Ergopower 'descarrilando'

Regule e ajuste sua bicicleta
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Ola pessoal,

Um problema que ja vem ocorrendo a um tempo, e esta se agravando, minha bike tem o grupo Veloce 10v, e o ergopower direito esta descarrilando, eu tentei ver qual a peca que esta gasta para trocar, mas nao tive sucesso em desmontar o manete do freio... o pino nao saiu nem a pau, e no video da campagnolo o cara tira ele com uma facilidade tremenda :( .

Alguem sabe se ha um truque para o pino soltar? ou a peca que devo comprar? ou alguem que saiba mexer, aqui no Rio?
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Marcelo Marino »

Nunca consegui tirar aquele pino, mas para acessar o mecanismo não precisa tirar, faz tudo por trás.

Se não encontrar nenhuma peça gasta, veja se a mola em formato de caracol não está com uma volta a menos.
Tive um que deu problema, nenhuma peça gasta. Não sei como a mola soltou, perdeu uma volta e encaixou no lugar que tinha que encaixar de novo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Mas Marcelo, pra mexer nele por trás tem que soltar ele do guidão, e se fizer isto tem que tirar os cabos e a fita do guidão? Ou não?
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Marcelo Marino »

Sim, tem que tirar tudo.

Viu o video da Campagnolo? Fazendo por ele não tem erro, só ter um pouco de paciência e cuidado.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Bruno, quando você diz "descarrilando" você quer dizer que ao tentar subir um cassete ele da um estalo e não sobre, como se tivesse pulado uma engrenagem dentro? Dai você tem que subir outra vez para passar a marcha?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Léo, não, quando desce, ele deveria descer um cassete, mas descarrilamento e vai para o último, para subir ele sobe normalmente.

Marino, eu vi o vídeo da campy sim, mas não consegui achar qual e a peça, mas verei ele hoje com muito mais atenção.
Bruno Carlo
Meu Strava
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Enkidu »

Conselho: levem num cara que saiba mexer bem com Campagnolo. Em SP tem (sr. Eduardo), aí no RJ deve ter tbm.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Eu tento subir e as vezes ele da um estalo e não vai, como se tivesse pulado uma engrenagem la dentro, dai eu tento de novo e vai, meu ergo xenon ta com uns 8 mil, mas quando começou tinha uns 2 ou 3mil rodados.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Marcelo Marino »

Leo Miau wrote:Eu tento subir e as vezes ele da um estalo e não vai, como se tivesse pulado uma engrenagem la dentro, dai eu tento de novo e vai, meu ergo xenon ta com uns 8 mil, mas quando começou tinha uns 2 ou 3mil rodados.

Isso é estranho, porque a engrenagem tem o número exato de marchas. Se falha um, você ficaria sem um clic no final.

Parece difícil, mas acompanhando os vídeos da para abrir tranquilamente.

As vezes nem é peça quebrada, só alguma coisa que desencaixou.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Pois eh, o meu tah com +/- 12.500, e comecando com isto deve ter uns 500km... mas tb nunca fiz manutenção... vamos ver.

Emm relação a levar em alguém que saiba mexer, aqui no Rio eu não conheço, toda loja que dou uma ligada eh sempre a estoria do: vendo... mas não mexo tanto... é brabo, tem horas que acho o Rio uma cidade do interior... :(
Bruno Carlo
Meu Strava
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by marcoaleite »

Eu penso que deve ser desgaste na engrenagem de plástico que conta as marchas, ele deve ter desgastado o dente e aí passa reto. O de um colega está assim, tanto que se você segurar a alavanca de subir travada e descer ele não pula.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Marcelo Marino »

brunocarlo wrote:Pois eh, o meu tah com +/- 12.500, e comecando com isto deve ter uns 500km... mas tb nunca fiz manutenção... vamos ver.

