Ícone do site Pelote Ciclismo

Em dia da fuga no Tour de France, Ion Izaguirre vence etapa!

Ion Izaguirre, espanhol de 30 anos venceu no Tour de France após atacar do grupo da fuga na penúltima subida do dia. Atrás Mathieu Burgadeau foi segundo com Matteo Jorgenson completando o pódio.

Tour de France 2023 – Etapa 12 – Belleville-en-Beaujolais – 168.8km

A etapa 12 do Tour de France 2023 foi dura com cinco subidas categorizadas bem ao estilo para vitória da fuga. Assim que a largada foi dada, foi ataque atrás de ataque na tentativa de formar a fuga do dia. Doze ciclistas se estabeleceram com destaque para Thibaut Pinot (Groupama) e Mathieu van der Poel (Alpecin). Van der Poel chegou a ficar solo a 50km do final mas não conseguiu abrir o suficiente para se sustentar a solo nas duas subidas restantes.

A Col de la Croix Rosier foi o último respiro de Van der Poel quando o neerlandês sobrou do grupo da fuga. Na ponta Ion Izaguirre atacou e escapou, a perseguiçõa contou com Thibaut Pinot e Matteo Jorgenson mas o espanhol conseguiu se sustentar e abrir quase um minuto para o grupo perseguidor. Assim a Cofidis conquistou a segudna vitória no Tour de France 2023 após um hiato de 15 anos sem vencer.

Restando 3km para o final, Matteo Jorgenson e Mathieu Burgadeau atacaram para conquistar o segundo e terceiro lugar na etapa com o francês da Total Energies conquistando o segundo lugar. Ao final pelo esforço no meio da etapa, Mathieu van der Poel foi escolhido o mais combativo do dia.

Classificação do Tour de France 2023 após 12 etapas.

Results powered by FirstCycling.com

Sair da versão mobile