Ícone do site Pelote Ciclismo

CBC confirma Cocuzzi na equipe brasileira em Tóquio com Avancini e Jaque Mourão

Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Ciclismo confirmou a equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Foram convocados Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi no MTB XCO Masculino e Jaqueline Mourão no MTB XCO Feminino.

Convocação técnica e esportiva

Os critérios de convocação haviam sido definidos pela CBC em 2018, levando em conta critérios técnicos e de desempenho:

– Melhores atletas ranqueados no Ranking Olímpico UCI ao final do período de classificação, levando em conta 10% de variação de pontos entre esses atletas. Existindo esta margem, será aplicado automaticamente a análise de pesos.

– Análise de pesos: Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo receberão peso dois (2), enquanto todas as demais competições terão peso um (1).

O primeiro período de ranking classificatório UCI será peso um (1) e o segundo período de ranking classificatório UCI será peso dois (2).

– Não estar envolvido em processos disciplinares;
– Não estar envolvido em processos ou notificações de Doping;
– Estar de acordo com o Código de Ética da CBC;
– Estar em total condições físicas e técnicas. Em casos médicos, de saúde e/ou lesões, os mesmos devem ser passados por avaliação médica ou apresentar laudos médicos.

Henrique Avancini

Avancini vence etapa da Copa do Brasil Ride | Divulgação Brasil Ride

Natural de Petrópolis no Rio de Janeiro, Avancini é o principal ciclista brasileiro tendo conquistado um título mundial na modalidade Maratona em 2018 e concluído o ano de 2020 como líder do ranking UCI no MTB olímpico, o XCO. Aos 32 anos Avancini compete pela equipe Cannondale. Medalha de prata no Pan Americano de Lima no Peru em 2019, Avancini chega a sua segunda olimpíada, no Rio de Janeiro o ciclista concluiu em 23º lugar.

Luiz Henrique Cocuzzi

Luiz Henrique Cocuzzi | Foto Divulgação

Aos 27 anos, o paulistano Luiz Henrique Cocuzzi é um dos principais ciclistas brasileiros e compete pela equipe Soul. Cocuzzi foi sete vezes campeão brasileiro em diversas categorias e campeão Pan-Americano em 2018. Ricardo e Selma Cocuzzi, pais de Luiz mantem na zona sul de São Paulo o “Lar Nossa Senhora Aparecida“, entidade que mantem cerca de 400 crianças carentes e que dispõe de uma conceituada pista de MTB que inclusive foi sede do Campeonato Brasileiro de MTB XCO em 2018.

Jaqueline Mourão

Jaqueline Mourão | Foto Abelardo Mendes Jr /Rededoespoerte.gov.br

Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Jaqueline Mourão chega a sua sétima olimpíadas aos 45 anos, sendo a primeira e única brasileira a disputar tanto os jogos olímpicos de verão quanto os de inverno. Atualmente Jaqueline compete pela equipe Trek.

Sair da versão mobile