Ciclovias

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

rad wrote:Putzzzzzzzzz.

Colunista da Veja chama Haddad de “Estado Islâmico sobre duas rodas”
http://www.praquempedala.com.br/blog/co ... uas-rodas/" target="_blank
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ ... uas-rodas/" target="_blank
Me assusta os comentários feitos nessas reportagens sobre as ciclovias em São Paulo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Se muitos dos colunistas são criticáveis, seus leitores...

Comento:
Esse tal de Reinaldo Azevedo tem todo o perfil de um besta ateu pederasta elitista e recalcado, igual o tal do Charles Abdo, acha que pode falar o que quer e para quem quer seja, sem antes atentar para as consequências...
Verdade um sujeito casado, católico, constitucionalista é recalcado "igual ao Charles Abdo" (sic)...

Na Avenida Presidente Altino, bairro do Jaguaré, na zona Oeste de São Paulo, ele também construiu durante as férias uma ciclofaixa que impossibilitou pais e kombis escolares de pararem pra deixar as crianças na escola estadual. Afinal, não precisa priorizar a segurança dos estudantes.

Um bom comentário...reclamando mas mostrando que falamos desde a primeira lata de tinta vermelha...

Existe uma lei quero dizer mais uma que diz que vandalismo é crime. Pois bem o que esse políticos estão fazendo com o Brasil é o que ?
Perfeito.

Sou ciclista e sou a favor das ciclofaixas desde que sejam feitas com bastante planejamento e “democracia” de verdade. Do jeito que o Malddad (PT)fez tá errrrado ! É só ver como fazem lá no exterior e adaptar. Na minha opinião a faixa poderia ser feita sim, num espaço de aprox. 1,20m entre os carros estacionados e o restante da rua por onde circulam os carros normalmente sem prejuízo de ninguém. Esses PTístas estão digamos…só uns 5% certos…FORA PT.

Ué...mas não foi EXATAMENTE o que fizeram, cazzo???

Vamos aos meus comentários finais e fatais:

a. Penso que no local implantar a ciclovia foi desperdício de dinheiro e tinta, não ali não precisa de ciclovia, vá lá uma ciclorota para PERMITIR que as bicicletas subam a rua na contramão.
b. Se ninguém usa a ciclovia então porque o "medo" de causar perigo aos estudantes?
c. Se causa perigo é porque alguém usa, se muitos usam é porque é necessária não?
d. Ainda penso que um planejamento, uma apresentação do projeto integrado de ciclovias nos colégios afetados e em associações de bairro ajudariam a evitar senão totalmente mas maioria dos problemas.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

Esses comentários não me preocupam, são opiniões sobre a utilidade, se foi feita certo etc. O que me assuta é ver alguns comentários completamente imbecis, tem gente dizendo que ciclista não presta, que ninguém é louco de ir pro trabalho de bicicleta, que quem sai de bicicleta no trânsito tem mais é que ser atropelado mesmo, que a rua é dos carros e ônibus...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Ciclovias

Post by T-Rodman »

conceitos errados na cabeça de quem viveu a vida inteira errada e nem notou, rs.
se for ver, ainda são poucos os que pensam que é vantagem morar perto do metrô, morar perto do trabalho, largar o carro mofando na garagem o dia inteiro...
- e não dá pra pedir que todos pensem assim não. Eu mesmo nas minhas contas, não enxergava bicicleta até começar a realmente andar e a gostar delas. E me matava andando de carro com uns 10kkm por mês.
Depois fui morar fora do BR e fiquei 1 ano de bike e trem. Daí o mundo começou a ter outros horizontes.
Então, não dá pra ficar bravo com o povo não. É ignorância generalizada, sim, mas ainda assim, não dá pra ficar muito revoltado não.

amplexos

T.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

T, sei disso, mas vivemos uma época em que praticamente todo mundo tem Internet ao alcance, 100% entre os que comentam, hehe. Essa sua constatação é que me assusta, ano passado um cara tirou uma fina de mim e mais uns dois gritando para irmos para a calçada... é triste saber que tem tanta gente nesse nível de ignorância ainda, principalmente por opção. O cara tem acesso a Internet, pode pesquisar e saber mais sobre o assunto, mas prefere botar o ódio pra fora.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Ciclovias

