Uso do torquimetro para manutenção em geral

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Uso do torquimetro para manutenção em geral

Post by brunocarlo »

Ola pessoal,

Semana agora eu passei por um problema danado, eu que faço a manutenção em geral da minha bike, desmonto, monto, lubrifico e afins, e esta semana que estava fazendo manutenção na roda traseira, limpando, lubrificando, rolamentos, freehub e afins, quando montei vi que ao rodar, dependendo da posição do cassete, tipo, ficar girando o pedal, o a roda ficava 'roncando', desmontei tudo e tal, e eu lembrei que não posso apertar muito o parafuso do eixo, o mais esterno, onde prende o freehub na roda, desta forma fui consultar o manual e lá tem a medida exata do aperto, mas para tal preciso de um torquimetro, como não o tenho, foi ajustando o parto até a roda parar de roncar... e resolveu, mas fiquei com a pulga atrás da orelha, quem faz a manutenção da bike em casa, tem torquimetro? Ou vai no sentimento, como estou indo até agora...
Bruno Carlo
Meu Strava
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Uso do torquimetro para manutenção em geral

Post by Adriano »

Sua roda usa rolamento de esferas? Se for é um saco mesmo, mas não acho que o torquímetro seja indispensável. O que eu faço é apertar o cônico o mínimo possível, apenas o suficiente para não ficar com folga. Dessa forma o rolamento trabalha mais livre, sem sobrecarga.

Durante muitos anos (duas décadas pra ser mais preciso) fiz manutenção sem usar torquímetro. Só comprei um depois que comprei meu trator de carbono. Descobri que o torque recomendado em muitas peças é maior do que o que eu aplicava no feeling.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Uso do torquimetro para manutenção em geral

Post by brunocarlo »

Adriano,

São rolamentos.

Em relação ao aperto ter que ser maior que o feeling, eu já passei por isto.. mas vou vendo.. é que é mais uma ferramenta.
Bruno Carlo
Meu Strava
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Re: Uso do torquimetro para manutenção em geral

Post by pelote »

Aqui uso o torquímetro, na prática aplicava bem mais torque do que o necessário.
:jan1
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Uso do torquimetro para manutenção em geral

Post by SBBR »

Meu quadro é de aluminio, e canote de selim e espiga do garfo são de carbono.
Quando comprei essa encrenca incluí no pacote um torquímetro simples com preset de 5Nm (que é o aperto recomendado na abracadeira do canote de selim, na junção mesa/espiga e mesa/guidão. Até agora, só alegria.
Já mov central e cubos, são abertos 1 a 2 x ao ano, na oficina.
E não sei como ele faz isso (certas coisas é melhor não saber).
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Uso do torquimetro para manutenção em geral

Post by brunocarlo »

SBBR wrote:Meu quadro é de aluminio, e canote de selim e espiga do garfo são de carbono.
Quando comprei essa encrenca incluí no pacote um torquímetro simples com preset de 5Nm (que é o aperto recomendado na abracadeira do canote de selim, na junção mesa/espiga e mesa/guidão. Até agora, só alegria.
Já mov central e cubos, são abertos 1 a 2 x ao ano, na oficina.
E não sei como ele faz isso (certas coisas é melhor não saber).
Pois eh, aqui o quadro tb eh aluminio, a espiga do garfo tb eh alumínio, então tah tranquilo. Negócio são as rodas mesmo..

Alguém indica um marca ou todos são a mesma coisa?
Bruno Carlo
Meu Strava
Post Reply