Histórico! Mark Cavendish iguala Eddy Merckx!

Luiz Papillon

E Mark Cavendish igualou o recorde de vitórias no Tour de France de Eddy Merckx! Uma vitória maiúscula e histórica em Carcassonne! A festa na Deceuninck Quick Step ainda teve Michael Morkov em segundo. O pódio foi completado pelo belga Jasper Philipsen da Alpecin Fenix.

Mark Cavendish iguala Eddy Merckx! Foto CorVos
Mark Cavendish iguala Eddy Merckx! Foto CorVos

Tour de France 2021 – Etapa 13 – Nimes a Carcassonne – 219,9km

Hoje o Tour de France seguiu a rota medieval de castelos e cidades históricas no sul da França. Partindo de Nimes a Carcassonne poe 219,9km a etapa teve três ciclistas na fuga do dia:

  • Omer Goldstein – Israel Start-Up Nation
  • Sean Bennett – Qhubeka NextHash
  • Pierre Latour – Total Energies

Praticamente plana a etapa 13 tinha expectativa de chegada em sprint podendo ser a 34ª vitória de Mark Cavendish, igualando o recorde de Eddy Merckx. São 46 anos da última vitória de Eddy Merckx que aconteceu em uma etapa de contra relógio individual no ano de 1975.

18 anos do primeiro latino vestindo a camisa amarela

Também neste 09 de julho completou-se 18 anos do primeiro latino americano a vestir a camisa amarela. Victor Hugo Peña vestiu por três dias a camisa amarela durante o Tour de France 2003.  O colombiano Victor “El Tiburon” competiu pela equipe USPS que venceu o Tour de 2003 com Lance Armstrong (título posteriormente cassado).

Victor Hugo Peña veste a camisa amarela no Tour de France de 2003
Victor Hugo Peña veste a camisa amarela no Tour de France de 2003 | Foto Getty

Queda forçou abandono de Roger Kluge e Simon Yates

Restando 65km para o final, Sean Bennett foi o primeiro a sobrar, logo depois um acidente com 15 ciclistas causou o abandono de Roger Kluge da Lotto Soudal. Agora a equipe belga segue com apenas quatro ciclistas no Tour de France. Também abandonou o britânico Simon Yates da equipe Bike Exchange, elevando para 25 o número de ciclistas que abandonaram a prova além dos 7 que não completaram no tempo limite.

Chegada em sprint e recorde para Mark Cavendish!

Os escapados foram neutralizados a 50km para o final e a expectativa de chegada em massa se confirmaria. Logo depois atacou Quentin Pacher (B&B Hotels) e na sequência Jan Bakelants (Intermarché), abrindo 1:19 de vantagem para o pelote. A dupla seguiu na ponta até a marca de 19km para o final.

Dai em diante a luta pelo posicionamento até a marca de 4,5km para evitar perder tempo pelo vento cruzado. No final a Deceuninck Quick Step chegou a ter o trem de embalada quebrado mas Morkov se recuperou e Mark Cavendish conseguiu um lançamento bom para igualar ao maior ciclista de todos os tempos com 34 vitórias no Tour de France!

Classificação da etapa 13 do Tour de France 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sepp Kuss vence em Andorra pelo Tour de France!

O norte americano Sepp Kuss venceu a etapa 15 do Tour de France 2021 em Andorra a Velha. Após estar na fuga durante toda etapa, Kuss atacou na última subida para cruzar o topo 30 segundos a frente de Alejandro Valverde e depois descer para Andorra. O veterano espanhol Alejandro […]
Sepp Kuss vence no Tour de France 2021 | Foto A.S.O.

Receba as novidades em seu e-mail