Post by T-Rodman »

o povo não usa internet pra pesquisar, e sim só espalhar a própria ignorância, rs.

você conhece muita gente que pega o celular pra ver o wikipedia ou menos, o IMDB, por exemplo?
eu e alguns amigos usamos, mas o normal é até desconhecer sites assim.

com o tempo eu achei que eu tava muito dependente de google e wikipedia, mas com o tempo também achei que não é pra ter vergonha não - justamente porque o povo sai falando e nem consulta uma referencia.

Então eu 'desliguei o jumper' pra me preocupar com os outros, depois disso.

amplexos

T.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Magnus wrote:Esses comentários não me preocupam, são opiniões sobre a utilidade, se foi feita certo etc. O que me assuta é ver alguns comentários completamente imbecis, tem gente dizendo que ciclista não presta, que ninguém é louco de ir pro trabalho de bicicleta, que quem sai de bicicleta no trânsito tem mais é que ser atropelado mesmo, que a rua é dos carros e ônibus...
É justamente nessa tecla que venho batendo. Os cicloativistas querem simplesmente tirar espaço do carro independente se isso é útil para quem anda de bicicleta ou não. Aí vem a revolta do outro lado, de forma ignorante também, e o pior disso é que para o motorista eu e o cicloativista somos a mesma coisa, então a gente se fode dos dois lados.

Veja esse caso aí. Saída de colégio sempre é complicada aqui, podiam colocar na faixa da esquerda como disseram, mas não, parece que é para atrapalhar mesmo.

E outra essa rua liga uma avenida a outra, praticamente uma continuação outra. Se fosse fazer direito, faziam a ciclovia na avenida, mas é mais uma que vem do nada e vai para lugar nenhum.
T-Rodman wrote:conceitos errados na cabeça de quem viveu a vida inteira errada e nem notou, rs.
se for ver, ainda são poucos os que pensam que é vantagem morar perto do metrô, morar perto do trabalho, largar o carro mofando na garagem o dia inteiro...
- e não dá pra pedir que todos pensem assim não. Eu mesmo nas minhas contas, não enxergava bicicleta até começar a realmente andar e a gostar delas. E me matava andando de carro com uns 10kkm por mês.
Depois fui morar fora do BR e fiquei 1 ano de bike e trem. Daí o mundo começou a ter outros horizontes.
Então, não dá pra ficar bravo com o povo não. É ignorância generalizada, sim, mas ainda assim, não dá pra ficar muito revoltado não.

amplexos

T.
Sabe o que acho estranho, mesmo não sendo ignorante as pessoas continuam a agir da mesma forma. Nesse caso aí, muita gente que frequenta a região do Madre Cabrini teve a oportunidade de ir para um país civilizado. Vai, acha tudo uma maravilha, xinga o Brasil, volta e esquece tudo. :D Acho que está enraizado no povo, reclama, mas fazer alguma coisa para melhorar não faz. Sem falar que o que vale é sempre se dar bem, custe o que custar, sendo motorista ou ciclista.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:
Magnus wrote:Esses comentários não me preocupam, são opiniões sobre a utilidade, se foi feita certo etc. O que me assuta é ver alguns comentários completamente imbecis, tem gente dizendo que ciclista não presta, que ninguém é louco de ir pro trabalho de bicicleta, que quem sai de bicicleta no trânsito tem mais é que ser atropelado mesmo, que a rua é dos carros e ônibus...
É justamente nessa tecla que venho batendo. Os cicloativistas querem simplesmente tirar espaço do carro independente se isso é útil para quem anda de bicicleta ou não. Aí vem a revolta do outro lado, de forma ignorante também, e o pior disso é que para o motorista eu e o cicloativista somos a mesma coisa, então a gente se fode dos dois lados.

