Ciclovias

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Zo
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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Ciclofaixa Consolação

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Zo
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Re: Ciclovias

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Re: Ciclovias

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Re: Ciclovias

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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Esposa do Reinaldo Azevedo na ciclo Paulista :vos2

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Papillon
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

vaca desgraçada!

Agora... uma puta grana foi investida nessa ciclovia né? Dava pra fazer a faixa só copiando a da faria lima que nas faixas de pedestre o recuo fica para as laterais.

Ai vejo 3 turmas:
a. Ah não faça nada, deixe assim.
b. faça de qualquer jeito mas faça.
c. já que vai fazer faça direito

Eu sou adepto da minoritária turma do "já que vai fazer, faça direito", havia um projeto (e era de um petista, não lembro o nome) para colocar os ônibus no centro da Paulista, mover os pontos e deixar isolados dos carros, colocando uma ciclovia na lateral da calçada, pô...se vai fazer porque não aproveitou? Dava até pra fazer como na Berrini (vai dizer que a Paulista é menos importante?) e deixar a ciclovia no centro mas com o ônibus na lateral.

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Ciclovia da Berrini

Sabe o que isso facilitaria? Facilitaria inclusive fechar a avenida para carros e abrir para o lazer.
Ah mas como foi feito é pecado resmungar, ao menos perante a igreja haddadista do galão vermelho.
Last edited by Papillon on Fri 02 Oct 2015 12:51, edited 1 time in total.
Papillon
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Obviamente que as vezes não tem como...(mas não é o caso da paulista né).


Mas há soluções que podem ser piores, aqui essa solução seria crucificada:
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Imagina quantas "portadas":
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E essa então?
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Essa pra mim é a ideal para locais de alto fluxo (ah mas vai estreitar pros carros? ué a ideia não é foda-se os carros?)
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Já assim penso seria muito bom para a maioria das ciclovias locais/coletoras:
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E só com a economia de tinta, daria pra fazer umas 10x mais.
Zo
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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papillon wrote:vaca desgraçada!

Agora... uma puta grana foi investida nessa ciclovia né? Dava pra fazer a faixa só copiando a da faria lima que nas faixas de pedestre o recuo fica para as laterais.

Ai vejo 3 turmas:
a. Ah não faça nada, deixe assim.
b. faça de qualquer jeito mas faça.
c. já que vai fazer faça direito

Eu sou adepto da minoritária turma do "já que vai fazer, faça direito", havia um projeto (e era de um petista, não lembro o nome) para colocar os ônibus no centro da Paulista, mover os pontos e deixar isolados dos carros, colocando uma ciclovia na lateral da calçada, pô...se vai fazer porque não aproveitou? Dava até pra fazer como na Berrini (vai dizer que a Paulista é menos importante?) e deixar a ciclovia no centro mas com o ônibus na lateral.

[ Imagem ]
Ciclovia da Berrini

Sabe o que isso facilitaria? Facilitaria inclusive fechar a avenida para carros e abrir para o lazer.
Ah mas como foi feito é pecado resmungar, ao menos perante a igreja haddadista do galão vermelho.

Papito, fazer nas calçadas da Paulista gastaria muita grana para desapropriar as milionárias bancas, desviar dos acessos do metro que ocupam 70% da calçada e a morosidade com a burocracia em construir em áreas tombadas (Casarões dos barões do café, Hospital Umberto Primo, MASP) Este último, a calçada não tem espaço o suficiente nem para os pedestres na hora do almoço.

Se o Andrea & Aloysio já pentelharam o Condephaat/Concresp por causa do canteiro central, imagina rolando todas essas intervenções?


Acesso metro
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Calçada MASP
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Bancas
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Além disso, pontos de ônibus no canteiro central da Paulista pode repetir a inconveniência da Consolação com excesso de alunos (Mackenzie/PUC) para ficar no canteiro central.

Paulista tem mais escolas/faculdades e o ponto em frente a Gazeta que juntam os alunos da Cásper, UNIP, FIAP e colégio Objetivo necessitaria de um ponto-beliche :lemond1

Além disso 2: Ficar no canteiro central dá continuidade para a ciclovia Bernadino de Campos e ciclofaixa Vergueiro.


Finalizando, achei a ciclo Paulista muito boa! A única alteração que faria seria aumentar um pouco as ilhas para pedestres.
Marcelo Marino
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Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Mas segundo o Haddad ele iria tirar o espaço dos carros e tirou foi dos pedestres, jogando as bicicletas para cima das calçadas.
Do mesmo jeito que aqueles motoristas ignorantes mandam a gente ir pedalar na calçada, com a diferença que tem uma faixa vermelha que custa alguns milhões.