Emm relação a levar em alguém que saiba mexer, aqui no Rio eu não conheço, toda loja que dou uma ligada eh sempre a estoria do: vendo... mas não mexo tanto... é brabo, tem horas que acho o Rio uma cidade do interior... :(
Aqui não é muito diferente, não.
Se por acaso quiser enviar para um cara aqui de São Paulo eu te passo o contato. Esse não tem medo de mexer nos ergos.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

marcoaleite wrote:Eu penso que deve ser desgaste na engrenagem de plástico que conta as marchas, ele deve ter desgastado o dente e aí passa reto. O de um colega está assim, tanto que se você segurar a alavanca de subir travada e descer ele não pula.
Rapaz,

Eu estava achando que podia ser peça, mas é outra, uma que fica 'por cima'... será que acha esta peça pra comprar? separada?
Marcelo Marino wrote: Aqui não é muito diferente, não.
Se por acaso quiser enviar para um cara aqui de São Paulo eu te passo o contato. Esse não tem medo de mexer nos ergos.
Vlw, vc poderia me passar por MP? Ou até por aqui.. pq dai fica registrado..
Bruno Carlo
Meu Strava
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by marcoaleite »

Pode ser a que segura a engrenagem na posição também. Mas acha a peça sim, o Marino tem o esquema certo. Posta aqui depois.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Marcelo Marino »

Compilado de informações para conserto de ergopower e peças de reposição Campagnolo em geral.

Listagem com códigos de todas as peças.
http://www.campagnolo.com/IT/it/Supporto/download?td=3" target="_blank
Importante ter o código para comprar a peça correta de acordo com o modelo e ano do seu grupo.

Onde comprar:
Ebay
No Brasil é possível conseguir alguma coisa encomendando pela Cicloleiriense (http://www.cicloleiriense.com.br" target="_blank) ou pela Cyclemontion (http://cyclemotion.com.br" target="_blank)

Eu tenho por acaso algumas dessas sobrando (5-ec-re111):
Image
É para Chorus/Record 10v lado direito em princípio, mas talvez sirva em outros modelos, basta conferir o código na listagem acima.

Quem conserta:
Ivo da Bicicletaria Machado. É uma bicicletaria pequena, não tem site. Eu tenho o telefone, mas não vou divulgar aqui. Quem quiser só pedir por MP.

Da para fazer vendo os vídeos:
phpBB [media]

phpBB [media]

phpBB [media]

phpBB [media]


Só tem para o Record e Xenon. De um modo geral se seu ergo desce várias marchas de uma vez, se baseie no sistema do Record, se não, no Xenon.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Março leite, só um feedback, eu tentei está de segurar a alavanca e apertar a orelha, e foi de boa, desceu somente uma.

Marcelo, vou dar uma olhada e ver se eh está peça aí, conforme for entro em contato com VC.

Vlw, peço desculpas pela demora responder, eh que estou viajando e trabalhando num lucal que eh difícil conexão...
Bruno Carlo
Meu Strava
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Bruno, o que deu o seu ergo? O meu começou a apresentar o mesmo problema essa semana, esta com 12 mil kms.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Leo Miau wrote:Bruno, o que deu o seu ergo? O meu começou a apresentar o mesmo problema essa semana, esta com 12 mil kms.
Léo, eu tenho até que escrever e colocar fotos, mas sem tempo eh brabo, mas foi solução simples, abri ele e descobri que era sujeira acumulada na roldana de plástico... Limpei e está 100%, VC pode ver como desmonta na NET, eh relativamente simples, soltei os cabos, e nem precisei trocar a fita de guidão.

Um único ponto de atenção eh a mola, na hora de montar VC tem que deixar ela bem tensionada.

Vou procurar as fotos que tirei e posto aqui.
Bruno Carlo
Meu Strava
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Bruno eu ja desmontei.2 mas parece que não é so sujeira na peça de plástico que controla a descida das marchas, pois montei e vi que o problema continua.

Tirei uma foto da peça pra vocês verem se ela esta gasta ou não, pois eu não tenho outra pra comparar.

Image

Image
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Marcelo Marino »

Não está gasta.

Da uma olhada no segundo vídeo desses que postei aos 3:50. Confere se está deixando a engrenagem que passa o cabo de aço na mesma posição do vídeo e se da aquela volta completa na mola.


