Vida útil das rodas

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Vida útil das rodas

Post by brunocarlo »

Ola pessoal,

Eu estou numa nova odisseia... que são as rodas, alguém já viu o final da vida útil delas?

Pergunto porque hoje minha situação é a seguinte, eu tenho um par de rodas campagnolo kanshin, rodando a uns 30.000 km.. e só troquei os rolamentos delas 1 vez, tanto o traseiro quanto o dianteiro, e o rolamento do freehub tb.

Por estes dias ela voltou a apresentar um 'ronronar' no freehub quando eu parava de pedalar, coisa que quando o rolamento do freehub estava ruim fazia, mas sei que o rolamento está ok, pois não tem nem 10k rodados, então desmontei tudo,, limpei, lubrifiquei.. e coloquei pra rodar, não adiantou, voltou ao 'ronronar'... dai levei no mecânico que sempre vou, caras que gosto do trabalho, ele desmontou e me mostrou o desgaste do freehub, das 'pedaleiras', e depois vendo com calma, elas estão muito gastas, tipo, nos encaixas delas, se vê que tá gasto, eu sei pois desmontei algumas vezes pra limpar... e era bem mais justinho e tal... dai ele comentou que estas peças gastam mesmo... me mostrou um da vzan que ele tinha trocado recentemente... enfim.. e pra piorar ele se atendou a pista de frenagem da roda.. ela está um tanto oval...

Como só tinnha levado a roda traseira pro mecanico, chegando em casa, fui dar uma olhada na pista de frenagem da roda dianteira... e esta apresenta mmenos desgaste, mas ainda sim, se ve que já há um desgaste... coisa feia.

Pergunto, alguém com expêriencia no assunto pra dar um conselho?

Procurei o freehub e é bem caro, em relação a um par de rodas novos... sendo que já estou querendo migrar até pra shimano,, vendo um par de campy scirocco pra colocar pra rodar um 105...
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Vida útil das rodas

Post by Papillon »

Bom... a vantagem é que por ser campagnolo vc conseguiu rodar 30.000km dificilmente de outra marca conseguiria. Acho que nesse caso vale apena fazer a troca completa.

Pq tem tb a opção de achar um cubo usado e trocar, mas ai será um paliativo ou para deixar no rolo.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Vida útil das rodas

Post by brunocarlo »

Papillon wrote:Bom... a vantagem é que por ser campagnolo vc conseguiu rodar 30.000km dificilmente de outra marca conseguiria. Acho que nesse caso vale apena fazer a troca completa.

Pq tem tb a opção de achar um cubo usado e trocar, mas ai será um paliativo ou para deixar no rolo.
Sério que as rodas não duram assim tanto?
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Vida útil das rodas

Post by Papillon »

O que já tinha lido de durabilidade é em torno de 20-30.000km mesmo, claro dependendo do uso.
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Vida útil das rodas

Post by SBBR »

Estou rodando mavics de entrada (aksium elite) ha mais de 30 mil km e ainda vão longe.
Rolamentos originais, não lembro de ter precisado alinhar nenhuma vez.
Há anos, volta e meia vem aquela coceira para comprar um par de rodas de carbono. Isso sempre fica pra outra hora por varios motivos, primeiramente porque essas coisas não são baratas e segundamente pro meu nível pangaré o que tenho hoje já é mais que suficiente.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Vida útil das rodas

Post by brunocarlo »

SBBR wrote:Estou rodando mavics de entrada (aksium elite) ha mais de 30 mil km e ainda vão longe.
Rolamentos originais, não lembro de ter precisado alinhar nenhuma vez.
Há anos, volta e meia vem aquela coceira para comprar um par de rodas de carbono. Isso sempre fica pra outra hora por varios motivos, primeiramente porque essas coisas não são baratas e segundamente pro meu nível pangaré o que tenho hoje já é mais que suficiente.
Rapaz... mas em relação a serras ai?

Eu antigamente pegava uma serrinha, coisa de 4km de descida, 330m de altimetria, num transito congestionado, todo dia... dai descia freando.. dai deve explicar o desgaste na banda de frenagem da roda traseira.. e sem pedalar, dai o freehub rolando...

Vi agora, estão com 33.200 km rodados comigo, eu peguei a bike usada.. estimo que não deve ter rodado uns 1000 km com o primeiro dono.. e elas são de ciclocross, não sei se faz diferença..

