Ícone do site Pelote Ciclismo

Tom Pidcock vence etapa de Albstadt da Copa do Mundo de MTB

O britânico Tom Pidcock venceu a etapa de Albstadt da Copa do Mundo de MTB. No feminino o Rebecca McConnell dominou o final de semana e venceu novamente enquanto o destaque entre os brasileiros foi Gustavo Xavier, segundo colocado no Sub23.

Copa do Mundo de MTB – Etapa de Albstadt

A cidade de Albstadt na Alemanha recebeu a segunda etapa da Copa do Mundo de MTB. Na sexta feira a prova de XCC teve vitória de Rebecca McConnell e Samuel Glaze respectivamente no feminino e masculino. O brasileiro Henrique Avancini foi o quinto colocado. No feminino o destaque ficou para a francesa Pauline Frerrant Prevot, que largou do fim do pelote devido a não largar na prova de Petrópolis. EM uma sensacional corrida de recuperação ela chegou em segundo disputando a vitória com McConnell.

Rebecca McConnel vence da Copa do Mundo de MTB | foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na disputa masculina, o pelote seguiu compacto até o final quando o neozelandês Sam Glaze atacou para vencer o sprint com Jordan Sarrou e Nino Schurter na sequência. Um pouco atrás fecharam o Top5 Luca Schwarzbauer e Henrique Avancini.

Copa do Mundo de MTB XCO – Etapa de Albstadt

No sub-23, Giuliana Morgen de apenas 18 anos ficou em 29º entre as 71 ciclistas que disputaram a prova. A disputa masculina contou com 151 ciclistas, assim que a prova iniciou o talento chileno Martin Vidaurre assumiu a liderança seguido pelo estaduinidense Riley Amos e um grupeto que tinha o brasileiro Gustavo Xavier e o suíço Dario Lillo.

Gustavo Xavier é segundo no MTB | Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Na segunda volta Amos tentou atacar mas Vidaurre voltou a liderança e construiu uma vantagem incrível, dai em diante foi apenas controle para o prodígio chileno. No final Gustavo Xavier assumiu a segunda posição e chegou 37″ após Vidaurre e 5 segundos a frente de Dario Lillo. Outro brasileiro na disputa foi Alex Malacarne retornou a Copa do Mundo com uma bela apresentação que foi interrompida por um furo na última volta, completando a prova em 49º lugar.

Pela elite feminina, 83 ciclistas largaram e o excelente público presente presenciou um show da australiana Rebecca McConnell e da sueca Jenny Rissveds. A dupla construiu vantagem desde a primeira volta e no início da penúltima volta veio o ataque de McConnell que deixou Rissveds para trás e venceu pela segunda vez na temporada com 48 segundos de vantagem. Atrás com um minuto de atraso Mona Mitterwallner completou o pódio.

Tom Pidcock vence com autoridade!

Tom Pidcock | foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

As primeiras voltas da prova em Albstadt tiveram disputa intensa, com direito a liderança de Henrique Avancini em alguns momentos. Na terceira volta o grupo líder tinha cinco ciclistas com Mathia Flueckiger, Tom Pidcock, Nino Schurter, Alan Hatherly e  Maxime Carot. Tom Pidock então atacou e começou abrindo uma vantagem de 20 segundos na abertura da volta quatro.

Dali em diante o inglês que compete regularmente no ciclismo de estrada pela Ineos Grenadiers só controlou para vencer com tranquilidade. Atrás pelo segundo lugar, Nino Schurter abriu um pouco do romeno Vlad Dascalu para chegar em segundo.  Entre os brasileiros, Henrique Avancini completou em nono lugar. Ulan Galinski foi o 44º e Edson Gilmar Rezende o 97º, Luiz Henrique Cocuzzi não completou a prova.

Sair da versão mobile