Lubrificação da corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Lubrificação da corrente

Post by Orlando Neto »

Como o assunto é longo, bora discorrer sobre diferentes produtos, maneiras e manias...

Hoje em dia uso o Squirt.
Orlando Neto wrote:
bruno_h2 wrote:Eu sempre apliquei lubrificante assim, no dia anterior, elo a elo e mantendo a mesma marcha no k7...
2x

já usei o Shimano Ptfe Dry Lube, acumula mais sujeira com menos barulho.

Squirt, menos sujeira e mais barulho, porém acredito que mesmo fazendo barulho há lubrificação....
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Lubrificação da corrente

Post by Klhada »

bom, ningué usou o tópico aqui, e esses moderadores inuteis nem pra dar um merge nos posts :roll:

a quem interessar possa, venho testando o tal lubrificante home brew dos gringos, que consiste em uma parte de óleo sintético pra três partes de solvente. Fiz com o que tinha aqui, e tenho usado.

conclusão: APARENTEMENTE, funciona muito bem. Aplica-se a gororoba (fica bem líquida), e deixa até o dia seguinte. No dia seguinte, antes de pedalar, eu só passo um paninho véio na corrente pra tirar o excesso, e pau na gorda. Zero barulhos, aquele cheirinho de óleo de motor bruto pra animar os espíritos. Funcionamento normal. Depois do primeiro pedal passei um pano de novo, pra tirar o excesso de "pretura", e nunca mais mexi. Rodou uns 200km assim. Sem barulho, sem nada. A corrente ficou suja, mas não como com FL verde, aquela pasta grudenta. Ficava na mão, mas só de esfregar os dedos sumia tudo. Aí fui fazer o teste da reaplicação/limpeza. Apliquei uma gota por elo, girei um pouco o pedivela, e passei o pano (essa primeira era só pra limpar). A bichinha ficou estalando de limpa :shock: . Aí apliquei uma segunda vez, e voltei pro estágio 1, deixar secar e tal, e continuo usando. A corrente ficar limpa por fora não quer dizer nada, mas parece que está tudo bem lubrificado, e funcionando a contento.

Vou acabar com os meus lubrificantes aqui, mas pelo jeito depois é só comprar um litro de óleo automotivo sintético, solvente, e ter lubrificante pra uma vida. 8-) Mesmo que a lubrificação aguente por mais tempo, se eu tiver que reaplicar uma vez por semana, contando pedal todo dia+pedal do sábado e domingo, tá bom demais :)
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Lubrificação da corrente

Post by Papillon »

Bom saber eu tenho 1L de óleo sintético STP que sobrou do passat e que não serve na trosoba que tem alergia a coisas sintetizadas :lol:

Aqui uso o squirt, mas TODA vez que levo em qualquer bicicletaria o FDP pega e despeja óleo em cima por ela estar "seca". Ocorre que eu também fico com essa impressão pois ela fica limpa e seca mas noto que molhadinha as trocas ficam mais macias.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Lubrificação da corrente

Post by Klhada »

Papillon wrote:Bom saber eu tenho 1L de óleo sintético STP que sobrou do passat e que não serve na trosoba que tem alergia a coisas sintetizadas :lol:

Aqui uso o squirt, mas TODA vez que levo em qualquer bicicletaria o FDP pega e despeja óleo em cima por ela estar "seca". Ocorre que eu também fico com essa impressão pois ela fica limpa e seca mas noto que molhadinha as trocas ficam mais macias.
poutz, então quando a gente for tomar umas brejas te dou meu tubão de squirt. :lol:

Achei uma merda. Pega sujeira igual, mas a sujeira vira umas cracas. Fica parecendo que a corrente ficou no fundo do mar. E nunca parou de fazer barulho, mesmo com o negócio encharcado com essa água suja do carai.

Ah, e falando em cera, vc viu o teste científico que mostrou que o melhor lubrificante é parafina na corrente? Tinha um povo falando de fazer um bastão de parafina pra aplicar com a pistola de cola quente. Aí ia ser ninja! E descobri também que vela (parafina) dissolve em naphta (fluido de isqueiro). Se alguém quiser testar um a base de cera caseiro, depois me conta :mrgreen:
Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Lubrificação da corrente

Post by kinbold »

Já ouvi falar de parafina tbm, e não é difícil fazer.

Se tem vantagem técnica então fechou, já que é mais barata e não suja as unhas recém esmaltadas do Klhada.
Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Lubrificação da corrente

Post by Klhada »

kinbold wrote:Já ouvi falar de parafina tbm, e não é difícil fazer.

