Quem vence o Tour de France 2021?

As escalações das 23 equipes que disputam o Tour de France 2021 foram divulgadas. As casas de aposta já tem alguns favoritos como os eslovenos Tadej Pogacar e Primoz Roglic e o Pelote Ciclismo tem hoje uma visão dos favoritos!

Pódio Tour de France 2020 | Foto Getty
Pódio Tour de France 2020 | Foto Getty

Classificação geral no Tour de France 2021

Com uma rota dura e escaladas distribuídas ao longo dos 3417km de disputa, o Tour de France 2021 se ajusta mais a ciclistas como Primoz Roglic que possuem equilíbrio entre o apoio da equipe, a especialidade no contra relógio individual e escalada do que escaladores puros como Pogacar. As principais etapas do trajeto você confere na primeira parte do Guia do Tour de France 2021.

Quem conseguirá chegar em Paris ou mais precisamente Saint-Émilion com o menor tempo? Fãs e casas de aposta colocam e em um patamar acima.

Tadej Pogacar

Aos 22 anos, o jovem esloveno Tadej Pogacar já venceu mais do que muitos ciclistas sonham em toda carreira. O Tour de France 2020 além de 3 etapas do Tour de France coroam Pogacar que chega ao Tour 2021 com a vitória na Liège Bastogne Liège e a Tirreno Adriático deste ano na bagagem. A equipe UAE Team Emirates escalou o que tem de melhor e será um time muito dedicado a Pogacar com destaque para os escaladores Rafal Majka, Davide Formolo e Brandon Mcnulty. No plano e em escaladas curtas, a equipe terá o português Rui Costa e o suíço Marc Hirschi. Para finalizar, a especialidade de contra relógio e tarefa de esticar o pelote será do jovem Mikkel Bjerg que foi tricampeão mundial sub23.

 

Primoz Roglic

Ex-esquiador, o esloveno Primoz Roglic de 31 anos chega ao Tour de France 2021 com duas vitórias na classificação geral da Vuelta (2019 e 2020) além do dolorido vice-campeonato no Tour de France de 2020, onde perdeu a liderança para Pogacar na segunda metade do contrarrelógio na Planche des Belles Filles. Para este ano Roglic terá Sepp Kuss e Steven Kruijswijk como principais escaladores. Para etapas com subidas curtas, Wout Van Aert e Jonas Vingegaard e no contrarrelógio o veterano Tony Martin.

Primoz Roglic vence Etapa na Paris Nice | Foto EFE
Primoz Roglic vence Etapa na Paris Nice | Foto EFE

 

Ineos Grenadiers

Uma equipe que se especializou em vencer o Tour é a Ineos Grenadiers (que já se chamou Sky). Na década que se encerrou, a equipe de Sir Dave Braislford venceu sete vezes, sendo quatro com Chris Froome, uma com Geraint Thomas e uma com Bradley Wiggins. E ao menos para o público a equipe não declarou quem é o verdadeiro capitão da equipe, algo que sempre deixou claro. Tanto o equatoriano Richard Carapaz como o galês Geraint Thomas tem condição de liderar a equipe, além deles o inglês Tao Geoghegan Hart trás na bagagem a vitória no Giro de 2020. Soma-se a eles a experiência e qualidade de Richie Porte, o australiano que foi terceiro colocado no Tour de France ano passado e venceu o Critérium du Dauphiné de 2021 com autoridade.

Richie Porte vence o Critérium du Dauphiné 2021 | Pelote Ciclismo
Richie Porte vence o Critérium du Dauphiné 2021 | Foto Getty

Como locomotiva a equipe ainda tem Jonathan Castroviejo, Michal Kwiatkowski e Luke Rowe. É o “trenzinho” da Ineos que consegue colocar um ritmo intenso o suficiente para evitar ataques, especialmente de Roglic. A questão que fica é qual dos ciclistas da Ineos estará em melhor posição para conter ataques de Pogacar? Carapaz sem dúvidas é o escalador nato, mas sofrerá no contrarrelógio e nesse quesito tanto Thomas como Porte possuem vantagem.

