Tim Merlier é campeão europeu de ciclismo batendo Olav Kooij para delírio belga!
Campeonato Europeu de Ciclismo de Estrada
Nesta semana aconteceu o campeonato europeu de ciclismo de estrada. As disputas aconteceram na região Belga do Limburgo entre 11 e 15 de setembro. Nas categorias de base, o norueguês Felix Orn-Kristoff, irmão mais novo de Alexander Kristoff foi o campeão europeu Sub-19 (Júnior) batendo o espanhol Hector Álvarez Martínez e o francês Paul Seixas. No feminino a vitória ficou com a neerlandesa Puck Langenbarg. No Sub-23, Huub Aertz (Países Baixos) venceu batendo Niklas Behren (Alemanha) no masculino enquanto Sofie Van Rooijen e Scarlett Souren fizeram uma dobradinha pelos Países Baixos a frente de Eleonora Gaparrini (Itália).
Na disputa de revezamento mista, o Team Relay, a vitória ficou com os Países Baixos no Sub-19 e com a Itália na elite. No Contrarrelógio individual, pelas categorias de base, Michel Mouris (Países Baixos) e Paula Taco (Espanha) venceram no Sub-19 enquanto Alec Segart (Bélgica) e Anniina Ahtosalo (Finlândia) foram os campeões Sub-23. Na elite a Itália levou a melhor com Edoardo Affini batendo o suíço Stefan Kung. Entre as mulheres Lotte Kopecky mostrou versatilidade ao vencer o contrarrelógio pela Bélgica, muito a frente de Ellen van Dijk.
Os dois principais eventos ficaram para sábado e domingo, a Elite feminina disputou 162km no seletivo circuito com Lorena Wiebes vencendo o sprint contra a italiana Elisa Bálsamo e a polonesa Daria Pikulik.
Van der Poel, Laporte e Mads Pedersen tentaram mudar a equação do Europeu
A disputa masculina contou com 222.9km e a expectativa era de uma chegada em sprint com Tim Merlier, Olav Kooik e Jonathan Milan como favoritos. Mas por fora era esperado um movimento de ciclistas clássicos como Mathieu van der Poel e Mads Pedersen, e foi exatamente o que aconteceu. Apesar das fugas iniciais, que contaram com o português Ivo Oliveira entre os escapados, o pelote entrou reduzido nos 70km finais. Na marca de 66km para o final um grupo grande tentou escapar entre eles Mathieu van der Poel, Mads Pedersen e Rui Oliveira. O pelote trabalhou e neutralizou essa tentativa, mas a 54km do final o grupo tentou novamente e dessa vez a fuga vingou com:
- Mathieu Van der Poel (Países Baixos)
- Danny Van Poppel (Países Baixos)
- Christophe Laporte (França)
- Mads Pedersen (Dinamarca)
- Jonas Rutsch (Alemanha)
- Artur Kluckers (Luxemburgo)
O pelote precisou trabalhar muito para neutralizar o forte grupo, o que só aconteceu a 25km do final ao custo de muitos gregários.
Sprint em grupo reduzido
Um pelote muito nervoso seguiu buscando o sprint, apesar de ataques como o do dinamarquês Kasper Asgreen a 7km do final. A Itália com Edoardo Affini neutralizou Asgreen e no segundo seguinte veio o ataque de Soren Kragh Andersen (Dinamarca), custando mais esforço para Affini. Os italianos seguiram na ponta enquanto neerlandeses e franceses brigavam por um lugar na ponta do pelote. A escalera italiana tinha Matteo Trentin, Simone Consonni e Jonathan Milan. No quilômetro final os belgas surgiram ao lado dos italianos buscando posicionamento para Tim Merlier. No sprint, o belga Tim Merlier venceu o sprint batendo Olav Kooij e um surpreendente Madis Mihkels pela Estônia.
Results powered by FirstCycling.com