Não precisa diminuir a calçada da Paulista. Faz como a penúltima foto do Pappilon, põe o ônibus no canteiro central. Possivelmente nem precisaria tirar uma faixa de carro para isso, as faixas da Paulista são bem largas, era só estreitar. E ainda liberaria mais espaço nas calçadas com a retirada dos pontos de ônibus.

Isso sim seria privilegiar ciclistas e pedestres.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Zo wrote:

Papito, fazer nas calçadas da Paulista gastaria muita grana para desapropriar as milionárias bancas, desviar dos acessos do metro que ocupam 70% da calçada e a morosidade com a burocracia em construir em áreas tombadas (Casarões dos barões do café, Hospital Umberto Primo, MASP) Este último, a calçada não tem espaço o suficiente nem para os pedestres na hora do almoço.
Zo questào de planejamento e fazer bem feito, a ciclovia da faria lima começou a ser feita na gestão Maluf, foi destroçada pela Marta e entregue pelo Kassab. Se é para pensar no futuro e investir milhões e milhões... faz direito. tira meia faixa de tráfego onde é "rua" de cada lado e esta resolvido... Mete a porra do onibus no centro que é onde funciona melhor, não é pra pensar no coletivo? Na realidade..não é! É pra falar "fiz".
Se o Andrea & Aloysio já pentelharam o Condephaat/Concresp por causa do canteiro central, imagina rolando todas essas intervenções?
Então... por isso falo em limar não a calçada e sim meia faixa de rolagem de cada lado, ai já que limaria o canteiro central, metia os busões lá.
Além disso 2: Ficar no canteiro central dá continuidade para a ciclovia Bernadino de Campos e ciclofaixa Vergueiro.
que deveriam ser na direita também... só esta na esquerda por usarem a faixa de moto para bike.
Finalizando, achei a ciclo Paulista muito boa! A única alteração que faria seria aumentar um pouco as ilhas para pedestres.
Note...funciona, mas poderia ser melhor...muito melhor, tanto que as ciclovias da faria lima e berrini são mais bonitas/funcionais.

Ah e a brincadeira custou 12 milhões.

Eu sei que a TCurbes fez o possível e viável para entregar rápido. :vino1
Zo
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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Acho mais seguro ela no meio. Vc segue o fluxo dos carros sem se preocupar com carros fazendo retorno.

Nas laterais vc tem que ficar olhando e parando a todo momento esperando os carros entrarem à direita (que geralmente não dão seta).

Faça um teste: Desça a Consolação onde os pontos de ônibus são no meio e as ciclofaixas nas lateriais e veja se é mais tranquilo pedalar assim ou no meio como na Paulista.
Papillon
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Sim, quando falta civilidade há essa noção...mas devemos incentivar o uso das bicicletas para o sujeito poder ir apreciando o local e ter a facilidade e agilidade, além disso o ciclista torna-se uma barreira entre o carro e o pedestre protegendo o mais frágil. Com a ciclovia na direita o carro passa a ter como esquina a ciclovia (que ai pode ter uma guia alta nos locais de alto trafego e não queles postinhos), isso dá ao Pedestre maior amplitude visual para atravessar a rua, funciona como um "recuo" da faixa de pedestres.

Então pensando no âmbito geral a ciclovia na direita favorece as pessoas que deve sempre ser o objetivo central.

Agora no centro é mais prático para o sujeito percorrer longas distâncias, seria minha escolha para locais como Av. Radial Leste, 23 de Maio, Caetano Alvares....
Liter
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Re: Ciclovias

Post by Liter »

Papito essa da Berrini ficou bem, não tem como acessar de bike vindo pela bandeirantes e nem saida pela bandeirantes, é de um amadorismo assutador. Pior que ficou parada meses e ainda os pontos de onibus não estão abertos.
Papillon
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Ainda não vi como fica o final dela, se ficar morrendo antes da ponte da bandeirantes será vergonhoso, mas "acho" eles vão fazer ela pelo canto esquerdo sentido bandeirantes, pelo desenho dos acessos será por ali.

Eu continuarei fazendo o trajeto pela nova independência...pego ela inteira e a kansas, teco de bandeirantes e marginal.
Marcelo Marino
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Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote:Ainda não vi como fica o final dela, se ficar morrendo antes da ponte da bandeirantes será vergonhoso, mas "acho" eles vão fazer ela pelo canto esquerdo sentido bandeirantes, pelo desenho dos acessos será por ali.

