Clemilda Fernandes suspensa pela UCI

A veterana ciclista mato-grossense Clemilda Fernandes, foi suspensa provisoriamente pela UCI por adulteração. Natural de São Félix do Araguaia, Clemilda de 40 anos corre pela equipe italiana Eurotarget Bianchi Vittoria. Atualmente segunda colocada brasileira no ranking da elite feminina UCI.

Clemilda estava em Campi Bisenzio onde largaria para o prólogo do Giro Internacional Feminino da Toscana. Sem tempo para mudar a inscrição, sua equipe largou com uma ciclista a menos.

Clemilda Fernandes no Panamericano de Ciclismo – Foto Facebook

 

Em sua defesa a ciclista publicou um vídeo no facebook no qual alega ter solicitado a UCI que um profissional da saúde (enfermeiro ou médico) fosse responsável pela coleta de sangue, visto que suas veias são difíceis de serem localizadas:

Clã Fernandes tem histórico no ciclismo e em suspensões por doping

Clemilda faz parte do clã Fernandes, que tem suas irmãs Márcia e Janildes além de sua prima Uênia Fernandes. Esta é a segunda vez que Clemilda é suspensa, em 2009 foi pega no Giro Feminino da Itália com anfetamina e diurético e suspensa por dois anos*. Márcia Fernandes também testou positivo para EPO no campeonato brasileiro de 2014. Enquanto Uênia foi suspensa em 2015 também por uso de EPO. Janildes segue sendo a única do clã que não foi pega no doping. Embora em 2004 houve um caso de suspensão por ter deixado o hotel após o Giro Feminino, naquela edição Janildes havia feito outros quatro testes negativos. Com auxílio da CBC foi perdoada pelo que foi reconhecido como erro de comunicação.

As principais conquistas de Clemilda Fernandes são o Tour de San Luis em 2014, a Volta de El Salvador de 2012 além de bronze no Pan Americano de 2007 e nos jogos Sul Americanos de 2014. Clemilda foi tricampeã brasileira de estrada em 2005, 2008 e 2016. Nesta temporada Clemilda foi segunda colocada no Tour da Venezuela.

*Apesar de matérias do Globoesporte e Uol indicarem que a ciclista foi suspensa por EPO, apurei que a mesma foi suspensa pelo uso de anfetamina e diurético em 2009.

1 thought on “Clemilda Fernandes suspensa pela UCI”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.