Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc...

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc...

Post by Filipe C »

Boa noite pessoal,

não achei nenhum tópico específico sobre torquímetro e resolvi abrir esse aqui...

Estou procurando um com preço razoável, para apertar principalmente mesa, guidão, canote, STIs.

Mas não sei por onde começar em relação aos tipos, marcas que são melhores e nem acho nada com preço bom.

Dicas?

Compartilhem tudo que souberem sobre essa ferramenta que evita tantos acidentes e prejuízo kkk
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Filipe C »

http://www.merlincycles.com/topeak-ratc ... 53095.html" target="_blank

ISso é um torquímetro?

o preço está bom
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Marcelo Marino »

Essa é uma chave soquete com catraca, não é um torquímetro.


Aqui tem alguma coisa sobre marcas: http://pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=163" target="_blank

Eu diria que se quiser um deve comprar no mínimo um Effetto Mariposa Giustaforza, mas o pessoal não concorda muito comigo não. :D
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Papillon »

Temos dois tipos mais comuns de torquímetro, o de ponteiro e o de estalo.

O de ponteiro:
Image
http://www.merlincycles.com/park-torque ... 56118.html" target="_blank

Segundo um amigo eng. mec. da VW é o mais preciso, vc sente na mão ele chegando no ponto.

O de estalo se assemelha a chave catraca, mas com um detalhe no cabo:
Image
Image

http://www.merlincycles.com/icetoolz-to ... 44465.html" target="_blank

Existem alguns modelos mais simples mas muito úteis como esse da topeak:
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by ftmonjardim »

A shimano tem um show de bola que custa 80 obamas
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Filipe C »

Obrigado a todos.

Eu tinha visto o tópico das ferramentas antes de criar este, mas achei oportuno criar para compartilharmos materiais e experiências especificamente sobre torquímetro...


Papillon, achei esse da Topeak analógico por 134,90. Tô pensando em arriscar, deve ter uma precisão pelo menos razoável.
E achei no Mercado Livre um de estalo por 270,00 da marca XITE. Será que presta ou é sheet? kkk :vino2

Fiquei entre esses dois, agora pendendo um pouco mais pro da Topeak que custa a metade do preço e é Topeak, que querendo ou não, nos traz mais confiança.
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by rodrigomarin »

Mas o de vara não custa menos de R$ 50,00 e tem a mesma função?
Filipe C wrote:Obrigado a todos.

Eu tinha visto o tópico das ferramentas antes de criar este, mas achei oportuno criar para compartilharmos materiais e experiências especificamente sobre torquímetro...


Papillon, achei esse da Topeak analógico por 134,90. Tô pensando em arriscar, deve ter uma precisão pelo menos razoável.
E achei no Mercado Livre um de estalo por 270,00 da marca XITE. Será que presta ou é sheet? kkk :vino2

Fiquei entre esses dois, agora pendendo um pouco mais pro da Topeak que custa a metade do preço e é Topeak, que querendo ou não, nos traz mais confiança.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by ReinaldoBrisolla »

Desses que voce fala?

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... o-44500140" target="_blank

http://www.dutramaquinas.com.br/produto ... Hwod92EAgA" target="_blank

E as ponteiras para uso em bike sera que encaixam nele ?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Papillon »

Como os de vara são compridos, é complicado as vezes alcançar locais como o parafuso do STI ou os da caramanhola.
vale lembrar que nas lojas aqui é difícil achar os modelos na escala ideal para ciclismo, o do link do Brisolla vão a 140n.m ou seja, vc não consegue achar 4nm, 6nm nela, é tudo muito próximo:

Image


edit, o meu é exatamente esse:
http://www.planetx.co.uk/i/q/TOJWMTWS/j ... wrench-set" target="_blank
Last edited by Papillon on Wed 20 May 2015 13:25, edited 1 time in total.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Enkidu »

O mais indicado mesmo é o de estalo. Sei que tem alguns específicos pra bicicleta, que atendem a faixa que começa em 4nm.

Acho que esse aqui é uma boa opção - 34usd - http://www.chainreactioncycles.com/br/p ... -prod11142
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by kinbold »

Eu tenho esse XITE, vai de 2 a 14 Nm.