Eu continuarei fazendo o trajeto pela nova independência...pego ela inteira e a kansas, teco de bandeirantes e marginal.

Sabe o que é pior? Hoje você tem ferramentas que poderiam auxiliar a fazer melhores traçados. O Strava tinha (não sei se ainda tem) uma mapa mostrando todos os trajetos feitos por todos os ciclistas que usam o Strava. Quanto mais ciclistas em uma via mais grossa ficava a linha.
É uma ferramenta que qualquer engenheiro de tráfego adoraria ter para ajudar nos traçados.

É provável que aconteça muito disso. Tem a ciclovia, mas uma maioria prefere usar outra via, sem ciclovia.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Questão origem/destino/função, Marino.

Se o sujeito precisa desviar muito para pegar a ciclovia, ele vai pela via comum.
Se o trajeto da ciclovia é muito acidentado/sinuoso (caso da ciclovia Berrini e parte da Faria Lima), ele prefere a via comum.
Se na ciclovia tem cachorro, pedestres caminhando (Caetano Alvares, Villa Lobos), ele prefere a via comum.

Nesse ponto a colocação do Zo faz sentido... a ciclovia no centro e reta é um "tiro" pro ciclista.

A ciclovia abaixo fica no Paraná, o Voodoo postou outro dia, é bonito? É...é funcional? Pensa no cara tendo de fazer 200 zigue-zagues com a via ali retinha ao lado.

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O conceito de parque que o desenhista tentou promover ficaria melhor explorado se tivesse feito a ciclovia reta e intercalado praças e vegetações, pista de cooper/caminhada.

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Alguns locais até fazem mais faixas, olha que legal uma faixa "expressa" pra bike proposta par ao Central Park:
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Agora o que eu queria é isso:
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Papillon
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

pqp vejam esse blog:

http://www.aviewfromthecyclepath.com/20 ... chive.html" target="_blank


Assen, 67.000 habitantes,

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As linhas vermelhas são ciclovias que existiam em 2007.
As azuis, locais onde alguma habilidade é requerida em estradas com ciclovia.
As linhas verdes são ciclofaixas de lazer.

O centro da cidade é completamente livre de veículos motorizados.

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E nem pensem em usar o street view.
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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Daqui uns 50 anos seremos assim Papito. rs

Deveriam planejar uma cidade no interiorzão de São Paulo (que só tem cana) com ruas e calçadas largas e ciclovias.


Acho bem interessante as rotatórias de Amsterdam

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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papillon
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Só de não derrubarem as árvores já é um baita lucro!

Essas ciclovias que incluem pavimentação tiraram notas entre 9 e 10 na Veja ano passado, raramente há críticas a exceção do custo.
O problema mora nas pintadas "sobre os buracos".
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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Essa pode custar o que for, quem arcará com os custos é a construtora Think e não nós. :D
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Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Ahã, vão fazer a troco de nada. :vos2
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Ciclovias

Post by Zo »

Teoricamente será apenas uma compensação de obras assim como a WTorres fez a ciclopassarela.
Marcelo Marino
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Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Justamente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Zo, essas obras tem orçamento pré estabelecido conforme projetos executivos acordados com o poder público, se aparece algum obstáculo que derive gastos a mais que o combinado os caras param e vão conversar.

No caso da Wtorre eles nem ligaram para "pequenos valores" (de alguns milhões) pois interessava inaugurar o shopping e não podia deixar o alvará condicionado a isso.

Ainda assim, com esse risco é de longe mais favorável ao cidadão/usuário que as usuais licitações.
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Re: Ciclovias

Post by russow »

RJ tem 577 bicicletas furtadas e 61 roubadas entre julho e setembro

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... embro.html" target="_blank
o presidente da comissão de Segurança no Ciclismo na cidade do Rio de Janeiro, Raphael Pazos, afirma que os crimes desse tipo vão aumentar:
"Eu tenho uma notícia triste: quanto mais a população estiver indo pras ruas com as bicicletas, seja para lazer, esporte, transporte ou trabalho, mais roubos e furtos vão acontecer", lamenta ele.
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Marcelo Marino
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Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Solução mais barata, rápida, duradoura e segura do que sair pintando a rua.

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Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Ciclovias

Post by ftmonjardim »

Marino, como o povo iria estaciona sobre a ciclovia? :lemond1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
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Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Penso não precisa nem do gelinho nem dos palitos.

Prefiro assim:
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Embora os caras também ignorem "detalhes":
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Re: Ciclovias

Post by Zo »

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