Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
centauromtb
Membro
Posts: 8
Joined: Wed 07 Mar 2018 15:35
Nome Verdadeiro:: Renato

Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by centauromtb »

Fala pessoal.

Minha bike é nova, meu câmbio é um Tiagra 4700 e uso cassete 11-34 com pedivela 50-34

Meu cabo do câmbio tá desfiando com muita frequência, já troquei uma vez quanto a bike estava com pouco mais de 1200km, agora com menos de 1 mês já tá com dois fios arrebentados.

Acontece sempre no final do cabo, logo depois que ele sai do conduíte e da parte fixa do câmbio.


Meu mecânico disse q é pq esse câmbio tem um erro de projeto e o cabo fica muito torcido nessa saída, forçando e raspando o cabo na parte fixa nas trocas, principalmente na marcha mais pesada/longa.

Alguém sabe o q pode tá acontecendo? Já aconteceu com alguém aqui? Eu troquei com um mecânico de confiança e q saca muito.
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by ProfClayton »

Coloca uma foto para poder ter uma ideia!
Image
centauromtb
Membro
Posts: 8
Joined: Wed 07 Mar 2018 15:35
Nome Verdadeiro:: Renato

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by centauromtb »

ProfClayton wrote:Coloca uma foto para poder ter uma ideia!
Image

Nessa foto tá uma peça q meu mecânico colocou pra diminuir o atrito, tá circulado em vermelho as duas extremidades.

Só q não fez muita diferença, passou um tempo e desfiou novamente, repare como o cabo fica com uma curva grande.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by Adriano »

Esse ângulo de saída do cabo parece ser o mesmo dos outros câmbios Shimano. Nunca tinha visto isso acontecer. Seu mecânico conferiu se a borda onde o cabo raspa não está com rebarbas?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
centauromtb
Membro
Posts: 8
Joined: Wed 07 Mar 2018 15:35
Nome Verdadeiro:: Renato

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by centauromtb »

Adriano wrote:Esse ângulo de saída do cabo parece ser o mesmo dos outros câmbios Shimano. Nunca tinha visto isso acontecer. Seu mecânico conferiu se a borda onde o cabo raspa não está com rebarbas?
Disse q não tem nada não, mas como eu disse acima ele colocou aquela peça preta pro cabo não ficar raspando na saída, só q mesmo assim desfiou.
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by ProfClayton »

Estranho mesmo... pq os meus câmbios são exatamente do mesmo jeito... ele está colocando o terminal de conduíte? E o conduíte é de câmbio mesmo?
Image
centauromtb
Membro
Posts: 8
Joined: Wed 07 Mar 2018 15:35
Nome Verdadeiro:: Renato

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by centauromtb »

ProfClayton wrote:Estranho mesmo... pq os meus câmbios são exatamente do mesmo jeito... ele está colocando o terminal de conduíte? E o conduíte é de câmbio mesmo?

Aí eu já não sei, como é esse terminal de conduíte? é conduíte de câmbio sim, original q veio na bike.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by ReinaldoBrisolla »

Se vc pegar aquela peca de aluminio do freio cantilever e tentar colocar no lugar dessa peca q o mecanico colocou, mas de forma q ela atravesse todo o cambio por dentro, chegando na borda de fora? Essas pecas sao curvas, acho q deve ajudar a minimizar o problema.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by Papillon »

tem uma foto do seu conduíte de lado mostrando ele saindo do quadro e parando no cambio? Isso pode acontecer pelo comprimento inadequado do conduíte.

Corto meu saco fora se for "defeito de projeto".
centauromtb
Membro
Posts: 8
Joined: Wed 07 Mar 2018 15:35
Nome Verdadeiro:: Renato

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by centauromtb »

Papillon wrote:tem uma foto do seu conduíte de lado mostrando ele saindo do quadro e parando no cambio? Isso pode acontecer pelo comprimento inadequado do conduíte.

Corto meu saco fora se for "defeito de projeto".
Image


ok, tá boa essa foto?

OBS: O conduíte nunca foi trocado, se o tamanho estiver errado ele já veio assim.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by Papillon »

Rapaz, pra mim parece estar certinho, comentei do tamanho do conduíte pq já cortei errado e ficou pegando.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by marcoaleite »

É o conduite original Shimano? Pois o Shimano tem no lado onde sai o cabo para o câmbio uma parte interna de nylon/plástico que serve para não atritar o cabo. Confesso que nunca vi acontecer este tipo de problema, tenho um colega que usa Tiagra a um bom tempo e nunca relatou nada. Tem algum gato aí nesta historia...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
centauromtb
Membro
Posts: 8
Joined: Wed 07 Mar 2018 15:35
Nome Verdadeiro:: Renato

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by centauromtb »

marcoaleite wrote:É o conduite original Shimano? Pois o Shimano tem no lado onde sai o cabo para o câmbio uma parte interna de nylon/plástico que serve para não atritar o cabo. Confesso que nunca vi acontecer este tipo de problema, tenho um colega que usa Tiagra a um bom tempo e nunca relatou nada. Tem algum gato aí nesta historia...

O cabo é Jagwire, original q veio na bike
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by Papillon »

Se não for difícil tire o conduíte e veja se não ficou nenhuma rebarba na ponta que acaba desfiando o cabo. Parece básico mas "vai que" o mecânico só condenou o cambio e não olhou o mais simples. As vezes uma rebarba ficou como um dos três cabos da esquerda abaixo:

Image

Aqui no meu estava com problema no freio traseiro e eu achando que era freio...era uma rebarbinha que roçava no cabo.
centauromtb
Membro
Posts: 8
Joined: Wed 07 Mar 2018 15:35
Nome Verdadeiro:: Renato

Re: Câmbio Tiagra 4700 traseiro desfiando cabos

Post by centauromtb »

Papillon wrote:Se não for difícil tire o conduíte e veja se não ficou nenhuma rebarba na ponta que acaba desfiando o cabo. Parece básico mas "vai que" o mecânico só condenou o cambio e não olhou o mais simples. As vezes uma rebarba ficou como um dos três cabos da esquerda abaixo:

Image

Aqui no meu estava com problema no freio traseiro e eu achando que era freio...era uma rebarbinha que roçava no cabo.

Obrigado pela dica, mas no momento eu não tenho como verificar pq não sei desmontar, mas se ou quando começar arrebentar, vou pedir pra olhar esse detalhe e tb se na saída do câmbio tb não tem alguma coisa q esteja roçando.
Post Reply