Guia do Tour de France 2021

O maior evento de ciclismo do mundo está para começar. O Tour de France 2021 começa no próximo dia 26 e vai até 18 de julho na França.  A largada será em Brest e a chegada em Paris após 3.417km de disputa em 21 etapas. Quem será muito visto nesta edição do Tour de France é o Maxoo, o mascote oficial do Tour.

Maxoo, novo mascote do Tour de France | Foto Hervé Tarrieu
Maxoo, novo mascote do Tour de France | Foto Hervé Tarrieu

 

Se você não sabe o que é uma Grande Volta do ciclismo, confira a explicação clicando aqui. Entre as disputas que acontecem no Tour de France, a principal é a classificação geral, seguida pela disputa por pontos, pelo rei da montanha e finalmente pelo melhor jovem até 25 anos. Essas são as “Camisas do Tour de France” e você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma clicando aqui.

As camisas do Tour de France

 

O trajeto e etapas imperdíveis do Tour de France 2021

Com um trajeto quase inteiramente Francês a principal modificação causada pela pandemia foi o adiamento da largada em Copenhague na Dinamarca para 2022. Assim que foi confirmado o adiamento o departamento da Bretanha liderou a disputa pela grande largada do Tour de France 2021. A única passagem fora do território Francês é a chegada da 15ª etapa em Andorra-a-Velha, minúsculo principado encravado entre a Espanha e França nos Pirineus.

Guia de Etapas do Tour de France 2021 | Arte A.S.O. adaptação Pelote Ciclismo
Guia de Etapas do Tour de France 2021 | Arte A.S.O. adaptação Pelote Ciclismo

O primeiro camisa amarela!

Felice Gimondi no Tour de France 1965 | Foto Mario de Biasi
Felice Gimondi no Tour de France 1965 | Foto Mario de Biasi

Aqui no Pelote Ciclismo estaremos ligados nas 21 etapas do Tour, e separamos algumas etapas imperdíveis. Para começar a etapa de abertura, que terá todo cuidado das equipes protegendo seus capitães e muita disputa para saber quem será o primeiro camisa amarela de 2021. A chegada em Landerneau terá uma subida com um máximo 14% de inclinação.

 

A mais longa etapa do Tour: 249,1km

Na sexta feira, 2 de julho a etapa 7 percorrerá absurdos 249,1km praticamente uma monumento dentro do Tour. E não é apenas uma etapa longa, é dura! Com quatro subidas categorizadas sendo uma de segunda categoria a 18km do final.

Cruz da Liberação | Foto: Jean Gallot
Cruz da Liberação | Foto: Jean Gallot

A etapa Rainha do Tour sobe duas vezes o Mont Ventoux

Separa a agenda, quarta feira, sete de julho! Serão cinco subidas categorizadas em quase 200km de etapa e subindo o mítico Mont Ventoux por duas estradas diferentes. Primeiro o pelote escala a partir de Sault na rota da Lavanda em 22km a 5.1% de inclinação, então desce para subir a partir de Bedoin. Essa segunda e mais dura subida escala o Ventoux em 15.7k, com uma inclinação média de 8.8% e trechos com até 20%. Para coroar, uma descida longa para Malaucène onde será a chegada.

Vista de Sault com o Mont Ventoux ao fundo | Fopo @fotofolia
Vista de Sault com o Mont Ventoux ao fundo | Fopo @fotofolia

Peyersourde e Col du Portet

A etapa 17 do Tour 2021 tem três subidas categorizadas, duas de primeira categoria, o Peyersourde e o Col de Val Louron-Azet e no fnal uma escalada brutal de 16km a 8.7% para Saint-Lary-Soulan. Foi nesse etapa em 2018 que o tetracampeão do Tour, Chris Froome sobrou em uma etapa de 65km perdendo a possibilidade de lutar pelo pentacampeonato.

Nairo Quintana escala o Col du Portet em 2018 | Foto AFP
Nairo Quintana escala o Col du Portet em 2018 | Foto AFP

Contra relógio individual em Saint-Émilion

Na penúltima etapa do Tour de France 2021, uma disputa contra o relógio com 30.8km coroará o campeão do Tour, depois no domingo apenas a tradicional chegada em Paris. Assim Saint-Émilion será a última etapa de disputa pela classificação geral. Com algumas curvas fechadas, será uma disputa enervante, em especial se estiverem dois ou mais ciclistas disputando o título, quem sabe separados por pouco tempo. Vale lembrar o Tour de France 2020 foi definido em um contra relógio individual. Tudo isso em meio a um vilarejo com mais de dois mil anos de história no mundo do vinho.

Vista de Saint Emilion | Foto Vincent Bengold
Vista de Saint Emilion | Foto Vincent Bengold

Essa é a primeira parte do Guia do Tour de France 2021 do Pelote Ciclismo, ao longo da semana conheceremos mais sobre os ciclistas e equipes que disputarão a maior e mais importante prova de ciclismo de 2021.

Transmissão do Tour de France 2021

A transmissão do Tour de France 2021 para o Brasil é feita pela ESPN e TV5 Monde. A abertura do Tour está programada para as 9h de sábado no canal ESPN e plataforma online Watch.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Quem vence o Tour de France 2021?

As escalações das 23 equipes que disputam o Tour de France 2021 foram divulgadas. As casas de aposta já tem alguns favoritos como os eslovenos Tadej Pogacar e Primoz Roglic e o Pelote Ciclismo tem hoje uma visão dos favoritos! Classificação geral no Tour de France 2021 Com uma rota […]
Pódio Tour de France 2020 | Foto Getty

Receba as novidades em seu e-mail