Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

o Vortex é o mais básico dos Smart trainers da Tacx. Eu tenho desde 2015 e atende bem aos treinos que preciso, pois consigo uma potÊncia alta nos treinos, além de simular trajetos com subidas quando preciso. Se mora em apartamento, ele é um pouco barulhento quando trabalhando em alta rotação. Para usar no Zwift ele funciona muito bem, eu particularmente não gosto do Zwift por ter que ficar ligando o notebook, uso outrs apps no tablet, como o Rouvy e o da Tacx às vezes. Eu não uso o rolo constantemente também, opto por treinar mais na rua e uso o rolo para treinos durante a semana que não consigo fazer na rua por questão de trajeto ou tempo de intervalo.

Já o Fluid é um rolo dumb. Ele é muito bom, tem a resistência por fluído e para treinar é excelente. Porém no Zwift não vai ter a mesma experiência, pois a resistência dele não é controlada pelo software. O ideal neste caso era ter um medidor de potência, usar a potência virtual do Zwift até dá como parâmetro, mas não é referência.

Se o foco é treinar, qualquer um dos dois vai atender.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
laertejr
Membro
Posts: 202
Joined: Fri 10 May 2013 00:45
Nome Verdadeiro:: Laerte
Location: Curitiba

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by laertejr »

Eu uso o fluid2 com sensor de cadencia/velocidade, mas se pretende utilizar o zwift, trainer road ou qualquer outro aplicativo que tenha "medidor de potencia virtual" sera apenas como referencia.
A formula de potencia se eu nao me engano está baseada nos parametros de cadencia e velocidade, e esse rolo possui uma caracteristica mecanica que gera resistencia enquanto pedala. Essa caracteristica faz com que o treino fique extremamente pesado em velocidades acima de 30km/h por mais de 10/15 minutos. Quem usa medidor de potencia me corrija se eu estiver errado, mas acredito que nao esteja nada certo isso, pois um teste de LT por exemplo o pedal fica tao pesado, que fica impossivel manter uma potencia constante.
Tentando pedalar :roll:
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by RodrigoVGA »

Se vc está pensando em utilizar o Zwift eu iria de Vortex. E nessa loja ele sai muito mais em conta https://www.bike24.de/1.php?content=8;p ... id=0;pgc=0
A potência virtual é excelente para parametrizar seus treinos. Não importa se está 100w acima ou abaixo do real, você tem que utilizar como sua referência para seu desenvolvimento. Por exemplo, fez o teste de FTP e indicou 200w. Pronto! A partir daí você vai treinando e acompanhando o quanto melhorou em relação ao primeiro teste.
O importante é fazer sempre da mesma maneira, calibragem do pneu, aperto do rolo.

O Zwift está com bastante treinos estruturados, pode ir sem medo que vai te atender. E no futuro se estiver sentindo falta de treinos mais focados ainda, aí sim iria para o Trainer Road.

Abraço
Ruddy
Membro
Posts: 5
Joined: Thu 22 Mar 2018 12:32
Nome Verdadeiro:: Ruddy Pulido

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Ruddy »

Opa, valeu.

Estou bem inclinado a pegar o vortex mesmo.

Quanto aos precos, achei bem parecido tanto a bike24 quanto a merlin cycles.

Alguma recomendação quanto as lojas nesse caso ?! Alguma melhor que a outra ?
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by portoga »

Ruddy wrote:Opa, valeu.

Estou bem inclinado a pegar o vortex mesmo.

Quanto aos precos, achei bem parecido tanto a bike24 quanto a merlin cycles.

Alguma recomendação quanto as lojas nesse caso ?! Alguma melhor que a outra ?
Ruddy, tudo bem? Seja bem-vindo ao fórum!

Já realizei compras em várias lojas online europeias (Bike24, Merlin Cycles, CRC, e etc.) e a que mais gosto é a Bike24. Dentre essas lojas mais famosas, acho que você pode ir naquela que oferecer o melhor preço + frete. Entretanto, se a diferença for mínima (tipo uns 3 Euros), eu iria de Bike24, pois as coisas costumam chegar bem rápido.

Quanto ao imposto de importação, peço, por favor, que dê uma lida nas mensagens mais antigas deste tópico caso queira saber mais detalhes a esse respeito. Não obstante, já adianto a conclusão de que se você estiver em São Paulo ou em algum Estado que não cobre o ICMS-Importação, espere pagar 60% sobre o valor total (mercadoria + frete), desde que o valor total da compra não supere 500 USD.

Abraço!
Image
Ruddy
Membro
Posts: 5
Joined: Thu 22 Mar 2018 12:32
Nome Verdadeiro:: Ruddy Pulido

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Ruddy »

Opa valeu pessoal !

