Tadej Pogacar começa 2025 como terminou 2024, canibalizando tudo pela frente e garantindo uma disputa animada no país de seu principal patrocinador, os Emirados Árabes Unidos.
UAE Tour 2025 – Um show de Tadej Pogacar
A popularidade do ciclismo em especial na Europa garante o financiamento de equipes de ciclismo e de provas que mostram locais exóticos, é o caso do UAE Tour, a prova que é disputada nos Emirados Árabes Unidos. Nesta temporada, o UAE Tour foi a segunda prova WorldTour por etapas da temporada, após o Tour Down Under que aconteceu em janeiro na Austrália.
Com sete etapas percorrendo os Emirados Árabes Unidos, a disputa contou com quatro etapas terminando em sprint, duas em subida e um contrarrelógio indivudual.
No sprint vitórias divididas, o italiano Jonathan Milan venceu duas e o belga Tim Merlier outras duas, com a vitória na camisa verde de líder por pontos ficando com Milan que ficou com dois terceiros lugares.
Na disputa de contrarrelógio individual, o britânico Joshua Tarling voou baixo colocando 13s em Stefan Bisseger e 18s em Tadej Pogacar. Só que nas etapas de montanha, Tadej Pogacar mostrou porquê é tido como o novo canibal e venceu a etapa 3 em Jebel Jais e a etapa 7 em Jebel Hafeet, deixando aos demais a disputa pelo segundo lugar.
Lições do UAE Tour 2025
Com alta velocidade, o UAE Tour levantou comentários em especial sobre a relação utilizada entre pedivela e cassete nas bicicletas, no contrarrelógio individual, Joshua Tarling venceu com um pedivela único de 68 dentes e cassete de 11-32 dentes. Nas provas de sprint, Jonathan Milan utilizou um pedivela com 58 dentes e cassete de 10-33 dentes. A alta velocidade também preocupa em função de quedas e pancadas, o neerlandês Dylan Groenewegen caiu e foi retirado da prova com suspeita de concussão.
Também no UAE Tour os cartões amarelos voltaram ao foco e Danny van Poppel (Redbull) chegou ao segundo cartão na temporada, após fechar um ciclista em um sprint. Van Poppel já havia levado um cartão no Tour Down Under, mas a suspensão automática só acontece quando o ciclista leva dois cartões em um período de 30 dias.
Transmissão para o Brasil do Ciclismo em 2025
O UAE Tour foi mais uma prova transmitida com exclusividade para o Brasil pelo canal DSports, disponível apenas via streaming e satélite pela operadora Sky. A quantidade de provas transmitidas pelo canal vem crescendo e além do UAE Tour, da Volta a Andaluzia, o canal tem em sua programação as clássicas italianas como Strade Bianchi e Milano-Sanremo além do Giro d’Italia.
Results powered by FirstCycling.com