Se tem vantagem técnica então fechou, já que é mais barata e não suja as unhas recém esmaltadas do Klhada.
porra, e o trampo? Tira corrente, mergulha na parafina e tudo o mais? Mesmo com powerlink, o meu esquema ogrão é rápido. :lol:
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Gili »

Comprei um Zefal Dry pra testar.... vamos ver que merda dá.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by Marcelo Marino »

Dos que eu usei o Squirt é o melhor.

Já testei quase todos os Finish Line e cada um apresenta vantagens e desvantagens.

O Kry Tech seria o melhor FL para o meu uso, com a desvantagem que é muito líquido e sai fácil, mas eu prefiro ficar reaplicando o lubrificante do que limpar a bicicleta a toda hora. Aí veio o Squirt que é muito semelhante em termos de limpeza, mas dura mais tempo e é mais "consistente", além disso o potinho demora bastante para acabar.

O FL de cerâmica eu usei na época que só existia um, então não sei a qual corresponde hoje (Wet ou Wax). Lubrifica que é uma maravilha, mas fica uma meleca absurda. Não tenho condições de limpar a corrente a cada 2 pedais.

O FL Dry Lube (vermelho) é o meio termo, não suja tanto quanto o Ceramic (nem lubrifica tanto também), mas dura mais que o Kry Tech (mas suja mais também). Eu acho uma boa opção também.

Já usei um óleo da marca Barbieri, mas aí é mais semelhante ao FL Wet Lube.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Lubrificação da corrente

Post by bruno_h2 »

Atualmente estou usando o fl dry vermelho e tem me atendido bem, antes usava o krytech e realmente o problema era ter que ficar reaplicando com uma frequência maior...
DESORDEM E REGRESSO
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Klhada wrote:
kinbold wrote:Já ouvi falar de parafina tbm, e não é difícil fazer.

Se tem vantagem técnica então fechou, já que é mais barata e não suja as unhas recém esmaltadas do Klhada.
porra, e o trampo? Tira corrente, mergulha na parafina e tudo o mais? Mesmo com powerlink, o meu esquema ogrão é rápido. :lol:
Cara, eu já usei muito a parafina e acho mais fácil do que óleo. A parafina velha você tira mais fácil da corrente e daí é só mergulhar ela em banho maria, deixar impregnar, tirar e esperar uns minutinhos para secar. A corrente fica limpa, seca e lubrificada. Acho o processo mais fácil do que limpar a corrente suja de óleo, seja ele qual for. Só precisa atentar para não usar parafina pura, tem que misturar um pouco de óleo para ela grudar melhor na corrente.

Só parei de usar porque é inevitável deixar cair muitos pedaços de parafina no chão e quando gruda é muito mais difícil de limpar do que o óleo. Aí já viu, a mulher reclaaaaaaaama... Além disso, reparei uma coisa interessante; eu usava e a corrente ficava show, mas conforme a corrente foi ficando gasta, a parafina foi perdendo eficiência, não sei se com folgas maiores ela sai mais fácil da corrente, não consegui ter 100% de certeza do motivo...

Hoje uso o Finish Line vermelho (seco). É muito bom e faz pouca sujeira, mas não dá para ficar reaplicando muitas vezes, parece que ele cria uma camada grossa na corrente que dá uma segurada, a corrente deixa de rolar solta... Daí vem o trampo de lavar a corrente, mesmo com todos os macetes de limão, detergente etc... faz uma cagada animal...

Vi no Praquempedala uns testes e o cara fala muito bem do White Lightning – Epic Ride e pelo que vi na Internet sai beeeeeem mais em conta. Vou testar para ver. Se alguém tiver curiosidade: http://www.praquempedala.com.br/blog/se ... epic-ride/" onclick="window.open(this.href);return false;
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Will
Membro
Posts: 22
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:54

Re: Lubrificação da corrente

Post by Will »

Magnus wrote:
Klhada wrote:
kinbold wrote:Já ouvi falar de parafina tbm, e não é difícil fazer.

Se tem vantagem técnica então fechou, já que é mais barata e não suja as unhas recém esmaltadas do Klhada.
porra, e o trampo? Tira corrente, mergulha na parafina e tudo o mais? Mesmo com powerlink, o meu esquema ogrão é rápido. :lol:
(...)

Vi no Praquempedala uns testes e o cara fala muito bem do White Lightning – Epic Ride e pelo que vi na Internet sai beeeeeem mais em conta. Vou testar para ver. Se alguém tiver curiosidade: http://www.praquempedala.com.br/blog/se ... epic-ride/" onclick="window.open(this.href);return false;
(...)

