RODAS!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: RODAS!

Post by Pepebike »

eppg wrote:alguém ja ouvir falar de roda sapin

procurei na net mas não achei nada só raio.
Aparentemente eles fabricam apenas raios, nipples, pequenas peças e ferramentas, como no site deles:
http://www.sapim.be/
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: RODAS!

Post by eppg »

Pepebike wrote:
eppg wrote:alguém ja ouvir falar de roda sapin

procurei na net mas não achei nada só raio.
Aparentemente eles fabricam apenas raios, nipples, pequenas peças e ferramentas, como no site deles:
http://www.sapim.be/

eu entrei mas nao achei nada

vouv er direto a marca da roda mas sei que é top
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: RODAS!

Post by luciano_oz »

Pessoal, me perguntaram aqui, qual seria melhor a Roval CLX 60 ou a Bora Ultra Two???
Considerações?
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: RODAS!

Post by Flavio Tuix »

porra, comparar BORA com Roval ta de sacanagem......

:basso1 :lance2 :lance4 :cipo3 :cadel1 :lance6

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: RODAS!

Post by Magnus »

Flavio Tuix wrote:porra, comparar BORA com Roval ta de sacanagem......

:basso1 :lance2 :lance4 :cipo3 :cadel1 :lance6

abrax
Ah bom! Assim ficou bem esclarecida a diferença entre as rodas, Flávio! Agradecemos a contribuição!!!!

:lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: RODAS!

Post by Flavio Tuix »

Magnus, vc entendeu, no vou desenhar pra velhaco como vc.

Luciano, nao tenho conhecimento das ROVAL, mas falou BORA pode comprar. Ja tive e so vendi pq precisei de grana. Nao deveria ter vendido nunca.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: RODAS!

Post by Magnus »

Flavio Tuix wrote:Magnus, vc entendeu, no vou desenhar pra velhaco como vc.

Luciano, nao tenho conhecimento das ROVAL, mas falou BORA pode comprar. Ja tive e so vendi pq precisei de grana. Nao deveria ter vendido nunca.

abrax

Viu como dava pra melhorar? :cipo3

:cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: RODAS!

Post by Flavio Tuix »

Chatão hein?

:cipo3 :cipo3 :cipo3 :cipo3

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: RODAS!

Post by luciano_oz »

Magnus wrote:
Flavio Tuix wrote:Magnus, vc entendeu, no vou desenhar pra velhaco como vc.

Luciano, nao tenho conhecimento das ROVAL, mas falou BORA pode comprar. Ja tive e so vendi pq precisei de grana. Nao deveria ter vendido nunca.

abrax

Viu como dava pra melhorar? :cipo3

:cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2

caralh*, ri mto agora kkkkkkkkkkkkkkk
:lemond1 :lemond1 :lemond1
rcaliman
Membro
Posts: 22
Joined: Sat 20 Sep 2014 08:36
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Re: RODAS!

Post by rcaliman »

Pessoal, estou para comprar um par de rodas de carbono chinesas. Escolhi perfil 38, raios Pillar e estou com uma dúvida quanto aos cubos Powerway R36 e R13. Ambos tem especificação muito parecida de peso, vi alguns vídeos da rolagem no youtube e também parecem muito semelhantes. O par do R36 sai por 55 dólares a mais que o R13. A diferença é que o formato dos raios que os dois usam. Um é o raio reto ou straight, o outro é o clássico em formato J. A discussão que gostaria de promover é se existe alguma grande diferença entre esses dois raios. Até acho os cubos e a raiação com raios retos mais bonitos, mas isso apenas não compensa a diferença de preço. Tem alguma diferença no funcionamento e resistência?
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: RODAS!

