Ciclovias

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Ciclovias

Post by ftmonjardim »

Não diga isso Zo, devemos ficar triste, é apenas um coitado que não teve a oportunidade na vida, vou orar por ele :cadel1

:lol: :lol: :lol:
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

Pô entrei na página 1. Como mudou e como as opiniões tornaram-se muito mais complexas. :jan1
Zo wrote:
Ed Braz wrote:Sempre me pergunto se não podiam economizar na tinta, não seria necessário pintar a faixa toda de vermelho.

Mas pensando bem, neste momento inicial de implantação em massa e aprendizado para os atores envolvidos (ciclistas, motoristas e pedestres) é bom que ela seja bem chamativa mesmo e visível a distância.

É vermelha conforme a ABNT-NBR.

A norma diz que "quando for pintada" que seja vermelha a indicação é que seja pintada em cruzamentos, no restante é opcional que o prefeito prefere "optar" em pintar...sei lá...talvez por ser a cor do partido dele.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Papillon wrote:Pô entrei na página 1. Como mudou e como as opiniões tornaram-se muito mais complexas. :jan1
Zo wrote:
Ed Braz wrote:Sempre me pergunto se não podiam economizar na tinta, não seria necessário pintar a faixa toda de vermelho.

Mas pensando bem, neste momento inicial de implantação em massa e aprendizado para os atores envolvidos (ciclistas, motoristas e pedestres) é bom que ela seja bem chamativa mesmo e visível a distância.

É vermelha conforme a ABNT-NBR.

A norma diz que "quando for pintada" que seja vermelha a indicação é que seja pintada em cruzamentos, no restante é opcional que o prefeito prefere "optar" em pintar...sei lá...talvez por ser a cor do partido dele.
Ou da bandeira da cidade de São Paulo :D

Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Pra quem só conhece ciclofaixas através do Camilo Cristófaro.

phpBB [media]
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Embora seja mais "perigoso" com as entradas de carro e pedestres a posição da faixa na direita favorece o fluxo urbano, como o rapaz diz a faixa não é lugar pra treino.

Note como ela serve de "barreira" entre o carro e o pedestre, dando uma hierarquia mais humanizada.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Ciclovia Helio Pellegrino

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

http://blogdociclista.com.br/
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias

Post by Cebo »

Essa obra tem que terminar logo. Enquanto ta em obra, ta uma merda andar andar ali. Na Faria Lima motorista vê o chão vermelho e já acha que você tem que estar ali, mesmo com um tapume no caminho.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Ciclovia Viaduto Antártica

Faixa ligará zona norte à oeste; empresa faz obra de 1,2 quilômetro de extensão como contrapartida de empreendimento.


Image

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticia ... 0000001559
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Já atravessei esse viaduto Antártica algumas vezes, é útil a ciclovia nele, só acho que não precisava ser no centro...é tranquilo pedalar na lateral dele, uma faixa ali ajudaria e muito.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Ciclovias

Post by Iberê »

o problema é que o retardado que planeja as ciclovias nunca deve ter subido em uma bicicleta, quem dirá pedalar na rua.
Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Não entendo esse fetiche pelas lateriais....


Não é mais seguro pelo meio?

Ou prefere esperar vários minutos pra atravessar esse trecho?
Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Soldados partidários
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Zo wrote:Não entendo esse fetiche pelas lateriais....


Não é mais seguro pelo meio?

Ou prefere esperar vários minutos pra atravessar esse trecho?
[ Imagem ]
As laterais possuem "os motivos" para o deslocamento. Esse trecho ai é super tranquilo quase não vem carro da direita ai embora entendi seu questionamento.

Mas eu reescrevo o comentário:

Penso ao invés de gastar dinheiro que a prefeitura não tem (portanto no cheque especial) quebrando o centro da pista para refazer o piso, NESSE caso (e sim tudo em urbanismo deveria ser estudado caso a caso) poderiam simplesmente pintar ma faixa na lateral economizando dinheiro.

