As clássicas de ciclismo começaram neste final de semana com a Omloop vencida por Dylan van Baarle no sábado. Ontem foi a vez de Tiesj Benoot vencer em um show da Jumbo Visma.
Em matéria de clássicas, a Omloop tem um papel mais relevante que a KBK (Kuurne-Brussels-Kuurne), mas vencer ambas é algo difícil para qualquer equipe. Se no sábado Van Baarle deu um show atacando de longe, no domingo foi a vez da equipe Jumbo traçar uma ótima estratégia.
Dois ciclistas da Jumbo conseguiram ficar na fuga, primeiro Tiesj Benoot e logo depois Nathan van Hooydonck. Com eles estavam Matej Mohoric da Bahrain e Taco van der Hoorn da Intermarché. O quinteto trabalhou junto por cerca de 100km para no quilômetro final, Nathan puxar para um lado, para o outro e assim desviar atenção de Benoot que atacou por trás abrindo uma vantagem para vencer solo. Hooydonck ainda teve forças para acelerar e conquistar o segundo lugar.
O resultado levou Patrick Lefevere a reclamar de seus ciclistas. O todo poderoso da equipe especialista em clássicas a Soudal Quick-Step teve que se contentar com um nono lugar na KBK e um sexto na Omloop. Lefevere que estava em Ruanda acompanhando a equipe de desenvolvimento disparou:
“Não voltei de Ruanda para ver isso. Temos que aceitar que eles afora são a equipe que éramos há alguns anos. Temos ciclistas que podem pilotar como Benoot, mas isso não está acontecendo é como se não quiséssemos pegar o touro pelos chifres.” disse Lefevere, ele próprio vencedor da Omloop em 1978 como ciclista
Nessa semana as principais clássicas serão na Itália com o Trofeo Laigueglia e a Strade Bianche. Na Bélgica, acontecem a Le Samyn e o GP Monseré que você acompanha aqui no pelote.
Classificação da Kuurne-Brussel-Kuurne 2023:
Results powered by FirstCycling.com