Ícone do site Pelote Ciclismo

Vinicius Rangel é campeão Brasileiro de ciclismo de estrada!

Em uma prova com muitas alternativas e disputa, Vinicius Rangel o único brasileiro na elite do ciclismo mundial venceu o campeonato brasileiro de ciclismo em Palmas no Tocantins. Cristian Egidio foi segundo e Halysson Ferreira o terceiro.

Vinicius Rangel vence campeonato brasileiro de ciclismo | Foto Gustavo Birck

Campeonato Brasileiro de Ciclismo 2022 – Palmas – Tocantins – 186,12km

Encerrando o campeonato brasileiro de ciclismo de 2022 a disputa da Elite e Sub-23 aconteceu no circuito de 10,34km montado na Rodovia TO-01 que cruza a capital tocantinense. Apesar de não ter subidas proeminentes, o circuito foi muito elogiado por atletas em função do fechamento total para ciclistas, ótima qualidade do asfalto e organização em geral.

Pódio Elite Masculina Brasileiro | Foto Gustavo Birck

Ao contrário da prova da elite feminina, onde o vento foi um fator que dificultou para as atletas, no masculino o calor forte e baixa umidade minaram os atletas. Na segunda de dezoito voltas, um grupo com dez ciclistas atacou e entre eles estava Lauro Chaman, campeão brasileiro de contrarrelógio. Um pouco depois na quarta volta outro grupo saltou do pelote, dessa vez com André Gohr, Cristian Egídio e Vinicius Rangel. Restando quatro voltas para o final, Magno Prado atacou do grupo destacado e abriu vantagem de quase um minuto. Magno seguiu numa passada muito forte, enquanto atrás se formou um trio perseguidor com Rangel, Halysson e Cristian Egidio.

Egidio não trabalhava, afinal Magno seu companheiro na Swift Carbon estava escapado, já Halysson, atleta do MTB vinha se segurando no grupo, assim o grosso do trabalho de perseguição foi feito por Vinicius Rangel. O ciclista da Movistar puxou o tempo todo e dominante conseguiu alcançar um exausto Magno. Na última volta Vinícius novamente atacou para deixar seus companheiros de fuga para trás e abriu vantagem para vencer solo em Palmas e conquistar seu primeiro título nacional. Rangel de 21 anos acumula assim os títulos de elite e sub-23 e utilizará uma camisa de campeão nacional durante a temporada.

  1. Vinicius Rangel – Movistar Team
  2. Cristian Egidio – Swift Carbon
  3. Halysson Ferreira – Dantas

Este relato só foi possível graças as informações passadas por Gustavo Bierck, Lailton Costa@ppolegatch que ficaram embaixo de um sol escaldante fazendo fotos, trazendo informação e fazendo live.

Sair da versão mobile