Veja esse caso aí. Saída de colégio sempre é complicada aqui, podiam colocar na faixa da esquerda como disseram, mas não, parece que é para atrapalhar mesmo.

Mas na esquerda tem 2 escolas.... a ciclovia teria que ser em zigue-zague :rigo1

E outra essa rua liga uma avenida a outra, praticamente uma continuação outra. Se fosse fazer direito, faziam a ciclovia na avenida, mas é mais uma que vem do nada e vai para lugar nenhum.

Ela vem do nada (Ciclovia A. Prof. Noé Azevedo) e vai para lugar nenhum (ciclovia Rua Coronel Lisboa). :horn1
Mas concordo contigo que seria melhor fazer pelo canteiro central da Domingos de Moraes & Sena Madureira.

T-Rodman wrote:conceitos errados na cabeça de quem viveu a vida inteira errada e nem notou, rs.
se for ver, ainda são poucos os que pensam que é vantagem morar perto do metrô, morar perto do trabalho, largar o carro mofando na garagem o dia inteiro...
- e não dá pra pedir que todos pensem assim não. Eu mesmo nas minhas contas, não enxergava bicicleta até começar a realmente andar e a gostar delas. E me matava andando de carro com uns 10kkm por mês.
Depois fui morar fora do BR e fiquei 1 ano de bike e trem. Daí o mundo começou a ter outros horizontes.
Então, não dá pra ficar bravo com o povo não. É ignorância generalizada, sim, mas ainda assim, não dá pra ficar muito revoltado não.

amplexos

T.
Sabe o que acho estranho, mesmo não sendo ignorante as pessoas continuam a agir da mesma forma. Nesse caso aí, muita gente que frequenta a região do Madre Cabrini teve a oportunidade de ir para um país civilizado. Vai, acha tudo uma maravilha, xinga o Brasil, volta e esquece tudo. :D Acho que está enraizado no povo, reclama, mas fazer alguma coisa para melhorar não faz. Sem falar que o que vale é sempre se dar bem, custe o que custar, sendo motorista ou ciclista.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Só que a Prof. Noé de Azevedo não cruza com a Madri Cabrini, tem outras ruas até chegar, inclusive a Domingos de Moraes.

Se tem mais duas escolas ficou melhor ainda, mas é uma coisa que vai ser corrigida no futuro, né. Só são pequenos ajustes.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Outras ruas não. Apenas uns 10 metros que cruza a Domingos de Moraes.
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Ciclovias

Post by Liter »

Ontem rodando de carro voltando do estadio do morumbi vi que colocaram uma ciclovia na Av. Amarilis :vos2 com tachão. Esse povo é burro mesmo, tão felizes em ganhar dinheiro gastando tinta, nem serve como alternativa a Oscar Americano, como é uma vicinal tranquila não precisa de ciclovia uma indicação simples de rota compartilhada basta.

Enquanto isso a ciclovia da Berrine esta parada a semanas e o transito uma merda.

É legal o Haddad fazer ciclovias mas é muita incompetência sem planejamento.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ ... /?p=190413" target="_blank

O ruim disso é o impacto em um novo governo, eu achava importante fazer e depois os erros se resolviam mas com a repercussão negativa um próximo governo vai provavelmente cortar qualquer mobilidade com bicicleta.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Liter, creio que a ciclovia da Berrini será entregue junto com os corredores de ônibus da Berrini (o que leva mais tempo pra ser construido).
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Ciclovias

Post by Liter »

Zo wrote:Liter, creio que a ciclovia da Berrini será entregue junto com os corredores de ônibus da Berrini (o que leva mais tempo pra ser construido).