Movistar

É muito pouco provável que um ciclista fora dessa lista se “intrometa” e vença o Tour, pouco provável mas não impossível. Entre os destaques que podemos destacar estão pela Movistar o colombiano Miguel Angel López e o espanhol Enric Mas. O problema da Movistar passa pela aparente organização, que acaba sempre buscando privilegiar o veterano Alejandro Valverde em uma etapa e acaba por minar os planos na classificação geral.

Alejandro Valverde vence no Dauphiné | Pelote Ciclismo | Foto ASO
Alejandro Valverde vence no Dauphiné | Foto ASO

Luta por etapas e um Top 10

Muitas equipes utilizarão as duas primeiras semanas do Tour para obter retorno junto aos patrocinadores vencendo etapas e disputando a camisa amarela. O trajeto foi meticulosamente planejado para oferecer chances a todo tipo de ciclistas. Assim veremos nomes como os espanhóis Alex Aranburu e Pello Bilbao, o holandês Wilco Kelderman, os colombianos Nairo Quintana e Rigoberto Uran figurando no Top10 durante o Tour e lutando por etapas. Na armada francesa, apesar de Julian Alaphilippe ser o grande nome para etapas e até para levar a camisa amarela até a etapa 11, veremos também David Gaudu e Guillaume Martin frequentemente no grupo líder.

Nairo Quintana durante a Paris Nice | Captura TV

Na luta por etapas e assistências estarão dois dos maiores ciclistas da história, o italiano Vincenzo Nibali e o britânico Chris Froome. São dois dos sete ciclistas que na história conseguiram conquistar as três grandes voltas em algum momento na carreira. Nibali obteve sua última vitória no Tour de France de 2020 e segue com temporadas discretas, Froome ainda se recupera fisicamente do terrível acidente no Critérium du Dauphiné em 2019 que quase lhe custou a carreira.

Apostas do Pelote

Ninguém vence na véspera, mas gostamos de apostar e mais vezes errar do que acertar. Há sempre o lado torcedor que gostaria de ver mais um latino vencendo o Tour de France depois de Egan Bernal em 2019. Olhando friamente, coloco Primoz Roglic como maior favorito ao Tour e embora a equipe Ineos seja a mais forte, ao menos para o público não ter definido qual é o plano A da equipe pode ser um sinal de hesitação. Apesar da equipe UAE não ser a mais forte, Pogacar é sem dúvida um dos ciclistas mais fortes do Tour, mas poderá o esloveno de 22 anos repetir a performance sem a devida marcação?

Pódio do Pelote:

  1. Primoz Roglic
  2. Richie Porte
  3. Tadej Pogacar

Quer apostar sem envolver dinheiro? Entre no site Velogames, monte sua equipe e entre na liga 986068615 do Pelote. O resultado será divulgado ao longo das etapas do Tour de France 2021.

Onde assistir o Tour de France 2021

O Tour de France 2021 vai ao ar pelos canais de TV por assinatura ESPN e TV5 Monde, começando no sábado dia 26 de junho às 9h. O horário das transmissões varia entre as etapas mas usualmente começa por volta das 10h. O Tour de France é disputado em 21 etapas com dois dias de descanso, se encerrando em Paris no dia 18 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Vinokourov fora da Astana!

As vésperas do Tour de France 2021, o diretor da equipe Astana, Aleksander Vinokourov foi demitido sumariamente da equipe. A equipe anunciou  a demissão oficialmente por “razoões pessoais”, no entanto Vinokourov imediatamente contatou seus advogados no intuito de ser reestabelecido como diretor da equipe. Não é de praxe a demissão […]
Alexander Vinokourov deixa equipe Astana | Foto CorVos

Receba as novidades em seu e-mail