Assim para entender minha "tara" por ciclovias nas laterais entenda que o objetivo urbano da ciclovia é servir não só ao sujeito que pretende sair de Guarulhos e ir para Interlagos, até porque ele é minoria e sim servir principalmente ao deslocamento local, distâncias curtas de 2-8km principalmente e para tanto o ideal é que os objetivos estejam o mais próximo possível.

Image

Porque ali eu digo que dá pra fazer na lateral? Pq já passei algumas vezes ali e se olhar ali durante o dia verá que muita gente faz exatamente esse trajeto.

Aqui um desenho de como seria a ciclovia "perfeita":
Image

Aqui a implantação:
Image

não é necessário pintar a faixa toda, menos custo = mais km de ciclovias.
Last edited by Papillon on Mon 23 Nov 2015 15:27, edited 1 time in total.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papillon wrote:
Zo wrote:Não entendo esse fetiche pelas lateriais....


Não é mais seguro pelo meio?

Ou prefere esperar vários minutos pra atravessar esse trecho?
[ Imagem ]
As laterais possuem "os motivos" para o deslocamento. Esse trecho ai é super tranquilo quase não vem carro da direita ai embora entendi seu questionamento.
Até o ano passado, eu morava a 1km desse trecho. Ali é movimentado sim..... ainda mais em horários de pico (horário onde passa mais ciclistas tb)

Mas eu reescrevo o comentário:

Penso ao invés de gastar dinheiro que a prefeitura não tem (portanto no cheque especial) quebrando o centro da pista para refazer o piso, NESSE caso (e sim tudo em urbanismo deveria ser estudado caso a caso) poderiam simplesmente pintar ma faixa na lateral economizando dinheiro.
Quem está fazendo essa ciclovia é a iniciativa privada.

Assim para entender minha "tara" por ciclovias nas laterais entenda que o objetivo urbano da ciclovia é servir não só ao sujeito que pretende sair de Guarulhos e ir para Interlagos, até porque ele é minoria e sim servir principalmente ao deslocamento local, distâncias curtas de 2-8km principalmente e para tanto o ideal é que os objetivos estejam o mais próximo possível.

[ Imagem ]

Porque ali eu digo que dá pra fazer na lateral? Pq já passei algumas vezes ali e se olhar ali durante o dia verá que muita gente faz exatamente esse trajeto.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

E ainda, a velocidade dos veículos na faixa da direita é menor, o que oferece menos risco para o ciclista e não exige uma separação tão grande assim entre ciclovia e faixa de veículo.

O trânsito todo segue essa lógica, veículos mais lentos na direita. Exceto no caso de longos corredores, tipo corredor de ônibus da Santo Amaro, era assim que deveria ser, para bicicleta e para ônibus.

Pior do que colocar no meio é fazer trechos curtos, sem continuidade, tanto para ônibus como para bicicleta. Aí o resultado é ficar passando de um lado para outro. No caso dos ônibus isso trava ainda mais o trânsito.

Ah, mas é perigoso o ciclista ir reto e o veículo fazer a conversão a direita. Pode ser perigoso quando a campanha de educação no trânsito não faz parte do plano de mobilidade. Nos locais onde existe educação (de pedestres, ciclistas e motoristas) funciona perfeitamente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Zo wrote:Quem está fazendo essa ciclovia é a iniciativa privada.
2km de ciclovia caríssima poderiam ser 20km de faixas na lateral, qual importa mais? :conta1
Até o ano passado, eu morava a 1km desse trecho. Ali é movimentado sim..... ainda mais em horários de pico (horário onde passa mais ciclistas tb)
No horário de pico não fica tudo parado? Nas vezes que passei até preferi o horário de pico.
Agora...ruim é subir a sumaré as 18h do horário de verão cheio de gente caminhando na ciclovia... na ultima vez que passei subi no meio dos carros sendo xingado. :lance4
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:E ainda, a velocidade dos veículos na faixa da direita é menor, o que oferece menos risco para o ciclista e não exige uma separação tão grande assim entre ciclovia e faixa de veículo.