Zo de uns meses pra cá as obras pararam, acho que era obra da Camargo Correia deve estar sem caixa. Fora que o corredor ficou mais baixo que os cruzamentos, resultado os cruzamentos estao com menos vazão pois formaram lombadas. Melhora uma coisa e ferra outra. Cruzamento arizona e o pior.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Globo desinformando quem assiste TV :vos2

http://globotv.globo.com/rede-globo/spt ... a/4001052/

Obs: A ciclovia da paulista não é pintada e sim feita de concreto vermelho.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

phpBB [media]
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

phpBB [media]


Essa ciclovia é a que mais critico. No meio de um bairro onde vc pelo próprio vídeo nota...não passam quase CARROS nessa rua...não precisava de ciclovia, no máximo uma ciclo-rota já resolvia. Passo lá direto, ainda pra ajudar tem OUTRA ciclovia 3 quadras ao lado em paralelo...enquanto vindo da chácara para o centro, só na Roberto Marinho vai ter outra (uns 3-4km) e da Roberto Marinho em diante não tem mais nenhuma (vai ter a da helio pelegrino)...

Acho que poderiam fazer uma aqui no brooklin, uma na Vila Olímpia/Moema só ajudariam e seriam MAIS importantes devido ao transito local do que na Chácara.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Qual o nome da rua onde fica essa ciclovia?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Aqui Zo:

Rua Fernandes Moreira, a bagaça do maps nao funcionou o link

Essa é a inútil, ali perto tem uma que passa na frente da Unip, ai mesmo sendo bairro "da pra entender" a função.

Como a ciclovia muda de rua o video do cara é na parte inferior mais perto da marginal na R. Alexandre Dumas.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papillon wrote:Aqui Zo:

Rua Fernandes Moreira, a bagaça do maps nao funcionou o link

Essa é a inútil, ali perto tem uma que passa na frente da Unip, ai mesmo sendo bairro "da pra entender" a função.

Como a ciclovia muda de rua o video do cara é na parte inferior mais perto da marginal na R. Alexandre Dumas.


Mas essa ciclovia liga a estação CPTM Granja Julieta ao Parque Severo Gomes que terá ligação à ciclovia da Av. Prof. Rubens Gomes de Souza que vai até o Parque do Cordeiro.
Acho importante ter ciclovia mesmo em bairros calmos porque o iniciante dificilmente tem coragem em compartilhar via.

Tem que pensar no iniciante que povoará a malha e não só no macaco velho (nós). :voec1
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

Nesse caso, eu acho que a ciclovia causa mais problemas para os moradores da rua do que a falta dela causaria para os iniciantes.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Antes da mão de tinta as pessoas já nasciam sabendo pedalar.
:vos2
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:Só que a Prof. Noé de Azevedo não cruza com a Madri Cabrini, tem outras ruas até chegar, inclusive a Domingos de Moraes.

Se tem mais duas escolas ficou melhor ainda, mas é uma coisa que vai ser corrigida no futuro, né. Só são pequenos ajustes.

Marino, fui pedalar em todos esses trechos pra entender melhor o problema.

Quadrado Preto é a ciclovia da rua Madre Cabrini.
Vermelho: São as ciclovias já entregues.
Azul: Ciclorrotas
Verde: Ciclofaixa de lazer.

Eu acho que a ciclovia deveria passar no trecho verde(Rua Domingos de Morais), mas creio que o local sofrerá mais modificações até acabar a integração do metro Santa Cruz (linha azul e lilás). Aliás, o local ainda não possui canteiro central e está dividido por blocos de concreto.

Image

Image
Image
kzu2007
Membro
Posts: 59
Joined: Thu 23 May 2013 21:25

Re: Ciclovias

Post by kzu2007 »

Papillon wrote:Aqui Zo:

Rua Fernandes Moreira, a bagaça do maps nao funcionou o link

Essa é a inútil, ali perto tem uma que passa na frente da Unip, ai mesmo sendo bairro "da pra entender" a função.

