Espetacular, Jonas Vingegaard venceu a etapa do Hautacam no Tour de France, enquanto Tadej Pogacar não resistiu a velocidade colocada por Wout van Aert na subida.
Tour de France 2022 – Etapa 18 – Loudes ao Hautacam – 143.2km
Uma etapa explosiva com muita subida em apenas 140km partindo do santuário de Loudes com trajeto passando pelo Col d’Aubistque com seus mais de dezaessete quilômetros e 7% de inclinação, depois desceram para encarar a Col de Spandelles onde Pogacar atacou várias vezes tentando largar Vingegaard de roda mas o dinamarquês resistiu. E na sequência uma descida para a subida do Hautacam, um colosso com 13.6km a 7,8% com trechos duríssimos na metade da subida.
Abandonos pré-etapa: Froome deixa o Tour com covid-19
Nos testes de covid-19, três baixas para os últimos dias do Tour de France, Chris Froome tetracampeão do Tour da equipe Israel PremierTech, Damiano Caruso da Bahrain Victorious e Imanol Ervitti da Movistar.
Acidente bizarro com Jack Bauer e Nils Eekhoff
No fundo do pelote, Nils Eekhoff (DSM) tocou com a moto e acabou caindo, atrás o carro da equipe UAE freeou justo no trecho mais estreito, porém a moto da imprensa não viu o ciclista Jack Bauer (BikeExchange) se aproximando e acabou fechando a passagem. Jack Bauer foi ao chão e depois precisou de assistência médica.
https://youtu.be/6W_rKiojTPU
Wout van Aert ataca na largada
O belga Wout van Aert, com a camisa verde já garantida atacou de “bandeira”(o termo vem da bandeirada que o diretor de prova dá ao dar a largada oficial). Wout puxou a fuga na subida do Col d’Aubisque e no Spandelles. Os pontos de montanha do Aubisque foram para Cicconne com Pinot em segundo e Van Aert em terceiro. No grupo dos favoritos, na segunda subida do dia Pogacar atacou seis vezes tentando eliminar Vingegaard, sem sucesso.
Durante a descida que antecedeu o Hautacam, Pogacar saiu da estrada, caiu e esportivamente foi esperado por Vingegaard que foi cumprimentado pelo esloveno.
Na ponta, Wout van Aert atacou o que deixou claro suas intenções, vencer o Hautacam e conquistar a camisa de rei da montanha. Toda essa pro atividade foi premiada com o prêmio de combatividade.
Um final duríssimo no Hautacam
Um a um os escapados foram ficando pelo caminho e quem sobrou por último foi justamente Wout van Aert que foi alcançado por Vingegaard e Pogacar restando 5km para o final. E a 4.5km do final Tadej Pogacar não resistiu e ficou.
Vingegaard com a mão na taça, o dinamarquês acelerou assumindo a ponta e vencendo com um minuto de vantagem sobre Pogacar, Wout van Aert chegou num incrível terceiro lugar. Com o resultado, Vingegaard tem agora 3:26 de vantagem sobre Pogacar e 8:00 sobre Geraint Thomas praticamente definindo o Tour de France 2022.
Wout van Aert chegou a 451 pontos na camisa verde e Vingegaard acumulou a camisa de rei da montanha com 72 pontos enquanto Pogacar segue o camisa branca.
Classificação do Tour de France 2022
Results powered by FirstCycling.com