Acabei pegando um Vortex mesmo. Encontrei um usado em bom estado com um preço legal e nao precisaria passar pelo processo de importacao.

Ainda nao montei... vou tentar fazer isso entre hj e amanha e fazer um cadastro no Zwift pra começar a brincar !!! ;)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Papillon »

boa depois conte o que achou!
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by luciano_oz »

Moçada, andei procurando rolos e me deparei com esse aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... etooth-_JM

Pergunta: Esse Elite Qubo Power Mag Smart B+ Bluetooth vale a pena??

Edit: Já vi que esse Power Mag não troca a resistência com o Zwift, mas eu pergunto, isso é realmente necessário (para simular as subidas e tal?)?

Pergunta 2: Quais os rolos que são smart mais baratos que compensam (esses que simulam subida no Zwift)?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Papillon »

Não vale a pena!

Assim ele não faz nada que um rolo de 1k não faça com um sensor de cadência/velocidade acoplado. Pra mim o grande barato do zwift é simular decentemente uma subida, dai o rolo que muda resistência ser um GRANDE diferencial. Ai se não for para mudar a resistência, o mais importante é o roadfeel e nesse caso vale pegar um cycleops ou kurt kinetic seminovo por metade desse valor.
Ruddy
Membro
Posts: 5
Joined: Thu 22 Mar 2018 12:32
Nome Verdadeiro:: Ruddy Pulido

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Ruddy »

Opa, voltando depois de um tempo... agora ja acostumado com o rolo.

Estou gostando bastante..Principalmente pelo fato de poder fazer uns treinos rapidos no meio da semana

Agora esse lance de ser smart é sensacional... Andar dele no zwift eh bem bacana... sentir qdo tem subida ou descida... realmente faz a diferença...

Agora estou pensando em assinar o trainer road... pelo q andei lendo, me pareceu ser mais focado em treinamento enqto o zwift mais entertenimento...

Vamos ver se faço um test drive...

Abs,
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by luciano_oz »

bom, to pesquisando e me amarrei no wahoo kickr e daqueles que são meio nesse estilo, pois evitaria muito o desgaste de pneus, mas não achei nenhum que fosse smart e tivesse essa pegada em um preço de até 400 euros COM frete.
Diante disso, achei o Minoura Kugaro, porém em nenhum site gringo pode enviar essa bagaca para a Tepublica das Bananas.
Na busca, me deparei com o Bkool Smart Pro 2 em módicos 330 euros com frete!! Alguém sabe dele? Ouvi muito os gringos falando que pelo preço dele eh um dos melhores e ele simula até 1200w e 20% de inclinação.
Alguma outra indicação?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Papillon »

O Portoga tem um Kickr ele é só elogios.

Eu acho que nas promoções agora em maio vc deve achar pq o europeu estará no verão e ninguém "comprando rolo".
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by luciano_oz »

Papillon wrote:O Portoga tem um Kickr ele é só elogios.

Eu acho que nas promoções agora em maio vc deve achar pq o europeu estará no verão e ninguém "comprando rolo".
Boa ideia, vou aguardar então.
Se souber de algum, por favor me avise.

Quanto ao Wahoo, sem chances, 1000 euros, mas era exatamente do tipo que eu w gostaria
https://www.bike24.com/1.php?content=8; ... =1000,5,69
corredor_x
Membro
Posts: 44
Joined: Wed 16 Oct 2013 17:38
Nome Verdadeiro:: Yshizuka

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by corredor_x »

Eu estou procurando um interativo para substitiur um Elite Torbo Muin (ca. 400€) e estou inclinado ao Elite DIreto (ca.700€). Achei o BKOOL Smart Go por 250€ mas nao comprei porque quero um direct drive.

O Tacx Flux também se acha aqui por ca. 700€ mas o DIreto parece ser mais fácil de transportar...
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by luciano_oz »

Eu sempre gostei mais dos rolos direct drive, por otdas as facilidades que ele tem em comparação dos turbo trainers tradicionais, mas por enquanto o preço se torna proibitivo para mim, mas continuarei na busca "vaiquê" né?
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by portoga »

Há uma boa chance de eu fazer uma viagem para os EUA e, se tudo der certo, vou trazer um Wahoo Kickr. Meu Kickr Snap tem me atendido de forma impecável, sem um falha sequer, entretanto pedalar em rolo direct drive é outro nível.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

corredor_x wrote:Eu estou procurando um interativo para substitiur um Elite Torbo Muin (ca. 400€) e estou inclinado ao Elite DIreto (ca.700€). Achei o BKOOL Smart Go por 250€ mas nao comprei porque quero um direct drive.