O trânsito todo segue essa lógica, veículos mais lentos na direita. Exceto no caso de longos corredores, tipo corredor de ônibus da Santo Amaro, era assim que deveria ser, para bicicleta e para ônibus.

Pior do que colocar no meio é fazer trechos curtos, sem continuidade, tanto para ônibus como para bicicleta. Aí o resultado é ficar passando de um lado para outro. No caso dos ônibus isso trava ainda mais o trânsito.

Ah, mas é perigoso o ciclista ir reto e o veículo fazer a conversão a direita. Pode ser perigoso quando a campanha de educação no trânsito não faz parte do plano de mobilidade. Nos locais onde existe educação (de pedestres, ciclistas e motoristas) funciona perfeitamente.

A ciclovia da Sumaré fica no meio e a da ponte do Limão será no meio. Portando, será dado continuidade.
Image


E ali os veículos andam a 50km p/h nas 3 faixas... prefiro um carro passar ao meu lado a 50km p/h do que um ônibus e 50km p/h.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papillon wrote:
Zo wrote:Quem está fazendo essa ciclovia é a iniciativa privada.
2km de ciclovia caríssima poderiam ser 20km de faixas na lateral, qual importa mais? :conta1
Até o ano passado, eu morava a 1km desse trecho. Ali é movimentado sim..... ainda mais em horários de pico (horário onde passa mais ciclistas tb)
No horário de pico não fica tudo parado? Nas vezes que passei até preferi o horário de pico.
Agora...ruim é subir a sumaré as 18h do horário de verão cheio de gente caminhando na ciclovia... na ultima vez que passei subi no meio dos carros sendo xingado. :lance4

Se faz ciclofaixa em zigue-zague reclama.

Se faz ciclovia com desnível e dando continuidade com outras ciclovias que ficam no meio, reclama.


Papito ranzinza! :lol:
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Então Zo, ai entra o que chamo de planejamento.

Como deveria ser: planejado, calculado e programado.
Como é: do jeito que der né.

Usualmente quando faz-se o planejamento, quem vai no centro é o transporte coletivo (tipo av. santo amaro), assim tem-se:

calçada, ciclovia, parada de carro, pista de carros, ônibus no centro e espelha-se o restante.

Agora claro, isso é usual...pois cada caso é um caso, porém no caso de SP é "do jeito que der" e não é só com o Haddad, quase sempre foi assim e com ele só ficou mais agressivo "faz ai do jeito que der".

Assim a ciclovia vai pro meio porque é onde tem o canteiro...ou onde não tem o canteiro vai pro canto...

http://www.cycling-embassy.org.uk/blog/ ... m-cycleway" target="_blank

http://www.aviewfromthecyclepath.com" target="_blank

agora...não dá para falar "vou aplicar um método único" e ele funcionar na cidade toda, é tipo...colocar 50kmh arbitrariamente...desconsiderando análise técnica.

Agora...não é só aqui que tem problemas:
Image

Image

Então...tudo depende do objetivo.

Essa abaixo pode servir como uma luva para Vila Madalena, Pinheiros, Moema, mas ser horrível na Radial Leste.
Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

E aqui na Pacaembú? Ao invés de fazer ciclovia com separação física no meio, vc tb acha que deveriam fazer uma ciclofaixa na direita disputando espaço com os ônibus? Tando nela quanto no viaduto Antartica, qual das opções você acha mais seguro?

Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Agora o mais curioso é que aqui quando a ciclovia fica totalmente protegida o que acontecer...

...é que o ciclista é expulso dali pois o povo "toma" a ciclovia com patinetes, skates, cachorros...tipo aquela na av. do parque vila lobos ela é tão boa que todos vão pra lá.

Isso não é definitivamente um problema e sim um sintoma.