Post by Magnus »

rcaliman wrote:Pessoal, estou para comprar um par de rodas de carbono chinesas. Escolhi perfil 38, raios Pillar e estou com uma dúvida quanto aos cubos Powerway R36 e R13. Ambos tem especificação muito parecida de peso, vi alguns vídeos da rolagem no youtube e também parecem muito semelhantes. O par do R36 sai por 55 dólares a mais que o R13. A diferença é que o formato dos raios que os dois usam. Um é o raio reto ou straight, o outro é o clássico em formato J. A discussão que gostaria de promover é se existe alguma grande diferença entre esses dois raios. Até acho os cubos e a raiação com raios retos mais bonitos, mas isso apenas não compensa a diferença de preço. Tem alguma diferença no funcionamento e resistência?
Cara, os raios em J costumam ser menos resistentes, não sei se é impressão minha, mas eu iria de raios retos.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: RODAS!

Post by ftmonjardim »

rcaliman wrote:Pessoal, estou para comprar um par de rodas de carbono chinesas. Escolhi perfil 38, raios Pillar e estou com uma dúvida quanto aos cubos Powerway R36 e R13. Ambos tem especificação muito parecida de peso, vi alguns vídeos da rolagem no youtube e também parecem muito semelhantes. O par do R36 sai por 55 dólares a mais que o R13. A diferença é que o formato dos raios que os dois usam. Um é o raio reto ou straight, o outro é o clássico em formato J. A discussão que gostaria de promover é se existe alguma grande diferença entre esses dois raios. Até acho os cubos e a raiação com raios retos mais bonitos, mas isso apenas não compensa a diferença de preço. Tem alguma diferença no funcionamento e resistência?
O raio straight dizm ser mais rígidos, apesar da ENVE, que equipa as rodas da equipe do Cavendish (dimension data) usar raio em J e num mundo de marginal gains, principalmente para um sprinter, que pode vencer uma etapa por milimetros, ele não iria dar esse mole usando roda menos rígida, oque joga essa teoria por água abaixo.

Dá uma olhada melhor, deve ter mais coisa de diferença nesses cubos, não deve ser só o sistema de raios. 50 dolares é muita diferença..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: RODAS!

Post by portoga »

A Shimano é uma empresa bem conservadora e utiliza raios retos. Além dela, a maioria das rodas tops também utilizam raios retos.
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: RODAS!

Post by ftmonjardim »

eu também iria em raios retos, mas eu acho que não é apenas o modelo do raio que tá aumentando em 50 dolares esse cubo, deve ter mais alguma diferença entre eles, peso, algo assim.

edit: vendo agora, não tem nem oque pensar, eu iria no R36, apesar dele ser 10 gramas mais pesado, achei mais bonito.

Image
R36

Image
R13
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: RODAS!

Post by elgleidson »

A minha é uma chinesa, da Hong Fu, perfil 50 mm e usa raios J. Independente da escolha que fizeres, não esqueça de pedir alguns raios de reserva, pq é meio difícil conseguir raios (pelo menos por aqui é um parto, o cara tem que esperar o logista conseguir, sorte minha que tenho alguns de reserva).

Na minha opinião, eu iria de J mesmo. U$ 50 é muita coisa e, pelo menos pra mim, nunca tive problema algum de rigidez com as minhas rodas. Pegaria esses U$ 50 e compraria uns bons pares de pneus numa CRC, Merlin, Wiggle da vida.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: RODAS!

Post by marcoaleite »

O que eu tive de informação é que o raio straight pull tu consegue aplicar um pouco mais de tensão no raio do que no J-blend. Até porque a dobra do raio é um ponto de concentração de tensão e o straight não tem isso. Mas montando com raios de qualidade, como os Sapim CX, mesmo sendo J-blend a roda fica excelente!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: RODAS!

Post by rad »

Talvez esses 50 dólares a mais, apesar de estar totalmente relacionado com a escolha do cubo, também sejam devido ao tipo de raio, aí este valor a mais seria devido aos cubos e aos raios.
rcaliman
Membro
Posts: 22
Joined: Sat 20 Sep 2014 08:36
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Re: RODAS!

