Lubrificação da corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Lubrificação da corrente

Post by Pepebike »

Eu uso o WD-40 Bike para pedal seco nas minhas 2 bicicletas. O custo/ml é bem menor que o do Finish Line vermelho, dura mais que o Finish Line vermelho e, por ser mais parecido com óleo que o Finish Line (que parece um condicionador capilar) é mais fácil de aplicar e chega mais rapidamente onde a lubrificação precisa ser mais caprichada: no interior dos roletes das correntes.
Já estou no segundo frasco, Aprovadíssimo !! ;)
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Lubrificação da corrente

Post by tschroder »

Uso Suirt faz mais,ou menos um ano. Estou no segundo frasco de 500ml. Uso na speed, no trator, na ciclocross, e ate na bike do moleque. Nao se tira o excesso. Voce vai aplicando camadas. E aquela pasta presta que lubrifica. Nao tiro poeira da corrente. Da speed dura 3.000, na MtB, 1.200, 1.500.
É top. Aguenta chuva.
Passando em riachos no Ibitipoca Trip Trail ouvia a bike da maioria no aço. A minha nao!
leoakch
Membro
Posts: 32
Joined: Thu 15 Jan 2015 21:58
Nome Verdadeiro:: LeonardoAk
Location: Campinas/SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by leoakch »

Estou usando Weldtite TF2 Performance que comprei no chain reaction a um bom tempo.
Dos poucos lubrificantes que usei esse parece ser o melhor. Fica um pouco de sujeira preta nos primeiros pedais depois de aplicar mas sempre removo essa sujeira/excesso com um pano e a corrente fica bem limpa, brilhante e se mantém silenciosa.

Não gostei do finish line vermelho que é tão falado, com ele a corrente logo ficava com uma sujeira preta que não saia tão facilmente. Outro ponto negativo com o finish line é que a lubrificação não durava nada. Um ou dois pedais e já dava pra ouvir barulho na corrente.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

não usem o lubrificante tec-tire "tec 50" não.

teoricamente é um lubrificante a base de cera que nem o squirt, mas sai fácil na água (basta tirar a corrente e lavar com sabão que sai tudinho), fica MUUUUITO preto e não fica seco como o squirt, agarrando sujeira, poeira e etc.

o custo dele é aproximadamente 20-25 reais, mas eu julguei que não vale a pena.

(edit: custo de um frasco de 100ml, o squirt usta uns 70 reais e vêm 120ml)
Image
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Um amigo meu comprou desse lubrificante, :lance4
100% de nada não é nada: É muito pouco.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

Eu tava usando Finish Line vermelho e tirando a sujeira que fica na corrente eu gosto muito.
Mudei para o Squirt e sei lá, não to gostando não, nas duas bikes to usando e depois de uns poucos kms já começa a fazer barulho, dizem que melhora com o tempo, mas realmente to quase voltando para o Finish Line.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

O Squirt não deixa barulho na corrente Monja, deve ter resto do finish line ainda nela e, o squirt não penetrou direito, lave a corrente com querosene, ou algo que tire o oleo, depois reaplique gotas generosas na corrente e rode um pouco a pedivela com a mao para espalhar o squirt, deixe secar e repasse outra vez, deve resolver.
Quando vou aplicar a primeira vez o squirt na corrente nova, ou que estava com outro lubrificante faço isso, do contrário, fica fazendo barulho.
Corrente nova então e´pior ainda, por causa do oleo que vem nela, que é aplicado aquecido e, entra em td q é lugar, rodo uns 400km com a corrente fazendo barulho e, tendo mta sujeira por causa desse oleo, depois que ele sai é só maravilha.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