Assim vou ilustrar:

1. ciclovia "minimalista":
Image

2. com carros a direita (perigo de levar portada na cara):
Image

3. com carros a esquerda (idem o perigo do passageiro):
Image

4. protegida na lateral:
Image

5. Central sem proteção:
Image

6. central com proteção:
Image

7. Central separada:
Image

A notar:
O pessoal esta ali no centro por um motivo simples: estão protegidos, se tivesse uma "calçada" assim na lateral, seria o mundo perfeito para o pedestre e isso deveria ser perseguido.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Zo wrote:E aqui na Pacaembú? Ao invés de fazer ciclovia com separação física no meio, vc tb acha que deveriam fazer uma ciclofaixa na direita disputando espaço com os ônibus? Tando nela quanto no viaduto Antartica, qual das opções você acha mais seguro?

[ Imagem ]
Deveriam colocar o ônibus no centro e talvez junto com o ônibus a ciclovia.
Image

Se pudesse escolher, colocaria o ônibus no centro e faria uma ciclovia em cada lateral, diminuindo a largura para os carros.

Esse exemplo da Pacaembu é ótimo, vai uma PUTA grana pra mexer no canteiro central, já muda o ônibus pro centro que ajuda bastante, deixa a calçada com 2m, 0,30 de separação e 1,2m de cada lado de ciclovia...


Agora de todas a mais perigosa é a que tem mão dupla, o pedestre o motorista ninguém esta mentalmente acostumado, tipo a da França Pinto, pra subir é boa, pra descer é melhor usar a Joaquim Távora.

Image
Last edited by Papillon on Mon 23 Nov 2015 16:11, edited 1 time in total.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

É que na Sumaré os moradores dos bairros em volta caminham, correm e passeiam com o cachorro desde sempre. Não é um problema causado pela ciclovia protegida.


Pedalo em Santos nos canteiros centrais e acho bem mais seguro do que pedalar na direita e ficar a toda hora olhando se vai entrar carro nos acessos.

phpBB [media]

phpBB [media]

phpBB [media]

phpBB [media]
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Zo wrote:É que na Sumaré os moradores dos bairros em volta caminham, correm e passeiam com o cachorro desde sempre. Não é um problema causado pela ciclovia protegida.
como disse é um sintoma e nào um problema é um reflexo da falta de opções dos moradores utilizarem as vias, isso ocorre naquela na frente do vila lobos também.

Em Peruíbe tem a ciclovia na lateral e tem a central (que fica na lateral da praia separada) acho boas tb... na lateral sempre vai ter o problema do carro saindo da garagem ou entroncando que obriga o ciclista a diminuir a velocidade, mas nesse caso depende do objetivo.

Aliás me lembrei que uma vez dei um duplo carpado twist na porta de uma caravan em frente ao pão de açucar (agora é um extra) a veia abriu a porta a bike ficou e eu passei por cima. :vino1

Por isso a Holanda nos anos 60 fez aquelas "ilhazinhas":
Image

fazem só 55 anos


Agora em Peruíbe fizeram 'certo" meteram uma faixa que da pra parar um TANQUE, a pessoa abre a porta e não interfere na ciclovia:

Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Pelo mapa já da para ver que não existe continuidade na av. Ordem e Progresso. A Sumaré é mais uma pista de caminhada do que uma ciclovia. A continuidade tem que ser para qualquer trajeto e não só para o que a prefeitura determinou. Se eu venho de uma rua perpendicular é bem mais fácil virar na ciclovia do lado direito, do que alcançar um canteiro central, ainda mais o canteiro central de uma ponte.

Ciclovia no meio ou em cima da calçada é para não atrapalhar os veículos.

Uma coisa que não está sendo levado em conta, canteiros centrais deveriam ter vegetação. Em uma cidade impermeabilizada e com problemas de enchente como a nossa deveria ser levado em conta. Ou tira logo o canteiro central e joga a vegetação para uma calçada mais larga.

