manchete esta semana uma suposta suspensão do Brasil por parte da UCI. Apesar da matéria chamativa, não há até o momento nenhum processo correndo contra a CBC, conforme apurei. A própria matéria apenas traz a alusão a uma possível suspensão. Porém o próprio texto trás afirmação de David Lappartient da distância de um processo que culmine em suspensão.

Atualmente entre os ciclistas com suspensão definitiva pela UCI, existem 13 brasileiros. Mas será que somos maioria? Em fato não, a lista traz a Colômbia como grande recordista com 23 ciclistas, quase o dobro do Brasil e não há o menor sinal de suspensão da confederação colombiana.  No continente é bem verdade os brasileiros são a terceira força em doping, atrás também da Costa Rica com 19 ciclistas com suspensão definitiva. Recorde que não é orgulho para ninguém.

Mudança vem sem varrer para baixo do tapete

Os tempos de tolerância com o doping passaram, ficaram para trás com Lance Armstrong jogado as hienas. Após especificamente a segunda suspensão da Brasil Pro Cycling em 2018 por conta de muitos positivos na equipe, a CBC mudou de postura. Acredito que naquele momento havia mais elementos para uma ação contra a CBC do que nos dias atuais. Porém ações foram tomadas. Em primeiro momento colocou a equipe na berlinda, punindo até injustamente ciclistas que nada deviam. E em um segundo momento aumentou radicalmente o controle anti-doping no Brasil. Exemplo disso foi a presença da ABCD no Campeonato Brasileiro de Master.

Além de todos problemas de saúde, do alto risco de ser pego em um exame de rotina ou fora de rotina (passaporte biológico) outros riscos envolvem o doping nos dias atuais: O bolso! Contratos de ciclistas geralmente possuem cláusula específica sobre doping que pode invalidar o contrato. Assim a opção do uso do doping envolve além do afastamento de provas oficiais um custo financeiro.

É importante alertar sobre o quanto o ciclismo está sendo denegrido e isso acaba afetando os próprios ciclistas. Os patrocinadores não querem saber de investir mais no ciclismo devido ao doping. Alerta uma das maiores ciclistas brasileiras, Vera Regina Lang.

O ciclismo moderno vai muito além do doping, extraindo performance com base científica.

Percentual de gordura, volume de transporte de oxigênio pelo sangue, tudo é estudado e limites definidos para a melhor performance. Claro tudo isso mais a qualidade em não cair, não perder tempo de bobeira e todos demais atributos que constroem um campeão. Obviamente no mais alto nível há tentativas de levar vantagem indevida, recentemente publiquei sobre o escândalo austríaco, a Operação Aderlass e como a polícia desmantelou essa gangue.

O melhor de toda essa história é manter a luta por um ciclismo limpo em destaque. Agentes de controle em prova master? Juro que não sonhava com isso e para os malandros virou o pior pesadelo.
Post Reply