ReinaldoBrisolla wrote:O Squirt não deixa barulho na corrente Monja, deve ter resto do finish line ainda nela e, o squirt não penetrou direito, lave a corrente com querosene, ou algo que tire o oleo, depois reaplique gotas generosas na corrente e rode um pouco a pedivela com a mao para espalhar o squirt, deixe secar e repasse outra vez, deve resolver.
Quando vou aplicar a primeira vez o squirt na corrente nova, ou que estava com outro lubrificante faço isso, do contrário, fica fazendo barulho.
Corrente nova então e´pior ainda, por causa do oleo que vem nela, que é aplicado aquecido e, entra em td q é lugar, rodo uns 400km com a corrente fazendo barulho e, tendo mta sujeira por causa desse oleo, depois que ele sai é só maravilha.
ontem eu lavei mas realmente ainda tem sujeira do finish line, vou tacar querosene na maldita e testar, uma das bikes tá com missing link, vou tirar a corrente e deixar como nova, ai vou ver se para o barulho.
Valeu Reinaldo
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Monja, eu fiz este caminho, vim do finish line e uso o squirit, e to pra falar, achei muito melhor o bichinho, mesmo com uma semana de chuva, tava lah, a corrente lubrificada, só não posso falar limpa por causa das chuvas, mas tava lubrificada.

Está corrente eu passei 850km sem limpar ela de fato, só um paninho e reaplicação o squirit, e foi de boa, só limpei pq a bike inteira estava num estado lastimável.
Bruno Carlo
Meu Strava
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Tenho usado o squirt a um ano, minha corrente está com quase 9,6 mil e não deu 0.75 ainda. Esse é bom, mas a limpeza da corrente está sempre em dia...
100% de nada não é nada: É muito pouco.
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Lubrificação da corrente

Post by tschroder »

RECORD LEO, 10k numa corrente! A minha com Squirt roda 3k e tals e eu Ja fico Felizao!

phpBB [media]
Leo Miau wrote:Tenho usado o squirt a um ano, minha corrente está com quase 9,6 mil e não deu 0.75 ainda. Esse é bom, mas a limpeza da corrente está sempre em dia...
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by Adriano »

Leo Miau wrote:Tenho usado o squirt a um ano, minha corrente está com quase 9,6 mil e não deu 0.75 ainda. Esse é bom, mas a limpeza da corrente está sempre em dia...
Leo, que corrente é essa? As minhas nunca passaram de 3K :lance3
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Adriano wrote:
Leo Miau wrote:Tenho usado o squirt a um ano, minha corrente está com quase 9,6 mil e não deu 0.75 ainda. Esse é bom, mas a limpeza da corrente está sempre em dia...
Leo, que corrente é essa? As minhas nunca passaram de 3K :lance3
Tiagra 10V. Tive uma 8v da shimano que parei de usar com 8mil quando troquei o grupo e estava com 0,75.

Durabilidade de corrente é uma série de fatores, se você é pesado, se usa muita força, se anda com cadência baixa, se sobe muita serra, se limpa e lubrifica direito e por ai vai. Já vi muitos relatos de correntes durarem no máximo 5 mil, mas as minhas tem durado muito mais. Existe um parceiro meu de pedal que pegou um grupo 105 11V com 5 mil km, ele andou de 300 km a corrente arrebentou, perfil do rapaz, 100kg, cara anda cadencia em torno de 70 rpm, sem contar com as marchas cruzadas, 50X28 subindo 6%. :lemond1
100% de nada não é nada: É muito pouco.
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Lubrificação da corrente

Post by tschroder »

52x28 eu adoro!!!!! Kkkk
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by marcoaleite »

Eu estou testando um da TEC TIRE que comprei. Segundo relatos de quem está usando, ele chega a render mais que o Squirt no pedal. Ele é branco como o Squirt, é um pouco mais viscoso que o Finish Line e apliquei ele na bike sábado retrasado e rodei uns 250 km com a bike e por enquanto está de boas, não reapliquei ainda. mandei por cima da corrente com FL mesmo, só passei um passo para tirar a sujeira e pau! O bom é que ele custou 20 dilmas apenas.

