Em uma etapa com muita disputa desde a largada, o belga Dylan Teuns da Bahrain Victorious venceu no Tour de France 2021. Teuns atacou na última subida para vencer na cidade de Le Grand Bornand. Atrás Tadej Pogacar deu show e com um quarto lugar assumiu a liderança do Tour. O espanhol Ion Izaguirre foi segundo pela Astana Premier Tech e o canadense Michael Woods completou o pódio pela Israel Start UP Nation.
Com o resultado Tadej Pogacar é o líder do Tour de France com 1:48 de vantagem sobre Wout Van Aert. Com Van Aert não disputará o título, ao observar os favoritos, Pogacar está a frente:
- 4:38 Alexey Lutsenko – Astana Premier Tech
- 4:46 Rigoberto Uran – EF Nippo
- 5:01 Richard Carapaz – Ineos Grenadiers
- 5:13 Wilco Kelderman – Bora Hansgrohe
Mark Cavendish segue com a camisa verde de líder por pontos, o holandês Wout Poels assumiu a camisa de rei da montanha. O dinamarquês Jonas Vingegaard da Jumbo Visma assumiu a camisa branca de melhor jovem (claro atrás de Pogacar, que tem 22 anos). O ciclista mais combativo do dia foi Wout Poels da Bahrain Victorious.
Tour de France 2021 – Etapa 8 – Oyonnax a Le Grand Bornand – 150.8km
O Tour de France fez um deslocamento do Vale do Loire para o dep de Ain para a disputa de três etapas com muita montanha no encerramento da primeira semana de disputa. O primeiro desafio partiu de Oyonnax para a cidade de Le Grand Bornard nos Alpes.
A etapa começou com intensidade, como tem sido nesta 108ª edição do Tour de France. Uma das disputas do dia seriam pelos 97 pontos de montanha da etapa. Com cinco subidas categorizadas sendo três de primeira categoria, as chances de mudança na classificação eram altas. O primeiro objetivo da etapa envolvia os velocistas que saíram em busca da meta de Frangy com 44km de prova. Com a largada foi em uma subida categorizada, os ataques partiram da largada.
Na meta de sprint, Sonny Colbrelli conquistou os pontos seguido por Michael Matthews. Logo a seguir a fuga do dia partiu com Wout Poels e um contra ataque de sete ciclistas do pelote. Logo na primeira subida categorizada, já ficavam para trás nomes como Dan Martin, Pierre Latour e Primoz Roglic. Poels conquistou a meta de montanha de Mont Saxonnex já assumindo a liderança virtual da camisa de montanha. Durante a descida, alguns acidentes no pelote que enfrentou chuva deixando a estrada escorregadia. Stefan de Bod da Astana foi um dos ciclistas a cair de forma mais dura.
Na escalada do Romme, o canadense Michael Woods escapou enquanto o grupo de perseguição trazia Nairo Quintana e Simon Yates próximos. Atrás 5:40 vinha o pelote enquanto Van der Poel já sobrava sem chances para manter a camisa amarela. Na descida, Dylan Teuns assumiu a liderança com Woods.
Na subida do Col de la Columbiere começou o show de Tadej Pogacar! O esloveno da UAE Team Emirates atacou no grupo perseguidor e escalou de forma incrível. Na frente Dylan Theuns da Bahrain deixava Woods para trás enquanto Pogacar seguia escalando e ultrapassando a todos perseguidores. No topo Teuns passou com apenas 10 segundos de vantagem para Pogacar e durante a descida ampliou a vantagem para vencer.
Tadej Pogacar com o resultado assume a camisa amarela de líder do Tour de France 2021.