Na hora de montar eu passei graxa branca, não muito viscosa. De tempos em tempos ou depois de chuva seria bom espirrar graxa líquida da Wurth, sem abrir mesmo, pela frente Nunca espirrei, mas já vi um mecânico fazendo isso.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by ReinaldoBrisolla »

Fugindo um pouco do assunto, eu tenho um amigo que trabalha na fabrica da Ford e, certa feita ele me disse que a fabrica não coloca lubrificação nas partes do vidros eletricos e, com isso eles ganham na manutenção, pois o motor e outras peças tem o tempo de vida util estimado para pouco mais que o termino da garantia do veiculo.
A sugestao do Marino de lubrificar os ergos stis ou doubletaps é muito boa, deve aumentar muito o tempo de vida util das peças e, garantir seu bom funcionamento.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Marino a montagem esta certa sim, ja conferi o posicionamento e também a tensão da mola.

Olhando ovideo acho que descobri o problema, parece que a ponta a alavanca que desce as marchas quebrou, mas foi pouco a ponto de funcionar mas com uns pulos.

Tirei umas fotos, vamos ver se é isso. E pelo que vi a peça é arrebitada no corpo do ergo e pelo jeito nao tem como substituir.


Image

Image

Image
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Ixi Léo, parece que tah quebrado mesmo.... Olha uma foto do mei, quando desmontei:

Image
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Marcelo Marino »

Não consegui vem bem pela foto, mas se precisar tirar essa parte talvez tenha alguma coisa que prende pela frente. Teria que tirar a alavanca do freio para ver.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Consegui uma imagem do vídeo que mostra a peça como ela é, e fiz uma comparação, da pra ver que no meu ergo a peça está bem menor acho que quebrou mesmo, vou no oficina de uma parceiro meu pra ver se ele tem alguma sucata la.

O meu é o da esquerda.

Image
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Marcelo Marino wrote:Não consegui vem bem pela foto, mas se precisar tirar essa parte talvez tenha alguma coisa que prende pela frente. Teria que tirar a alavanca do freio para ver.
Atualizando...

Marino essa peça que é acionada com o polegar para descer a marcha sai sim, esse pino que prende ela entra na pressão e tem como tirar batendo com algo fico, tipo um raio, pela frente.

Vi que ele desgastou, mas foi muito pouco, preenchi com super bonder, (coisa de milímetros) e lixei pra ficar funcional, montei e está funcionando.

Consegui uma peça igual de um xenon que está funcionando, levei pra um protético e ele vai fazer uma de metal pra mim, quando ficar pronto eu monto e testo e ponho a informações aqui.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

Atualizando....

O protético fez as peças com base em um molde de uma peça boa. Ficaram muito boas, ele fez duas de metal e uma de resina que já instalei e funcionou perfeitamente. segue a foto das peças:




Image
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by brunocarlo »

Show, não vi a foto, mas se conseguiu está ótimo.

O meu ergo esta em casa parado... eu comprei um Record do Tuix, e fiquei de acertar o Veloce pra vender.... mas até agora ele ainda está do jeito que veio da oficia, ainda preso no guidão...

Agora, fazer esta peça de metal não pode causar desgaste do 'rotor' que é de plastico?
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Papillon »

que show! já sei a quem recorrer...
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ergopower 'descarrilando'

Post by Leo Miau »

brunocarlo wrote:Show, não vi a foto, mas se conseguiu está ótimo.

O meu ergo esta em casa parado... eu comprei um Record do Tuix, e fiquei de acertar o Veloce pra vender.... mas até agora ele ainda está do jeito que veio da oficia, ainda preso no guidão...

Agora, fazer esta peça de metal não pode causar desgaste do 'rotor' que é de plastico?
Eu pensei no desgaste também, mas o metal é o mesmo que se aplica no dente é polido e fica muito liso. de qualquer forma estou usando o de resina e o cara ainda vez de resina preta, acho que não vai quebrar, ficou nota 10.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Post Reply