Desgaste de coroas..

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Senhores,

Boa noite,

Semana passada eu fiz a mudança de peças da relação que estavam já bem gastas, a relação estava assim:
K7 com +/- 12k
Corrente, a ultima, com +/- 4.5k
Coroa com 30k

Então,coloquei a coroa, que comprei de um colega daqui, é usada, mas visivelmente muito mais nova que a que estava rodando, o pe de vela é um fsa gossamer, mas putz, a relação ficou muito barulhenda, parece que o espaço entre o dente e outro é diferente da corrente, assim, quando se coloca um pouco mais de pressão na pedalada, faz um barulho, e o que parece é que ela vai 'correr'.. tipo pra pular os dentes, muito estranho, com isto pergunto, há tamanho de coroa diferente? A bike é 10v, isto pode ocorrer se a coroa for de um grupo 9v? ou de velocidades diferentes?

Ja ja posto foto de como estava a antiga e a nova..
Bruno Carlo
Meu Strava
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Desgaste de coroas..

Post by Adriano »

A corrente é nova?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Adriano wrote:A corrente é nova?

Sim, novinnha

O que eu estou achando muito estranho é que eu já fiz varias e varias trocas de correntes e isto nunca aconteceu.

Por exemplo, a coroa que saiu rodou com 3 k7s e 12 correntes, ela nunca apresentou este problema... colocava correntes novas, as vezes rolava o tal do pulo no k7, que é mais normal... mas a coroa, nunca...
Bruno Carlo
Meu Strava
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Desgaste de coroas..

Post by Flavio Tuix »

a coroa nova eh FSA tb?
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Flavio Tuix wrote:a coroa nova eh FSA tb?

Sim, coroa nova é FSA tb.
Bruno Carlo
Meu Strava
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Desgaste de coroas..

Post by Flavio Tuix »

Montagem ta do lado certo?

pq se tiver tudo certinho, ta mto estranho esse barulho
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste de coroas..

Post by ReinaldoBrisolla »

A parte escrita nas coroas tem que ficar pra fora.
Last edited by ReinaldoBrisolla on Tue 28 Aug 2018 16:21, edited 1 time in total.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Desgaste de coroas..

Post by PAF »

Tem a inscrição N10 na coroa?
--
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

PAF wrote:Tem a inscrição N10 na coroa?

Tava lendo sobre isto hoje de manha.... esta eu não lembro de ter conferido. Hoje eu verificar melhor esta questão e posto aqui...
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Pronto senhores, tirei.umas fotos, segue o link , deixei no Google, por causa do tamannho, mas irei compartilhar aqui tb:

https://photos.app.goo.gl/YdcrLGBkypEfvXEd9
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Complementando,

Eu tirei umas fotos somente da coroa que está 'problemática', e umas comparando com a coroa antiga..

Image

Image

Image

Image

Image
Bruno Carlo
Meu Strava
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: Desgaste de coroas..

Post by luizventur »

não deu para entender nada das fotos, o que da para entender é que a coroa que está no pedivela parece estar muito melhor do que essa outra que está fora.....
Apenas dê o primeiro passo...
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

luizventur wrote:não deu para entender nada das fotos, o que da para entender é que a coroa que está no pedivela parece estar muito melhor do que essa outra que está fora.....

Po, sim, isto, a que está no pé de vela eh a mais nova, e é a que está dando problema...
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Pessoal,

Um update do problema, final de semana eu fui numa oficina que conheço o pessoal e fizemos um teste... tirando a coroa e trocando por uma novinha.. dai o barulho desapareceu... ia até ficar com a coroa nova, mas o cara pediu 450 temers na coroa nova... como não tinha ido preparado, não peguei e voltei com a coroa problemática.


Ontem, coloquei a bike na minha 'área de manutenção', abri uma cerveja e fiquei lá vendo o comportamento da corrente/coroa, com a problemática e com a coroa velha, notei uma coisa engraçada, há dentes na coroa que é mais espaçado do que outros... ficando até mesmo mal encaixado, e com isto eu notei que quando se exerce muita força, a coroa problemática vai 'expulsando' a corrente.. e ocorre o barulho quando chega nestes dentes com o tamanho diferente.. o que não ocorre na coroa velha, esta apresenta um comportamento mais natural, vc exerce a força e ela vai expulsando a corrente, mas notasse que é um movimento mais normal.

Resultado, coloquei a coroa velha pra rodar, mas não dá mais... tá muito desgastada.

Pergunta aos senhores, um pedevela 11v é compatível com o 10v??? pois tenho achado muitos 11v em promoção.
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste de coroas..

Post by Papillon »

A maioria é compatível sim Bruno mas as principais marcas (Shimano/Campagnolo/Sram) fazem coroas específicas pra 11V e 10V.

Pegando na mão é nítido que as coroas são um pouco mais finas no 11V, minima coisa mas mais finas.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Papillon wrote:A maioria é compatível sim Bruno mas as principais marcas (Shimano/Campagnolo/Sram) fazem coroas específicas pra 11V e 10V.

