Mundial de Ciclismo: Remco é bicampeão no contrarrelógio individual
Luiz Papillon
Campeão olímpico na estrada, no contrarrelógio e campeão mundial no contrarrelógio! O ano de Remco Evenepoel está absurdo! O belga voou baixo e concluiu o percurso com 52km/h de média em Zurique, 7s a frente de Filippo Ganna que ficou com a medalha de prata e 55s a frente de Edoardo Affini que ficou com a medalha de bronze.
Mundial de Ciclismo 2024 – Contrarrelógio individual Masculino
Zurique na Suíça recebe nesta semana o Mundial de ciclismo de estrada e paraciclismo de 2024. O domingo começou a elite feminina com Grace Brown vencendo o mundial feminino de contrarrelógio, Na sequência o masculino largou de Oerlikon em Zurique para um percurso de 46,1km. O trecho final do percurso foi muito similar ao feminino com temperatura amena e vento leve contrário no trecho final.
O Velódromo de Oerlikon recebeu a largada do Mundial de Ciclismo de Estrada Elite Masculina. Construído em 1912, a pista de 333m recebeu os mundiais de pista de 1923, 1929, 1936, 1946, 1953, 1961 e 1983. O circuito segue ativo para treinamentos e disputas no circuito nacional suíço. Construído de forma privada, o velódromo mudou de mãos algumas vezes até ser assumido pela prefeitura de Zurique em 1951. Contudo com um velódromo coberto e moderno próximo, Oerlikon quase foi derrubado mas um grupo chamado IGOR (Open Racetrack Interest Group) passou a organizar provas e mantém o velódromo desde 2002.
A Swiss Cycling (Federação suíça) mantém um programa de treinamento utilizando o moderno velódromo de Aigle no inverno e Oerlikon no verão. Em 2023, durante as homenagens a Gino Mader, que faleceu no Tour de Suisse, uma das curvas do velódromo foi batizada em seu nome.
Remco Evenepoel voa baixo e vence o mundial de contrarrelógio individual
A ordem de largada da disputa foi do pior para o melhor no ranking mundial da especialidade. Assim o ugandês Charles Kagimu foi o primeiro a largar enquanto o atual campeão olímpico e mundial, Remco Evenepoel, seria o último entre os 59 melhores especialistas em contrarrelógio do mundo. Entre os favoritos, o britânico Joshua Tarling, o italiano Filippo Ganna e o esloveno Primoz Roglic. Último a largar, o campeão olímpico Remco Evenepoel teve um contratempo no momento da largada com a corrente caindo e precisando da assistência do mecânico da equipe belga para deixar a bicicleta em ordem. Com três medições intermediárias (12/20/33km), o favoritismo de Remco Evenepoel foi confirmado na primeira parcial com 6.70s de vantagem sobre Filippo Ganna e 12.04s sobre Joshua Tarling.
O australiano Jay Vine fez um ótimo tempo na segunda parcial o que o colocou por um bom tempo no topo da classificação, só sendo superado por Filippo Ganna e depois por Evenepoel, ficava claro que o título estava entre o italiano e o belga. A disputa pela medalha de bronze seria animada, com Jay Vine e Joshua Tarling muito próximos nas intermediárias, contudo na última parcial, Vine caiu e perdeu muito tempo. Joshua Tarling também perdeu tempo na última parcial e assim a medalha do italiano Edoardo Affini estava garantida. Filippo Ganna voou na última parcial, a diferença para Remco seria pequena, mas suficiente. Assim como Grace Brown, Remco Evenepoel conquistou o bicampeonato mundial de contrarrelógio individual.
O representante brasileiro, Diego de Jesus Mendes foi o 42º na primeira parcial e concluiu o trajeto na 48ª colocação com 1h03min27s.
Classificação Mundial de Ciclismo 2024 – Contrarrelógio Masculino