Ultimas tentativas:
- Squirt - Não tinha gostado, mas ai segui as instruções corretamente e refiz as aplicações, minha corrente tá uma beleza e sem a craca citada pelo Klhada, havia até comentado com ele que as primeiras aplicações tinham sido uma decepção, mas pelo que entendi o erro é limpar a corrente com solvente. Se só lavar com agua e sabão e reaplicar o produto fica bom d+...

- Motul Chain Lube Factory Road - O melhor disparado, impregna até na alma, a corrente fica com jeitão de parafinada, mas na verdade é o aspecto do próprio lubrificante.É indicado para motocicletas que podem ultrapassar 12.000 rpms. Tem um aspecto esbranquiçado parecido com o squirt, mas só sai no solvente (talvez a grade diferença) mas se você limpar com um pano após o pedal, você faz no máximo de 8 a 10 aplicações na vida de uma corrente, a durabilidade é espetacular!

- Fls - Todos OK dentro de seus propósitos!

- White Lightning - depois nos contem o que rola!
tá tudo certo!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Klhada wrote:(...)Vou acabar com os meus lubrificantes aqui, mas pelo jeito depois é só comprar um litro de óleo automotivo sintético, solvente, e ter lubrificante pra uma vida. 8-) Mesmo que a lubrificação aguente por mais tempo, se eu tiver que reaplicar uma vez por semana, contando pedal todo dia+pedal do sábado e domingo, tá bom demais :)
Qual o melhor solvente para isso? Só serve óleo sintético? Fiquei muito entusiasmado com o preço final da alquimia...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Magnus,
Acho que o melhor solvente para isso é o querosene, ao menos foi o que o klhada usou e, ele nao tem capacidade de afetar a pintura como agua raz o tinnner...
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Lubrificação da corrente

Post by Doido43 »

Mudando um pouco de assunto,

Alguém já usou o lubrificante CL1 da Park Tool?

Comprei pra testar, tava usando o Squirt que o Orlando me deu, como não encontrei nenhum barato por aqui, resolvi experimentar esse...
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Testei ontem a alquimia do Klhada e funcionou legal. Foram 120km e a lubrificação foi 100%, dá para mais outro pedal desses, show mesmo. Só faz uma lambancinha, mas não é tão difícil de tirar, é só passar um papel toalha que fica quase limpo. No geral, gostei muito. Uma garrafa de 900ml de querosene e 300ml de óleo saem pelo preço de um Finish Line de 60ml. Isso dá 20 por 1!!!! Aproveitei o embalo e fiz uma variação que deve sujar menos, usei graxa (da azulzinha) substituindo o óleo de carro, depois vou testar para ver como fica...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Eu tenho usado o lubrificante Squirt, tenho colocado generosamente na corrente de 2 a 3 vezes deixando secar a cada passada para depois sair com a bike, nao percebi barulho de corrente sem lubrificacao, ao contrario rodei uns 300 km antes de limpar a corrente pela primeira vez e, ela dava para andar mais tempo com a lubrificacao que estava, como a corrente é nova e, veio com lubrificacao de fabrica com oleo, a limpei com oleo diesel a primeira vez (para aplicar o squirt) fez aquela sujeirada e, parece que saiu da corrente uma forma de pasta mais dura que grudou nas roldanas do cambio traseiro, grudou muita coisa, tive que usar uma espatula de plastico para retirar essa pasta que grudou, nao sei se essa pasta veio da sobra de oleo da corrente com a cera do squirt, mas lavei a bike e usei limao com detergente para limpar a corrente da ultima vez e re-lubrifiquei tudo por 2 vezes como o rotulo do produto recomenda, rodei pouco ate agora so 30 km ta funfando direitinho, sem fazer aquela sujeirada absurda, quando for limpar novamente a bike se tiver com a pasta tirarei uma foto do que tiver la e, postarei aqui.

Em suma estou gostando do squirt, mas nao existe aquele negocio de relacao hiper limpa nao, suja sim, da para limpar mais facilmente, com um pano seco girando a corrente deixa ela brilhando novamente sem tirar o squirt, passe o pano tbm no k7 e coroas e fica td relativamente bem limpo, isso se nao for lavar a bike inteira com agua e tal, fiz isso 2 vezes e nao repassei o lubrificante depois e rodei uns 300km com uma unica passada (02 a 3 vezes generosamente como no rotulo), na realidade como a bike tava por inteiro suja e tinha a tal pasta nas roldanas do cambio traseiro resolvi lava-la e acabei limpando tudo, mas acho que dava para rodar mais uns 200 a 300 km facil com o que tinha, faz bem menos sujeira que o finish line verde com toda certeza, mas nao é milagroso no quesito de deixar td impecavelmente limpo.