Em relação a rolamentos, troquei 1 vez, das rodas e freehub.
Bruno Carlo
Meu Strava
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Vida útil das rodas

Post by PAF »

Se as sapatas andam sempre limpas e com bons procedimentos de limpeza da bike após cada pedal, os aros duram bastante. Os hubs são projetados para durarem infinitamente, se sempre bem mantidos. Recentemente saiu um vídeo no GCN tech sobre isso. Abraços.

P.
--
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Vida útil das rodas

Post by brunocarlo »

PAF wrote:Se as sapatas andam sempre limpas e com bons procedimentos de limpeza da bike após cada pedal, os aros duram bastante. Os hubs são projetados para durarem infinitamente, se sempre bem mantidos. Recentemente saiu um vídeo no GCN tech sobre isso. Abraços.

P.
Hubs eternos? mas eles não são sujeitos a desgaste, até pela friquição ali, dos 'ferrinhos'? não sei se estes ferrinhos vendem separados.

Mas devo confessar que uso a bike para o commuter, então não posso alegar que a limpeza é o forte... é no famoso, sempre que dá.

Mas o tópico foi mais pelo meu 'espanto', pois achava que duravam mais, mas também nunca parei pra pensar no desgaste de 'rodas', que no meu caso durou quase a mesma coisa de uma coroa.
Bruno Carlo
Meu Strava
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Vida útil das rodas

Post by schmidt »

brunocarlo wrote:Ola pessoal,

Eu estou numa nova odisseia... que são as rodas, alguém já viu o final da vida útil delas?

Pergunto porque hoje minha situação é a seguinte, eu tenho um par de rodas campagnolo kanshin, rodando a uns 30.000 km.. e só troquei os rolamentos delas 1 vez, tanto o traseiro quanto o dianteiro, e o rolamento do freehub tb.

Por estes dias ela voltou a apresentar um 'ronronar' no freehub quando eu parava de pedalar, coisa que quando o rolamento do freehub estava ruim fazia, mas sei que o rolamento está ok, pois não tem nem 10k rodados, então desmontei tudo,, limpei, lubrifiquei.. e coloquei pra rodar, não adiantou, voltou ao 'ronronar'... dai levei no mecânico que sempre vou, caras que gosto do trabalho, ele desmontou e me mostrou o desgaste do freehub, das 'pedaleiras', e depois vendo com calma, elas estão muito gastas, tipo, nos encaixas delas, se vê que tá gasto, eu sei pois desmontei algumas vezes pra limpar... e era bem mais justinho e tal... dai ele comentou que estas peças gastam mesmo... me mostrou um da vzan que ele tinha trocado recentemente... enfim.. e pra piorar ele se atendou a pista de frenagem da roda.. ela está um tanto oval...

Como só tinnha levado a roda traseira pro mecanico, chegando em casa, fui dar uma olhada na pista de frenagem da roda dianteira... e esta apresenta mmenos desgaste, mas ainda sim, se ve que já há um desgaste... coisa feia.

Pergunto, alguém com expêriencia no assunto pra dar um conselho?

Procurei o freehub e é bem caro, em relação a um par de rodas novos... sendo que já estou querendo migrar até pra shimano,, vendo um par de campy scirocco pra colocar pra rodar um 105...
Fala Bruno.
Tenho um par de Mavic Ksyrium Elite 2009 compradas usadas em 2013, só comigo já passaram de 40.000.
Troquei os rolamentos 2x e meu problema agora é que as pistas de freio no aro já ficaram arredondadas, resolvi aposentar da bike oficial e coloquei numa bike que uso pouco (uns 1.000 km / ano) que fica na casa da minha mãe em outra cidade.
A primeira vez que troquei os rolamentos eles não duraram muito, mais ou menos os 10 mil que você falou, coloquei SKF que é uma marca boa de rolamento industrial e mesmo assim não durou muito, a roda dianteira vibrava quando eu passava de 50km/h nas descidas, depois coloquei rolamento enduro e nunca mais troquei.
Então acho que essa vibração pode ser do rolamento mesmo, mesmo que ele esteja apenas com 10 mil km pode já ter dado folga.

Olha uma imagem das rodas:
Image
Image
Post Reply