PS: Faz tempo que não lavo mais a corrente com querosene, eu apenas passo um pano e boa. Certa vez conversando com o TC percebemos que a impressão era que a corrente gastava mais rápido quando limpávamos sempre. Como não pega terra com a road e tomar chuva é bem pontual, só o pano está dando conta.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by Adriano »

Eu to usando o squirt já tem uns dois meses. A corrente fica limpa com ele, mas no trator por duas vezes a corrente ficou seca no meio do pedal (uma vez que atravessei um rio, e na outra peguei uma trilha com muito pó). Vou ter que levar um frasco pequeno comigo nas trilhas pra poder reaplicar no meio do pedal :merckx3
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

marcoaleite wrote:Eu estou testando um da TEC TIRE que comprei. Segundo relatos de quem está usando, ele chega a render mais que o Squirt no pedal. Ele é branco como o Squirt, é um pouco mais viscoso que o Finish Line e apliquei ele na bike sábado retrasado e rodei uns 250 km com a bike e por enquanto está de boas, não reapliquei ainda. mandei por cima da corrente com FL mesmo, só passei um passo para tirar a sujeira e pau! O bom é que ele custou 20 dilmas apenas.

PS: Faz tempo que não lavo mais a corrente com querosene, eu apenas passo um pano e boa. Certa vez conversando com o TC percebemos que a impressão era que a corrente gastava mais rápido quando limpávamos sempre. Como não pega terra com a road e tomar chuva é bem pontual, só o pano está dando conta.
marco,

esse tectire tem 2 versoes, uma de tampa vermelha mais viscosa e o de tampa preta cerâmico.

eu, acostumado com o squirt, acho que ele fica tão preto e melequento como o finish line verde, mas sai com uma facilidade danada na água com sabão - pra lavar é um beleza...
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by marcoaleite »

O meu é o da tampa preta, Samuel. Porenquanto tudo beleza, passei na cabrita e na metebe da minha esposa e tudo rodando liso.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ArnaldoJ
Membro
Posts: 14
Joined: Sat 03 Jan 2015 12:26
Nome Verdadeiro:: Arnaldo A. G. Junior
Location: Uberlândia, MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by ArnaldoJ »

Samuel e Magnus, qual o tempo médio entre aplicação da parafina? Estou utilizando e realmente é muito bom mas em 720 km fiz 3 lubrificações, logo que a corrente começou a fazer barulho do atrito metal-metal. Esperava uma duração maior ou é isso mesmo?
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

é isso mesmo...

experimente uma cera mais macia, tipo cera virgem.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Eu reaplicava uma vez por semana, dava entre 150 e 200 km. Vc colocou um pouco de óleo junto? Ajuda a segurar a parafina mais tempo, mas não é muito, é só um pouco para "dar a liga".
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ArnaldoJ
Membro
Posts: 14
Joined: Sat 03 Jan 2015 12:26
Nome Verdadeiro:: Arnaldo A. G. Junior
Location: Uberlândia, MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by ArnaldoJ »

Coloquei o óleo sim, realmente a durabilidade está dentro da média. A sujeira que faz, partes da transmissão é mínima e no chão é só forrar com jornal, é melhor de limpar do que quando utilizado o óleo.
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Lubrificação da corrente

Post by Pepebike »

marcoaleite wrote:Eu estou testando um da TEC TIRE que comprei. Segundo relatos de quem está usando, ele chega a render mais que o Squirt no pedal. Ele é branco como o Squirt, é um pouco mais viscoso .
Também estou testando o Tec Tire 50, porém o base cera, de tampa vermelha, para pedal seco. O de tampa preta, cerâmico, é para pedal úmido (segundo informou o fabricante em um e-mail).

Limpei a relação 2 vezes para remover qualquer resíduo de óleo antigo usando removedor, sabão e Cif, alternadamente.
Usei as recomendações do Squirt para aplicação, ou seja, aplicar generosamente dos dois lados, esperar secar, remover o excesso e repetir todo processo depois.
Impressões na primeira aplicação: O Tec Tire 50 Base Cera é beeeeeem viscoso e é difícil fazê-lo penetrar onde mais precisa de lubrificação. Demora mais para aplicar e se gasta bem mais produto para uma aplicação que com WD-40 Bike. Remover o excesso também não foi muito fácil. O produto é meio "gosmento" e gruda no pano. O produto não "seca completamente" e permanece meio "gosmento".
Impressões durante o primeiro pedal (60km): Surpreendentemente, o nível de ruído da relação diminuiu sensivelmente ao pedalar. As marchas entraram suavemente e sem ruídos.
Impressões após o primeiro pedal: Ao chegar em casa, notei que boa parte do lubrificante havia saído das partes internas da corrente e formaram uma "pasta" parecida com uma graxa cinza que emporcalhou a corrente, o cassete, os roletes do câmbio, o pedivela.... Toca "a mula" aqui limpar tudo (e aquela coisa "grudenta" emporcalhou completamente um pano que eu tinha e tive que jogá-lo fora). Reapliquei o produto como as recomendações do Squirt (... reaplicar depois do primeiro pedal e etc. etc.). Ao menos esta terceira aplicação foi um pouco mais fácil e o produto penetrou (ui !! :oops: ) as partes internas da corrente com mais facilidade.

