Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

Boa tarde

Abrindo este tópico para discutirmos algo que está vendo para o ciclismo de estrada, o uso de relação de coroa única na road.

Eu mesmo cogitei usar por que eu sou mestre em cruzar relação, e, se não fosse o barulho, usava a coroa 50 até o k 28 (uso no máximo no 23 por causa do barulho).

Infelizmente a coroa específica ainda é caro, se comparado com a coroa normal.

Mais alguém vê possibilidade de uso?
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ftmonjardim »

o problema não é a coroa e sim o k7, vai ter que popularizar de 12 pelo menos, senão fica inviável, não dá pra girar a 90 rpm e ter um buraco que te force a girar com 70 descendo uma ou 110 subindo outra.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

ftmonjardim wrote:o problema não é a coroa e sim o k7, vai ter que popularizar de 12 pelo menos, senão fica inviável, não dá pra girar a 90 rpm e ter um buraco que te force a girar com 70 descendo uma ou 110 subindo outra.
Ai vem aquela trabbalho de desmontar k7 e monta-los no freehub de acordo com o pedal, acho.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

fiz uma planilha rapida

COROA 10V K710V GEAR RATIO
50 11 4,55
50 12 4,17
50 13 3,85
50 14 3,57
50 16 3,13
50 17 2,94
50 19 2,63
50 23 2,17
50 25 2,00
50 28 1,79
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

Velocidade x cadência

relação vel a 95 vel a 100
50x11 54.43 57.29
50x12 49.88 52.51
50x13 46.05 48.48
50x14 42.70 44.95
50x16 37.44 39.41
50x17 35.17 37.02
50x19 31.46 33.12
50x23 25.96 27.32
50x25 23.92 25.18
50x28 21.41 22.54
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ftmonjardim »

eu uso uma coroa na MTB, é muito prático, mas mesmo com 11 velocidades, fica buraco, não acho viável na ROAD, só se tiver 12 velocidades e ainda teria que ter 2 cassetes, um para plano e pouco morro e outro para serras.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ftmonjardim »

como voce sobe algo bruto com 50x28 sem ser com uma cadência muito baixa, difícil.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ProfClayton »

1 coroa só em corrida... para treinos é complicado
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Flavio Tuix »

acho bem complicado uma coroa só para speed.

exatamente o q o monja falou, como vc vai manter uma cadencia alta (pros froome lovers) com coroa grande na frente?

Vai usar um coroa 46 na frente (de bike fixa) e k7 28 atras?

sei la, nao to por dentro do assunto, mas acho mto impossivel isso.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
flpin
Membro
Posts: 133
Joined: Sat 07 Sep 2013 21:07
Nome Verdadeiro:: Flavio Pinheiro
Location: São Paulo - SP

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by flpin »

Achei bem razoável.

E o GCN video é bem informativo nesse sentido:

https://www.youtube.com/watch?v=utw9NzIwhzw
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by rad »

Até mesmo com 12v o escalonamento ficará cheio de buracos. Talvez consigam eliminar o cambio dianteiro no futuro, mas a solução não será o aumento do numero de cassetes.

Talvez essa seja uma solução:
http://revistabikeup.com.br/sram-e-shim ... iro-duplo/
MHF
Membro
Posts: 92
Joined: Fri 27 Dec 2013 14:29
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by MHF »

dia 1 de abril próximo teremos a resposta .... hehehehe
O que sempre comento sobre 1x nas mtb é q estão inovando tanto, aumentando k7, movendo pedivela pra acertar chainline e etc que já já "inventam" um inovador câmbio dianteiro para usar 2 coroas ...
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by rad »

MHF wrote:dia 1 de abril próximo teremos a resposta .... hehehehe
heheheheheheheh
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

Quanto aos GAPs, de fato haverá, mas, nas relações de 8v e 9v já haviam.
Quanto ao k7, a Shimano tem uma patente de 14v lá da década de 90 (soube por um vídeo do Pra Quem Pedala)
Relação X1 já é quase unanimidade no ciclocross, e, vale lembra que antigamente era mais que normal usar coroa única com 6v/7v atrás.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ftmonjardim »

esquece Wanderson, imagina um k7 de 14v, quanta mudança de marcha para manter um cadencia coerente?
imagino que seria algo tipo um cardan,

imagina a variação do tamanho da corrente, na mtb tem que ter trava no cambio traseiro.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ftmonjardim »

Como diria Zagalo, aí fomos surpreendidos novamente.


http://www.velonews.com/2017/11/news/aq ... 018_451333
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

Já tinham anunciado antes da Vuelta, e a UCI aprovado o uso nas grandes voltas

http://road.cc/content/tech-news/224946 ... front-mech
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ftmonjardim »

Agora me explica como vão andar no pelote com 44x11,
250 rpm?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

ftmonjardim wrote:Agora me explica como vão andar no pelote com 44x11,
250 rpm?

Image
MHF
Membro
Posts: 92
Joined: Fri 27 Dec 2013 14:29
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by MHF »

44 x 9 = 11,17
53 x 11 = 11,01
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Wanderson Mata »

MHF wrote:44 x 9 = 11,17
53 x 11 = 11,01
Verdade, a sram tem cog 9t
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by Papillon »

Eu sei que sou meio burro mas nào consigo ver vantagem em economizar as 29g da coroa menor e 70g do cambio dianteiro pra ter uma corrente batendo no chainstay.

E tem aquela, vc vai e coloca 50x11 mas vai ter quem use 52x11 e vc se esguelando pra acompanhar.

52x36 e 12-28 11V me parece um padrão de consumo, quando popularizar 12V ai deixa 12-32.

E lembre que tem a outra parte, subir a 44x36 não é muito leve, equivale a subir de compacto 34x21, tudo isso fora os buracos.
Agora se popularizarem k7 menores começando com 10 dentes ai...poderia diminuir o coroão, digamos usar 44/28 e 10/23 ou mesmo no caso do citado k7 de 9 dentes, 40/28 e 9/23
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by ReinaldoBrisolla »

phpBB [media]



Novo groupset da rotor c 13 velocidades e mudanca hidraulica
soundworks
Membro
Posts: 58
Joined: Thu 31 Dec 2015 11:01
Nome Verdadeiro:: Laercio Moura

Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?

Post by soundworks »

Belo tema, mas tenho algumas consideraçoes, muito se fala e até se usa no pro tour, cages da Ceramic speed com roldanas maiores para se diminuir arrasto, tbm em provas de TT costuma se usar coroas gigantes 56 - 58, para pode usar bastante o meio do k7 e economizar energia em não ficar usando cogs pequenos, então se usar uma coroa na frente e usar cog de 9, de 10, estamos indo na contramão com relação a todo esse desenvolvimento.....
Post Reply