A França volta a ter uma vencedora do Tour de Frande desde 1989! Pauline Ferrand-Prèvot vence a última etapa e sacramenta o título do Tour de France 2025!
Tour de France Femmes 2025
O Tour de France Femmes, terminou neste domingo no resort de luxo Châtel Les Portes du Soleil bem na divísa da França com a Suíça em uma etapa emocionante. No começo da etapa a neerlandesa Anna van der Breggen escapou e ficou a frente por muito tempo até ser alcança somente na subida final. O grupo de favoritas foi se selecionando até que Pauline Ferrand-Prévot atacou a 6km do final e deixou as demais ciclistas sem reação. No final, Pauline venceu com Demi Vollering em segundo a 20s e Kazia Niewiadoma em terceiro a 23s. Desde Jeannie Longo em 1989, a França não tinha uma francesa vencendo a edição feminina da Grand Bouclé.
Aos 33 anos de idade, Pauline é a maior ciclista e uma das maiores esportistas da França. Em 2014 ela foi campeã mundial de estrada, depois conquistou o mundial de ciclocross e também de mountain bike, tornando-se a primeira ciclista a deter de forma simultânea o mundial das três principais modalidades do ciclismo mundial. Dedicando-se exclusivamente ao MTB, conquistou doze mundiais e ano passado o ouro olímpico em Paris. Após o ouro olímpico, Pauline assinou com a Visma Lease a Bike e declarou que teria o objetivo de vencer o Tour de France em até três anos. Esse ano ela venceu a Paris-Roubaix em sua primeira participação e então passou a se concentrar no Tour de France. Durante a preparação para o Tour, reduziu seu peso corporal de 54 para 50 quilos.
A brasileira Ana Vitória Magalhães, foi destaque das mídias sociais e da transmissão, seja no dia em que saiu na fuga como pelo carinho dos fãs. Sua melhor colocação nesta edição foi justamente na última etapa com o 23º lugar.
O Tour de France Feminino
Entre 1984 e 1989 o Tour de France feminino aconteceu com até 11 etapas disputadas onde após processo movido pela A.S.O., teve seu nome modificado e deixou de existir. Foi nessa época que Jeannie Longo venceu três títulos, cinco mundiais e uma medalha olímpica. Em 1989 a brasileira Claudia Carceroni completou a disputa francesa e depois em 2000 assumiu a nacionalidade francesa. Nos anos 2010 o Tour de France feminino voltou como prova de um dia, onde as brasileiras Clemilda e Márcia Fernandes disputaram uma edição. E mais recentemente, após uma campanha das ciclistas por uma prova de etapas, a A.S.O. passou a organizar o Tour de France Femmes.
Results powered by FirstCycling.com