Na Pacaembu não tenho a mínima dúvida que a melhor solução seria do lado direito, querendo manter os ônibus na direita, é só passar a ciclovia por trás do ponto.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Ciclovias

Post by Iberê »

gasta um puta grana para fazer aquele lixo da avenida paulista.
a cada 50m tem um sobe e desce, o dia inteiro cheio de pedestre, ou esperando para atravessar a rua ou fazendo seu jogging, skatistas, patinadores, fotógrafos, entre outros, e nas rampas dos cruzamentos deixaram um "paredão" central ótimo para derrubar, semana retrasada um desavisado deu de frente com um desses logo antes do túnel e foi de cara no chão, estava lá aguardando o SAMU. Ali na região da Bernardino de Campos tem que tomar cuidado para não dar com a cabeça em alguma das árvores. Sem contar que para fazer a ciclovia tiraram os vários canteiros centrais elevados que existiam, os poucos espaços que tinha para cobertura vegetal em toda a avenida.

A ciclovia da Faria Lima é a mesma coisa, tentei andar por ela vez ou outro e desisti, fizeram a ciclovia em cima do ponto de ônibus, sempre acabo indo para a faixa dos carros

A Sumaré era bem legal de se correr no canteiro central e tinha espaço o bastante para não precisar fazer a ciclovia em cima da calçada, conseguiram gastar dinheiro para deixar um negócio ruim pro pedestre e pro ciclista.

OBS: sou só eu que tem se sentido mais desrespeitado pelos motoristas depois dessa onda de ciclovias mal elaboradas?

OBS 2: não vejo qual a graça de correr na Av. Paulista, já até corri nela algumas vezes, antes da ciclovia, mas nunca foi meu lugar preferido. É correr no meio do mais puro concreto, sendo que em um raio de 2Km, tem o parque do Ibirapuera, o parque da Aclimação, a Sumaré e as ruas dos Jardins até a Av. Brasil(todas melhores que a Paulista para correr) e do Pacaembu.
Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:Pelo mapa já da para ver que não existe continuidade na av. Ordem e Progresso. A Sumaré é mais uma pista de caminhada do que uma ciclovia. A continuidade tem que ser para qualquer trajeto e não só para o que a prefeitura determinou. Se eu venho de uma rua perpendicular é bem mais fácil virar na ciclovia do lado direito, do que alcançar um canteiro central, ainda mais o canteiro central de uma ponte.

Ciclovia no meio ou em cima da calçada é para não atrapalhar os veículos.

Uma coisa que não está sendo levado em conta, canteiros centrais deveriam ter vegetação. Em uma cidade impermeabilizada e com problemas de enchente como a nossa deveria ser levado em conta. Ou tira logo o canteiro central e joga a vegetação para uma calçada mais larga.

Na Pacaembu não tenho a mínima dúvida que a melhor solução seria do lado direito, querendo manter os ônibus na direita, é só passar a ciclovia por trás do ponto.

Enchente no viaduto? :shock:
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Iberê wrote:gasta um puta grana para fazer aquele lixo da avenida paulista.
a cada 50m tem um sobe e desce

Vc concorda que se ela fosse totalmente plana, os ciclistas correriam mais e levaria perigo para os pedestres que estão ilhados?
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:Pelo mapa já da para ver que não existe continuidade na av. Ordem e Progresso. A Sumaré é mais uma pista de caminhada do que uma ciclovia. A continuidade tem que ser para qualquer trajeto e não só para o que a prefeitura determinou. Se eu venho de uma rua perpendicular é bem mais fácil virar na ciclovia do lado direito, do que alcançar um canteiro central, ainda mais o canteiro central de uma ponte.

Ciclovia no meio ou em cima da calçada é para não atrapalhar os veículos.

Uma coisa que não está sendo levado em conta, canteiros centrais deveriam ter vegetação. Em uma cidade impermeabilizada e com problemas de enchente como a nossa deveria ser levado em conta. Ou tira logo o canteiro central e joga a vegetação para uma calçada mais larga.

Na Pacaembu não tenho a mínima dúvida que a melhor solução seria do lado direito, querendo manter os ônibus na direita, é só passar a ciclovia por trás do ponto.

Enchente no viaduto? :shock:
Eu escrevi isso? Onde?

Até porque se o viaduto fosse permeável não resolvia muito, né.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply