Ícone do site Pelote Ciclismo

Cyclocross: Mais um desfile de Mathieu van der Poel dessa vez na areia!

Imparável! Mathieu van der Poel esmaga a concorrência e vence mais uma no cyclo-cross, desta vez nas dunas de areia da X2O em Koksijde.
Mathieu van der Poel vence X2O | Foto PhotoNews

X2O Koksijde  – Areia e lama para mais um desfile de Van der Poel

Uma das provas mais antigas de cyclo-cross disputadas até hoje, a Duinencross (literalmente cross nas dunas) é disputada desde 1969 na cidade de Koksijde nos Flandres belgas. O percurso mudou bastante claro ao longo dos anos mas sem perder a personalidade da disputa nas dunas de areia. Sven Nys é o maior vencedor da prova com sete vitórias.

Mathieu van der Poel, dono de três vitórias em Koksijde chegou para a disputa como favorito e confirmou com mais uma vitória esmagadora. Sem Pidcock que comunicou a organização que ainda estava doente e não poderia participar a prova foi muito intensa, em boa parte em função das pesadas chuvas que caíram na região nos últimos dias.

Hooligans jogam urina em Van der Poel que cospe de volta

Já para organização de prova, a preocupação extra era com os hooligans. Após a cusparada de Van der Poel em direção ao grupo, era esperada má conduta de alguns torcedores:

“Nossos oficiais para aplicação da lei não medirão esforços para garantir as melhores condições. Drones estarão monitorando a multidão e policiais a paisana. Em caso de má conduta, ações imediatas serão tomadas.” Disse o prefeito de Koksijde, Marc Vanden Brussche.

Já na disputa no circuito, Van der Poel não tomou conhecimento da concorrência, tendo aberto volta a volta sobre um valente Pim Ronhaar que concluiu em segundo. Wout van Aert que vinha na disputa do terceiro lugar conseguiu na última volta largar de Lars van der Haar e passou a perseguir alucinadamente o segundo lugar. A diferença de quase trinta segundos foi sendo pulverizada durante a volta, mas não foi suficiente.

  1. Mathieu van der Poel
  2. Pim Ronhaar
  3. Wout van Aert.

 

Sair da versão mobile