Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by Papillon »

Acho que até tem algo no forum sobre a compatibilidade 10V e 11V, já sabemos que Cubos Campy 9V aceitam k7 11V e que os Shimano precisam de cubos 11V, Portoga, Stéfano e Roma me encontraram na ciclovia tentando acertar a porra do cambio dianteiro...e eu só :lance3

Mas muito se fala sobre a compatiblidade na frente ser mais fácil e trago más novas. Quase todos afirmam que tanto pedivela 10V como cambio 10V são totalmente compatíveis, na realidade são sim mas alguns casamentos podem dar problema.

E eis que descobri um, em minha bike o quadro é press-fit BB86, depois de esquecer de pedir as cups junto com o pedivela, esperar meses para entregarem só as cups efetuei a instalação, já estava girando com 11V fazia uns meses e ai com "tudo novo" o troço desandou, não tinha cristo que fazia a regulagem do cambio dianteiro funcionar, a corrente caia "entre" as coroas e girava em falso, com TODA regulagem ficou aceitavel em 70% das trocas.

Ai o Edu (Mecanico) notou que o cambio estava encostando no quadro, era fim de curso, ai voltei e fui debater com o Mr. Campagnolo, ou melhor o Marino, já no segundo email me veio a luz...

O cambio dianteiro 11V é um pouco mais estreito que o de 10V, afinal a corrente é mais estreita! E por isso faltava um pentelhésimo da "batida" para cair para coroa certinho. No meu caso isso significa comprar um cambio 11V, mas fica o alerta pois é um probleminha chato pra caramba de "sacar" a origem.

O Pedivela Campy UT não permite utilizar espaçadores para ajustar a chain-line, se usar algo "fora" não vai acertar, com o sistema 10V não ocorria o problema justamente pela corrente ser um pouco mais larga e ai a batida ser suficiente para encaixar na coroinha.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote: O cambio dianteiro 11V é um pouco mais estreito que o de 10V, afinal a corrente é mais estreita! E por isso faltava um pentelhésimo da "batida" para cair para coroa certinho. No meu caso isso significa comprar um cambio 11V, mas fica o alerta pois é um probleminha chato pra caramba de "sacar" a origem.

Verdade hein. Outra coisa, você fala que cai entre as coroas. A corrente que está usando é de 11v, mais estreita. O espaçamento das coroas de 10v deve ser maior que no de 11v.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by Papillon »

ah essa ta nos "tech" da campy, o espaçamento é o mesmo mas os dentes da coroa são mais estreitos (vi isso na cyclemotion pegando na mão ambos)

http://www.campagnolo.com/media/files/0 ... _01_14.pdf" target="_blank


corrente 10V 5,9mm de largura, corrente 11V 5,5mm de largura.

0.2mm faltam, o cambio é mais estreito um pouco (daqui a pouco vou medir e digo exatamente)
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by rad »

phpBB [media]
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by Papillon »

Em tempo, esse problema eu resolvi comprando o cambio dianteiro mesmo.

Sobre o vídeo que o Rad colocou o importante é saber da capacidade para escolha da relação.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by marcoaleite »

Estou pegando um cambio Ultegra R8000 cage medio, vou usar com o resto do meu grupo 6800. A princípio não creio que tenha problemas, pois a puxada do cabo são iguais ao meu entendimento. Vamos ver, instalando eu volto com o feed back.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by Papillon »

Eu diria que o grupo R8000 é meu objetivo de vida atualmente kkkk
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by Flavio Tuix »

eh pq campagnolo eh feito artesanalmente

shimano eh feito nas coxas

hahahahahaha

nao sabia dessa, mas ja imaginava simplesmente pelo fato da corrente ser mais estreita, pq aumentou uma catraca no pinhão, logo, algo deveria ser feito.

será q de 9 pra 10 tb tem essa treta?

Eu usava um grupo de 11 com um pedivela de 10 (TUDO SHIMANO) e zero problema.

Vai ver eh da campagnolo mesmo Papito

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Compatibilidade 10V e 11V - Cambio dianteiro

Post by Papillon »

Fala OFICIAL

Assim, campy de 9-10 funciona tudo trocado de qualquer jeito só precisa ter a corrente certa pra casar no k7, pode misturar tudo.

Já campy 11V k7, corrente e cambio dianteiro precisam ser 11V.

O cambio traseiro serve qualquer um de 8-11V (mesma puxada).

A coroa dianteira o pessoal vende a compatibilidade embora como disse pegando na mão ela tem os dentes um pouco mais finos nas 11V mas funciona tranquilo mesmo com outras marcas de corrente/pedivela.
Post Reply