Post by rcaliman »

marcoaleite wrote:O que eu tive de informação é que o raio straight pull tu consegue aplicar um pouco mais de tensão no raio do que no J-blend. Até porque a dobra do raio é um ponto de concentração de tensão e o straight não tem isso. Mas montando com raios de qualidade, como os Sapim CX, mesmo sendo J-blend a roda fica excelente!
Também vi essa informação em vários lugares, mas também encontrei um contra argumento que fez sentido, o de que quem define a tensão do raio é o aro. E eu até sou um case disso porque trinquei o aro traseiro da minha Everest em dois lugares por causa de excesso de tensão. E os raios dela são J bend.
rcaliman
Membro
Posts: 22
Joined: Sat 20 Sep 2014 08:36
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Re: RODAS!

Post by rcaliman »

Bom, pesquisei, pesquisei e pesquisei, e depois de muitos argumentos para um é para outro, acabei pedindo o R13 com o velho J bend. Apesar de achar rodas montadas com o Straight mais bonitas, eu quero uma roda para usar no dia a dia e que seja de fácil manutenção, e os raios para essa são mais fáceis de conseguir. Encontrei diversos outros argumentos a favor de uma e de outra em algumas páginas que acabavam sendo desmentida em outras. Descobri que mecânicos não gostam muito dos Straight https://www.google.com.br/amp/velonews. ... 364520/amp e achei esse texto na página Rolf Prima (rolfprima.com):
Q: Why does Rolf Prima use J-bend spokes?
A: Ahh. The age-old question: Straight pull versus J-bend. The J shape of the spoke where it enters the spoke hole of the hub allows it to rotate slightly in the spoke hole under the torque loads coming from the chain/cogs. This movement helps the spoke absorb this input force more easily - increasing fatigue life. If you look closely at many straight pull hub designs, many try to replicate this feature including one that uses 2 flanges per side (4 per hub) with straight pull spokes threaded into brass barrels joining the flanges to allow rotation. In effect, a heavy way to replicate the benefits of a J-bend spoke. We cut to the chase and use the best spoke shape around - J bend.

Que também não achei definitivo, mas que entendi como mais um argumento de que esse negócio é meio que guerra santa. Vamos ver quando as rodas chegarem.
rcaliman
Membro
Posts: 22
Joined: Sat 20 Sep 2014 08:36
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Re: RODAS!

Post by rcaliman »

Realmente muito mais bonitos, e na verdade esse foi o argumento mais forte para eu quase pegar rodas com raios Straight, mas a rolagem deles é semelhante, e escolhi pelo preço e facilidade de conseguir raios substitutos para o R13.
ftmonjardim wrote:eu também iria em raios retos, mas eu acho que não é apenas o modelo do raio que tá aumentando em 50 dolares esse cubo, deve ter mais alguma diferença entre eles, peso, algo assim.

edit: vendo agora, não tem nem oque pensar, eu iria no R36, apesar dele ser 10 gramas mais pesado, achei mais bonito.

[ Imagem ]
R36

[ Imagem ]
R13
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: RODAS!

Post by Magnus »

rcaliman wrote:Também vi essa informação em vários lugares, mas também encontrei um contra argumento que fez sentido, o de que quem define a tensão do raio é o aro. E eu até sou um case disso porque trinquei o aro traseiro da minha Everest em dois lugares por causa de excesso de tensão. E os raios dela são J bend.
Eu sou a favor dos raios retos não por deixarem a roda mais rígida, ambos atingem a tensão ideal. O que eu acredito é que os raios retos sejam mais resistentes, aquela curva dos raios em J vai se fragilizando com o tempo, isso é normal. Na performance da roda, é o que já falaram acima, tem gente forte competindo com raios J e sem perder rigidez, a diferença é que pro não usa a roda por um ou dois anos como nós.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: RODAS!

Post by samuelgouvea »

Agora eu posso, infelizmente, atestar o quanto a minjabroda de carbono/alumínio é resistente...

Acertei um buraco quase chegando em casa, destruía a roda traseira que amassou o alumínio e quebrou o carbono... Mas incrivelmente nem desalinhou!
Image
rcaliman
Membro
Posts: 22
Joined: Sat 20 Sep 2014 08:36
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Re: RODAS!

Post by rcaliman »

Deu ruim com minhas chinesas. Menos de 1000 km de uso, sem tomar pancada, usando as borrachas para carbono e, do nada, apareceu um rombo na banda de frenagem da roda traseira.
Tinha uma mancha ali antes. Provavelmente uma bolha.
Image

Image

Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: RODAS!