Tenho apertado todos os parafusos seguindo as especificações da peça e até hoje deu tudo certo, nenhuma peça estragada e nenhuma "surpresa" durante os pedais.
Image
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Filipe C »

rodrigomarin wrote:Mas o de vara não custa menos de R$ 50,00 e tem a mesma função?
Filipe C wrote:Obrigado a todos.

Eu tinha visto o tópico das ferramentas antes de criar este, mas achei oportuno criar para compartilharmos materiais e experiências especificamente sobre torquímetro...


Papillon, achei esse da Topeak analógico por 134,90. Tô pensando em arriscar, deve ter uma precisão pelo menos razoável.
E achei no Mercado Livre um de estalo por 270,00 da marca XITE. Será que presta ou é sheet? kkk :vino2

Fiquei entre esses dois, agora pendendo um pouco mais pro da Topeak que custa a metade do preço e é Topeak, que querendo ou não, nos traz mais confiança.
Sim, mas acharia mais interessante pagar um pouco mais e levar esse da topeak que é especifíco pra bike.
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Filipe C »

kinbold wrote:Eu tenho esse XITE, vai de 2 a 14 Nm.

Tenho apertado todos os parafusos seguindo as especificações da peça e até hoje deu tudo certo, nenhuma peça estragada e nenhuma "surpresa" durante os pedais.

Opa, tá me encorajando a encarar esse XITE.
Achei por aí que tem erro de +- 3%. Se isso se confirmar, é baixo...



Na real, acho que essas peças todas tem uma certa margem e não é bem assim para quebrar... Eu pelo menos nunca vi ninguém quebrar nada num rolé.
Eu só não quero ser o primeiro :vino2 , ainda mais que agora coloquei guidão de carbono na road e no trator e guidão se quebra é crítico, mais que canote.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by kinbold »

Exato, além disso, compra isso pra montar a mesa e guidão de carbono:

Image

Ele aumenta o atrito entre as peças e evita ter que usar muito torque.
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Cebo »

Usei um parecido com esse da Topeak e assustei. Fui apertando, fiz bastante força e não chegou no número que teoricamente seria o certo. Não lembro o valor, mas era no canote. Eu aperto com muito menos força na mão e não escorrega. Além disso, a bike veio montada da Pedal Power e, aparentemente, estava com bem menos toque do que o torquimetro indicava colocar.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by samuelgouvea »

http://m.aliexpress.com/item/3231429114 ... sitedetail" target="_blank

Achei esse no ali express... ajuste fixo tipo o ritchey.

um amigo meu, atirador esportivo de precisão, tinha um super compacto pra usar na arma dele - vou assuntar e ver se serve pra bike...
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by ftmonjardim »

É ótimo Samuel, já vi um e é igual ao da Ritchey
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by samuelgouvea »

achei o torquímetro de sniper... :D

http://www.accurateshooter.com/gear-rev ... ng-driver/" target="_blank

http://www.shooterstools.com/" target="_blank


monja, tô pensando em ir num treco desses... por onze obamas acho que vale a aposta!
Image
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Filipe C »

Depois do relato do Kinbold resolvi comprar o XITE.

Quando chegar eu confirmo pra vocês que ele não é XITE mesmo :vino2
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by kinbold »

Cuidado com o primeiro teste, o movimento de "estalo" é bem suave.

Teste com algo que possa estragar sem dó.
Image
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Filipe C »

kinbold wrote:Cuidado com o primeiro teste, o movimento de "estalo" é bem suave.

Teste com algo que possa estragar sem dó.
Valeu cara, testei primeiro apertando a mesa da MTB já que a espiga da suspa é de alumínio e realmente é bem suave.


Vamos lá para as considerações:

A peça chegou hoje, achei bem acabada, completa, aparentemente de bons materiais. Precisa a gente nunca pode dizer, né, mas acredito que seja. Vem com certificado individual e vou dizer uma coisa pra vcs...

5N.m, por exemplo, é torque pra caramba. Até depois que comprei o torquímetro, diria para os amigos que não o tem ficarem mais tranquilos, rs... Porque mesmo com a alavanca mais comprida do torquímetro do que com a chave que eu usava, tem que dar uma apertadinha legal para ele dar o "estalo" (Que na verdade não é um estalo, a chave dá uma "falseada", gira sobre si própria.)