O Tacx Flux também se acha aqui por ca. 700€ mas o DIreto parece ser mais fácil de transportar...
O Direto é muito bacana, até por ter um medidor de potÊncia integrado. Eu iria nele com certeza!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by RodrigoVGA »

Pessoal, acabei pegando um Tacx Bushido e até o momento o utilizei por 6 vezes. Vou contar o que achei nesse pouco tempo de uso (7:30hs).

Esse é o meu primeiro smart trainer, o outro que tenho é o Tacx Blue Twist, então possa ser que comente algo que seja normal, mas que pra mim foi novidade.

Estou achando muito interessante ele não possuir cabo de energia, com isso posso utilizar sem muita bagunça de fio pela casa. O único ponto ruim disso, é que para fazer qualquer regulagem ou leitura de reconhecimento do sensor, precisa pedalar.

Eu ultimamente só estou utilizando o Zwifit, e de cara o que mais me chamou a atenção foi a dificuldade de manter uma potência parecida nas retas em comparação ao Twist, já o oposto, como é "fácil" atingir potências maiores em subidas.

no Twist eu mantinha constante a cadência e consequentemente a potência, nesse já não é possível fazer, claro (andando livremente pelo jogo).

Com o Bushido eu suo MUITO mais, porém consigo pedalar por mais tempo sem tanta sofrência, talvez seja porque agora eu sou "obrigado" a pedalar em pé em alguns momentos nas subidas.

Falando em subidas, essa é a grande diferença aqui. Subir o Epic Kom tornou-se um desafio completamente diferente. No antigo eu colocava uma potência alvo e ia até o fim (era um dos meus treinos favoritos melhorar o tempo nessa subida), já no novo, a subida foi bem dura (subi de 39x21*, porque assim o rolo tem capacidade de atingir até 340w em 65RPM, fazendo assim uma simulação bem real dos gradientes), cheguei pingando no topo para ficar 4 min acima do meu melhor tempo :jens2 e olha que suar era coisa rara de acontecer no rolo.
depois dessa subida teste, meu psicológico não me permite subir o Alpe du Zwift...

Outro ponto bem diferente é fazer os treinos utilizando o modo EGR. A princípio me parece mais difícil do que não utilizando. Vou esperar mais um pouco para poder afirmar isso.

Por enquanto é isso que consigo visualizar até aqui com esse pouco tempo de uso. Mas estou extremamente satisfeito até agora, pois estou vendo que subir utilizando esse rolo vai matar a minha deficiência de treinos, já que aqui em Floripa não tem muitas elevações.

*Ao utilizar a relação 39x28, ou 39x25, qualquer subida fica totalmente irreal. Não conseguindo simular a intensidade necessária para escalar.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

Essa é a diferença de utilizar um rolo dumb e um smart no Zwift ou outro software de interação, a experiência é totalmente diferente e "mais próxima", salva as devidas proporções, de uma subida real. A potência estimada não tem como permitir essa sensação, pois seja de 38x21 ou 53x15, você vai conseguir colocar a mesma potência estimada. Já no rolo smart o freio vai produzir uma resistência dinâmica, onde subir nas transmissões citadas anteriormente causam sensações totalmente diferentes.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Papillon »

marcoaleite wrote:Essa é a diferença de utilizar um rolo dumb e um smart no Zwift ou outro software de interação, a experiência é totalmente diferente e "mais próxima", salva as devidas proporções, de uma subida real. A potência estimada não tem como permitir essa sensação, pois seja de 38x21 ou 53x15, você vai conseguir colocar a mesma potência estimada. Já no rolo smart o freio vai produzir uma resistência dinâmica, onde subir nas transmissões citadas anteriormente causam sensações totalmente diferentes.
colocação perfeita.
Eu que uso o rolo bobo sinto falta do esforço na subida ai quando vou pra rua sofro demais. :lance4
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by RodrigoVGA »

Papillon wrote: Eu que uso o rolo bobo sinto falta do esforço na subida ai quando vou pra rua sofro demais. :lance4
Esse foi o motivo da compra de um smart!

Na reta estou "voando" mas é só pegar uma subida que as pernas morrem rapidinho...
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by portoga »

Não sou o maior fã do Zwift, preferindo o TrainerRoad.