Pegando na mão é nítido que as coroas são um pouco mais finas no 11V, minima coisa mas mais finas.
Saquei... uma pena, pq o que tenho visto de pormoções são campy :(

Mas show, vou ver se resolvo com o material que tenho aqui...

Abraço a todos.
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste de coroas..

Post by Papillon »

Eu uso pedivela campy 10V em grupo 11V mas ai se vc usa 11V na bike mete tudo 11V . Agora...se o caso é oposto e pretende migrar no futuro para 11V ai talvez valha a pena pegar uma 11V.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Papillon wrote:Eu uso pedivela campy 10V em grupo 11V mas ai se vc usa 11V na bike mete tudo 11V . Agora...se o caso é oposto e pretende migrar no futuro para 11V ai talvez valha a pena pegar uma 11V.
A ideia é esta... tipo, já ta rolando a vontade de migrar num futuro.. dai ideia -compara o pedevela, e depois o resto...
Bruno Carlo
Meu Strava
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Desgaste de coroas..

Post by kinbold »

Bruno,

acho que tem algo errado aí. Pelo que vi pelas fotos, a coroa "velha" está bem melhor que a "nova".

O desgaste da coroa é visto quando os dentes estão finos, não pela altura dos mesmos.

Outra coisa, em relações gastas, corrente nova demora uns km pra amaciar, e aquele óleo que vem original ajuda a faze-la escapar. Limpa bem ela com estopa e aplica lubrificante novo.
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

kinbold wrote:Bruno,

acho que tem algo errado aí. Pelo que vi pelas fotos, a coroa "velha" está bem melhor que a "nova".

O desgaste da coroa é visto quando os dentes estão finos, não pela altura dos mesmos.

Outra coisa, em relações gastas, corrente nova demora uns km pra amaciar, e aquele óleo que vem original ajuda a faze-la escapar. Limpa bem ela com estopa e aplica lubrificante novo.
Kinbold, valeu pela dica, eu sempre tiro aquele óleo que vem na corrente... muito grudento.

Mas em relação a corrente, a nova pode dar a impressão de estar com os dentes finos pq ainda há tinta preta neles.. pra falar a verdade eu fui agora mesmo colocar uma do lado da outra pra confirmar... e sim, eles são da mesma largura, e sim, a velha está BEM gasta, tipo quando vc dá uma socadinha a mais a corrente já escapa, eu testei na segunda agora.

Mas valeu mesmo.

Não sei se tem algo, mas a disposição dos dentes são diferente, seguindo pelo 'guia' da coroa, que é o arrebite que se alinha com o pé de vela, a disposição dos dentes não fica igual... mas só isto que consegui ver até agora.

Te falar que estou ficando bem triste, pq tava todo animado, colocando quase um grupo novo.. k7, corrente e coroa, e agora isto, e pra piorar, eu desmontei o cambio traseiro pra limpar, não apertei 100%, o danado meio que abriu e eu perdi uma 'chapinha' daquela que fica na roldana... sorte que eu tinha uma outra roldana aqui.. mas tb é assunto pra outro tópico. Mas acho que é maré mesmo... daquelas que tudo parece que vai dando errado... um chute com o mindinho no sofá... e por ai vai.
Bruno Carlo
Meu Strava
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Desgaste de coroas..

Post by samuelgouvea »

bruno, se a corrente nova não encaixa nessa coroa "nova", é porque ela não tá nova, simples assim! a de dentes pretos não me pareceu nova nas fotos não.

a minha 52 tá bem gasta já, faz barulho, mas não escapa nada e com isso eu sigo usando... quando jogo na vovozinha (raramente) é um silencio estranho, até, kkk
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

samuelgouvea wrote:bruno, se a corrente nova não encaixa nessa coroa "nova", é porque ela não tá nova, simples assim! a de dentes pretos não me pareceu nova nas fotos não.

a minha 52 tá bem gasta já, faz barulho, mas não escapa nada e com isso eu sigo usando... quando jogo na vovozinha (raramente) é um silencio estranho, até, kkk
Saumel,

Sim, entendo que a coroa não é nova.. mas meu estranhamento total é que na coroa mais gasta, eu rodei com 12 correntes... sendo que destas 12, 11 foram pra uso quando a coroa já não era nova.. e não fazia barulho... saca?!

Segunda agora eu a coloquei coroa mais gasta pra rodar... e não houve barulho, ela pulou, mas não fez o barulho...

Em relação a colocar na vovozinha, sim, silencio total e completo..
Bruno Carlo
Meu Strava
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Desgaste de coroas..

Post by Adriano »

Essa coroa deve estar com defeito de fabricação. Se o espaçamento dos dentes não bate com a outra coroa, tem algo de errado com ela. Eu devolveria pra quem te vendeu.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste de coroas..

Post by brunocarlo »

Bom galera, só um feedback, eu continuei usando a coroa, e o barulho parou... deve ser mesmo o ajuste entre coroa/corrente.
Bruno Carlo
Meu Strava
Post Reply