Bicicleta com sobras de carbono aeronáutico da Airbus

Luiz Papillon

Uma bicicleta 100% feita na França, com um produtor que leva o do primeiro bicampeão do Tour de France, Lucien Mazan cujo apelido era “Lucien Petit Breton”. A start-up francesa Petit Breton está produzindo quadros e garfos de bicicletas a partir de resíduos gerados pela produção de aeronaves pela Airbus.

Bicicleta bike Petit Breton - © 3SO l’Agence
Bicicleta bike Petit Breton – Foto © 3SO l’Agence

A Airbus, uma das maiores fabricantes de aeronaves no mundo, gera cerca de 100 toneladas de resíduos de carbono todo ano e a preocupação em dar um destino reutilizável a esse resíduo levou a parcerias com diversas empresas para a produção desde objetos de design, próteses e até pranchas de surfe. E todo ano a empresa busca parcerias para testar novos produtos a serem desenvolvidos com os resíduos da produção de aeronaves.

Quadro de carbono em fabricação | Foto © 3SO l’Agence
Quadro de carbono em fabricação | Foto © 3SO l’Agence

Robin Cojean, fundador da Petit-Breton conta como a ideia nasceu:

“Em 2013, eu estava terminando meu estágio de engenharia na área de reparos de compósitos de carbono na fábrica de Nantes. Então vi muitas sobras de carbono. Eu era apaixonado por bicicletas na época e a ideia de produzir bicicletas de carbono na França já estava em minha mente.”

Robin Cojean, engenheiro aeronáutico fundador da Petit-Breton
Robin Cojean, engenheiro aeronáutico fundador da Petit-Breton | Foto Petit Breton

Após cinco anos na carreira como engenheiro aeronáutico na França, Robin decidiu levar seu sonho a frente e produzir em Nantes um quadro monocoque com design ecológico e personalizável. Então surgiu a Petit Breton, cujo nome é em homenagem ao primeiro bicampeão do Tour de France, Lucien Mazan cujo apelido era “Lucien Petit Breton”.

A bicicleta modelo Gravel tem preços a partir de 5.000 euros e utiliza grupo Sram GRX. Você pode conferir a linha da Petit-Breton clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tom Pidcock sofre acidente e fratura clavícula!

O britânico Tom Pidcock sofreu acidente enquanto treinava com sua bicicleta de contra relógio na região de Andorra e Pirineus nesta segunda feira 01/06. O ciclista foi atendido em urgência em hospital na cidade de Girona. Pidcock caiu na comunidade de Font-Romeu-Odeillo-Via e se manteve consciente durante o socorro. O […]

Receba as novidades em seu e-mail