Post by ftmonjardim »

rcaliman wrote:Deu ruim com minhas chinesas. Menos de 1000 km de uso, sem tomar pancada, usando as borrachas para carbono e, do nada, apareceu um rombo na banda de frenagem da roda traseira.
Tinha uma mancha ali antes. Provavelmente uma bolha.
Image

Image

Image
cara, é sem basalto essa roda?
se for é furada mesmo, acho que nem tubular aguenta sem basalto.
Roda com basalto
Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: RODAS!

Post by ftmonjardim »

tava dando uma olhada no site dessa roda sua (synergy-bike.com) e o par custa 290 dolares, quase metade de um par de roda china boa como Farsports ou Dengfu..

ai eu acho que não dá para esperar muito mesmo.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
rcaliman
Membro
Posts: 22
Joined: Sat 20 Sep 2014 08:36
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Re: RODAS!

Post by rcaliman »

Não. Sem basalto. Vi fotos de algumas rodas com basalto em que haviam falhas de acabamento entre a banda de frenagem e o resto da roda, e algumas que tinham uns furinhos, como se tivessem dado pequenas bolhas na hora de fazer, isso na parte do basalto, então achei que seria melhor pegar sem. Achava que o basalto era mais uma questão de melhorar a frenagem do que de resistência, e como aqui por perto tem muita gente com rodas semelhantes, sem basalto, e que não apresentaram problemas, fui nessas. Provavelmente escolhi errado. O vendedor me disse agora a pouco que vai mandar outro aro. Atendimento até bacana. Só vai demorar e vou gastar uns trocados com montagem e provavelmente impostos.


[/i]
ftmonjardim wrote:
rcaliman wrote:Deu ruim com minhas chinesas. Menos de 1000 km de uso, sem tomar pancada, usando as borrachas para carbono e, do nada, apareceu um rombo na banda de frenagem da roda traseira.
Tinha uma mancha ali antes. Provavelmente uma bolha.
Image

Image

Image
cara, é sem basalto essa roda?
se for é furada mesmo, acho que nem tubular aguenta sem basalto.
Roda com basalto
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: RODAS!

Post by ftmonjardim »

Esse calombo aí é ocasionado pelo calor que é gerado quando freia, o basalto ajuda nisso.
Eu pediria pra ele mandar com basalto
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: RODAS!

Post by marcoaleite »

Vixe cara, sem basalto é cilada! Eu tenho as minhas desde 2013, uso somente nas provas e estão intactas. A minha inclusive o interno da roda é todo fechado, não se vê os furos dos niples, eu comprei na Yoeleo. Só não uso elas em alta montanha, principalmente fora de provas onde há transito de carros.

Inclusive vou colocar a minha a venda, pois peguei um par tubular. Já que uso apenas em provas a troca foi boa.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: RODAS!

Post by Flavio Tuix »

marcoaleite wrote:Vixe cara, sem basalto é cilada! Eu tenho as minhas desde 2013, uso somente nas provas e estão intactas. A minha inclusive o interno da roda é todo fechado, não se vê os furos dos niples, eu comprei na Yoeleo. Só não uso elas em alta montanha, principalmente fora de provas onde há transito de carros.

Inclusive vou colocar a minha a venda, pois peguei um par tubular. Já que uso apenas em provas a troca foi boa.
Bom saber que vc se RENDEU as tubulares fanfarrão!
Comprei as minhas do wcardoso aqui do pelote e são fantásticas.
Tubular é vida, pqp, que rolagem top qdo o asfalto é bom!

Rcaliman, clincher sem basalto é pedir pra dar merda. A parede atrás da banda de frenagem nas clinchers já é mais frágil, sem basalto pra ajudar na dissipação do calor, piora tudo.

Pede com basalto, melhor

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: RODAS!

Post by Wanderson Mata »

Aproveitando o assunto
PQP, no sábado, pela primeira vez, minhas rodas aqueceram ao ponto de estourar a Câmara de ar, primeira vez a gente nunca esquece :(
Post Reply