Por enquanto, alegria só no pedal. :lance2

Bem, vou insistir mais um pouco até porque não vou jogar essa "bagaça" fora... :lol:
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Lubrificação da corrente

Post by tschroder »

Velhos, essa pasta cinza parecida com uma graxa é o lubrificante da sua bike. Você limpou tudo?
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Lubrificação da corrente

Post by Pepebike »

tschroder wrote:Velhos, essa pasta cinza parecida com uma graxa é o lubrificante da sua bike. Você limpou tudo?
LImpei a corrente 2 vezes.
A "pasta cinza" era formada apenas pelo lubrificante de cera que foi "expulso" das partes internas com - penso, também - traços do antigo lubrificante que insistiu em permanecer na corrente.
Acho que esse efeito deve melhorar com as próximas aplicações.
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Lubrificação da corrente

Post by tschroder »

Tindi! Tirou o excesso! :conta1
Pepebike wrote:
tschroder wrote:Velhos, essa pasta cinza parecida com uma graxa é o lubrificante da sua bike. Você limpou tudo?
LImpei a corrente 2 vezes.
A "pasta cinza" era formada apenas pelo lubrificante de cera que foi "expulso" das partes internas com - penso, também - traços do antigo lubrificante que insistiu em permanecer na corrente.
Acho que esse efeito deve melhorar com as próximas aplicações.
marcosf_1982
Membro
Posts: 48
Joined: Tue 29 Sep 2015 11:07

Re: Lubrificação da corrente

Post by marcosf_1982 »

Eu estou usando o tec tire, antes usava óleo singer, podem xingar, mas meu grupo estava desgastado, comprei assim e agora estou no aguardo do novo, com o tec tire hj estava andando e teve uma ameaça de chuva e o lubrificante fugiu da corrente
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Eu cheguei a conclusão que todos esses lubrificantes funcionam bem, o segredo está na forma de aplicar. Eu uso a mistura óleo/querosene e não fica ruído na corrente nem gruda sujeira. Eu aplico ele e depois passo um pano várias vezes até remover praticamente todo da parte externa da corrente, só fica óleo mesmo na parte interna. Não tem grudado sujeira, que forma aquela lixa, e fica silenciosa a semana toda.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by marcoaleite »

Eu comecei a usar o Tec Tire da tampa preta e parei, pois a corrente ficava muito preta. Ele parece ser bom, mas suja demais! Passei nas correntes aqui e ficou uma sujeira muito foda até no cassete, pegou na perna ou na roupa, um abraço. Voltei para o Finish Line seco mesmo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Lubrificação da corrente

Post by Pepebike »

marcoaleite wrote:Eu comecei a usar o Tec Tire da tampa preta e parei, pois a corrente ficava muito preta. Ele parece ser bom, mas suja demais! Passei nas correntes aqui e ficou uma sujeira muito foda até no cassete, pegou na perna ou na roupa, um abraço. Voltei para o Finish Line seco mesmo.
Segundo o fabricante (em resposta ao um e-mail), o Tec Tire da tampa preta, base cerâmica, é para "pedal úmido". Imagino que deva ser mais "grudento" que o Tec Tire da tampa vermelha, base cera, para pedal seco, que estou testando (e não gostando, também).
Porém, como já disse acima, vou usar até acabar a "bagaça"....
:lance4
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Post Reply