Movimento Central Truvativ barulhento

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
joaomiguel_odonto
Posts: 1
Joined: Thu 13 Jul 2017 11:33
Nome Verdadeiro:: Joao Miguel

Movimento Central Truvativ barulhento

Post by joaomiguel_odonto »

Pessoal, estou com problema de ruído constante no movimento central da minha MTB, equipada com movimento central pressfit e pedivela BB30. Mesmo depois de limpo, lubrificado, troca da coroa e com rolamentos zerados ENDURO, ele teima em fazer barulho constante e irritante.

Saindo da manutenção e pedalando alguns quilômetros, lá está o barulho irritante novamente. Tanto faz pedalar com força ou só girando.

Por acaso alguém já passou por isso e teve alguma solução que não seja a substituição do conjunto e migração para shimano?

Fotos do pedivela para mostrar o modelo. Não reparem na sujeira, isso foi antes da manutenção.

Image

Image

Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Movimento Central Truvativ barulhento

Post by kinbold »

Isso é comum nos BB30 e incomoda muito.

Eu já usei graxa de cerâmica e graxa azul no eixo, e o barulho sempre voltava depois de alguns pedais.

Na ultima revisão, coloquei graxa azul dentro no rolamento (sim, eu abro todos os rolamentos da bike pra tirar a graxa velha e inserir graxa nova) e graxa branca no restante, fora do rolamento e no eixo da pedivela. Surtiu efeito, só não peguei chuva pra comprovar que resolveu 100%.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Movimento Central Truvativ barulhento

Post by Papillon »

nos movimentos pressfit é relativamente comum isso, os meus da campagnolo faziam mais na Giant e agora na Fuji faz menos.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Movimento Central Truvativ barulhento

Post by Wanderson Mata »

Barulho normal para os BBB30, infelizmente
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Movimento Central Truvativ barulhento

Post by Adriano »

Eu estava com o mesmo problema na direção da speed. A frente rangia muito, era irritante. Eu achava que era o rolamento, mas depois que meti graxa nos pontos de contato entre os cônicos e os rolamentos, o barulho parou. Não lubrifiquei os rolamentos, já que eles são selados e estavam ok.

O pedivela do trator também é PF30, nunca fez barulho.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Movimento Central Truvativ barulhento

Post by kinbold »

kinbold wrote:Isso é comum nos BB30 e incomoda muito.

Eu já usei graxa de cerâmica e graxa azul no eixo, e o barulho sempre voltava depois de alguns pedais.

Na ultima revisão, coloquei graxa azul dentro no rolamento (sim, eu abro todos os rolamentos da bike pra tirar a graxa velha e inserir graxa nova) e graxa branca no restante, fora do rolamento e no eixo da pedivela. Surtiu efeito, só não peguei chuva pra comprovar que resolveu 100%.
Ó, to rodando desde Julho com esse esquema acima citado.. Depois de 3 meses posso dizer que foi eficiente. já rodei uns 2mil km assim, com chuva inclusive, e o BB30 continua a mesma lindeza de quando saiu da revisão.
Image
freitas
Membro
Posts: 16
Joined: Mon 18 Sep 2017 22:37
Nome Verdadeiro:: Flavio

Re: Movimento Central Truvativ barulhento

Post by freitas »

Será que bb386 tem esse mesmo barulho do bb30?
Eu tenho um central bb386 e o negócio fica rangendo quando faço força do lado esquerdo, irrita demais e não tem mecânico que descubra o que é.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Movimento Central Truvativ barulhento

Post by Papillon »

Tem sim Freitas! Todos que são sob pressão acontece isso.

O meu ultratorque (versão da campagnolo pra mesma coisa) faz o nhec nhec
Post Reply