Por enquanto, acho que seria o torquímetro mais barato que temos, cerca de R$270,00, acho uma opção bem válida e recomendo.

Alguém mais tem essa impressão de que os torques que vem impressos nas peças são bem, digamos, elevados? A gente pensa que é um apertinho de nada, mas não é não. Até fiquei com medo.

Abraços!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by marcoaleite »

Um torque de 5 Nm seria uma equivalência de pegar uma chave com um metro de comprimento e pendurar meio quilo na ponta. Agora pegando uma chave allen de 5 mm que deve ter um comprimento de uns 80 cm (0,08 m), a força equivalente seria algo em torno de 6,25 kg, seria como pendurar um saco de arroz de 5 kg e mais um de açúcar na ponta da chave. rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by portoga »

Pessoal,

dei uma pesquisada (não exautiva) sobre torquímetros disponíveis em nosso mercado e separei algumas opções que aparentemente possuem ótima qualidade e precisão, com breves observações:

- Effeto Mariposa Giustaforza II (http://www.spokes.com.br/ferramentas/to ... eluxe.html" target="_blank)

Essa ferramenta é para quem gosta de ferramentas top ou para os "wrench snobs" de plantão! Apesar de cara, o preço em Reais está próximo ao que se pagaria no exterior por ela, sem contar o fato de ser italiana, ou seja, tem alma naquele instrumento de precisão (os Campagnolistas já devem estar babando!). Pelo que já li sobre esse torquímetro, a calibração é garantida por 2.000 estalos, que para uso doméstico deve durar vários anos. No mais, por EUR 30 o fabricante refaz a calibração, mas com o incoveniente para nós que vivemos aqui de ter que enviar a ferramenta para a Itália para que seja efetuada a calibração.

- PRO Torque Wrench (Shimano) (http://www.biketown.com.br/produto/aces ... r-623.mstp" target="_blank)

Os review falam muito bem desse torquímetro, no entanto parece-me caro tendo em vista que no exterior ele custa aproximadamente USD 100.

- Tork Fort SSK2-25TW (http://www.torkfort.com.br/2010/12/torq ... icicletas/" target="_blank)

Ferramenta mais barata da lista. É fabricada no Brasil e acompanha certificado de calibração. Por ser fabricada aqui, imagino que na necessidade de ser refeita a calibração basta entrar em contato com o fabricante e enviar a ferramenta para que ele efetue o serviço, no entanto não sei se esse serviço realmente é oferecido.

Bottom line: dentre os três torquímetros pesquisados, a escolha racional pende claramente para o Tork Fort, tendo em vista o seu preço e aparente facilidade de assitência técnica e eventual recalibração. Partindo para o lado mais emocional e "wrench snob", não vou negar que fico babando no Gistaforza II!

Abraço!
Image
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by raulfragoso »

Eu tenho esse PRO (Shimano), e é um bom torquímetro, mas concordo que com o preço atual no mercado nacional é uma opção bem cara. Quando eu comprei no ano passado, paguei menos de 400 pilas na bike shop em minha cidade.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by Marcelo Marino »

Todo torquímetro precisa ser calibrado com o tempo e nem todos os fabricantes oferecem isso.

Dos três o que garante o torque mais correto e demora mais para descalibrar é o Effeto Mariposa. Não tem nada de alma, é qualidade e esse é o preço a pagar.
Dos torquímetros de qualidade é o mais barato. Da uma olhada no Teng Tools 2-10Nm, que deve custar mais ou menos a mesma coisa.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by portoga »

Marino, quando me referi "a alma" eu quis dizer a qualidade e "craftsmanship" italianos; aquele jeito artesanal de manufaturar um produto em alto nível.
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by PAF »

Eu tenho esse Pro que o Portoga mostrou. Torquímetro é uma coisa do diabo e pode causar estragos...

P.
--
Image
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by luciano_oz »

Prezados, estou afim de comprar o torquimetro da shimano, porém, gostaria de saber de quanto em quanto tempo teria que mandar regula-lo, bem como onde faria isso aqui na Terra Brasilis?
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Torquímetro - Qualidades, funções, preços, marcas, etc..

Post by PAF »

Calibração pode ser feita em qualquer oficina que tenha certificação para isso. Procura no Sesi da sua cidade que eles informam à você.

Abraços

P.
--
Image
Post Reply