Dependendo do treino, cheguei à conclusão que o smart trainer é um verdadeiro rebaixador de autoestima, principalmente em intervalos de VO2!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Papillon »

eu gosto TANTO de treino indoor que to pensando em trocar a bike num rolo smart e depois usar qualquer caloi 10 pra treinar.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by portoga »

Papillon wrote:eu gosto TANTO de treino indoor que to pensando em trocar a bike num rolo smart e depois usar qualquer caloi 10 pra treinar.
Papito, peguei uma TT e estou gostando da experiência de pedalar nessa modalidade de ciclismo, mas fico me perguntando se não era o caso de pegar, no lugar da TT, um Wahoo Kickr para substituir meu Kickr Snap.

Ah, outra coisa... se você gosta de treino indoor pedalando no rolo dumb, quando pegar um rolo smart vai dobrar seu volume de treinos!!!
Image
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by luciano_oz »

Bom, o Papito estava certo, chega a Primavera/Verão na Zuropa que os rolos abaixam!
Assim consegui um mega desconto, porém, infelizmente nao consegui um direct drive por causa das restrições dos fretes para o Brézil.

Chegando eu posto!!
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by Flavio Tuix »

Vamos lá

Depois de apanhar com o meu computador, nao consegui usar o meu Elite Turbo Muin no aplicativo da Elite.

Como ja estava querendo testar o Zwift, pqp, me fudi! Que parada maneira!

Impressionante como o rolo é preciso, curti mto. Fiz 3 pedais indoor, o de agora ha pouco, 35 minutos, sai encharcado.

O melhor de tudo: Potencia com Cadencia! Acho esse tipo de treino o melhor.

Enfim, depois de 9 meses, NASCEU! hahahahahaahah

Agora eh sentar buzanfa no rolo e pedalar, ja q no Exercito, durante a semana nao da pra pedalar na rua por causa do horario de trabalho.

Aprendendo ainda a mexer no Zwift, mas achei bem bacana, os graficos, a precisão. Pra quem só pedalou em rolo magnético, esse atual mudou meus conceitos de treino indoor.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by marcoaleite »

Papito, tu que tem o Kinetic, chegou a ver o inRide 2.0?

https://www.dcrainmaker.com/2018/06/han ... smart.html
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
corredor_x
Membro
Posts: 44
Joined: Wed 16 Oct 2013 17:38
Nome Verdadeiro:: Yshizuka

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by corredor_x »

Eu comprei um Elite Kura como substituto para o Turbo Muin e além do sensor óptico de torque uma vantagem do Kura sobre o Muin é o baixo nível de ruído. Apesar da estrutura ser bem similar, o encapsulamento do corpo em um case de plástico isola bastante o som produzido pelo rolo.

O Kura também nao é interativo mas se nao for usar em ambiente multi-player atende plenamente, alé de ser mais fácil de transportar.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by portoga »

corredor_x wrote:Eu comprei um Elite Kura como substituto para o Turbo Muin e além do sensor óptico de torque uma vantagem do Kura sobre o Muin é o baixo nível de ruído. Apesar da estrutura ser bem similar, o encapsulamento do corpo em um case de plástico isola bastante o som produzido pelo rolo.

O Kura também nao é interativo mas se nao for usar em ambiente multi-player atende plenamente, alé de ser mais fácil de transportar.
Acho essa linha de rolos fluidos direct drive da Elite bem interessante (Turno e Kura). O Kura, por ter um medidor de potência de verdade integrado, é uma excelente opção para quem não tem medidor de potência. Para quem tem medidor de potência, entendo que o Turno é mais do que suficiente.

Como meu aplicativo de escolha é o TrainerRoad, não vejo necessidade de um rolo intereativo (ergômetro - ERG), a não ser que seja o melhor que já testei, que é o Kickr, motivo pelo qual dei uma pesquisada nessa linha de rolos da Elite.

Sobre a desnecessidade de um rolo interativo, recentemente vendi meu Kickr Snap, retornando ao bom e velho Fluid2 e confesso que, por incrível que pareça, a sensação de pedalar no Fluid2 é melhor que o Kickr Snap (pelo menos para quem usa o rolo par fazer treinos intervalados em vez de jogar videogame, leia-se Zwift, hehehe!). Não obstante, o Kickr direct drive tem uma sensação de pedal incrível.

Agora uma dúvida, corredor_x, o Kura transmite simultaneamente em Ant+ e BLE, ou é apenas ou um protocolo ou outro?
Image
corredor_x
Membro
Posts: 44
Joined: Wed 16 Oct 2013 17:38
Nome Verdadeiro:: Yshizuka

Re: Falando sobre Trainers e Rolos de treinamento indoor

Post by corredor_x »

Eu usei BT e meu irmao usou Ant+ mas nao testamos os dois protocolos simultaneamente, apenas registramos os parametros que o proprio Kura mostra (Velocidade, cadencia e potencia). Mais pra frente von comprar um sensor cardiaco e te falo.
Post Reply