Como a ciclovia muda de rua o video do cara é na parte inferior mais perto da marginal na R. Alexandre Dumas.
Vou discordar da sua opniāo, acho essa ciclovia bem útil por vários motivos:
1. vejo de crianças a tiazinhas circulando por ela, antes dela o transito era exclusivo de bikes de entrega
2. Há transito sim, inclusive de carros ue adoram não parar na placa PARE e em velocidade superior às paralelas,, exatamente pelo menor tráfego.
3. se não houvesse ciclovia, haveriam carros estacionados e as bikes circulariam apenas subindo, pois é mão única, para ir para a Marginal a rota seia a Dumas ou a Américo, com trânsito pesado.
4. A ciclovia elimnou o tráfego local de gente procurando vagas para estacionar
5. uso-a diariamente, na deireção da estação de trem, acho as paralelas mais arriscadas pelo tráfego de carro e de gente.

Enfim, acho esta ciclocia válida só poe eliminar vagas de estacionameto de gente que chega de longe sö para estacionar.

Abs
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Essa da França Pinto por exemplo acho bem útil.

Zo, eu aprendi a pedalar indo da Américo Brasileiense ao parque Severo Gomes (na época nem chamava parque e o Severo Gomes era vivo...rs) tinha 6 anos...o local é muito tranquilo, especialmente mais próximo ao parque, contando com a observação do Kzu.

Kzu, pelo que você diz (e concordo em parte) o que lhe incomodava eram os carros e não a ausência da ciclovia, eu acho que apenas proibir o estacionamento e criar a rota seria suficiente ali. Eu ainda passo ali pois encontro um amigo para tomar cerveja e também para ir na AndersonBike, obviamente nào é sempre como vc. Óbvio que sem a ciclofaixa nessa rua subiriam e desceriam por outra (ou pela Américo ou pela Alexandre). Na américo brasiliense só acho complicado mais embaixo onde tem muita loja e os carros entram e saem, já mais pra cima (pra cima do Dia) é mel com açúcar.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Papito, vc ficaria mais tranquilo com sua filha pedalando em ciclovia segmentada por tachões ou ciclorrotas onde os carros passam no mesmo espaço que os ciclistas? Seja sincero :hinault1
kzu2007
Membro
Posts: 59
Joined: Thu 23 May 2013 21:25

Re: Ciclovias

Post by kzu2007 »

Hoje na ciclovia da Fernandes Moreira vi cadeirantes, bikes, carroças de lixo reciclável, carrinho de bebê e muita gente a pé, pois as calçadas såo intransitáveis, se não tem árvore, tem poste. A ciclovia propiciou mobilidade com sensação de segurança, sem ciclovia tínhamos apenas mais uma faixa de carros estacionados. Uma ciclorota não permitiria isso mas... proibindo estacionamento já ajudava. Muito mimimi contra a ciclovia não é porque dificulta a fluidez, é porque elimina vaga de estqcionamento grátis.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Zo wrote:
phpBB [media]

A ciclovia da Eliseu de Almeida foi devidamente estudada. O Ciclocidade fez estudo de quantas pessoas passavam por ali. Fizeram a ciclovia bem feita, no padrão da Faria Lima, é longa, sem interrupção. Aí funciona, tem utilidade. Preciso dizer que foi feito na gestão anterior?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:
Zo wrote:
phpBB [media]

A ciclovia da Eliseu de Almeida foi devidamente estudada. O Ciclocidade fez estudo de quantas pessoas passavam por ali. Fizeram a ciclovia bem feita, no padrão da Faria Lima, é longa, sem interrupção. Aí funciona, tem utilidade. Preciso dizer que foi feito na gestão anterior?
O primeiro trecho foi concretado em Setembro 2013 e ela tem interrupções para retornos e semáforos. Qual a fonte da sua afirmação?

http://vadebike.org/2014/06/ciclovia-el ... nalizacao/
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Interrupção para retorno e semáforo? Hahaha, não é disso que eu estou falando. Estou falando de trechos picados de ciclovia feitos onde dá, isso é interrupção.
Ciclista faz parte do trânsito, lógico que tem que parar em cruzamentos.

A contagem é de 2010, em 2012 começou a tomar forma, mas foi projetada antes disso ainda, em 2007. Fazia parte da Operação Urbana Vila Sônia. É que para algumas pessoas projeto não conta, é desnecessário, só chegar lá e pintar uma faixa.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply