0 0 lang="pt-BR"> UCI Recebeu 48 Pedidos De Licença Para Equipes Profissionais! - Pelote Ciclismo
Ícone do site Pelote Ciclismo

UCI recebeu 48 pedidos de licença para equipes profissionais!

Read Time:3 Minute, 41 Second

Ao todo 48 equipes buscaram licença para competir profissionalmente em 2022. Sentidas as ausências da Qhubeka Nexthash no WorldTour e das italianas Androni e Vini Zabú como ProTeams, além da equipe ProTeam Delko que fechou.

Cycling WorldTour 2022 | Justin SetterfieldGetty Images

A data de 15 de outubro marca a primeira parte das renovações de licenças de equipes junto a UCI (União Ciclística Internacional), entidade que organiza e gere o ciclismo como esporte. O prazo final para pedido de licenças vence em dezembro com algumas restrições.

WorldTour 2022

O WorldTour é a primeira divisão do ciclismo profissional, as equipes WorldTour participam de todo o circuito WorldTour e 70% do circuito ProSeries.

Para 2022, o WorldTour, primeira divisão do ciclismo mundial terá até o momento 18 equipes. As principais mudanças são no nome de três equipes. Com a separação pouco amistosa entre Astana e PremierTech, a equipe cazaque terá o nome “Astana Qazaqstan Team”, a equipe de Gerry Ryan. A BikeExchange volta a receber a principal empresa do bilionário australiano de co-patrocinadora, tornando-se “Bike Exchange – Jayco”. E por último a equipe de Patrick Lefevere passa a chamar-se “Quick-Step Alpha Vinyl”, ficando com apenas um patrocinador principal, visto que a Alpha Vinyl é uma linha de pisos da Quick-Step.

Além dessas mudanças é esperado novo nome para a Intermarché, pois o diretor da equipe Jean-Françoius Boulart confirmou a imprensa que a Vini Zabù passa a ser co-patrocinadora com um patrocínio substancial para 202. Assim espera-se que a equipe seja chamada de “Intermarché Vini Zabù”.

Essas são por hora as 18 equipes pré-inscritas no WorldTour 2022:

WorldTour feminino tem novas equipes

Aos poucos a participação feminina no ciclismo vai aumentando. Além das nove equipes que já estavam inscritas ou em mudança de patrocínio para 2022, outras seis equipes buscaram licença no WorldTour feminino em 2022. Destaque claro para a equipe feminina da Jumbo-Visma.

*Equipes novas para 2022.

Equipes ProTeam 2022

A segunda divisão do ciclismo profissional é uma das mais difíceis. Para conseguir um lugar nas provas de maior audiência, as equipes ProTeam (antigas Profissionais Continentais) precisam de um bom desempenho e convites para provas de primeiro nível. Para 2022, assim como em 2021 a Alpecin Fenix liderou o ranking ProTeam e obteve convite para toda temporada WorldTour.

Até 2019, 18 equipes disputavam o Worldtour, contudo com a Cofidis subindo ao WorldTour em 2020, um dos convites deixou de existir. Somada a diminuição do número de ciclistas e equipes por prova promovida pela UCI, as equipes ProTeam passaram a sofrer com a falta de patrocínio.

Mesmo as equipes com verbas maiores, sofreram perdas de patrocínio até para equipes  WorldTour, como é o caso da equipe de Angelo Citracca, que perdeu a Vini Zabù para a Intermarchè para 2020 e antes a Nippo (A equipe chamava-se Nippo ViniFantini, onde correu o brasileiro Rafael Andriato). A equipe Delko já encerrou as atividades e não submeteu uma liença para 2022.

Nadando de braçada entre as equipes ProTeam está a Alpecin Fenix, com muita verba a equipe se garantiu como líder do ranking ProTeam com muita folga na sexta colocação geral com 8241 pontos, com mais de 3000 pontos a frente da segunda colocada a Arkea Samsic que termina a temporada em no 17º posto.

Tradicional formadora de ciclistas a equipe de Gianni Savio, não se inscreveu até o momento para 2022, porém se deve a mudança de patrocínio. A equipe de Savio deve chamar-se Drone Hopper Androni.

Equipes ProTeam 2022

 

About Post Author

Luiz Papillon

Happy
0 0 %
Sad
0 0 %
Excited
0 0 %
Sleepy
0 0 %
Angry
0 0 %
Surprise
0 0 %
Sair da versão mobile