Ícone do site Pelote Ciclismo

Wout Poels vence penúltima etapa da Vuelta em chegada com jeito de clássica

A Bahrain saiu do zero na Vuelta com Wout Poels batendo Remco Evenepoel na chegada em Guadarrama. O espanhol Pelayo Sánchez completou o pódio pela Burgos BH.

Vuelta 2023 – Etapa 20 – Guadarrama

A penúltima e mais longa etapa da Vuelta largou Manzanares El Real já na província de Madrid onde amanhã acontece o encerramento da Vuelta 2023. Com dez subidas categorizadas de terceira categoria em um sobe e desce com 207.8km a expectativa era de uma etapa para fuga e se confirmou. Com a Jumbo Visma tomando conta do pelote para levar Sepp Kuss para Madrid em segurança, uma fuga enorme com mais de trinta ciclistas escapou.

Entre os fugitivos do dia estavam nomes como Rui Costa, Romain Bardet, Geraint Thomas e Remco Evenepoel, buscando sua quarta vitória em etapas. No grupo dos favoritos as tensões se voltaram para equipe Bora Hansgrohe, onde o jovem belga Cian Uijtdebroeks de 20 anos esta a frente do líder da equipe, o russo Aleksandr Vlasov. Para TV belga Uijtdebroeks falou:

“Subir na classificação geral será difícil, por isso espero mesmo manter o sétimo lugar. Mesmo que a competição seja dentro da minha equipe como vimos nas últimas etapas. Espero que todos sejam corretos e não façam nada estúpido, seria estúpido deixar João Almeida (UAE) ganhar um lugar com Vlasov me atacando, como foi na outra etapa. Sinto que há uma tensão e que ele quer acabar na minha frente, mesmo que isso não importe para mim. Tenho coragem de bater de frente? As vezes penso que sim, mas isso faz parte do ciclismo, assim como na Formula 1.”

Poels ataca na subida, escapa e bate Evenepoel no sprint

No final da etapa uma subida dura selecionou o grupo, Wout Poels atacou, abriu e foi perseguido por Evenepoel. O grupeto que escapou para a chegada foi:

Na chegada, o neerlandês Wout Poels mostrou como tinha melhores pernas nesta semana e venceu em uma chegada de prova clássica batendo Remco Evenepoel na linha com Pelayo Sánchez completando o pódio pela Burgos BH.

Entre os favoritos apesar de ataques entre os ciclistas do Top10 o trio da Jumbo chegou de braços dados. Na imagem um feito histórico, Jonas Vingegaard, vencedor do Tour, Sepp Kuss, vencedor da Vuelta e Primoz Roglic, vencedor do Giro. Nunca na história do ciclismo uma mesma equipe venceu as três grandes voltas na mesma temporada.

 

Classificação da Vuelta 2023 após 20 etapas

Results powered by FirstCycling.com

Sair da versão mobile