No geral estou gostando do produto, apesar de ele ser um pouco salgado, acho que funciona bem, vamos ver esse negocio da pasta ressecada se diminui com o tempo e, nao tem que ficar repassando durante pedal a nao se que se pegue uma chuva, mas mesmo assim acho que ele fica la por um bom tempo.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Reinaldo, o teu relato é bem parecido com a minha experiência usando a alquimia que o Klhada colocou aqui. As diferenças para mim são:

1º - não confiei que rode 300km, eu, por segurança, vou reaplicar a cada 150km...
2º - com aproximadamente R$20,00 dá para fazer 1,2l (isso mesmo, mais de um litro) de lubrificante!!!

O único problema que percebi é o cheirinho de querosene que fica no ar, mas isso passa rápido e fica tudo legal :D
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Eu tbm to querendo testar essa alquimia, mas como ja tinha comprado o squirt resolvi usá-lo, estou com 1/2 litro de oleo de motor pra moto e mais 1/2 litro de oleo para motor de carro para testar a alquimia, acho que terei lubrificante pro resto da vida... O squirt acho que da para rodar tranquilo uns 300km ou ate mais com ele, com uma unica passada, a corrente fica com uma camada de resina por cima, o troço fica bem grudado... e de boa nao fica fazendo barulho de metal, eu sou paranoico com barulhos na bike, to ate pensando em pegar uma roda da shimano ao inves de uma mavic por causa do barulho do hub traseiro que acho que vai me enlouquecer...
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Lubrificação da corrente

Post by binho »

Eu usei um tubo do FL de cera. É bom mas realmente acaba rápido. Nesse período de chuvas aqui eu sofri. Saía pra pedalar e as vezes no meio do pedal já sentia a bike agarrando. Comprei um FL vermelho e tenho gostado bem mais, apesar de sujar uma besteirazinha a mais.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Binho, tanto o de cera quanto vermelhinho são muito bons, eles lubrificam muito bem e não juntam muita sujeira. O que eu achei muito ruim neles é que com pouco tempo ficam meio grossos e eu sentia eles segurarem um pouco a corrente. Daí tinha que lavar a corrente, tirar a gosma que se formava e lubrificar de novo para voltar a rolar solto...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:(...)e de boa nao fica fazendo barulho de metal, eu sou paranoico com barulhos na bike, to ate pensando em pegar uma roda da shimano ao inves de uma mavic por causa do barulho do hub traseiro que acho que vai me enlouquecer...
Também não gosto de barulho, meus cubos Ultegra são silenciosos que são uma beleza...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

falando em barulho de corrente, instalei cambio traseiro ultegra e corrente ultegra, mas oque vem acontecendo é um barulho chato, principalmente quando está na coroa maior, não é aquele barulho de regulagem, é um barulho diferente, bem chato mesmo, como se a corrente tivesse batendo em algo que na verdade nao está.. será que por ser cambio medium cage é esse o problema? ou pelo motivo do k7 ser sram?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Lubrificação da corrente

Post by bruno_h2 »

Vc verificou se a corrente está do lado certo?? Pode parecer bobagem mas as correntes ultegra 6700 e dura ace 7900 tem um lado certo para instalação...
DESORDEM E REGRESSO
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

bruno_h2 wrote:Vc verificou se a corrente está do lado certo?? Pode parecer bobagem mas as correntes ultegra 6700 e dura ace 7900 tem um lado certo para instalação...
bingo, agora como vou saber qual o lado certo..
vamos googlear
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by ProfClayton »

O lado certo da corrente 6700 e 7900 é com o nome Ultegra e o 6700 para fora... mesma regra para a DA 7900
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

ProfClayton wrote:O lado certo da corrente 6700 e 7900 é com o nome Ultegra e o 6700 para fora... mesma regra para a DA 7900
Pior que tá certa a posição da corrente, parece que na coroinha não faz o barulho e só faz na coroa grande.
Vou ver se gravo e posto aqui um video.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Viu o tamanho da corrente? Se ela estiver curta, quando está esticada pode fazer barulho no câmbio.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:Viu o tamanho da corrente? Se ela estiver curta, quando está esticada pode fazer barulho no câmbio.
nao sei se o problema é a corrente ser ultegra e o k7 SRAM, mas parece que não casa direito, fica um estralo, como se o elo entrasse torto por sobre o k7 e dai se ajeitasse e dai vem o barulho, :roll: saco viu..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Cara, isso não é regulagem do câmbio traseiro?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:Cara, isso não é regulagem do câmbio traseiro?
bingo Magnus, é sim, dei uma regulada no cambio agora, principalmente no parafuso H e deu uma boa melhorada, logo logo vou deixar no mecanico para uma boa regulagem. mas melhorou bem.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply