Vinokourov fora da Astana!

Luiz Papillon

As vésperas do Tour de France 2021, o diretor da equipe Astana, Aleksander Vinokourov foi demitido sumariamente da equipe. A equipe anunciou  a demissão oficialmente por “razoões pessoais”, no entanto Vinokourov imediatamente contatou seus advogados no intuito de ser reestabelecido como diretor da equipe.

Alexander Vinokourov deixa equipe Astana | Foto CorVos
Alexander Vinokourov deixa equipe Astana | Foto CorVos

Não é de praxe a demissão sumária de um diretor de equipe, ainda mais por e-mail e as vésperas da maior competição da temporada. Equipe de apoio e ciclistas foram informados por e-mail do afastamento total de Vinokourov da equipe Astana.

Desde que a canadense Premier Tech tornou-se co-patrocinadora da equipe, Vino viu seus poderes serem reduzidos. Nos últimos meses nomes de confiança de Vino como Alexander Shefer e Dimitri Sedun já haviam sido desligados da equipe.

Para sequência da temporada foi anunciado que o veterano diretor esportivo italiano Peppe Martinelli de 65 anos será o responsável pela equipe, assistido diretamente pelo canadense Steve Bauer.

 

Equipe Astana foi construída em torno de Vinkourov

Em 2006 a Liberty Seguros anunciou que não patrocinaria mais o ciclismo e assim o governo do Cazaquistão resolveu apoiar a equipe do maior nome esportivo do país, Alexander Vinokourov. A equipe tornou-se ProTour em 2007 e consequentemente WorldTour em 2009.  A equipe Astana contou com nomes de peso do ciclismo mundial como Alberto Contador, Vincenzo Nibali e até Lance Armstrong em sua volta ao ciclismo.

Vinokourov deixou de competir após a conquista da medalha de ouro olímpica em 2012, tornando-se diretor da equipe Astana. Durante os últimos anos as verbas governamentais para equipe sofreram cortes e congelamentos pela justiça cazaque. Para o ano de 2021 a equipe expandiu a parceria com a Premier Tech elevando a empresa canadense a condição de co-patrocinadora. O grande nome da Premier Tech na Astana é Steve Bauer, ex-ciclista olímpico canadense

Mais recentemente a equipe contou com o desenvolvimento de nomes como Miguel Angel López e em 2021 os destaques são Aleksandr Vlasov e Alex Aranburu.

Equipe Astnana no Tour de France 2021

A escalação da equipe Astana para o Tour de France 2021 tem como destaques o dinamarquês Jakob Flugsang, o espanhol Alex Aranburu e o cazaque Alexey Lutsenko. A equipe deve lutar por vitórias em etapas especialmente com Aranburu nas duas primeiras semanas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Nova Pinarello Dogma F

A tradicional fabricante italiana de bicicletas Pinarello lançou a nova Pinarello Dogma F disponível tanto em versão a disco como com freios ferradura. A bicicleta é lançada as vésperas do Tour de France 2021 e a versão com freios a ferradura será utilizada pela equipe Ineos Grenadiers na disputa que […]
Pinarello Dogma F Disc | Foto Pinarello

Receba as novidades em seu e-mail